sexta-feira, 26 de abril de 2013

Marco Ferreira acredita que o FC Porto vai ser campeão

Antigo jogador de dragões e sadinos projecta o jogo do próximo sábado da Liga Portuguesa.


Na jornada deste fim-de-semana, o FC Porto volta a jogar antes do Benfica. O Dragão defronta amanhã, em casa, o Vitória de Setúbal. 

Vítor Pereira conta com Danilo que está recuperado e deve repetir o onze que derrotou, na jornada anterior, o Moreirense em Moreira de Cónegos. 

O Vitória de Setúbal, por seu lado, entra em campo em 11º lugar, com cinco pontos de vantagem em relação à linha de despromoção. O central Miguel Lourenço falha o jogo devido a lesão.

Em Bola Branca, Marco Ferreira, que representou os dois emblemas, projecta a partida do Dragão. O antigo jogador considera o FC Porto favorito num jogo em que é obrigado a ganhar. De resto, nas contas do campeonato, torce pela revalidação do título do Porto campeão e pela permanência do Vitória de Setúbal na 1ª Liga. 

"É um jogo muito especial para mim. Fui muito bem tratado, quer em Setúbal quer no Dragão. Gostava que, no sábado, ganhassem os dois mas tal não é possível. Há uma obrigatoriedade maior de vencer por parte do FC Porto e ainda acredito que poderá ser campeão. Vai ser um bom jogo porque o Vitória também é forte. O campeonato está longe de estar decidido, o Benfica joga agora na Madeira e depois ainda vai ter que ir ao Dragão."

Marco Ferreira tem 35 anos. Retirou-se da competição no Verão de 2011 depois de representar o Ethnikos do Pireu, da Grécia. O ex-jogador espera regressar em breve ao futebol, como treinador. "Estou a tirar o curso e espero voltar ao futebol como treinador adjunto. E depois poder subir...já que o futebol é a minha grande paixão."
"É um jogo muito especial para mim. Fui muito bem tratado, quer em Setúbal quer no Dragão. Gostava que, no sábado, ganhassem os dois mas tal não é possível. Há uma obrigatoriedade maior de vencer por parte do FC Porto e ainda acredito que poderá ser campeão. Vai ser um bom jogo porque o Vitória também é forte. O campeonato está longe de estar decidido, o Benfica joga agora na Madeira e depois ainda vai ter que ir ao Dragão."


in "rr.pt"

Nota de João Capela é "muito engraçada"

Vice-presidente da Casa do FC Porto em Lisboa reage com ironia à nota de 3,7 atribuída no "derby" entre Benfica e Sporting ao árbitro lisboeta.


O vice-presidente dos "Dragões de Lisboa", João Viçoso, até sorriu, quando ouviu na edição das 12h45 de Bola Brancaque João Capela tinha recebido um 3,7 na avaliação ao seu desempenho no "derby" entre Benfica e Sporting.
 
"É muito engraçada essa nota", dispara, logo para início de conversa com a Renascença.

"Da maneira como as coisas se passaram no campo e a televisão mostrou", prossegue, "não sei o que possa chamar a isso. É uma nota que não tem cabimento", lamenta o vice-presidente da Casa do FC Porto na capital portuguesa.
Campeonato "está perdido"
Sobre o que falta cumprir do campeonato, João Viçoso mostra-se conformado, revelando que não deposita quaisquer expectivas numa revalidação do título pela equipa de Vitor Pereira.
 
"Vamos aguardar serenamente porque o campeonato neste momento está perdido. Sinceramente, acho que dali não sai mais nada", conclui o vice-presidente dos Dragões de Lisboa.


in "rr.pt"

Varela convocado, Kelvin de fora por opção


Duas trocas na lista de Vítor Pereira, Quiñones junta-se a Maicon no leque de lesionados


Silvestre Varela é a grande novidade na lista de convocados do F.C. Porto para a receção ao V. Setúbal. Abdoulaye também regressa ao leque de eleitos depois de cumprir castigo.

Vítor Pereira abdicou de Kelvin por opção. O jovem brasileiro, decisivo na receção ao Sp. Braga, não foi utilizado na jornada anterior e acabou por reagir mal à sua substituição no encontro da equipa B, no dia seguinte.

Varela, que tinha recuperado de lesão na semana anterior, regressa agora aos convocados. Abdoulaye entra para o lugar de Quiñones, uma vez que o lateral colombiano contraiu uma microrrotura na face posterior da coxa direita e deve, como tal, perder o resto da temporada.

Quiñones junta-se a Maicon no leque de lesionados. O defesa-central voltou a fazer trabalho condicionado. Danilo recuperou na quinta-feira e vai jogar.

No treino desta manhã, Vítor Pereira voltou a contar com a presença de Sebá, avançado da equipa B. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Abdoulaye, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Castro, João Moutinho, Defour e Lucho González;
Avançados: Izmaylov, Varela, Christian Atsu, Jackson, Liedson e James Rodriguez.

in "maisfutebol..iol.pt"

"ESTAMOS BEM E PREPARADOS"


Depois de se ter apurado para os quartos-de-final da Taça de Portugal, o FC Porto Império Bonança, regressa este sábado (15h30) à luta pelo título de campeão nacional defrontando a equipa dos Tigres de Almeirim. Tiago Losna foi o porta-voz dos Dragões e afirmou que a equipa encara cada jogo como uma final. 

O avançado do FC Porto tem a lição estudada para este jogo. “Neste momento a nossa motivação é, para todos os jogos, a mesma. Cada jogo é, para nós, uma final. Sabemos que o Tigres vem aqui jogar na defesa e sair para o contra-ataque, mas nós estamos bem e preparados para isso e queremos os três pontos.”

Esclarecendo que a equipa dos Dragões está em primeiro lugar, mas de pés assentes na terra. “Acredito que o nível de pressão não mudou, estamos na frente, com o segundo classificado a um ponto mas temos a consciência que não nos podemos desleixar, se isso acontecer podemos voltar para segundo lugar.” “O ano passado foi num jogo destes (teoricamente mais fáceis) que perdemos o campeonato. Nós temos essa noção e não queremos cair no mesmo erro.”

Numa tarde recheada de FC Porto, Tiago apela ao público para assistir ao jogo sábado, no Dragão Caixa.“O público ajuda-nos muito, em todos os jogos. Na nossa deslocação a Espanha estavam lá adeptos, que foram do Porto apoiar-nos e, para nós, isso é muito importante. Espero que os adeptos apareçam, como tem vindo a acontecer até agora.”


in "fcp.pt"

"ESTAMOS MUITO MOTIVADOS"

O FC Porto Vitalis joga, este sábado (18h00) com o ABC de Braga. Depois de uma semana em que os Dragões ganharam por uma margem larga ao SC Horta e voltaram em primeiro lugar, com o mesmo número de pontos do Benfica, Hugo Rosário diz que a equipa está “bastante motivada e nada relaxada”.

Hugo Rosário, lateral-esquerdo de 22 anos, foi o porta-voz dos Dragões e falou ao site www.fcporto.pt e ao Porto Canal. “Para mim é um jogo especial, fiz a minha formação no ABC mas, eu quero ganhar”. Sabendo que não será um jogo fácil, sabe de cor a receita para vencer: “O ABC pode complicar o jogo, vem com muita motivação para jogar contra nós. Mas o FC Porto tendo uma defesa e ataque coesos, penso que é a receita para vencer.” 

O lateral-esquerdo que esteve parado uns meses por lesão, regressou há pouco ao campeonato e afirma que pouco a pouco vai “ganhando minutos para poder ajudar a equipa”. Mas deixa saber que a equipa dos Dragões, agora em primeiro lugar, está mais motivada: “Estamos muito motivados para vencer todos os jogos que aí vêm.”

Por fim, deixa um apelo a todos os sócios, adeptos e simpatizantes. “Espero que, no sábado, os adeptos não saiam desta zona da cidade para poderem apoiar o andebol, o hóquei e o futebol.”

in "fcp.pt"

"OBJECTIVOS ESTÃO A SER ALCANÇADOS"


Rui Gomes perspectivou esta sexta-feira a visita ao reduto do Santa Clara, um jogo em que o treinador do FC Porto B pretende que seja discutido “apenas com razões que tenham a ver com a maior ou menor competência e eficácia na abordagem ao jogo”, esperando uma resposta forte frente a mais um candidato à subida. O FC Porto B defronta o Santa Clara, no Estádio de São Miguel este domingo, às 17h00.

De que forma perspectiva o próximo jogo frente ao Santa Clara, uma equipa que ainda acalenta esperanças de subida?
Caso haja liguilha o Santa Clara ainda poderá ter hipóteses de subir de divisão, já que actualmente estão a três pontos desse lugar de acesso. Faltam quatro jogos para o final do campeonato, portanto não tenho dúvidas que vão “meter” tudo neste jogo, e até por isso, perspectivo uma partida muito complicada contra uma equipa que ainda vai jogar com aspirações de alcançar os quatro primeiros lugares e eventualmente ter acesso de lutar pela subida.

E do FC Porto B, o que espera?
Esta foi mais uma daquelas semanas atípicas com muitos jogadores nas selecções, só ontem é que nos encontramos, portanto não houve grandes possibilidades de preparar o que quer que fosse, estamos essencialmente a fazer gestão de esforços e a tentar centralizar as motivações e as concentrações para este jogo. 
Espero que consigamos dar uma resposta muito semelhante há que demos no domingo, em que vínhamos de duas derrotas e de dois jogos que não nos satisfizeram minimamente, sabíamos que tínhamos de dar uma resposta muito forte perante um candidato à subida, em casa deles. Nesse jogo demonstramos a capacidade que ao longo da época fomos tendo, sobretudo perante adversários mais fortes, de apresentarmos toda a nossa qualidade e combatividade.
Quero que no próximo domingo, perante um adversário bastante difícil voltemos a mostrar os mesmos argumentos, que voltemos a ser uma equipa forte, solidária, coesa, com capacidade de chegar à frente, de criar perigo, objectivos, agressivos no espaço ofensivo e que assim consigamos discutir o jogo e ganhá-lo, esse é o nosso objectivo. Depois da frustração do último jogo nada nos saberia melhor do que vencer a próxima partida.

Vítor Pereira deixou esta quinta-feira palavras de elogio ao trabalho que tem sido realizado no FC Porto B. Como recebeu as suas palavras?
Com agrado e como um sinal de que a avaliação que se tem de fazer do trabalho do FC Porto B não tem apenas e só a ver com o lugar que ocupamos na classificação. Podíamos estar em primeiro lugar e chegarmos à conclusão que o trabalho foi pouco rentável, isso para nós é que seria a maior frustração. É evidente que os objectivos competitivos nunca podem estar dissociados, mas tudo o que fomos promovendo em coordenação com a equipa A, para nós é que é fundamental.
O FC Porto não investiu na criação de uma equipa B apenas e só para obter objectivos desportivos, isso não faria qualquer tipo de sentido, visa igualmente outro tipo de objectivos, que no meu entender estão a ser alcançados. Penso que o mister Vítor Pereira quis dizer que sente que o FC Porto B tem sido extremamente útil para todo o “edifício” futebolístico do FC Porto; ao trabalho da equipa A e só isso é que o valida.

Tal como Vítor Pereira referiu, espera que os jogos sejam decididos dentro das quatro linhas?
Este ano temos sido fustigados com uma série de más arbitragens. Consigo facilmente lembrar-me de seis, sete, oito jogos em que fomos claramente prejudicados, no entanto, temos a noção de que o erro faz parte do jogo e que já houve jogos em que provavelmente fomos favorecidos, no meu entender em muito menor número. 
O que se passou no último jogo foi lamentável, provavelmente estamos a ser vítimas dos fogos cruzados normais nestes finais de época, em que há equipas que estão a lutar por objectivos muito fortes e provavelmente os árbitros sentem-se mais pressionados quando apitam este tipo de equipas... O erro faz parte do jogo, o erro reiterado como aconteceu no último jogo, sempre a nosso desfavor, e foram de facto muitas as situações em que fomos penalizados, é algo que não consigo justificar ou aceitar e que me custa imenso. Espero que nestes jogos que restam possam ser apenas discutidos, ganhos, perdidos ou empatados, apenas com razões que tenham a ver com a maior ou menor competência e eficácia na abordagem ao jogo.


in "fcp.pt"

FC Porto proibido de perder pontos na receção ao Setúbal


O FC Porto recebe este sábado, dia 27 de Abril, o Vitória de Setúbal, no Estádio do Dragão, num jogo que irá contar para a 27. jornada da Liga Zon Sagres.

Quando faltam apenas quatro jornadas para o final do campeonato, os azuis e brancos estão proibidos de perder pontos na receção aos sadinos, para não perderem mais terreno para o Benfica, que é líder neste momento com 70 pontos, mais quatro que o FC Porto.

Apesar do segundo lugar no campeonato a equipa comandada por Vítor Pereira tem conseguido bons resultados de futebol, já que em 26 jogos realizados no campeonato nacional, ainda não conhece o sabor da derrota, os azuis e brancos tem um registo de 20 vitórias e seis empates, tendo marcado até ao momento 61 golos e sofrido apenas 12, sendo mesmo a melhor defesa do campeonato.

O FC Porto vem de uma vitória por 3-0 frente ao Moreirense, no último encontro a contar para a Liga Zon Sagres.

Questionado sobre a sua continuidade à frente do clube, Vítor Pereira afirmou que quando alguém é trabalhador e competente, deve estar tranquilo acerca do seu posto de trabalho.

“Neste momento só estou preocupado em defender o clube e em lutar pelo título até ao fim. O que me preocupa menos é o meu futuro", disse Vítor Pereira às notícias da Liga Zon Sagres.

Referir apenas que o Vitoria de Setúbal ocupa neste momento o 11. lugar com 26 pontos, com um registo de sete vitórias, cinco empates e 14 derrotas, tendo marcado 29 golos e sofrido 49.

Os sadinos vêm de uma vitória por 1-0, frente ao Estoril, no último encontro a contar para o campeonato.

Os Dragões já não dependem apenas de si para conquistar o título nacional e por essa razão estas últimas quatro jornadas irão ser quatro finais para os comandados de Vítor Pereira. Depois da receção ao Vitoria de Setúbal os azuis e brancos deslocam-se ao terreno do Nacional da Madeira, depois recebem em casa a equipa do Benfica num jogo de extrema importância e depois na última jornada deslocam-se ao terreno do Paços de Ferreira.

O encontro entre FC Porto e Vitoria de Setúbal realiza-se dia 27 de Abril, no Estádio do Dragão, às 20:30 horas e terá transmissão em directo na Sport TV 1.


Varela aguarda veredicto


É hoje que Silvestre Varela fica a saber se já está em condições de ser útil à equipa e, sobretudo, se recuperou as boas graças do treinador.

Algo estranho para quem sempre teve o lugar reservado, mesmo que o rendimento justificasse reavaliação permanente, subisse o coro de críticas e não se compreendesse a insistência na utilização sucessiva do jogador. Mas a verdade é que no momento mais delicado da época, nos Barreiros, com o Marítimo, traiu a confiança de Vítor Pereira, ao reagir mal a substituição. Resultado: o FC Porto empatou (1-1), deixou de depender dele próprio para (re)conquistar o título de campeão e o extremo ficou a marcar passo.

Varela já não joga desde 17 de março, data da partida no Funchal, longa ausência determinada também pela lesão que sofreu ao serviço da Seleção Nacional, mas na última jornada da Liga já estava em condições de ser convocado para a deslocação a Moreira de Cónegos. Ficou fora das escolhas, alegadamente por estar sem ritmo. Não recuperou nesta semana ritmo de jogo, pois ainda não jogou, cumpriu foi mais uns quantos treinos que lhe permitirão ao menos ser convocado. 


in "abola.pt"

Pões a bola onde queres, Reinaldo?


Pões a bola onde queres, Reinaldo? Pergunta João Chalupa. O repto foi lançado por um jovem hoquista de Santiago do Cacém, admirador do avançado do FC Porto.
Reinaldo Ventura, ex-capitão da Seleção Nacional de hóquei em patins e atual capitão do FC Porto, foi desafiado por João Chalupa, jogador dos juniores do HC Santiago, para uma partidinha de... free style.

Chalupa, primo de David, ex-companheiro de Reinaldo Ventura na seleção, é um conhecido free styler cujos vídeos fazem furor na internet. Ventura, um dos melhores jogadores do Mundo aceitou ser submetido ao teste.

O JOGO gravou as imagens da uma sessão matinal em pleno Dragão Caixa. O desafio chegou por vídeo às mãos de Reinaldo Ventura e este fez-se às habilidades mais inesperadas.

O avançado confessou sentir-se melhor em rinque e mais à vontade a aguentar a pressão dos grandes palcos - são 12 títulos nacionais que contam e inúmeras finais tanto pelo FC Porto como pela seleção. E no final reconheceu que o jovem João Chalupa, de 19 anos, é um craque e põe a bola realmente onde quer.

in "ojogo.pt"

Milionários russos disputam Moutinho

A imprensa inglesa faz eco do interesse de Mónaco e Chelsea no médio internacional do FC Porto. Uma disputa de milhões


Num só dia, dois clubes, dois campeonatos e dois milionários engrossaram a lista de pretendentes. A imprensa inglesa, com destaque para o Daily Express, garantem que João Moutinho está na mira de Mónaco, que espera regressar à Ligue 1 no final desta época, e do Chelsea, que na próxima temporada poderá mesmo ser treinado, de novo, por José Mourinho.

Vamos ao pormenor que torna a história mais interessante. O médio do FC Porto estará a ser disputado por dois dos homens mais ricos do Mundo e que partilham a nacionalidade russa. De Roman Abramovich, dono do Chelsea, já quase tudo se sabe. Sobre Dmitry Ryboloviev, dono do Mónaco, aqui ficam alguns dados milionários: comprou recentemente uma ilha grega à família Onassis, em 2011 comprou um T6 em Nova Iorque por 67 milhões de euros e, claro, figura na lista da Forbes dos mais ricos do Mundo.

O contrato de João Moutinho com o FC Porto expira em junho de 2015 e a cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Kléber com futuro incerto

Continuidade do avançado no clube brasileiro poderá terminar a 30 de junho se o "Verdão" não chegar à fase final da Taça Libertadores da América


A passagem pelo Palmeiras está ser tudo menos o que Kléber desejaria. O avançado passou grande parte do tempo lesionado e, até ao momento, só realizou seis jogos pelo "Verdão", recebendo muitas críticas pela falta de golos. Segundo a Imprensa brasileira, o ex-portista até já avisou os assessores do clube de São Paulo que não falará com a Imprensa até acabar com este jejum.

O problema no meio de tudo isto, de acordo com os jornais e as rádios brasileiras, é que poderá já não restar muito tempo a Kléber no Palmeiras. O contrato de empréstimo do atacante expira a 30 de junho, mas poderá ser aumentado se a equipa avançar para a fase final da Taça Libertadores da América. Ou seja, o portista poderá realizar apenas mais três jogos pelo clube, até porque o treinador, Gilson Kleina, enfrentará a Série B apenas com atletas que estejam ligados até ao final do ano.

A situação do Palmeiras na Libertadores é delicada, mas os problemas físicos de Kléber, que ficou muito marcado pela perdida incrível no encontro com o Tigre, parecem estar totalmente ultrapassados. "Ele é jovem, tem uma excelente condição física e está recuperado. Ele sofreu um problema crónico no joelho e queixava-se de dores. Agora já está resolvido. Tenho a certeza que ele é um atleta que vai evoluir com o tempo", refeiu o fisioterapeuta do Palmeiras, Paulo Zogaib, citado pelo sítio UOL.


in "ojogo.pt"