sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Paulo Fonseca explica Herrera na equipa B

O mexicano Herrera foi um dos reforços do F.C. Porto mais mediáticos neste mercado de transferências. Internacional, esteve ao serviço da seleção do seu país na Taça das Confederações, no Brasil. Mas, não só não jogou na Supertaça, frente ao V. Guimarães, primeiro jogo oficial dos portistas, como foi depois chamado para a equipa B, tendo jogado a titular frente ao Beira Mar. Paulo Fonseca explicou esta opção aos jornalistas.

«A equipa B será um espaço importante de competição para aqueles jogadores que eventualmente não vão jogar no domingo. O Herrera foi convocado no outro jogo, não jogou e achamos importante que ele competisse na equipa B e penso que ele respondeu da melhor forma», começou por dizer o treinador portista, na conferência de imprensa de antevisão do encontro da primeira jornada do campeonato.

«É preciso que os jogadores percebam que aquele é um espaço para eles evoluirem do ponto de vista competitivo. Isso aconteceu com o Herrera, Carlos Eduardo, Tiago e Ricardo e possivelmente vai acontecer com mais jogadores que não estejam na lista de convocados», afirmou.

«Eu reconheço grande qualidade ao Herrera, mas ele veio de uma realidade completamente diferente e está num período de adaptação. Há algumas questões em que ele tem de evoluir e a equipa B pode ajudar a essa adaptação», disse ainda. 

«Somos candidatos ao título, como Benfica, Sporting e Sp. Braga»

Paulo Fonseca diz que boa pré-época não representa nada em termos de pontos

Prestes a disputar o primeiro jogo do campeonato ao comando da equipa do F.C. Porto, Paulo Fonseca garante que o objetivo é o título, mas frisa que há concorrência a ter em conta.

«Nunca vi ninguém ser campeão na pré-época, Isso é uma certeza. Vamos iniciar o campeonato no domingo e o F.C. Porto é um dos candidatos, tal com o Benfica, o Sporting e o próprio Sp. Braga, que também têm condições para disputar o campeonato até ao fim. Neste momento ainda ninguém ganhou nada».

«O F.C. Porto fez uma boa pré-temporada, mas em termos de pontos isso não significa nada. Queremos vencer e vamos encarar o jogo de domingo, em Setúbal, de forma séria e determinada, como acontecerá em todas as jornadas, para chegar ao fim e podermos celebrar mais um título», frisou o treinador portista, na antevisão do jogo de domingo frente ao V. Setúbal.

«Eu faço parte desta casa e tem de ser esse o espírito com que temos que estar aqui. Estou de corpo e alma e de uma forma muito firme no F.C. Porto», garantiu ainda.

Fonseca: «Primeira jornada habitualmente é difícil» para o FC Porto

Paulo Fonseca faz um alerta relativamente às dificuldades que o FC Porto tem sentido no arranque do campeonato nos últimos anos, antes da estreia em casa do V. Setúbal para a primeira jornada da Liga 2013/14, no domingo.

«Foi ótimo termos vencido o V. Guimarães e termos conquistado mais uma Supertaça. Ficamos muito agradados com o que produzimos, mas temos que reconhecer que vamos entrar numa nova competição. Mas o objetivo passa sempre pelo mesmo: vencer», começou por dizer o treinador na antevisão da partida.

«A primeira jornada habitualmente é difícil e acarreta grandes dificuldades. Há quatro anos empatámos em Paços, há três anos e há dois vencemos com um golo de penalty e o ano passado empatámos em Barcelos. Não esperamos facilidades», nota depois: «O V. Setúbal está mais forte, é uma equipa determinada, contratou bons jogadores. Mas vão encontrar um Porto, ambicioso e determinado.»

Questionado sobre o facto de ter tido de trabalhar com um grupo muito desfalcado devido às muitas chamadas às seleções, Paulo Fonseca desvaloriza a questão. «Isso é uma coisa com que temos que lidar e não vai ser uma desculpa da minha parte para lidar com o que possa acontecer no jogo», frisou.

«Claro que preferia ter os jogadores cá, ainda por cima para a primeira jornada. Por exemplo, o Fucile foi jogar ao outro lado do mundo. Está a viajar há quase 40 horas», admitiu.  

F.C. Porto em Setúbal: Licá mais dez

Paulo Fonseca revela que o avançado será titular

 Paulo Fonseca revelou esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de domingo frente ao V. Setúbal, um dos jogadores que farão parte da equipa titular.

Questionado sobre a boa prestação de Licá no jogo da Supertaça, no passado sábado, frente ao V. Guimarães, o treinador abriu o livro. «O Licá fez um bom jogo, como eu esperava. Ele está num bom momento, como estão outros. Não vale a pena esconder que, em função do que o Licá fez, figurará no onze inicial para a partida com o V. Setúbal».

Recorde-se que o jogador se estreou, em competições oficiais, como titular no onze azul e branco e logo com um golo, frente ao V. Guimarães, num encontro em que os dragões venceram por 3-0 e conquistaram a Supertaça Cândido de Oliveira.

Paulo Fonseca: «Saída de Jackson não me tira o sono»

«Continuo a acreditar que ele vai manter-se entre nós», diz o treinador do F.C. Porto

Numa altura em que o mercado de transferências ainda não fechou, Paulo Fonseca ainda tem o plantel em aberto. Há jogadores que forçosamente serão dispensados, até pelo número de atletas na equipa, mas há outros que, mesmo que o F.C. Porto não queira, ainda poderão sair. Um desses nomes é Jackson Martinez que, ainda recentemente revelou que os dragões têm de decidir:ou melhoram as condições ou negociam a saída.
Mas o técnico portista afirma que não está preocupado com essa questão. «A saída de Jackson não me tira o sono», afirmou aos jornalista na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira jornada do campeonato, no próximo domingo, frente ao V. Setúbal.

«Continuo a acreditar que ele vai manter-se entre nós, porque nas conversas que tenho com ele, ele diz-me que está felicíssimo por estar aqui e nós felizes por o ter cá», garantiu Paulo Fonseca.

O F.C. Porto foi-se reforçando no mercado de transferências e até comprou o franco-argelino Nabil Ghilas, para o lugar de Jackson Martinez, mas a verdade é que a saída do colombiano não parece estar mesmo nas contas do clube.

Mas há ainda jogadores no plantel que também não entram nas contas. Paulo Fonseca já disse, por várias vezes, que terá de dispensar jogadores. Castro já foi emprestado para a Turquia e há mais atletas de saída. «As dispensas têm a ver com muita coisa. Com a vontade dos atletas, com o que achamos que são as melhores opções para dar continuidade à evolução dos jogadores. As situações estão a ser tratadas e, consoante o que vamos decidindo será o melhor para o clube e para os jogadores», frisou o técnico, sem revelar mais nomes de atletas dispensados.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando a gerir final de contrato

Desde o final da época de 2010/11 que Fernando tem vindo repetidamente a manifestar abertura para abraçar outro projeto, a primeira vez que o fez sem rodeios foi após a final da Taça de Portugal, com o V. Guimarães, a 18 de maio de 2011.

Tentativas que esbarraram sempre na intransigência dos dragões em negociar o ‘polvo’, substituto improvável mas que suplantaria alguém como Paulo Assunção, pedra então basilar que sofreu e muito na pele para rumar ao Atlético Madrid.

Fernando está em final de contrato, mas, já percebeu, continua a ser um dos imprescindíveis. A solução será continuar a esperar por sinal de boa vontade ou que se revele substituto à sua altura. 

in "abola.pt"

Danilo e Mangala em destaque na Europa

Os jogadores do FC Porto, Danilo e Mangala, surgem na lista de 50 jovens promessas do futebol europeu elaborada pelo jornal espanhol “Sport”.

Na descrição do internacional francês destacam a sua altura, velocidade e a facilidade que tem em ir à linha cruzar. Mas também dão conselho, considerando que o defesa do FC Porto assume vários riscos na defesa, cometendo erros de colocação que têm de ser corrigidos.

Já o jogador brasileiro dos azuis e brancos é destacado pelo seu remate forte, pela velocidade, pela facilidade em arranjar espaços e pela sua boa forma física. O diário espanhol considera assim que o craque tem ainda algumas coisas para corrigir, principalmente porque se precipita regularmente.

Nesta lista surgem ainda nomes como El Shaarawy e Balotelli, do Milan, David de Gea, do Man. United, Mario Götze, do Bayern Munique e Eden Hazerd, do Chelsea. 

in "record.pt"

Fucile elogia futebol ofensivo

A entrada de Paulo Fonseca significou uma viragem na carreira de Jorge Fucile. De proscrito com Vítor Pereira passou à titularidade na Supertaça, muito embora essa situação tenha sido pontual, já que Danilo deverá regressar ao onze em Setúbal. Em todo o caso, o internacional uruguaio está entusiasmado com este novo capítulo.

“Agora fazemos um jogo mais ofensivo, procurando atacar pelas alas em velocidade, e explorando também as entradas pelo centro em combinações. Creio que as equipas adversárias sentem-se fragilizadas com essa postura”, destacou o lateral, de 28 anos, agradado com os princípios de jogo incutidos por Paulo Fonseca.

Garantindo estar a atravessar um bom momento, Fucile assume que tem todas as condições para fazer tremer Danilo, dado que a sua história no FC Porto é feita de sucessos. “O objetivo é sempre o de jogar, tentando lutar por um lugar. Se estiver bem fisicamente, consigo-o. Vou para a oitava época no clube e fui sempre titular”, apontou.

in "record.pt"

Fucile e Reyes ainda não chegaram

Jackson, Quintero, Defour, Mangala e Ghilas já treinaram esta manhã no Olival às ordens de Paulo Fonseca, depois dos compromissos nqs seuas seleções.

O treinador do FC Porto não contou, na manhã desta sexta-feira, com Fucile e Reyes no treino, já que ambos ainda se encontram em viagem para Portugal, na sequência dos jogos disputados com as respetivas seleções.

No complexo do Olival, a equipa técnica liderada por Paulo Fonseca já pôde contar com Jackson, Quintero, Defour, Mangala e Ghilas, também eles recém-regressados dos compromissos com a seleção dos seus países.
 
in  "ojogo.pt"

Quintero "Substituir James? É um desafio"

Médio colombiano confessa-se determinado em fazer uma boa carreira com a camisola do FC Porto, no qual se tem sentido muito acarinhado.
 
Onde encaixar o talento de Quintero nesta equipa do FC Porto? A dúvida é legítima e ganha ainda maior pertinência na inevitável comparação com James. No entanto, o mais recente reforço do FC Porto já mostrou que é um jogador diferente do compatriota, mais médio, menos extremo. Mas será que também pode render ao mesmo nível numa ala?

"Não sei, não sei... Tudo depende dos conceitos de jogo do treinador e da forma como ele vê o futebol. Se tiver de jogar por uma ala, jogo, mas a verdade é que também tenho jogado mais pelo meio no FC Porto. Vamos ver o que pretende o Paulo Fonseca", explicou. 

in "ojogo.pt"