sábado, 31 de dezembro de 2011

Otamendi: "É aqui que luto por títulos"

Há uma curva de crescimento no FC Porto que permite a Otamendi augurar uma segunda metade de temporada cheia de sucessos. Apontando claramente à conquista do campeonato, o central argentino não deixa de reivindicar protagonismo para os dragões na defesa do título europeu, por muito que o sorteio tenha reservado um escaldante duelo com o Manchester City e com o compatriota Kun Aguero.
O presente é, porém, a Liga e o clássico com o Sporting terá impacto nas contas do campeonato. O foco do defesa é direccionado para a luta com o Benfica e nem a reabertura do mercado de transferências o faz desviar do caminho traçado...

Que balanço faz do ano que agora termina?
Faço um balanço muito positivo, sobretudo pelo que vivi no FC Porto. Estamos em primeiro lugar no campeonato e agora vamos atacar a Liga Europa. Queremos começar o novo ano da melhor forma e com a expectativa de conseguir algum título, procurando ainda repetir o sucesso a nível europeu.

É para continuar no FC Porto? Falou-se que era alvo do Roma, devido à lesão de Burdisso...
Sim, soube disso pelos jornais, mas não se concretizou oficialmente e por isso não posso dizer que tenha sido uma abordagem séria. Fico contente por uma equipa como o Roma estar interessada em mim, mas estou muito tranquilo. No FC Porto é que estou bem, porque aqui é que luto por títulos, por coisas importantes. Se der continuidade e puder melhorar, é certo que em algum momento terei a oportunidade de me transferir para um outro grande clube europeu.

Está ansioso por esse momento?
Não, nada disso. Não estou desesperado, tenho contrato com o FC Porto por mais três anos e sinto-me muito confortável. Desde que cheguei, conquistámos títulos importantes, lutamos sempre por grandes objectivos e isso agrada-me. Depois, e no dia em que chegar uma oferta, vou analisá-la com o clube para ver se é um salto para mim e se é conveniente para todas as partes. Estou tranquilo quanto a isso, quero pensar exclusivamente no que tenho para disputar com o FC Porto e logo pensaremos no futuro. Quando chegar algo concreto, avaliaremos, mas não é um objectivo a curto prazo.

O afastamento da Champions foi doloroso?
Sim, foi uma pena que não nos tenhamos apurado naquele último jogo. O problema é que não começámos a temporada da melhor forma, mas agora estamos a crescer, estamos cheios de vontade e estes seis meses que aí vêm serão importantíssimos para conquistarmos títulos. Vamos com tudo para a Liga Europa, somos campeões e queremos defender esse título.

O sorteio ditou um adversário difícil...
O City é uma equipa que está a um nível altíssimo, com grandes jogadores. Por exemplo o Kun [Aguero], que está a passar por um momento incrível. Mas o FC Porto também tem as suas estrelas, estamos a crescer e vai ser uma grande eliminatória. Oxalá que a vitória seja nossa.

Na época passada arrasaram em Portugal. Que se está a passar agora? Mérito de Benfica e Sporting?
Sim, é por aí. A verdade é que também não começámos muito bem, mas estamos a crescer, como disse, e estamos na frente com o Benfica. O Sporting está na perseguição, com uma boa equipa, e tentando entrar na luta. Temos que manter a concentração, porque é preciso elevar o nível para sermos campeões outra vez.

Agora há clássico com o Sporting.
Sim, um grande jogo. Vivemos os clássicos de forma apaixonada e é importante ganhar para continuarmos na frente e impedirmos que o Sporting se aproxime. Eles estão a fazer uma boa campanha, mas nós vamos a Alvalade com tudo para lhes ganharmos.

Tema selecção devolvido a Sabella

Otamendi parece ter pago a factura da derrota na Venezuela, a contar para o apuramento para o Mundial'2014. O central saiu dos eleitos do seleccionador Alejandro Sabella, mas não entra em especulações, devolvendo o tema ao técnico. "Eu sei que dou prioridade a ter uma continuidade no clube que me permita pensar na selecção. Depois disso, cabe ao treinador chamar-me ou não", delimitou, não se imiscuindo num campo que pertence a Sabella e sobre o qual não quer retirar grandes conclusões. Com 15 jogos e 1 golo pela alviceleste (marcado já esta temporada), Otamendi espera pelo regresso. "Estou tranquilo, porque sei que dão o máximo a cada dia. Mantenho sempre a esperança de voltar a ser convocado e jogar pela minha selecção", encerrou a propósito do tema.

in "ojogo.pt"

Dragões à procura do título ibérico em veteranos

Afastado da Liga dos Campeões por APOEL e Zenit, o FC Porto vai continuar a defrontar alguns dos clubes mais poderosos da Europa, mas no escalão de... veteranos. Pelo menos os espanhóis, com quem vai disputar a Liga Fertiberia a partir do próximo mês.
A competição terá dois grupos iniciais de seis equipas cada, que jogam no sistema de todos contra todos. Em casa, os portistas jogarão no Dragão Caixa (que vai estrear um piso sintético) e terão na equipa nomes como Vítor Baía, Fernando Couto, Paulinho Santos, Latapy, Rui Barros ou Fernando Gomes, entre muitos outros que habitualmente compõem a equipa de velhas guardas. Os adversários do FC Porto serão, na fase inicial, Celta de Vigo, Deportivo da Corunha, Sporting de Gijón, Sevilha e Málaga. No outro grupo estarão Barcelona, Real Madrid, Valência, Atlético de Madrid, Espanhol e o América, do México. Passam à fase seguinte os quatro primeiros de cada grupo.

in "ojogo.pt"

MERCADO

Teo é questão salarial


A intransigência de Teófilo Gutiérrez, que ameaça abandonar o Racing, pode ser apenas uma questão de dinheiro. Segundo o diário argentino "Olé", o avançado encostou o clube à parede e informou-o das condições para aceitar ficar: tornar-se o jogador mais bem pago do futebol argentino. Ainda de acordo com esse jornal, a nova direcção do Racing não respondeu à exigência, mas mostrou-se receptiva a pensar na hipótese de abrir os cordões à bolsa, desde que tenha a certeza que o esforço terá a devida retribuição do jogador.
Contactado por O JOGO, o empresário do jogador, Efráin Pachón, não confirmou a história e frisou novamente aquilo que o nosso jornal já ontem deu conta: novidades "só no espaço de duas semanas".
Certo é que o Racing continua a pressionar o jogador e a mimá-lo com acções de charme que o demovam da ideia de sair. A primeira vitória - fazer com que se apresente no regresso aos treinos - parece conseguida. "Foi uma conversa positiva. Teo é um jogador importante no projecto do clube e há disposição para que dia 4 de Janeiro se apresente", contou Roberto Ayala, ex-central do Valência e recentemente nomeado coordenador do futebol do Racing. "Falou-me de algumas promessas que lhe foram feitas e não cumpridas. Se tiver que ir à Colômbia para uma conversa cara a cara não haverá problema. A despedida foi boa e agora temos uma visão positiva", prosseguiu, em alusão à conversa telefónica que mantiveram nos últimos dias.
O futuro de Teo mantém-se, pois, num impasse. Para Otamendi, que foi confrontado por O JOGO com o assunto, o colombiano encaixaria bem no Dragão. "É um goleador extraordinário e tem condições para jogar na Europa. Esteve muito bem no Racing e se vier para o FC Porto será bem-vindo. Vamos recebê-lo da melhor forma."

"Decorrem conversas"

O negócio que visa a troca de Walter por Sebá, ambos na condição de emprestados, já decorre entre FC Porto e Cruzeiro. Falta agora confirmar se os dragões aceitam aquilo que foram os brasileiros a propor. "Estou de férias, mas sei que decorrem conversas nesse sentido", confirmou Valdir Barbosa, um dos directores da "Raposa", a O JOGO.
Se os portistas receberem Sebá, será numa perspectiva de avaliação futura, para saber se vale a pena adquirir o passe do jovem de 19 anos. Emerson Ávila, coordenador técnico do Cruzeiro, acha que sim. E foi assim que o descreveu à Rádio Renascença. "É um atacante de muita força e velocidade. É esquerdino, finaliza muito bem e ajuda muito a defesa. É um jogador em que apostamos muito", disse, acrescentando que acha que o negócio "pode ser interessante para as duas partes" e que o "o Cruzeiro está disposto a trocar."

"Walter seria excelente contratação"

É público o interesse do Cruzeiro em Walter e Kléber apoia a opção do clube brasileiro. "É um excelente jogador, brilhante, muito forte e que finaliza muito bem", descreve. É certo que a saída de Walter tira um concorrente directo a Kléber, mas não será por aí que o seu objectivo de chegar ao onze ficará mais facilitado, até porque os dragões estão no mercado. O camisola 11 recomenda o compatriota sem olhar para o próprio umbigo. "Se o Cruzeiro conseguir acertar com o FC Porto e com o jogador, será uma excelente contratação. Faz bastantes golos", concluiu. A saída de Walter deve estar por dias, tal como a contratação de um ponta-de-lança por parte dos dragões. Kléber é que parece intocável.

Hulk e Chelsea: outra vez

Tal como O JOGO havia antecipado na edição de ontem, Hulk foi notícia em Inglaterra pela suposta intenção de o Chelsea pagar a cláusula de 100 milhões de euros já em Janeiro. A notícia correu o mundo e serviu, pelo menos, para apontar os holofotes a Hulk.

in "ojogo.pt"

Beto e Sereno com o proveito que Castro e Atsu reclamam

Só três dos 18 dragões que jogaram emprestados na primeira metade da época não estão a tirar o devido proveito da colocação que o FC Porto lhes encontrou. Ukra - lesionado desde o Verão - não conta para esta estatística, que elege Ventura como o maior flop das decisões da SAD, habitualmente certeira, mas também sem explicação para o facto de Soares, no Recreativo de Huelva, e Sérgio Oliveira, no Malines, jogarem tão pouco.
Beto e Sereno são os expoentes máximos da utilidade de ser emprestado. Titularíssimos (e já figuras) de Cluj e Colónia, os dois foram recentemente chamados por Paulo Bento e espreitam a presença no Euro'2012. Para Beto foi um regresso à Selecção, mas Sereno estreou-se de forma inesperada depois da renúncia de Ricardo Carvalho.
Se a dupla é quem mais motivos tem para sorrir, há outros dois cujas prestações os fazem sonhar com a possibilidade de regressar ao Dragão a breve prazo: Castro e Atsu. O primeiro - que até esteve numa convocatória de Bento, em Agosto - é já bastante respeitado na exigente liga espanhola e está naturalmente mais experiente e habilitado para fazer, no futuro, sombra a Fernando ou João Moutinho. Já Atsu é, com três golos e quatro assistências, aquele que mais tem brilhado. Já se falou do regresso ao Dragão, mas não será por agora, pois embora o jogador assim o queira, o FC Porto prefere que cresça amparado.
Quanto aos três que pouco ou nada jogaram nos últimos meses, os dragões estão à procura de nova colocação que impeça a estagnação e cumpra os propósitos de uma cedência. Soares confirmou isso mesmo ao site "Huelva.24". Ventura depende da saída de Fabiano Freitas. Sérgio Oliveira, com aparições regulares enquanto suplente, é o caso mais duvidoso.

3 perguntas a

Christian Atsu
Extremo-esquerdo emprestado ao Rio Ave

1 Que balanço faz destes quatro meses de cedência?
Muito bom. Não esperava rebentar tão cedo. Está tudo a acontecer muito depressa. Estou a gostar muito de estar no Rio Ave.
2 Falou-se da possibilidade de voltar já ao FC Porto. Agrada-lhe ou acha cedo?
Preferia voltar já. É ao FC Porto que pertenço, é no FC Porto que sonho jogar e só lá poderia ser chamado à selecção do Gana. Apesar de ser difícil jogar, aprenderia mais.
3 Já teve algum feedback da SAD? Por exemplo quando marcou a Sporting e Benfica...
Ninguém me telefonou. Mas esses golos, principalmente ao Benfica, souberam muito bem...

in "ojogo.pt"

Ingleses e espanhóis na rota de Sapunaru

REVELAÇÃO FEITA PELO AGENTE FLORIN MANEA



É o agente FIFA, Florin Manea, que está encarregue de encontrar um clube para Sapunaru. O lateral romeno, de 27 anos, está de saída do FCPorto e tem mercado nos principais campeonatos do futebol europeu. Uma garantia dada, ontem, pelo seu empresário.
“Estamos em conversações com diversos clubes, mas como ainda não há nada concreto, não posso acrescentar muito mais”, começou por afirmar Florin Manea, abrindo depois um parêntesis para revelar o seguinte: “É com clubes ingleses e espanhóis que tenho falado com maior frequência.”
Resta agora encontrar quem apresente uma proposta que agrade ao FCPorto, mas isso pode até nem acontecer. “Eu acho que o Sapunaru vai deixar o FC Porto a título definitivo, mas se isso não vier a acontecer, então ele continuará por lá a lutar por um lugar na equipa titular”, garantiu o agente.
in "record.pt"

Incrível sorriso

RECORD ATRIBUIU O PRÉMIO ARTUR AGOSTINHO A HULK


Pela sétima vez, a primeira sem a presença física do seu patrono, Record atribuiu o Prémio Artur Agostinho. Este ano, a escolha recaiu no brasileiro Hulk, pelo extraordinário desempenho futebolístico do avançado do FC Porto ao longo de 2011 – e pelos títulos que alcançou.
É Givanildo, o homem, e não Hulk, o jogador de futebol, que lá vem. A explosão e a força ficam dentro de campo. Fora dele, como nas escadas que o conduzem ao lugar onde o esperamos, o brasileiro tem o sorriso de ambos, mas pouco de Hulk. Givanildo move-se com o vagar e a serenidade de quem está de bem com a vida, de quem está feliz. Não há repentismos, não há movimentos inesperados. E a tranquilidade só é abalada quando Pinto da Costa deixa as suas primeiras palavras ao jogador. “Hulk, podes ir embora que eu já recebi o prémio por ti”, diz. Givanildo responde com um sorriso à entrada desafiante do líder portista. “Ó presidente...”, deixa no ar, como quem já está habituado às brincadeiras do dirigente azul e branco.
Foi assim que começou a cerimónia de entrega do Prémio Artur Agostinho Record 2011 a Givanildo Vieira de Souza, agora, porque foi o futebol que apresentou ao longo de todo o ano que o elegeu, já como Hulk.
Hulk: «Ganhar na Luz teve gosto especial»
ENTREVISTA EXCLUSIVA
RECORD – O ano de 2011 foi o seu melhor de sempre?
HULK – Sem dúvida. Quando voltei a jogar depois de ter estado temporariamente afastado dos relvados na época anterior, senti que era muito importante estar bem. Penso que esse objetivo foi conseguido em termos individuais. Ultrapassar essas barreiras e não ser obrigado a parar por lesões graves ou castigos, ajudou. Depois, o ano foi marcante pelos títulos que conseguimos a nível coletivo, desde a conquista do campeonato sem derrotas até à vitória na Liga Europa.
Hulk: «Vou fazer tudo por tudo para estar no Mundial»

RECORD – O facto de jogar na posição 9 ajuda-o ainda mais a ser chamado à seleção do Brasil?
Hulk – Há quem considere que sim, mas a verdade é que eu cheguei lá quando jogava como extremo no FC Porto. Penso que o selecionador já sabe como jogo e, por isso, jogar como extremo ou ao centro é indiferente. Além disso, no Brasil ou no FC Porto, eu quero é jogar e ajudar as minhas equipas.
Hulk: «Senhor Artur, um dia vou jogar no FC Porto»
CUMPRIU A PROMESSA QUE FEZ AO MOTORISTA DO VILANOVENSE
RECORD – Desde muito cedo que acreditou ser possível cumprir o sonho de ser futebolista profissional? E é por essa razão que se explica o facto de ter deixado o Brasil ainda menor para jogar no Vilanovense, em Vila Nova de Gaia? Do outro lado do rio...
Hulk – Sim, eu tinha o sonho de ser jogador. Tornei-me profissional de futebol com apenas 16 anos, mas nunca imaginei ser respeitado na Europa como sou, ser reconhecido como sou, e ter o nome que tenho. Foram coisas que nunca me passaram pela cabeça nem que nunca meti na cabeça como um objetivo de vida.
in "record.pt"

Kléber garante que vai melhorar

Kléber também já chegou ao Porto e não escondeu que vai encarar o novo ano com a esperança de fazer mais e melhor que o alcançado na primeira fase da temporada. A pausa natalícia serviu para reflectir sobre o que fez e o que ainda pode fazer no Dragão.

«Trabalho sempre com o intuito de melhorar e é com esse objectivo que estou no FC Porto. Acredito que vou fazer uma segunda metade da época melhor que a primeira», avisou o ponta-de-lança brasileiro.

Recorde-se que Kléber foi titular no primeiro terço da época, mas depois foi vítima das alterações operadas por Vítor Pereira após a derrota em Coimbra.

Nessa altura, o treinador portista relegou Kléber para o banco de suplentes (chegou mesmo a ficar fora das opções em uma ocasião), colocando Hulk na posição de ponta-de-lança, adaptação que Vítor Pereira já considerou ser positiva.


in "abola.pt"

Souza não fecha porta da saída

Souza chegou esta manhã ao Porto depois de ter gozado um período de férias natalícias. O médio brasileiro, cujo futuro poderá passar por um empréstimo a outro emblema, diz que nada lhe foi comunicado, mas confessa necessitar de jogar com maior regularidade, até porque, tem como grande objectivo participar nos Jogos Olímpicos com a camisola do Brasil.

«As notícias que tenho sabido são pela Imprensa. Não manifestei vontade de sair do FC Porto, mas é óbvio que um jogador tem necessidade de alinhar com regularidade porque é isso que nos faz aparecer. No FC Porto, que é um grande clube, tem sido difícil isso acontecer», começou por dizer Souza, reiterando o desejo de jogar com maior regularidade.

«Quero jogar aqui ou noutro lado. O meu objectivo é jogar. É melhor que o faça no FC porto, no entanto, se não for possível, que seja em outro lugar. Tenho mais três anos e meio de contrato, tenho muita vontade de vingar neste clube e, na eventualidade de ser emprestado, a prioridade será sempre regressar e impor-me neste grande clube», confessou.

FC Porto campeão
Quanto ao desenrolar do campeonato, Souza diz que o FC Porto está na liderança com justiça, posição que vai manter até final da competição.

«O importante era manter o primeiro lugar. Continuamos fortes como na época anterior. A única diferença é que o Benfica não perdeu os jogos que perdeu na última temporada. Estou convencido de que o FC Porto é primeiro agora e será no final da época», afirmou, mostrando total respeito pelo Sporting, próximo adversário no campeonato:

- O Sporting é uma equipa mais complicada que na época anterior, mas vamos mostrar competência para vencer mais este jogo.


in "abola.pt"

Defour entra no terreno de Belluschi

Lesionado desde o jogo com o Zenit, a 6 de Dezembro, o médio Steven Defour queimou todas as etapas da recuperação estabelecidas pelo departamento médico do FC Porto e estará na linha de montagem para Alvalade na próxima semana. 

O internacional belga sofreu uma contusão na coxa esquerda após entrada dura de Fayzulin no último encontro para a Liga dos Campeões e falhou os jogos com Beira-Mar, Marítimo e P. Ferreira, com a paragem a ser aproveitada por Belluschi para encontrar lugar no onze. 

Com Defour à vista após quatro semanas na doca seca e Belluschi em rendimento acelerado nos últimos jogos, Vítor Pereira hesitará um pouco na escolha do médio que acompanhará Fernando e João Moutinho em Alvalade. É uma dúvida que se depara no meio de uma realidade absoluta, o treinador portista tem já definidos os restantes 10 elementos para atacar o leão.


in "abola.pt"