quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Helton não subiu ao relvado

O FC Porto voltou esta manhã aos treinos, depois do dia de folga concedido por André Villas-Boas na sequência do empate com o V. Guimarães.

O treino foi à porta fechada, sendo que apenas os 15 minutos iniciais foram abertos à comunicação social. Nesse período foi possível ver que Helton não subiu ao relvado e que André Villas-Boas chamou o guardião Cadu, da formação dos dragões.

O plantel contou com muitas ausências, já que estão 10 jogadores com as respetivas seleções. Beto, Rolando,Varela, Ruben Micael e Moutinho estão na Seleção portuguesa, Sapunaru está com a Roménia, Falcão com a Colômbia e Álvaro Pereira, Cristian Rodríguez e Fucile com o Uruguai.

in "record.pt"

AVB: "Não há caso para grande penalidade"

André Villas-Boas cumpriu a promessa feita no final do jogo com o Vitória do Guimarães e reconheceu a inexistência de grande penalidade no lance entre Alex e Rúben Micael que antecedeu a sua expulsão. O treinador do FC Porto tinha dito que estava convencido da existência de um penálti nesse lance, mas também garantiu que se retractaria caso estivesse equivocado. "Se não estiver correcto, na próxima conferência de Imprensa faço mea culpa", disse. Pois bem, o técnico portista resolveu não esperar pela próxima conferência de Imprensa e ontem, em declarações publicadas no site do clube, reconheceu o equívoco, embora reforçando a expectativa em relação à análise que será feita ao jogo por parte de Vítor Pereira à passagem da 10ª jornada. "Na sequência de uma série de imagens proporcionadas hoje pela TVI sobre o lance na grande área do Guimarães, e que originou a minha expulsão, confirma-se que não há realmente caso para grande penalidade. Nessa jogada as críticas são infundadas e injustas", começa por referir o treinador do FC Porto. "No entanto", refere, "esta reapreciação não apaga uma sequência de erros, cuja referência mantenho e que devem ser analisados à 10ª jornada". E especificou: "Estaremos, pois, atentos ao rigor e à ponderação dados pelo presidente da Comissão de Arbitragem às faltas de Ricardo e João Alves sobre Falcao e João Moutinho, respectivamente, e à entrada violenta por trás do João Paulo sobre Falcao. Para além disto, houve dois foras-de-jogo mal assinalados, sendo que um dos quais deixava o Falcao isolado frente ao guarda-redes."

Bola na mão mas de...Rúben Micael

André Villas-Boas afirmou que no minuto 78 do jogo entre o Guimarães e o FC Porto ficou um penálti por marcar a favor dos portistas, por alegada mão na bola de Alex quando disputava um lance com Rúben Micael na área minhota. E pediu para a TVI mostrar o lance. Pois bem, ontem a estação televisiva mostrou imagens não difundidas durante o jogo e, de diversos ângulos, viu-se uma mão na bola, mas de Rúben Micael. Alex estava atrás do médio portista e a bola não chegou sequer ao jogador do Guimarães. Lance esclarecido.

Uma multa ou um mês de fora

A punição de Villas-Boas na sequência da expulsão do banco no jogo com o Guimarães depende em larga medida do relatório do árbitro Carlos Xistra. De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga, os protestos contra a equipa de arbitragem são matéria no artigo 112º, que prevê a pena de advertência e multa acessória entre 125 e 500 euros. Esta é a pena mais comum. O artigo 109º, que abrange os casos de lesão da honra e reputação dos elementos da equipa de arbitragem, prevê a aplicação de suspensão entre um mês e um ano e multas entre 1000 e 10 000 euros.

in "ojogo.pt"

E não foram todos...

Depois de um dia de folga, concedido na sequência do empate em Guimarães, o FC Porto regressa, esta manhã, aos trabalhos e André Villas-Boas estará privado de 10 jogadores internacionais. Contudo, as ausências podiam ser bem mais.

Guarín (Colômbia), Otamendi (Argentina) e Hulk (Brasil), por exemplo, costumam estar entre os convocados dos respetivos países, mas desta feita não foram chamados pelos seus selecionadores, pelo que estarão às ordens do treinador portista nos treinos que serão realizados durante esta paragem dos campeonatos, motivada pelo calendário FIFA.

Em todo o caso, a sorte de Villas-Boas não fica por aqui. Isto porque os internacionais Sub-23 Castro e Ukra só se juntam aos colegas da Seleção no próximo sábado, uma vez que jogam apenas na 3.ª feira. Quando esta dupla partir, o técnico portista será compensado com o regresso de Sapunaru. O romeno joga sábado, frente à França, e regressa depois a Portugal, uma vez que a sua seleção só tem um encontro agendado. Sapunaru poderá, então, começar a preparar-se para o jogo com o Limianos, no qual será titular.

in "record.pt"

Quinas em tons de azul com a estreia de Ruben

dos 9 portugueses do plantel 7 representam o país
 

Este é o FC Porto mais português dos últimos tempos e essa situação já está a ter reflexos nas convocatórias da Seleção Nacional. Com a chamada de Ruben Micael, para colmatar as baixas de última hora dos lesionados Miguel Veloso e Liedson, serão cinco os jogadores portistas que vão estar às ordens de Paulo Bento nos compromissos com a Dinamarca e a Islândia.

Um número considerável, uma vez que, em jogos oficiais, já não havia tantos dragões na Seleção desde o Euro’2008. Nessa altura, Scolari chamou Bosingwa, Bruno Alves, Raul Meireles, Quaresma e Hélder Postiga...

Agora, se tivermos em conta que Ukra e Castro foram chamados para representar os Sub-23, chega-se à conclusão que Portugal levou sete dos 9 atletas nacionais que há no plantel do FC Porto. Ou seja, só Sereno e Emídio Rafael ficaram de fora, eles que ainda não somaram qualquer minuto de utilização na corrente temporada.

Visto isto, há uma nota que também salta à vista: Ruben Micael poderá ser o primeiro jogador a estrear-se pelo seu país pelas mãos de André Villas-Boas. Com Jesualdo Ferreira houve vários jogadores que se tornaram internacionais, entre eles Varela, Hulk e Rolando.

in "record.pt"

O pé quente do Incrível


O golo que apontou, anteontem, ao V. Guimarães, foi o 6.º de Hulk na corrente edição da Liga. Quer isto dizer que o Incrível só precisou de 6 jogos para superar os 5 golos que assinou nos 19 compromissos em que foi utilizado na temporada passada. Agora, está apenas a 2 tentos de igualar a sua melhor marca no campeonato: em 2008/2009, na época de estreia no FC Porto, o internacional brasileiro apontou 8 golos nos 25 jogos em que foi utilizado.

Com uma média de 1 golo por jogo, este já é, contudo, o registo mais profícuo de Hulk no campeonato português. Atual líder dos melhores marcadores, o Incrível tem-se revelado o goleador que Jesualdo Ferreira vaticinou no início da época passada. Com Falcão a atravessar um jejum de golos na Liga, Hulk tem sido a referência atacante dos dragões nestas primeiras 7 rondas, sendo que Varela segue-lhe os passos (3 golos).

in "record.pt"

Walter mostra serviço na Taça


Contratado este defeso com a finalidade de ser a principal alternativa a Falcão, Walter continua a (des)esperar por uma oportunidade e ela deve surgir já no próximo encontro, frente ao Limianos, para a Taça de Portugal.

Será a primeira verdadeira oportunidade para o brasileiro mostrar as suas qualidades, uma vez que até agora só tem jogado como suplente utilizado e por breves minutos. Isto mesmo tendo em conta que a condição física de Falcão não é a melhor.

O colombiano marca, agora, a um ritmo bem inferior ao da época passada, mas a verdade é que Farías foi mais vezes alternativa ao camisola número 9 em 2009/10 do que Walter tem sido neste arranque em 2010/11. O ex-Internacional de Porto Alegre tarda em despontar, apesar de ser presença assídua nos convocados. Ainda em período de adaptação, terá agora a oportunidade de mostrar que pode fazer sombra a Falcão.

in "record.pt"

Fucile afastado

Na segunda vez que foi titular neste campeonato (antes só tinha acontecido diante do Olhanense), Fucile recebeu ordem de expulsão e não poderá alinhar na Taça de Portugal frente ao Limianos.

Uma situação que abre as portas ao regresso do seu concorrente, Cristian Sapunaru, que foi titular contra o CSKA Sofia, mas impedido de jogar no Minho devido à intransigência da federação romena. Uma situação que provocou o desagrado dos responsáveis portistas, longe de imaginarem que o uruguaio acabaria expulso.

Tem sido um início de época atribulado para o sul-americano, que ainda não conseguiu agarrar o lugar que foi dele nas últimas campanhas. Depois das dúvidas relativamente à sua continuidade no clube, Fucile tem tido problemas para ultrapassar Sapunaru, jogador que atravessa um bom momento.

in "record.pt"

Rui Moreira abandona Trio d'Ataque a meio do programa

Rui Moreira abandonou, esta noite, o programa Trio d'Ataque, por não concordar com o assunto que era discutido, na altura, pelo painel de comentadores do programa da RTPN.

O adepto e comentador do F. C. Porto deixou o estúdio durante a transmissão em directo, após António-Pedro Vasconcelos ter abordado a divulgação na Internet de mais escutas relacionadas com o processo Apito Dourado.

Já depois de o moderador do programa, Hugo Gilberto, ter realçado que a Lei não permite que escutas sejam divulgadas sem o consentimento dos visados, Rui Moreira ainda abordou o tema, apelidando a divulgação das escutas como a “tortura dos tempos modernos” e realçando que, em nenhuma das mesmas, se “ouve um dirigente a pedir um determinado árbitro”.

E por não querer “participar em autos de fé” e “cometer ilegalidades”, o empresário acabou, mesmo, por abandonar o programa televisivo que, semanalmente, aborda os temas mais importantes do futebol português.

in "jn.pt"


Villas-Boas: sou jovem, bonito, ganho e também já fui expulso


Este é Villas-Boas numa conversa imaginária com o espelho lá de casa:

"Ora então deixa cá ver a lista: 1.o Jovem? Confere; 2.o Bem-falante? Confere; 3.o Barba de três dias? Confere; 4.o Bem-parecido? Confere; 5.o Competente? Confere; 6.o Ganhador? Confere. Hum... Tenho quase a certeza que me falta aqui qualquer coisa. Deixa cá ver, deixa cá ver... Ah! Os árbitros! Ainda não fui expulso."

Frente ao Vitória de Guimarães, André Villas-Boas completou a lista e tornou-se o clone oficial de José Mourinho. Só não é o oficial porque nem um nem outro gostam das comparações. Mas nós gostamos. Por isso aqui vai disto.

Villas-Boas foi expulso aos 80'' por Carlos Xistra quando protestou contra as decisões do árbitro (um penálti que ele não terá visto) e disse uma "frase não muito correcta." As palavras, acompanhou-as com os dedos indicador e do meio nos olhos, como quem diz "és cego" e um esbracejar à José Mourinho. Em Fevereiro de 2002, o Special One treinava o FC Porto e viu o vermelho (o primeiro da carreira) das mãos de João Ferreira no jogo contra o Benfica por achar que Caneira andava a praticar saltos para a piscina das Antas. Mourinho barafustou, esperneou e saiu de campo como Bono em Coimbra, a pedir o apoio do público - como um líder espiritual.

Se este modus operandi não vem nos livros, vem pelo menos no livro de Mourinho: pôr o mundo exterior ao clube que treina contra ele e fazer com que os seus jogadores e adeptos acreditem nisso. Parece que Villas-Boas segue a mesma cartilha: confiança arrasadora nas conferências de imprensa; estatisticamente irrepreensível para nunca ser apanhado em falta; atenção aos jogos e às manobras rivais, sempre disposto a desmascarar queixas e teorias; e depois saber capitalizar os queixumes de outros em benefício próprio. Ontem foi uma dessas ocasiões. "Esta é a nossa vez de pedir justiça. Estamos no direito de ouvir as explicações do senhor Vítor Pereira e não queremos esperar pela décima jornada. Queremos saber quantos jogos de jarra haverá para Carlos Xistra e com que sentido de culpabilização vai analisar este árbitro: com o mesmo de Olegário Benquerença ou no sentido de dizer que os erros acontecem."

Estava visto que Villas-Boas não ia deixar cair o caso Olegário no Guimarães-Benfica. Nem ele nem Pinto da Costa, mestre da ironia: "Vou estar atento para ver se este árbitro [Xistra], como aconteceu com Olegário, vai tirar umas férias." O FCP tenta equilibrar a opinião pública: o Benfica diz-se prejudicado? Ok, nós também. E a classificação mostra um desequilíbrio de sete pontos entre ambos.
 
in "ionline.pt"