sexta-feira, 17 de maio de 2013

FC Porto é pentacampeão


Os portistas conseguiram pela primeira vez na história sagrarem-se pentacampeões nacionais de andebol.
Ao vencer, esta sexta feira, o Benfica por 26-23, o FC Porto sagrou-se pentacampeão nacional de andebol, o que acontece pela primeira vez na história dos portistas.

in "ojogo.pt"

JOSÉ GOMES "FC Porto vai sentir dificuldades em Paços de Ferreira"

José Gomes, treinador do Videoton, já trabalhou nos dois clubes que estarão em confronto na Mata Real, no próximo domingo.


No Dragão, foi adjunto de Jesualdo Ferreira. No Paços de Ferreira trabalhou como treinador principal. Hoje no Videoton da Hungria, José Gomes avisa o FC Porto para as dificuldades que vai encontrar frente à grande revelação do campeonato. 

"No Paços de Ferreira tive a minha experiência como treinador principal e o FC Porto é o meu clube de sempre, e onde também já trabalhei", começa por dizer o treinador, em entrevista a Bola Branca.

"É um jogo muito especial para mim entre clubes que me dizem muito", prossegue José Gomes, reforçando o alerta à navegação azul-e-branca.

"O Paços ainda está a festejar o apuramento para a Champions mas não estará menos concentrado por causa disso. Vai ser um jogo emocionante mas difícil para o FC Porto porque o Paços é uma equipa muito difícil de derrotar, que só tem três derrotas. Fico contente porque já conseguiram o objectivo de chegar à Liga dos Campeões, agora espero que o FC Porto também consiga ser campeão", completa.

Projecto no Videoton é para continuar
José Gomes está agradado com a experiência no Videoton, como treinador principal. O técnico português está a cumprir os objectivos estabelecidos na altura da contratação e vai manter-se aos comandos do clube magiar.

"A experiência no Videoton está a ser muito boa. Esta época, o objectivo é conseguirmos o apuramento para a Liga Europa, já que não conseguimos alcançar o título mas, no próximo ano, queremos ser campeões da Hungria e voltar a fazer uma boa prova europeia", salienta.


in "rr.pt"

Hugo Miguel em Paços, Marco Ferreira na Luz

Já são conhecidos os árbitros para a jornada decisiva do campeonato.


O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Hugo Miguel para dirigir o Paços de Ferreira-FC Porto, um dos jogos de maior importância da última jornada da Liga. O juiz da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por Nuno Pereira e Hernâni Fernandes.

A jornada disputa-se, na íntegra, a partir das 18h30. À mesma hora do encontro da Mata Real joga-se na Luz o Benfica-Moreirense, igualmente determinante para as contas do título e da manutenção. Marco Ferreira é o árbitro designado para o desafio entre encarnados e cónegos. Cristóvão Moniz e Sérgio Serrão são os assistentes.

Em Aveiro, no Beira-Mar-Sporting, vai estar Duarte Gomes. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa vai ser auxiliado por Venâncio Tomé e Ricardo Santos. Os leões já não têm aspirações a um lugar europeu, ao passo que os aveirenses ainda lutam pela permanência. 


30ª JORNADA DA LIGA
Domingo, 19 de Maio de 2013
18h30
Vitória de Guimarães-Rio Ave, Bruno Paixão (AF Setúbal)
Olhanense-Marítimo, Rui Costa (AF Porto)
Beira-Mar-Sporting, Duarte Gomes (AF Lisboa)
Gil Vicente-Estoril, Pedro Proença (AF Lisboa)
Paços de Ferreira-FC Porto, Hugo Miguel (AF Lisboa)
Nacional-Académica, João Ferreira (AF Setúbal)
Vitória de Setúbal-Sporting de Braga, Artur Soares Dias (AF Porto)
Benfica-Moreirense, Marco Ferreira (AF Madeira)


in "rr.pt"

Jaime Pacheco: «O FC Porto não falha nestas situações»


Antena 1 falou com Jaime Pacheco sobre os jogos deste fim de semana. O antigo jogador do Porto acredita que o título não deverá fugir aos dragões e elogia a estrutura do clube.

«Não me lembro, na história, que o FC Porto tenha claudicado numa situação destas. Ainda jogava no Aliados de Lordelo e lembro-me de um FC Porto-Benfica em que o Ademir marcou o golo do empate a terminar o jogo e o FC Porto foi campeão, o que não acontecia há 19 anos se não me falha a memória. Os jogadores vão estar muito concentrados, de uma forma geral tudo o que pertence ao clube vai estar na máxima força. Os adeptos acreditaram sempre, mesmo nos momentos em que a equipa teve algumas oscilações. O FC Porto vai invadir Paços de Ferreira e vai, com certeza, ganhar o jogo porque quer ser campeão»


in "zerozero.pt"

Clube inglês faz proposta por Atsu


O FC Porto ainda não chegou a acordo com Christian Atsu para a renovação do contrato e recebeu uma proposta de um clube da Premier League para a contratação do internacional ganês.
Segundo a Sky Sports, um dos primeiros seis classificados da Premier League fez chegar ao Dragão uma proposta por Atsu, sendo que a mesma fonte adianta que pessoas próximas do jogador revelaram que este está preparado para se mudar para Inglaterra já este verão.
O ganês termina contrato com os azuis e brancos no final da próxima temporada mas poderá deixar o FC Porto durante o próximo verão, sendo de destacar o facto de ter ficado de fora do clássico com o Benfica por opção de Vítor Pereira.
O Tottenham, orientado por André Villas-Boas, é o clube que tem sido apontado com mais insistência a Atsu, sendo que o treinador português conhece bem o jogador, pois era técnico do FC Porto quando este ainda pertencia à equipa de juniores.
in "zerozero.pt"

Mangala chamado para renovar


Mangala vai ser brevemente convocado pela SAD portista para renovar o acordo com os dragões, que é atualmente válido até 2016. 

Em equação fica um contrato válido por mais dois anos, muito semelhante àquele apresentado a Jackson Martínez, e que se destina essencialmente a premiar a grande temporada que o francês está a realizar.

Depois de ter garantido lugar de titular indiscutível na defesa e se destacar com exibições de alto gabarito, o francês será contemplado com um aumento salarial significativo, uma forma que os dragões encontram para reconhecer a influência que ganhou na equipa, mas que ao mesmo tempo tende a reforçar a ligação com os dragões. 


in "abola.pt"

Dragão venceu 69,2 por cento dos jogos na última jornada


Vítor Pereira a atacar o último jogo da temporada perante a necessidade de vencer em Paços de Ferreira para juntar o campeonato de 2012/2013 ao de 2011/2012 e a encontrar, dentro do ´stress` comum que define jogo de relevância tão grande, um bom presságio no registo de sempre dos dragões. 

Em primeiro lugar porque a título pessoal o treinador venceu o último jogo da época passada (5-2) em Vila do Conde e isso representa uma boa embalagem, ainda que nesse caso não lidasse com a terrível pressão que agora encontra. O FC Porto encarou o definitivo jogo do campeonato já com o título no bolso e a visita a Vila do Conde foi unicamente para descomprimir e fechar o ano com mais um triunfo. 

Para além deste registo pessoal que o protege, Vítor Pereira tem todo um contexto histórico a bafejá-lo para o último jogo da época. Em 78 campeonatos realizados - o máximo possível -, o FC Porto soma 54 vitórias no jogo final e essa fasquia garante-lhe percentagem de sucesso de 69,2 por cento.


in "abola.pt"

Conselho Superior aprova listas

PARA AS ELEIÇÕES DE 25 DE MAIO


O Conselho Superior do FC Porto aprovou por unanimidade as listas para a Direção, encabeçada pelo presidente Pinto da Costa, Assembleia Geral e Conselho Fiscal para as eleições de 25 de maio, confirmou esta sexta-feira à Lusa fonte do clube.

Da lista para a Direção do clube portuense, aprovada pelo Conselho Fiscal na reunião de quinta-feira, destacam-se as entradas de Antero Henrique, atual diretor-geral da SAD do FC Porto, do empresário Américo Amorim e do antigo hoquista internacional Vítor Hugo, todos para as funções de vice-presidentes.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto desde 1982, prepara-se para assumir o 13.º mandato na liderança do bicampeão português de futebol, nas eleições marcadas para 25 de maio, para o triénio 2013/2016. 

Direção

Presidente: Jorge Nuno Pinto da Costa 
Vice-presidentes: Adelino Sá e Melo Caldeira, Alípio Jorge Calisto Fernandes, Álvaro José Pereira Pinto Júnior, Angelino Cândido Sousa Ferreira, Antero José Gomes da Ressurreição Henrique, Eduardo Jorge Tentugal Valente, Fernando Alberto Pires Póvoas, Fernando Manuel Santos Gomes, Ilídio Borges Pinto, Joaquim Costa Teles Pinheiro, Joaquim Manuel Machado Faria e Almeida, José Américo Amorim Coelho, Reinaldo Costa Teles Pinheiro, Vítor Hugo Barbosa Carvalho da Silva


Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto 
Vice-presidente: Miguel Ângelo Abreu Bismarck 
1.º Secretário: Fernando Maria Novo Sardoeira Pinto 
2.º Secretário: Delfim de Sousa Barbosa


Conselho Fiscal:

Presidente: José Paulo Sá Fernandes Nunes de Almeida 
Vice-presidente: Jorge Luís Moreira de Carvalho Guimarães
Secretário: José Manuel Taveira dos Santos 
Relator de contas: Armando Luís Vieira de Magalhães, José Augusto dos Santos Saraiva 
Relator de contencioso: André Ferreira Antunes 
Relator de sindicância: José Pedro Busano de Sousa Vieira


in "record.pt"

Jackson para render Higuaín

APONTADO COMO POSSÍVEL REFORÇO DO REAL MADRID


Pese o facto de ter perdido fulgor no que à marcação de golos diz respeito, Jackson Martínez continua a merecer a atenção dos principais clubes da Europa e, nesse sentido, não é com espanto que surge, agora, como possível reforço do Real Madrid.

Depois de Atlético Madrid e Barcelona, desta feita é à equipa de José Mourinho que o Cha Cha Cha está a ser apontado. Com o argentino Gonzalo Higuaín de saída, Florentino Pérez procura um sucessor para o ataque e é nesse contexto que surge o nome do avançado portista. Numa primeira fase, Radamel Falcão foi o homem desejado, mas agora há mais dois nomes a figurarem na lista de preferências do presidente madridista. São eles Kun Agüero e Jackson Martínez.

Refira-se, de resto, que o mercado de verão terá atenções centradas no Dragão, já que são vários os portistas desejados por outros clubes. Oguarda-redes Helton, pretendido pelo Vasco da Gama, é um bom exemplo disso mesmo. De acordo com o “Lance!Net”, o guarda-redes que completa amanhã 35 anos, tentará regressar ao Brasil no caso de ser campeão no domingo, pois pretende divulgar a sua banda – H1 Music Band – no país que o viu nascer.

in "record.pt"

Fernando ausente, Maicon condicionado


O médio brasileiro continua em tratamento, depois de se ter lesionado no clássico com o Benfica
O médio brasileiro Fernando, ainda lesionado, foi o único jogador ausente às ordens de Vítor Pereira, esta sexta-feira, no centro de treinos do Olival.

Maicon e Quiño subiram ao relvado mas cumpriram um programa de treino condicionado.

O defesa David Bruno e o avançado Sebá, do FC Porto B, treinaram com a equipa principal.

O FC Porto prepara a deslocação a Paços de Ferreira, no próximo domingo, naquele que pode ser o jogo do título. O apito inicial está marcado para as 18h30

in "fcp.pt"

TRIO PROMETE “JOGAR NO LIMITE”


O FC Porto Vitalis joga, esta sexta-feira (21h30), no Dragão Caixa, com o Benfica. Disputa-se a nona e penúltima jornada do Campeonato e está em jogo o título: os Dragões sagram-se pentacampeões se vencerem a partida por mais de dois golos. Em superflash, Ricardo Moreira, Tiago Rocha e Wilson Davyes mostraram confiança. 

Ricardo Moreira, capitão do FC Porto Vitalis, foi o primeiro entrevistado da tarde de quinta-feira e revelou que se encontra a 100 por cento: “Para jogar este encontro tinha de optar por ter menos tempo noutras partidas e foi isso que fizemos. O FC Porto vai defrontar uma equipa que tem bons valores individuais e que nos tem causado muitas dificuldades. Neste momento estamos em igualdade pontual e sabemos que o jogo se pode decidir em pormenores. Os jogadores mais jovens sabem que isso vai acontecer e que têm de jogar no limite”. 

Quando questionado sobre o facto de as entradas estarem esgotadas, o ponta-direita lembrou que já não é a primeira vez que acontece. “Creio que, no primeiro ano em que fomos campeões, também esgotaram bem antes do jogo. Os adeptos querem apoiar a equipa e a prova disso é que os bilhetes esgotaram em menos de duas ou três horas. Sentimos esse apoio e acho que ele vai ser decisivo”, afirmou. Regressando ao balneário, Ricardo Moreira assegura que a equipa sabe o que tem pela frente: “Estamos confiantes. Sabemos que vamos jogar uma partida decisiva junto dos nossos adeptos e que temos tudo na mão para conquistar o campeonato. As características deste jogo impõem pressão, tanto para nós como para eles. Acredito que seja pior jogar fora”.

Tiago Rocha, recuperado de uma lesão, garantiu que está apto para o clássico, “a 100 por cento”, e que a equipa está confiante. “Estamos tranquilos e um pouco ansiosos para que chegue a hora do jogo e poderemos pôr as nossas forças todas cá fora. Estamos prontos e esperamos que o desfecho seja aquele que nós pretendemos”, declarou. “Tanto a defesa como o contra-ataque e a recuperação defensiva têm de estar bem e acho que temos todas as condições para que isso aconteça. Temos os nossos adeptos e um ambiente fantástico, logo o desequilíbrio tem de tender para nós”, acrescentou. Tiago Rocha reforçou que não quer “morrer na praia”. “Sem dúvida que as boas equipas ficam com esse pensamento. Durante o campeonato, ora o Benfica ora o FC Porto estiveram um pouco à frente”, admitiu

Wilson Davyes, por seu turno, quer o “penta” e leva isso muito a peito: “Encaro esta partida com o máximo de expectativa porque sei que o que está em jogo é o título de campeão nacional e, pessoalmente, a possibilidade de vencer cinco campeonatos. Isso não foi conquistado por muitos atletas e para mim era muito gratificante. Ficaria a pensar que tudo o que fiz até hoje valeu a pena”. Terá sido, então uma semana diferente? “De maneira nenhuma. Acima de tudo, isto trata-se de um jogo de andebol e a forma como o preparámos, independentemente do que está em jogo, acabou por ser igual. Talvez a atenção que temos da comunicação social e o que envolve o jogo é que o torna diferente. De resto, trabalhámos com o mesmo empenho mas talvez com uma maior motivação”.

O central aguarda um “ambiente infernal” no Dragão Caixa: “Às vezes queixamo-nos de não ter muita atenção da comunicação social, mas hoje estamos a ter. E por vezes queixamo-nos de que a casa não está como gostaríamos, só que agora os bilhetes esgotaram em menos de três horas… Portanto, só temos de agradecer e desfrutar do que vai acontecer amanha”. Wilson Davyes fez ainda uma rápida reflexão sobre o sue percurso no clube e na cidade: “É inegável que me marcará para sempre e, apesar de ser lisboeta, tudo o que estou a ter oportunidade de viver é um privilégio. Não posso dizer que sou um portuense de gema, mas o Porto ficará, para sempre, marcado na minha história de vida”.


in "fcp.pt"

REINALDO VENTURA: "ESTAMOS MAIS CONFORTÁVEIS"


O FC Porto Império Bonança defronta, este sábado (15h), o Benfica, em jogo da 28.ª jornada do Campeonato nacional. Em caso de vitória azul e branca, o título regressa ao Dragão, mas, em superflash, Reinaldo Ventura preferiu destacar a tranquilidade portista, graças aos três pontos de vantagem. Ricardo Barreiros falou em "50 minutos de trabalho", frente a um adversário com "forças extras".

"A ansiedade faz parte disto, é sinal de que sentimos a responsabilidade deste jogo e é perfeitamente normal. Sabemos controlá-la e sabemos que a partir do momento em que o jogo comece tudo isto desaparece e a nossa vontade é só vencer. Vamos fazer tudo para o conseguir", afirmou o capitão Reinaldo Ventura, em superflash. O avançado não quer "desperdiçar" a oportunidade de ser campeão em casa, junto dos adeptos, mas não existe pressão sobre a equipa: "Se ganharmos somos campeões, mas se empatarmos ou perdermos nada fica decidido e poderemos ser campeões mais tarde".

O ambiente que se vai viver é "motivador": "O clube faz tudo para conseguirmos este objectivo, os jogadores fazem tudo e é bom sentir que os adeptos também fazem tudo para nos ajudar. O máximo que eles podiam fazer era encher este pavilhão e apoiar-nos até ao fim, e como nós não desistimos eles não podem desistir de nós". A pressão está toda do lado contrário: "Acho que está do lado deles, porque jogam num pavilhão adverso e sabem que se ganharmos podemos ser campeões. Estamos mais confortáveis e sabemos o que eles vêm cá fazer. Sabemos como contornar isso e queremos, sem dúvida, ganhar o jogo. Espero um adversário ao ataque, com o mesmo respeito por nós que nós temos por eles". 

Também Ricardo Barreiros falou à comunicação social, frisando a vontade com que o plantel olha para este jogo: "Estamos com vontade que o jogo comece já e ele é especial por ser contra o Benfica. Pode decidir muita coisa, mas também pode não decidir nada. Temos de estar preparados para lidar com todos os cenários possíveis, porque o campeonato pode acabar já ou na última jornada. Temos é de estar conscientes que temos 50 minutos de trabalho pela frente para levar de vencida uma equipa que, teoricamente, será a mais complicada que iremos encontrar, para o campeonato, em nossa casa".

O avançado acredita num bom jogo de hóquei em patins e num adversário com "forças extras": "Têm toda a legitimidade para ambicionar vencer o campeonato nacional, que matematicamente ainda depende só deles. É natural que venham motivados, até porque fizeram um bom resultado na semana passada, na Liga Europeia. De certeza absoluta que as duas equipas vão estar supermotivadas e que vai ser um excelente jogo de hóquei em patins. Que ganhe o melhor e que esse melhor seja o FC Porto".


in "fcp.pt"