terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

F.C.Porto-Málaga, 1-0 (crónica)


A fábula do gigante. Mágica, enternecedora, conciliadora de desejos e aspirações ao altar europeu. O gigante esmaga, o gigante arrasta e marca. Impressiona pela inteligência, diligencia com urgência, rodeia-se de uma plêiade sabedora e de confiança: João Moutinho, o gigante, faz deste F.C. Porto cada vez mais maior.

O golo, prémio justo ao autor, sabe a pouco. A diferença entre dragões e andaluzes foi bem superior a esse detalhe. No Dragão, os dois mundos raramente se tocaram. O Porto é maior, é melhor, tem a obrigação de se fazer ouvir no La Rosaleda e seguir em frente.

Sem ser oficial, o documento é reconhecido por todos. Neste relvado, os resultados indicam que o predador é o que lá vive e as presas são o que o visitam. É a lei dura de uma selva azul e branca e raramente a lógica deixa de prevalecer.

Neste jogo de Champions, o quarto classificado da liga espanhola não foi exceção. Entregou-se ao papel de expetativa assustada, de ambição triturada pela posse de bola, de dúvida perturbada perante uma gentileza que enleia e engana. 

Helton teve noite descansada, tão poucas foram as bolas que lhe chegaram. O Porto foi ditador em terreno minado, fez uma pressão alta asfixiante e justificava, insistimos, muito mais do que um mero golo. 

Esse chegou, já com atraso, aos 56 minutos. Nasceu no génio de um Alex Sandro impressionante (aguentou duas cargas antes de cruzar) e morreu na baliza do Málaga, empurrado com altivez e cavalheirismo pelo gigante de nome Moutinho. 

Os espanhóis pediram fora-de-jogo. Com razão. No estádio foi impossível atestar a veracidade dos protestos, mas a televisão anulou a dúvida. Justiça poética?

Voltemos a Moutinho. O que jogou, o que fez jogar, o que debruou na noite do Dragão é world class. João Moutinho já é um dos melhores médios do mundo, um honoris causa na arte do passe, da visão, do futebol cerebral. 

Toda a consciência mágica do F.C. Porto esteve armazenada no cérebro deste gigante, mas outros houve em grande plano. Alex Sandro, já o referimos, Fernando, Jackson, Otamendi. 

Este Porto cresceu bem. Descobriu a segurança do futebol horizontal, a coragem da verticalidade e observa como poucos a relevância da circulação de bola. É como se o sangue do seu organismo circulasse também nesse ciclo que atrai e encanta. 

Pena é, lá está, que tamanha superioridade não permita ir totalmente tranquilo a Málaga. Apesar de rebaixado ao estatuto de figurante sorridente, o emblema espanhol sai vivo da refrega e a acreditar que é possível fugir à eliminação. 

Izmaylov esteve a centímetros de marcar, Fernando escorregou quando podia ter feito golo. Duas ocasiões mais numa noite controlada durante 90 minutos pelos bicampeões de Portugal.

O futebol dispensa certezas e foge de título feitos à pressa. Os sintomas, porém, apontam num sentido claro: há Porto, há Champions, há um gigante mandão a querer aparecer na Europa. 

Esta fábula merece mais capítulos na Liga dos Campeões. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Vamos para Málaga para fazer um golo»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações no final da vitória (1-0) sobre o Málaga, em jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

«Era importante ganhar e não sofrer golos, mas depois do jogo que fizemos, depois de um jogo que de grande qualidade do primeiro ao último minuto, justificámos o segundo e só não estou completamente contente porque merecemos o 2-0 e não o conseguimos. 

Sabemos que um desequilíbrio num momento pode permitir ao adversário chegar ao golo. Por isso foi importante não sofrer golos e ser uma equipa consistente e personalizada do primeiro ao último minuto. É um adversário de grande nível, que hoje não conseguiu explanar o seu jogo.

Não permitimos ao Málaga jogar o seu futebol, nos momentos de transição defensiva estivemos muito concentrados, nunca deixámos que o jogo se partisse e tivemos posse de bola. Vamos para Málaga com o objetivo de marcar, porque isso sim poderia sentenciar a eliminatória.»



Lucho González: «Era importante não sofrer o segundo golo»

Capitão diz que a equipa teve inteligência ao longo dos noventa minutos


Lucho González, capitão do F.C. Porto, em declarações no final da vitória (1-0) sobre o Málaga, em jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

«É um bom resultado. O primeiro objetivo era ganhar, o segundo objetivo era não sofrer golos, conseguimos as duas coisas. Não foi fácil, mas estamos contentes porque fizemos um grande jogo. 

O Málaga está entre as dezasseis melhores equipas da Europa, tem grandes jogadores, está aqui por mérito e dificultou-nos as coisas, mas nós respondemos bem, marcámos um golo e podíamos ter marcado mais. Há que ser inteligente. Era importante não sofrer e por isso procurámos o segundo golo com ordem.»

Moutinho: «Meu momento é bom, o da equipa é excelente»

FC Porto vence Málaga na Champions


João Moutinho, médio do FC Porto, em declarações à TVI24 após o triunfo portista sobre o Málaga, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

«Fizemos grande jogo, parabéns ao público que apoiou do princípio ao fim. Marcar mais? Acho que sim, tanto na primeira como na segunda parte. Controlámos, criámos ocasiões para dilatar, mas saímos com exibição e resultado bom. Se é escasso? O importante era a vitória, ganhar sem sofrer golos. Temos de trabalhar para não sofrer golos. Tentei entrar na área, o Alex fez excelente passe e felizmente marquei. Olhei para o fiscal, mas depois continuei porque toda a gente estava a festejar. O Málaga não é uma equipa fácil, se fosse não tinha passado em primeiro no grupo. Estou a atravessar um bom momento, mas o da equipa é excelente.»

Jackson: «Temos de fazer o mesmo jogo lá»


Jackson Martinez, avançado do FC Porto, em declarações à TVI24 após o triunfo portista sobre o Málaga, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

«Era importante cumprir o objetivo, ganhar sem sofrer golos. Temos de pensar que no próximo jogo vai ser mais difícil. Temos de fazer o mesmo jogo lá, já cumprimos em casa. Esperamos ir a Espanha fazer um bom jogo e passar à fase seguinte. É uma defesa muito forte.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Málaga, 1-0 (destaques)


O MOMENTO

Finalmente, o golo
O FC Porto dominava, massacrava até, mas o golo não saía. Até que Alex Sandro, um dos melhores da noite, resolveu encantar e inventou um passe soberbo que isolou Moutinho. Nem a teimosa barreira defensiva do Málaga imaginaria tal coisa. Finalmente!

POSITIVO

Alex Sandro
Que enorme exibição do lateral brasileiro! A confirmar uma grande época de um jogador cada vez mais influente neste FC Porto. Já tinha feito excelente primeira parte, a travar os ímpetos de Joaquin e apoiar muito bem o ataque. Depois do intervalo, o brasileiro apareceu ainda melhor e foi decisivo no lance do 1-0: aguentou dois adversários e fez passe de rotura simplesmente fantástico que isolou Moutinho. Um caso sério, Alex Sandro. 


João Moutinho
Joga sempre bem, isso já se sabia. Esta noite, jogou especialmente bem. No seu 85.º jogo europeu, o médio rubricou um golo pleno de oportunidade e encheu o campo, ao seu estilo omnipresente, com passes precisos e assistências de encantar. Requinte e trabalho. Arte e coletivo. Enorme. 


Izmaylov
Mesmo estando longe de uma condição física e competitiva ideal, mereceu aposta de Vítor Pereira em jogo tão importante. Percebe-se porquê. Foram dele as melhores ocasiões do dragão na primeira parte, com dois remates perigosos e bom entendimento com Moutinho e Lucho. Saiu aos 70, com a missão cumprida. 

Lucho
Outro exemplo, a par de Moutinho, de um jogador que não sabe jogar mal. «El Comandante» voltou a assinar daquelas exibições de personalidade, a somar cortes oportunos e passes decisivos. Tão bem a defender como a atacar. Um líder. 


NEGATIVO

Atitude do Málaga
A formação de Pellegrini é, sem dúvida, uma boa equipa: basta dizer que venceu um grupo d Champions e está em quarto lugar na Liga Espanhola. Mas não se esperava uma atitude tão defensiva. O Málaga teve períodos em que, literalmente, viu o FC Porto jogar. Linhas muito recuadas, como agora se diz, nove ou dez unidades atrás da linha bola e, o mais preocupante de tudo, sem capacidade de reação após o golo sofrido. Não foi presa fácil, mas foi... presa chata.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto recebe esta terça-feira o Málaga na máxima força


O FC Porto recebe esta terça-feira, dia 19 de Fevereiro, o Málaga num encontro que irá contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
O encontro entre os campeões nacionais e a equipa espanhola vai acontecer no Estádio do Dragão, às 19:45 horas e terá transmissão em directo na TVI.
Ao contrário daquilo que se previa, o técnico portista tem todo o plantel disponível para o encontro da prova rainha da UEFA.
Vítor Pereira tem para o embate com o Málaga todos os jogadores à sua disposição, isto depois dos regressos de James Rodríguez e Silvestre Varela após lesão e ainda de Christian Atsu regressado da Selecção do Gana, depois de ter participado na Taça das Nações Africanas.
Já Steven Defour uma das apostas de futebol do FC Porto apresentou-se no treino sem limitações, contudo ainda falta a confirmação do departamento médico do FC Porto a confirmar que Defour está completamente recuperação da sua lesão.
Contudo mesmo que o jogador belga esteja totalmente recuperado, será pouco provável que Vítor pereira o coloque como titular, devido ao tempo de ausência que o jogador teve.
O FC Porto que ocupa o primeiro lugar da Liga Zon Sagres vem de uma vitória por 2-0 frente ao Beira-Mar no último encontro do Campeonato.
O Málaga está a realizar uma boa temporada no campeonato espanhol, “los boquerones” ocupam neste momento o 4. lugar da tabela classificativa da La Liga com 42 pontos e vem de uma vitoria por 1-0 frente ao Atlético de Bilbao no ultimo encontro que realizou antes do embate com o FC Porto.
Referir que o Málaga está a realizar esta época a sua primeira participação na Liga dos Campeões, já que a equipa comandada por Manuel Pellegrini, na sua história não contava com nenhuma participação na Liga Milionária.
O árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o encontro de amanhã no Estádio do Dragão, foi o inglês Mark Clattenburg.


Ricardo Costa aconselha Porto a aproveitar jogo do Dragão

O antigo jogador do FC Porto, actualmente no Valencia, alerta para a capacidade dos jogadores do Málaga: rápidos e muito evoluídos tecnicamente. O Porto recebe os espanhóis, esta noite, às 19h45, para a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


Ricardo Costa, actual jogador do Valencia, que já defrontou durante a presente temporada o Málaga, adversário do FC Porto nos oitavos-de-final, fala da equipa treinada por Manuel Pellegrini como sendo constituída "por jogadores muito rápidos e evoluídos".

O internacional português considera o Málaga "mais forte" nos jogos em casa do que nas partidas realizadas fora do estádio La Rosaleda. Ricardo Costa espera que o FC Porto esteja "precavido" para a qualidade do conjunto espanhol, o que a acontecer, permitirá "ganhar" o jogo de hoje.

Ricardo Costa, nestas declarações a Bola Branca, falou ainda do seu processo de renovação de contrato com o Valencia. As negociações estão em andamento para estender um vínculo, que neste momento é válido até 2014.

Ricardo Costa quer "continuar" no Valência e o clube, através do seu presidente, também já mostrou a vontade em assinar novo contrato com o defesa português.


in "rr.pt"

Fernando, eficiência e discrição


Fernando ainda era um jovem de 21 anos recém-chegado ao FC Porto quando se deparou com a missão de conter o ataque do Manchester United – liderado, na época, por Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney – nas quartas de final da UEFA Champions League de 2009. Sua falta de experiência, no entanto, acabou não pesando: embora não tenha evitado a eliminação dos Dragões, o vigor físico invejável na marcação dos astros rivais e a ótima proteção à defesa renderam elogios – e até algo mais – ao volante brasileiro.
Logo após aquela série, Fernando também receberia um apelido tão carinhoso como incomum da torcida portista, um símbolo da estreita ligação estabelecida entre ambos a partir dali. “Lembro que o pessoal começou a me chamar de ‘Polvo’, mas eu não entendia muito bem”, revela o jogador ao FIFA.com. “Mais tarde me explicaram: era porque eu estava em todos os lados, corria muito e parecia que tinha muitas pernas. Era um bom sinal de reconhecimento”, completa ele, rindo.
Se o estranho apelido pegou foi apenas porque Fernando continuou mostrando nas temporadas seguintes a mesma intensidade e eficiência daquele confronto contra o United. Melhor ainda, fazia-o com discrição, com um número baixo de cartões e a raça típica – e fundamental – de um volante de contenção. Foram essas as marcas que levaram o goiano a se tornar titular indiscutível, uma espécie de pilar que sustentou três gerações vencedoras do FC Porto.
“É uma marca minha. Sempre fiz o que a equipe precisava para conseguir os resultados”, aponta. “Não apareço tanto por causa disso, mas acho que ser discreto às vezes é positivo, porque mostra o quanto estou me doando para a equipe. Faz parte da minha função.”
Mesmo sem “aparecer tanto”, Fernando foi acumulando títulos – uma UEFA Europa League, três Liga ZON Sagres, duas Taças da Liga, entre outros –, respeito e importância nos cinco anos que permanece no clube. Tanto que, ainda aos 25, já se vê como um dos mais experientes ao lado de nomes como Hélton, Lucho González ou João Moutinho – este que, aliás, chegou ao clube depois dele.
“O FC Porto trabalha sempre com jogadores jovens, se renovando, então posso dizer que sou um dos mais experientes, sim. Também pelo fato de jogar em alto nível já há muito tempo”, explica Fernando. “Os jovens – como o Danilo, Alex Sandro ou mesmo James Rodríguez e Kelvin – perguntam sobre minhas experiências e tento explicar como cheguei até aqui. Falo da adaptação, dou conselhos de como se acostumar com o futebol daqui e se dar bem. Não sou velho, mas me considero um jogador rodado e bem sucedido.”
Discrição não rima com Seleção
Ao mesmo tempo em que goza de prestígio em PortugalFernando precisa conviver com o fato de ser um “esquecido” em seu próprio país. Não foram poucos os companheiros e até rivais que se perguntaram por que um jogador tão constante não vestia a camisa da Seleção Brasileira. Recentemente, Lucho González, foi até mais longe: "Nunca se fala do Fernando, mas é um jogador que tem demonstrado nível internacional. Não compreendo como não é titular na Seleção."

Isso mesmo, titular. Para a incompreensão do colega, Fernando não tem resposta. “Acompanho sempre as convocações e mantenho as esperanças. Recebo cartas e pedidos falando sobre seleção; o que posso dizer é que sigo trabalhando”, garante. “A minha visibilidade é grande na Europa, mas não no Brasil, porque saí cedo de lá e, hoje, jogo como um europeu, com uma característica diferente da do volante brasileiro.”
Essa característica, explica ele, não era bem vista por técnicos como Mano Menezes, que sempre preferiu volantes ofensivos. E, se Fernando é exatamente o oposto, o que o faz seguir sonhando é justamente a volta de Luiz Felipe Scolari, um conhecedor do futebol português – treinou a Seleção das Quinas entre 2003 e 2008 – e, sobretudo, um técnico que se consagrou utilizando um volante mais recuado.

“Acho que esse meia que dá equilíbrio, como o Gilberto Silva e o Dunga antes, está em falta noBrasil, e isso pode ser algo positivo para mim”, analisa. “Por isso sigo com expectativa de que possa surgir uma oportunidade. Sinto que, em breve, ele vai sentir falta de um volante assim.”

O próprio Gilberto Silva, em conversa recente com o FIFA.com, havia comentado sobre essa transformação do volante quase em um meia de ligação, dando mais asas para os sonhos deFernando. “Você ouve gente falando em ‘volante moderno’, como se aquele que não participasse do ataque fosse ultrapassado”, explicou o pentacampeão mundial. “Eu fui criticado por essa função que sempre fiz, de roubar bolas. Mas, hoje, a gente vê uma leva de zagueiros com essa incumbência de fazer o ‘jogo sujo’. Talvez no futuro haja um retorno ao que era antes.”
Quem espera...
Enquanto segue aguardando, Fernando não para de trabalhar para ajudar o FC Porto em diversas frentes. Correndo por todos os lados, ele espera conquistar seu quarto título nacional com a equipe e “avançar o mais longe possível”, como diz, na Liga dos Campeões, começando pelo duelo desta terça-feira contra o Málaga, pelas oitavas de final. Exatamente como fez naquela campanha de 2009.

“Será uma série equilibrada, porque são duas equipes com as mesmas dimensões. Por isso, precisamos fazer um boa partida em casa”, aposta. “O grupo está forte, com boa dinâmica, e tenho certeza de que conquistaremos mais títulos nesta temporada.” Quem sabe com isso, então, venha um pouco mais de exposição para Fernando. Só pode ser assim, de forma coletiva, para alguém que esbanja tanta discrição.

PINTO DA COSTA "AGRADADO" COM VÍTOR PEREIRA "Não é dia para falar da renovação"


Presidente do FC Porto afirmou que não viu o lance da grande penalidade que deu a vitória ao Benfica no jogo com a Académica
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, esteve esta terça-feira, no Dragão Caixa, na cerimónia da entrega do prémio FIFA "Medical Centre of Excelence" à Clínica Espregueira Mendes, na qual também esteve presente Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Fernando Gomes, presidente da FPF, e ainda Mário Figueiredo, presidente da Liga.

Na manhã do dia do jogo da 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões com o Málaga (19h45), o presidente da SAD do FC Porto comentou, por exemplo, a renovação de Vítor Pereira. "Não é dia para falar dessas coisas", afirmou Pinto da Costa que respondeu, sem hesitações, à questão se estava agradado com o trabalho do treinador do FC Porto. "Se não estivesse agradado algo estaria de anormal em mim", assegurou.

O presidente do FC Porto analisou ainda o atual estado de forma da equipa de Vítor Pereira. "Não tem estado mal, vamos ver logo, são jogos diferentes, mas vamos fazer tudo para vencer", referiu sobre a receção ao Málaga.

E, já agora, o que significa regressar aos oitavos de final da Liga dos Campeões? "Significa que vencemos, o que é sempre bom, esta prova é a mais importante. Não vou desvalorizar a Liga Europa, porque também andam lá grandes clubes, e outros nem lá chegaram como por exemplo o Manchester City, mas esta é a grande prova do futebol mundial".

Sobre o lance da grande penalidade, na Luz, no jogo arbitrado pelo algarvio Nuno Almeida entre o Benfica e a Académica, Pinto da Costa limitou-se a comentar desta forma: "Deve ter sido uma coisa especial para me fazerem essa pergunta, mas não posso responder porque não vi".

in ojogo.pt"

Deco, Jackson e o coletivo dos dragões


Médio luso-brasileiro aposta na vitória da equipa portuguesa na eliminatória com o Málaga...
Deco está convencido de que o FC Porto vai seguir em frente na Liga dos Campeões. "O Málaga não é superior. Será uma eliminatória equilibrada, mas o FC Porto tem condições de sair por cima", referiu em declarações a O JOGO, nas quais elogiou a qualidade do atual plantel dos dragões.

"Embora tenha grandes jogadores, como o Jackson, o FC Porto aplica nos jogos a força do seu coletivo. Há naturalmente um ou outro jogador cujo rendimento sobressai num determinado jogo, mas a força desta equipa está no grupo. O FC Porto é uma equipa muito competitiva e quando está a cem por cento pode vencer qualquer adversário", sublinhou.

Ainda assim, considera a equipa de 2004, que venceu a Liga dos Campeões, tinha mais argumentos do que esta. "A equipa da qual eu fiz parte tinha uma base muito sólida e já tinha percorrido um longo caminho. É evidente que não é impossível voltar a ganhar a Champions, mas é complicado."

in "ojogo.pt"