sexta-feira, 26 de abril de 2013

"OBJECTIVOS ESTÃO A SER ALCANÇADOS"


Rui Gomes perspectivou esta sexta-feira a visita ao reduto do Santa Clara, um jogo em que o treinador do FC Porto B pretende que seja discutido “apenas com razões que tenham a ver com a maior ou menor competência e eficácia na abordagem ao jogo”, esperando uma resposta forte frente a mais um candidato à subida. O FC Porto B defronta o Santa Clara, no Estádio de São Miguel este domingo, às 17h00.

De que forma perspectiva o próximo jogo frente ao Santa Clara, uma equipa que ainda acalenta esperanças de subida?
Caso haja liguilha o Santa Clara ainda poderá ter hipóteses de subir de divisão, já que actualmente estão a três pontos desse lugar de acesso. Faltam quatro jogos para o final do campeonato, portanto não tenho dúvidas que vão “meter” tudo neste jogo, e até por isso, perspectivo uma partida muito complicada contra uma equipa que ainda vai jogar com aspirações de alcançar os quatro primeiros lugares e eventualmente ter acesso de lutar pela subida.

E do FC Porto B, o que espera?
Esta foi mais uma daquelas semanas atípicas com muitos jogadores nas selecções, só ontem é que nos encontramos, portanto não houve grandes possibilidades de preparar o que quer que fosse, estamos essencialmente a fazer gestão de esforços e a tentar centralizar as motivações e as concentrações para este jogo. 
Espero que consigamos dar uma resposta muito semelhante há que demos no domingo, em que vínhamos de duas derrotas e de dois jogos que não nos satisfizeram minimamente, sabíamos que tínhamos de dar uma resposta muito forte perante um candidato à subida, em casa deles. Nesse jogo demonstramos a capacidade que ao longo da época fomos tendo, sobretudo perante adversários mais fortes, de apresentarmos toda a nossa qualidade e combatividade.
Quero que no próximo domingo, perante um adversário bastante difícil voltemos a mostrar os mesmos argumentos, que voltemos a ser uma equipa forte, solidária, coesa, com capacidade de chegar à frente, de criar perigo, objectivos, agressivos no espaço ofensivo e que assim consigamos discutir o jogo e ganhá-lo, esse é o nosso objectivo. Depois da frustração do último jogo nada nos saberia melhor do que vencer a próxima partida.

Vítor Pereira deixou esta quinta-feira palavras de elogio ao trabalho que tem sido realizado no FC Porto B. Como recebeu as suas palavras?
Com agrado e como um sinal de que a avaliação que se tem de fazer do trabalho do FC Porto B não tem apenas e só a ver com o lugar que ocupamos na classificação. Podíamos estar em primeiro lugar e chegarmos à conclusão que o trabalho foi pouco rentável, isso para nós é que seria a maior frustração. É evidente que os objectivos competitivos nunca podem estar dissociados, mas tudo o que fomos promovendo em coordenação com a equipa A, para nós é que é fundamental.
O FC Porto não investiu na criação de uma equipa B apenas e só para obter objectivos desportivos, isso não faria qualquer tipo de sentido, visa igualmente outro tipo de objectivos, que no meu entender estão a ser alcançados. Penso que o mister Vítor Pereira quis dizer que sente que o FC Porto B tem sido extremamente útil para todo o “edifício” futebolístico do FC Porto; ao trabalho da equipa A e só isso é que o valida.

Tal como Vítor Pereira referiu, espera que os jogos sejam decididos dentro das quatro linhas?
Este ano temos sido fustigados com uma série de más arbitragens. Consigo facilmente lembrar-me de seis, sete, oito jogos em que fomos claramente prejudicados, no entanto, temos a noção de que o erro faz parte do jogo e que já houve jogos em que provavelmente fomos favorecidos, no meu entender em muito menor número. 
O que se passou no último jogo foi lamentável, provavelmente estamos a ser vítimas dos fogos cruzados normais nestes finais de época, em que há equipas que estão a lutar por objectivos muito fortes e provavelmente os árbitros sentem-se mais pressionados quando apitam este tipo de equipas... O erro faz parte do jogo, o erro reiterado como aconteceu no último jogo, sempre a nosso desfavor, e foram de facto muitas as situações em que fomos penalizados, é algo que não consigo justificar ou aceitar e que me custa imenso. Espero que nestes jogos que restam possam ser apenas discutidos, ganhos, perdidos ou empatados, apenas com razões que tenham a ver com a maior ou menor competência e eficácia na abordagem ao jogo.


in "fcp.pt"

Sem comentários: