terça-feira, 11 de outubro de 2011

Baía: «FPF? Estou disponível, mas não me ofereço»


Antigo guarda-redes do FC Porto e da selecção garante que as balizas estão bem entregues nos dois casos


Vítor Baía admite que o futuro profissional «passa pela direcção desportiva», embora, no momento, o antigo guarda-redes de FC Porto e Selecção não esteja a desempenhar qualquer cargo. Quanto a um lugar na Federação, assume-se disponível, mas sublinha que não vai bater à porta de ninguém.

«Imagino uma direcção forte, porque sinto que o principal candidato, Fernando Gomes, tem grande capacidade e competência, na gestão e na organização», disse Baía, em declarações em Alfragide, à margem de uma iniciativa da Fundação à qual dá nome.

«Fernando Gomes será uma mais-valia, será o salto qualitativo que a Federação necessita há muitos anos, é a pessoa ideal para fazer algo pelo futebol português, já quanto a mim, sinto-me disponível para ajudar, mas não me ofereço para nada», destacou o antigo guarda-redes.

A conversa mudou, depois, para a baliza. A da Selecção e a do FC Porto. Eis o que pensa Vítor Baía sobre a primeira: «Temos guarda-redes de grande qualidade. O Eduardo fez um excelente Mundial, foi dos melhores. É pena não estar a jogar, mas tem muita qualidade. O Rui Patrício é jovem, já joga há alguns anos, mas pode fazer uma carreira de alto nível e pode ajudar Portugal nos próximos compromissos importantes.»

Já o do FC Porto parece dar todas a garantias, mesmo que na Taça de Portugal os dragões possam lançar Bracalli no lugar do titular Helton. «Se fica bem entregue? Penso que sim, aliás, penso que a baliza do FC Porto está muito bem entregue há muito tempo, não será por aí que terão problemas», afirmou Vítor Baía.

De resto, Baía garante que, no momento, quer «continuar a obra» à qual se dedicou, de âmbito social, e que pretende ajudar crianças. No entanto, o desporto está-lhe na mente.

«A minha vida é o futebol, agora tenho a minha fundação, que continuo a dizer que é a melhor defesa da minha vida, não estou em nenhum cargo, mas a minha vida passa pela direcção desportiva e vocacionada para o futebol», concluiu.



in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa questiona se Ministério Público deduziu acusação a Scolari


Pinto da Costa diz que espera com tranquilidade para confirmar as intenções do Ministério contra cinco jogadores do clube e questionou com ironia se no passado o treinador Luiz Felipe Scolari também teria sido acusado.
De acordo com o Correio da Manhã o Ministério Público deduziu acusações contra Hulk, Sapunaru, Fucile, Cristian Rodriguez e Helton por agressões a dois seguranças no túnel do Estádio da Luz a 20 de Dezembro de 2009.
O jornal conta que Sapunaru acusado de dois crimes pode acabar punido com uma pena até cinco anos de cadeia, enquanto os restantes acusados de um crime incorrem numa pena até três anos.
Pinto da Costa embora tenha dito que ainda não sabe de nada e num primeiro momento tenha recusado comentários, acabou por lembrar um outro caso, considerando que a justiça é desigual.
«Não faço ideia se o Ministério Público fez o mesmo em relação ao soco de Scolari ou de diversas agressões públicas», disse Pinto da Costa.
Pinto da Costa reportava-se ao incidente protagonizado por Scolari, na altura selecionador de Portugal, durante o encontro com a Sérvia, disputado em 12 de Setembro de 2007 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em que este agrediu o jogador sérvio Dragutinovic, tendo sido suspenso na altura pela UEFA por quatro jogos.



in "tsf.pt"

F. C. Porto não comenta acusação de agressão a cinco jogadores na Luz

O F. C. Porto não reage à notícia de que o Ministério Público acusou cinco jogadores do clube de agressão a dois seguranças, no túnel da Luz, em Dezembro de 2009, após o dérbi entre águias e dragões. As penas vão de multa a cinco anos de prisão.



Fonte do F. C. Porto contactada pelo JN, disse que o clube não vai comentar a notícia, avançada esta terça-feira, segundo a qual o Ministério Público deduziu acusações contra Hulk, Sapunaru, Fucile, Christian Rodriguez e Helton pelas agressões a dois seguranças no túnel do Estádio da Luz, a 20 de Dezembro de 2009.
Ao que o JN apurou, o processo não chegou ainda à fase de instrução, fase processual em que o tribunal vai ouvir a acusação, os arguidos e eventuais testemunhas para decidir se o caso vai a julgamento ou se é arquivado.
No documento da acusação, a que o "Correio da Manhã" teve acesso, foi dado como provado que os jogadores agrediram os seguranças Ricardo Silva e Sandro Correia no final do encontro Benfica-FC Porto, que terminou com a vitória "encarnada", por 1-0.
Sapunaru, acusado de dois crimes, pode ser punido com uma pena que vai de multa a cinco anos de prisão enquanto os restantes, acusados de um crime, incorrem numa pena que vai de multa até três anos.

in "jn.pt"

Pinto da Costa


"Portugal tem belíssima equipa e vai ganhar em Copenhaga"

Pinto da Costa voltou a viajar com a Selecção Nacional, depois de algum tempo de ausência. O presidente do FC Porto fez questão de acompanhar a equipa das Quinas num jogo decisivo nas contas do apuramento para o Euro'2012. "Estou confiante. Se assim não fosse, nem valia a pena vir. Não me passa pela cabeça outro resultado que não a vitória em Copenhaga", começou por declarar aos enviados de O JOGO, Jornal de Notícias e TSF, acrescentando mais alguns motivos para a viagem até Copenhaga. "Como o campeonato português está parado e logo a seguir vem a Taça de Portugal, aproveitei para tirar dois dias de descanso e, assim, junto o útil ao agradável: descanso e acompanho a Selecção".
O presidente do FC Porto encontra motivos de sobra na Selecção Nacional que justificam a confiança no apuramento. "Portugal tem uma belíssima equipa, tem jogadores que desequilibram e que estão em grande forma, como é o caso do Nani, que está no máximo da forma. Colectivamente, é uma boa equipa e, depois, qualquer valor individual pode desequilibrar", destacou em pleno voo para Copenhaga.
Com cinco vitórias noutros tantos jogos, a Selecção Nacional recuperou o tempo e os pontos perdidos. Resta carimbar o passaporte para o Europeu. "Portugal começou mal o apuramento, mas vai acabar bem. Importante é chegar à meta em primeiro lugar e não ser o primeiro a arrancar. Tivemos uma boa recuperação. Fomos regulares ao longo do apuramento e o Paulo Bento conseguiu criar espírito de grupo. Esse foi um dos elementos fundamentais para todas estas vitórias", elogiou o presidente portista, destacando o trabalho do seleccionador e dos jogadores. "Mérito do técnico e dos jogadores. Se o técnico não tiver mérito não se ganha, mas se os jogadores também não tiverem valor os resultados não são bons. Dessa conjugação é que se fazem as vitórias. Esta, mais uma vez, vai ser o resultado disso", perspectivou.

"Beto é grande profissional e merece a Selecção"

Instantes depois de ter entrado no avião, Pinto da Costa assistiu à entrada dos jogadores da Selecção Nacional. Um deles, o guarda-redes Beto, percorreu mais algumas filas e foi cumprimentar o presidente do FC Porto. Num gesto de carinho, como um filho trata um pai, o agora guardião dos romenos do Cluj deu um beijo na cara de Pinto da Costa, despedindo-se da mesma forma quando a conversa terminou. O presidente portista não escondeu o carinho que nutre pelo Beto e justificou essa atitude. "Não diferenciando qualquer jogador, porque, para mim, são todos portugueses, fiquei particularmente satisfeito ao rever o Beto. É um grande guarda-redes, não tenho dúvida nenhuma. Merece estar na Selecção e só não esteve mais vezes porque está tapado pelo melhor guarda-redes que joga em Portugal, o Helton", lembrou.
Beto foi emprestado ao Cluj e tem sido um dos destaques da equipa treinada pelo ex-portista e antigo internacional Jorge Costa. Pinto da Costa enaltece o comportamento do guarda-redes, que deixou o campeonato português para jogar com regularidade. "Com o seu trabalho e espírito de sacrifício, aceitou ir para a Roménia, o que demonstra bem o seu profissionalismo, porque sonha voltar ao FC Porto. Fiquei particularmente feliz por reencontrá-lo e saber que está a fazer uma grande época. Ele está muito contente e sei que as pessoas do Cluj estão encantadas com ele, porque trata-se de um grande profissional e um grande guarda-redes", elogiou Pinto da Costa.

"Rolando vai ser uma das figuras na Dinamarca"

Rolando, João Moutinho e Varela são os três representantes do FC Porto na Selecção Nacional, mas para Pinto da Costa não há que diferenciá-los: todos são portugueses. "Quando joga a Selecção não há jogadores deste ou daquele clube. São jogadores de Portugal. É-me indiferente quem joga ou quem marca. Quero é que Portugal ganhe", avisou. Abriu, porém, duas excepções, uma para falar de Beto, outra dar uma palavra de conforto a Rolando, o central que teve uma noite infeliz com a Islândia. "Não tenho a mínima dúvida que vai ser uma das figuras no jogo com a Dinamarca. O Rolando está em grande forma, é um jogador com uma grande personalidade e carácter. Vai ser um esteio da Selecção, como tem sido em todos os jogos em que actua, seja no FC Porto ou na Selecção Nacional, destacou o presidente da SAD portista.

Pinto da Costa vai homenagear Deco

Com a carreira de Deco nos relvados a aproximar-se do inevitável fim, o FC Porto projecta um jogo de homenagem para o seu antigo número 10. Isso mesmo nos foi dito por Pinto da Costa, que manifestou a ideia de promover um encontro no Estádio do Dragão, associando-se a um dos maiores símbolos da história do clube e figura incontornável nos títulos europeus da era Mourinho. Deco está no Fluminense, mas não esconde que tem os dias contados, assim como nunca escondeu que o FC Porto passo


in "ojogo.pt"


Mais 10 portistas entram em acção

Não é só Hulk a entrar em acção pela sua selecção esta madrugada contra o México. Fucile, Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez (Uruguai) defrontam o Paraguai e os colombianos Guarín e James Rodríguez a Bolívia, também no apuramento para o Mundial'2014. Mangala, nos sub-21 franceses, joga à tarde na Roménia, um dia antes dos internacionais A europeus. A Bélgica de Defour vai à Alemanha e Portugal (de Moutinho, Varela e Rolando) joga, como se sabe, na Dinamarca.


in "ojogo"

Hulk: "Rejeitei jogar por Portugal"


É uma revelação, no mínimo: segundo Hulk, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ou alguém ligado a ela, convidou-o para jogar por Portugal. E a resposta não podia ter sido mais pronta. "Nunca passou pela minha cabeça. Quando joguei no Japão, pude virar japonês e rejeitei. Em Portugal, também tive proposta e rejeitei, disse que não queria. Agradeci, mas disse que tinha o sonho de jogar na selecção do Brasil. Consegui realizar esse sonho, aos poucos vou ocupando o meu espaço e vou fazer isso até ficar com um lugar", respondeu ontem, no México, na conferência de Imprensa que lança o jogo particular do Brasil da próxima madrugada.
Curiosamente, há exactamente dois anos Hulk não tinha sido tão assertivo quando lhe foi sugerida essa possibilidade. "É difícil falar sobre a hipótese de jogar por Portugal. O meu sonho é jogar na selecção brasileira. Estou ainda com 23 anos, mas nunca se sabe o dia de amanhã...", disse então, numa "superflash" no Centro de Treinos do FC Porto. Um mês depois seria chamado por Dunga para cumprir o dito sonho e jogar de canarinha ao peito no Catar.
Qualquer hipótese que Hulk tivesse de vir a jogar por Portugal ficou desfeita nesse dia. E se o suposto convite português só pode ter sido feito antes da estreia pelo Brasil - ou seja, na era de Queiroz -, o Incrível não poderia nessa altura cumprir com o período exigido por lei para a naturalização: seis anos de permanência no país. Assim sendo, ou a sondagem tinha perspectivas futuras ou então a árvore genealógica do jogador inclui ascendência portuguesa, o que nunca foi desvendado por Hulk. Nesta fase, porém, episódios destes não mudam o rumo da novela...


5

Hulk foi cinco vezes internacional pelo Brasil. A primeira, na era de Dunga, ocorreu um mês depois da suposta chamada portuguesa

3

No auge das naturalizações em Portugal, chegaram a ser três os brasileiros a jogar em simultâneo. Mas mais nomes foram sugeridos.

Federação nega convite institucional

Contactada por O JOGO para se pronunciar acerca deste convite, a FPF, através de fonte oficial, negou qualquer tipo de convite institucional ao jogador. Sondagens podem ter sido feitas por qualquer um, até porque se sabe que o seleccionador nacional de então, Carlos Queiroz, era favorável à naturalização de jogadores que pudessem representar mais-valias.
Liedson foi o único a concretizar esse processo - Deco e Pepe já eram do tempo de Scolari -, mas nos meses anteriores ao Mundial'2010 falou-se ainda na vontade do treinador de requerer a chamada dos gémeos do Manchester United, Rafael e Fábio da Silva, além do guarda-redes do Flamengo, Bruno, este posteriormente detido por ser suspeito de ter assassinado a namorada. Manuel Casaca

"Talvez marque num remate forte, como muitos esperam"

Sendo uma das caras mais desconhecidas do escrete para os jornalistas brasileiros, não admira que, na conferência de Imprensa do lançamento do jogo, as origens do jogador tenham sido vasculhadas. Hulk começou por explicar que o nome teve origem na infância, quando admirava o super-herói e o pai lhe disse que um dia ele seria assim. "Quando me chamam Givanildo até estranho", riu.
Depois, mostrou a vontade de levar bem alto o nome de Paraíba - é natural dessa região - naquela que, sabe bem, será a sua grande apresentação pública na selecção. "Estive no Japão, depois no FC Porto e hoje jogo na Liga dos Campeões e sou cada vez mais bem visto na selecção. Os brasileiros já assistem aos meus jogos e as interrogações começam a ficar de lado", afirmou. Um golo colocaria de vez a desconfiança para trás. "Não dá nem para imaginar", exclamou. "Bonito ou feio não interessa... é golo. Vou fazer o que o Mano me pedir. Se puder fazer um golo, ficarei muito feliz. É difícil imaginar, mas talvez marque num remate forte como muitos esperam", prognosticou.

Enfim titular e logo no eixo

ANDRÉ MORAIS
A sexta internacionalização será especial para Hulk. Depois de 67 minutos repartidos por cinco jogos (Catar, Omã, França, Gana e Costa Rica) na selecção - dois com Dunga, três com Mano Menezes -, o Incrível do FC Porto terá finalmente a oportunidade com que tanto sonhou: ser titular. "Começar de início vai ser a maior oportunidade. Quando se começa, entra-se mais concentrado em tudo. Quando se sai do banco para entrar, até aquecer os outros jogadores estão noutro nível. Mas temos de estar preparados, de início ou não, porque cada minuto é importante", referiu.
O que não deixa de ser curioso é que a estreia se vá dar no eixo do ataque, posição em que Hulk não se sente tão à vontade e em que raramente actua nos dragões. "Não sei ainda se vou jogar...", começou por dizer, embora tenha sido treinado num ataque entre Neymar e Lucas. "O FC Porto joga com três atacantes, e eu aberto pela direita. Mas também já joguei no meio. Para mim, é um pouco diferente. Mas não tenho dificuldade. Procuro jogar nas três posições da frente", continuou.
Mano Menezes já lhe deu indicações e tudo. "Pediu para me movimentar e abrir espaços, pois com certeza a bola vai entrar", contou.

Hulk cabe no protótipo de Mano

O jogo contra o México será apenas o quarto de Hulk nos 15 já disputados pela canarinha debaixo da orientação de Mano Menezes, mas a (falta de) opção não tem a ver com as características do jogador, e sim com a sua identidade. O seleccionador tem preferido Leandro Damião, Alexandre Pato ou até Fred, todos muito diferentes daquele que o treinador tem estereotipado como avançado ideal: Ronaldo Fenómeno.
Chicão, defesa-central do Corinthians, chegou a ser capitão da equipa treinada por Mano Menezes - e não tem dúvidas. "O homem do meio não precisa de correr atrás. Mas tem de ser muito bom no posicionamento, forte, rápido e brigão. No Corinthians, era o Ronaldo. E um avançado como ele enche as medidas de Mano Menezes", explicou.
Num Brasil com poucas soluções a esse nível, porquê apenas agora Hulk? "O Mano está numa fase de experiências... Ele já sabe que Hulk pode jogar na direita, mas a sua opinião diz que é mais indicado para o meio. Esse treinador gosta de avançados que segurem bem a bola. E é muito difícil tirar uma dos pés do Hulk", prosseguiu, certo de que o Incrível "vai mostrar serviço porque na selecção todos dão um pouco mais."

in "ojogo.pt"

Regresso de Djalma foi novidade no treino

EXTREMO ESTEVE AO SERVIÇO DA SELEÇÃO ANGOLANA



O regresso de Djalma aos trabalhos foi a grande novidade do treino desta terça-feira do FC Porto, ele que esteve ao serviço da seleção angolana.
Já o avançado brasileiro Kléber esteve longe do relvado, nos 15 minutos iniciais do apronto, que foram abertos à comunicação social.
Vítor Pereira contou com 20 jogadores no treino, sendo sete desses pertencentes à formação azul e branca. Fábio Martins juntou-se a Elói, Hugo Bastos, Jorge Azevedo, Ebo, Frederic e Vion, que na véspera já tinham treinado com o plantel principal face às muitas ausências forçadas pelos jogos internacionais.
in "record.pt"

Chamadas sem proveito

ESPAÇO REDUZIDO NAS SELEÇÕES PARA OS QUE MAIS NECESSITAVAM



Ser chamado à seleção do seu país é o desejo de todos os jogadores de futebol. Ano após ano repetem-se os discursos de “sonho”, “oportunidade de uma vida” e “momento inesquecível”... mas, por vezes, as chamadas não correspondem às expectativas criadas. E é precisamente isso que está a acontecer com alguns jogadores do FC Porto que, em consequência do pouco tempo de utilização ao serviço dos campeões nacionais, estão a sentir dificuldades para garantirem o seu espaço nas respetivas seleções nacionais. São esses os casos de Varela, Cristian Rodríguez e Defour.
O internacional português, que até foi chamado à última hora por PauloBento após a indisponibilidade manifestada por Danny, não jogou contra a Islândia e o mesmo deve acontecer na Dinamarca. Já Cebola e Defour alinharam somente nos últimos minutos dos jogos da suas seleções contra Bolívia e Cazaquistão, respetivamente, e, segundo informações recolhidas junto da imprensa dos seus países, também não vão merecer o estatuto de titulares frente a Paraguai nemAlemanha, respetivamente...
in "record.pt"

Kléber: «Sei que vou triunfar aqui»

ASSUME QUE NÃO ESTÁ A RENDER O QUE ESPERAVA



Kléber foi o único reforço que se conseguiu impor no onze de Vítor Pereira, tendo sido titular em 10 das 11 partidas oficiais já disputadas pela equipa campeã nacional. O avançado brasileiro, de resto, só falhou o compromisso com a Académica e devido a lesão. No total, soma 703 minutos de competição, tendo apontado 4 golos. Apesar de tudo, estes são números que não o satisfazem.
“Sinceramente, creio que não estou a render o que esperava, mas sei que chegar a um clube novo é complicado e que é preciso ter paciência”, revelou Kléber no programa “Somos Porto”, do Porto Canal, prosseguindo motivado para o que aí vem e deixando algumas garantias: “Eu sei que vou render muito, que vou triunfar aqui e que vou dar muitas alegrias aos adeptos, aos dirigentes e ao treinador”. Para já, contudo, vai ter de esperar, pois ainda recupera de lesão.
ín "record.pt"

Caso do túnel da Luz: Ministério Público pede 3 anos de prisão para Hulk

O jornal Correio da Manhã desta terça-feira diz que o Ministério Público (MP) acusa Sapunaru de dois crimes de ofensa à integridade física, Hulk e mais quatro jogadores do FC Porto de um crime, e assim arriscam penas de prisão, devido aos factos ocorridos após o Benfica-FC Porto em 2009.

Hulk, escreve o diário, foi acusado pelo (MP) de um crime de ofensa à integridade física, no âmbito do processo de agressões a dois seguranças no túnel da Luz, depois do Benfica-FC Porto em Dezembro de 2009, e arrisca pena de prisão efectiva de três anos, se for condenado em julgamento.

Além de Hulk, o MP deduziu ainda acusação contra Sapunaru, Helton, Rodriguez e Fucile. Para Sapunaru, acusado de dois crimes, a procuradora recomenda que, se for condenado, a pena seja inferior a cinco anos, por não ter antecedentes penais.

Segundo a acusação, foi dado como provado que os jogadores agrediram os seguranças Ricardo Silva e Sandro Correia. Conclui-se também que os jogadores «agiram de forma deliberada, livre e conscientemente, querendo e conseguindo com a sua actuação, molestar fisicamente os ofendidos.

Recorde-se que na justiça desportiva, apenas Hulk e Sapunaru foram punidos. Receberam, incialmente, castigos de suspensão de 4 e 6 meses da Comissão Disciplinar da Liga, tendo o Conselho de Justiça da Federação modificado mais tarde as penas, para 3 e 4 jogos, respectivamente.



in "abola.pt"

Kléber aquece para o Apoel

Brasileiro treinou-se à parte dos companheiros, mas vai estar em condições para a Champions. Problemas com voos impediram Djalma de chegar a tempo ao treino de ontem à tarde.

Kléber não se treinou com os companheiros no regresso do FC Porto ao trabalho, depois de dois dias de folga. Parece, no entanto, que não há motivo para alarme, pois o único ponta-de-lança disponível para a Champions - Walter não está inscrito - dá indícios de estar operacional para o jogo da próxima semana (quarta-feira), com o Apoel, de Chipre.

Para esse jogo no Dragão, os portistas não têm realmente outro ponta-de-lança de raiz, e daí alguma expectativa à volta da recuperação de Kléber, que se lesionou no ombro direito, em S. Petersburgo, na derrota com o Zenit, há duas semanas. Pensou-se que a lesão seria grave, mas depois o quadro desanuviou-se. Apesar da menor gravidade, não há necessidade de apressar, e por isso ainda ontem Kléber trabalhou à parte dos companheiros, provavelmente, para evitar choques nesta fase final da recuperação.



in "abola.pt"

Regresso ao trabalho sem Belluschi e Kléber

O FC Porto regressou esta segunda-feira ao trabalho, tendo em vista o encontro do próximo sábado frente ao Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal. Nota de destaque para a ausência do argentino Belluschi, que não foi visto no relvado no período aberto à Comunicação Social.

Kléber, por sua vez, que recupera de lesão no ombro esquerdo, já pisou o relvado mas mantém-se à parte do restante grupo de trabalho.

De resto, Vítor Pereira voltou a debater-se com as ausências de 12 internacionais: Rolando, Varela, João Moutinho (Portugal), Álvaro Pereira, Rodriguez, Fucile (Uruguai), Otamendi (Argentina), Hulk (Brasil), James, Guarín (Colômbia), Defour (Bélgica) e Mangala (sub-21 de França). Para compensar, chamou aos trabalhos alguns jovens dos escalões de formação.



in "abola.pt"