terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pinto da Costa


"Portugal tem belíssima equipa e vai ganhar em Copenhaga"

Pinto da Costa voltou a viajar com a Selecção Nacional, depois de algum tempo de ausência. O presidente do FC Porto fez questão de acompanhar a equipa das Quinas num jogo decisivo nas contas do apuramento para o Euro'2012. "Estou confiante. Se assim não fosse, nem valia a pena vir. Não me passa pela cabeça outro resultado que não a vitória em Copenhaga", começou por declarar aos enviados de O JOGO, Jornal de Notícias e TSF, acrescentando mais alguns motivos para a viagem até Copenhaga. "Como o campeonato português está parado e logo a seguir vem a Taça de Portugal, aproveitei para tirar dois dias de descanso e, assim, junto o útil ao agradável: descanso e acompanho a Selecção".
O presidente do FC Porto encontra motivos de sobra na Selecção Nacional que justificam a confiança no apuramento. "Portugal tem uma belíssima equipa, tem jogadores que desequilibram e que estão em grande forma, como é o caso do Nani, que está no máximo da forma. Colectivamente, é uma boa equipa e, depois, qualquer valor individual pode desequilibrar", destacou em pleno voo para Copenhaga.
Com cinco vitórias noutros tantos jogos, a Selecção Nacional recuperou o tempo e os pontos perdidos. Resta carimbar o passaporte para o Europeu. "Portugal começou mal o apuramento, mas vai acabar bem. Importante é chegar à meta em primeiro lugar e não ser o primeiro a arrancar. Tivemos uma boa recuperação. Fomos regulares ao longo do apuramento e o Paulo Bento conseguiu criar espírito de grupo. Esse foi um dos elementos fundamentais para todas estas vitórias", elogiou o presidente portista, destacando o trabalho do seleccionador e dos jogadores. "Mérito do técnico e dos jogadores. Se o técnico não tiver mérito não se ganha, mas se os jogadores também não tiverem valor os resultados não são bons. Dessa conjugação é que se fazem as vitórias. Esta, mais uma vez, vai ser o resultado disso", perspectivou.

"Beto é grande profissional e merece a Selecção"

Instantes depois de ter entrado no avião, Pinto da Costa assistiu à entrada dos jogadores da Selecção Nacional. Um deles, o guarda-redes Beto, percorreu mais algumas filas e foi cumprimentar o presidente do FC Porto. Num gesto de carinho, como um filho trata um pai, o agora guardião dos romenos do Cluj deu um beijo na cara de Pinto da Costa, despedindo-se da mesma forma quando a conversa terminou. O presidente portista não escondeu o carinho que nutre pelo Beto e justificou essa atitude. "Não diferenciando qualquer jogador, porque, para mim, são todos portugueses, fiquei particularmente satisfeito ao rever o Beto. É um grande guarda-redes, não tenho dúvida nenhuma. Merece estar na Selecção e só não esteve mais vezes porque está tapado pelo melhor guarda-redes que joga em Portugal, o Helton", lembrou.
Beto foi emprestado ao Cluj e tem sido um dos destaques da equipa treinada pelo ex-portista e antigo internacional Jorge Costa. Pinto da Costa enaltece o comportamento do guarda-redes, que deixou o campeonato português para jogar com regularidade. "Com o seu trabalho e espírito de sacrifício, aceitou ir para a Roménia, o que demonstra bem o seu profissionalismo, porque sonha voltar ao FC Porto. Fiquei particularmente feliz por reencontrá-lo e saber que está a fazer uma grande época. Ele está muito contente e sei que as pessoas do Cluj estão encantadas com ele, porque trata-se de um grande profissional e um grande guarda-redes", elogiou Pinto da Costa.

"Rolando vai ser uma das figuras na Dinamarca"

Rolando, João Moutinho e Varela são os três representantes do FC Porto na Selecção Nacional, mas para Pinto da Costa não há que diferenciá-los: todos são portugueses. "Quando joga a Selecção não há jogadores deste ou daquele clube. São jogadores de Portugal. É-me indiferente quem joga ou quem marca. Quero é que Portugal ganhe", avisou. Abriu, porém, duas excepções, uma para falar de Beto, outra dar uma palavra de conforto a Rolando, o central que teve uma noite infeliz com a Islândia. "Não tenho a mínima dúvida que vai ser uma das figuras no jogo com a Dinamarca. O Rolando está em grande forma, é um jogador com uma grande personalidade e carácter. Vai ser um esteio da Selecção, como tem sido em todos os jogos em que actua, seja no FC Porto ou na Selecção Nacional, destacou o presidente da SAD portista.

Pinto da Costa vai homenagear Deco

Com a carreira de Deco nos relvados a aproximar-se do inevitável fim, o FC Porto projecta um jogo de homenagem para o seu antigo número 10. Isso mesmo nos foi dito por Pinto da Costa, que manifestou a ideia de promover um encontro no Estádio do Dragão, associando-se a um dos maiores símbolos da história do clube e figura incontornável nos títulos europeus da era Mourinho. Deco está no Fluminense, mas não esconde que tem os dias contados, assim como nunca escondeu que o FC Porto passo


in "ojogo.pt"


Sem comentários: