terça-feira, 8 de março de 2011

1º em tudo!

Melhor era impossível. O FC Porto domina a toda a linha e chega a esta altura da temporada no primeiro lugar em tudo o que é competição colectiva; lidera no futebol, mas também no hóquei em patins, andebol, basquetebol e até nos escalões de formação do futebol (ver em cima). A superioridade portista acentuou-se ainda mais este fim-de-semana, depois de os dragões terem saltado para o primeiro lugar também no hóquei em patins, precisamente a seguir a uma vitória sobre o rival de sempre, o Benfica. No entanto, é no futebol que a vantagem pontual é mais dilatada; os 11 pontos de diferença para o segundo classificado - o Benfica - não têm paralelo em nenhuma outra modalidade, onde, chegados a esta fase da época, continua tudo em aberto: no andebol, o FC Porto tem apenas mais um ponto do que o ABC, quando faltam disputar três jornadas antes de arrancar a fase final; no basquetebol soma mais dois pontos do que o Benfica, o segundo classificado; e no hóquei em patins partilha a liderança com o rival da Luz, embora tenha conquistado este fim-de-semana uma vantagem no desempate através dos confrontos directos - venceu os dois jogos ao Benfica.

Na eventualidade de conseguir conquistar os títulos nas quatro modalidades colectivas em que participa, o FC Porto igualará um feito até agora único, festejado apenas na temporada de 1998/99. Aliás, esse ano ficou marcado pela primeira conquista de Pinto da Costa no andebol, uma modalidade em que os portistas já não celebravam o título há 31 (!) anos. Actualmente, é no basquetebol que o FC Porto se encontra há mais tempo sem vencer o campeonato, mais precisamente desde a temporada de 2003/04.

Neste contexto, pode concluir-se facilmente que o FC Porto mantém intacto o domínio no desporto nacional, embora, nesta altura, esta afirmação seja acompanhada de reticências, uma vez que só no futebol o assunto parece estar definitivamente arrumado.

Juniores A

Duas vitórias e uma derrota em três jogos da fase final valem, para já, o primeiro lugar aos portistas. A liderança é repartida com o Guimarães, Benfica e Braga, embora o FC Porto tenha ganho vantagem através da diferença de golos - marcou, até ao momento, oito golos e sofreu apenas um. Este fim-de-semana vai jogar fora frente ao Sporting.

Juniores B

O FC Porto lidera destacado a zona 2 da segunda fase do campeonato nacional, que antecede a fase final. Os portistas têm 15 pontos, fruto de cinco vitórias em outros tantos jogos, com 31 golos marcados e apenas dois sofridos. O Guimarães segue no segundo lugar, com menos cinco pontos. Benfica, Padroense e Sporting lideram nas outras zonas.

Juniores C

Também nos juniores C o FC Porto lidera a zona B da segunda fase, embora só tenha disputado uma partida - venceu por 3-0 o Guimarães. No entanto, na fase que antecedeu esta, os portistas acabaram destacados no primeiro lugar, com 20 vitórias e apenas dois empates, para um total de 62 pontos. O Leixões, que ficou em segundo, fez 47 pontos.

A verdadeira equipa dispensa as estrelas

Sempre a reduzir o orçamento desde o fantástico plantel liderado por Branislav Pokrajac, em 2001/02 e 2002/03, o FC Porto de hoje é uma verdadeira equipa, sem grandes estrelas, mas revelando espírito de grupo e funcionando em colectivo.

Orientado pela segunda época consecutiva por outro sérvio, Ljubomir Obradovic, o plantel "perdeu" Eduardo Filipe, Manuel Arezes, Álvaro Rodrigues, Carlos Martingo, Dragan Jerkovic... e viu-se sempre reforçado com atletas preferencialmente jovens.

O FC Porto lidera a classificação do Andebol 1, tendo sofrido apenas três derrotas em 19 partidas, todas fora de casa e duas pela margem mínima: primeira em Braga, por 27-24, à segunda jornada; depois na Luz, por 31-30, à nona; e na última jornada, no Restelo, por 26-25, três dias depois de os dragões terem jogado em Espanha para a Taça EHF.
Utilizando uma defensiva forte e muito solidária, a outra grande arma dos portistas é o contra-ataque, que desenvolvem com grande eficácia (187 golos em 242 remates).

Curioso é o facto de, depois de ter interrompido um ciclo de 31 anos sem ser campeão em 1998/99, era então o actual director-geral, José Magalhães, treinador, o FC Porto ter ganho seis campeonatos. Em 12. anos...

Sempre na frente desde Outubro

Na única modalidade em que o título se decide após play-off, o FC Porto luta por enquanto por chegar à fase a eliminar na liderança. A equipa de Moncho López tem dois pontos de vantagem sobre o Benfica, com o qual jogará no dia 23, na Luz, depois de já o ter recebido no Dragão Caixa, à quarta jornada, tendo vencido por 91-74. Os dois rivais estão com um jogo em atraso, relativo à 15ª ronda, devido à Supertaça Compal, e, para além do clássico, o líder disputará quatro jogos (Ovarense, Académica, Illiabum e CAB Madeira) até ao play-off. Moncho López e sua equipa têm sabido ultrapassar as ausências do jogadores influentes, mantendo uma regularidade inatacável e que traz o FC Porto na liderança desde a primeira jornada. A única derrota do ano foi sofrida em Coimbra, na nona ronda, frente à Académica (76-71), actual terceira classificada e com a qual joga já no próximo sábado, mas em jogo relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal. No clube, é a única modalidade que nunca saiu do comando ao longo da época. Há seis anos que o FC Porto não é campeão, e este é um ano crucial.

Percorrer o caminho do decacampeonato

Na última década foi o hóquei que mais títulos rendeu ao FC Porto. Foram nove anos consecutivos como campeão, mais quatro Taças de Portugal e cinco Supertaças. A hegemonia é avassaladora e imune às sucessivas alterações de modelos competitivos. Este ano, o campeonato é corrido, tal e qual como no futebol, e o FC Porto lidera. Não o fez desde o início do campeonato, passando dez jornadas em segundo ou até em terceiro. Soma 18 vitórias (duas frente ao rival directo, o Benfica), um empate (em casa, frente ao Candelária) e duas derrotas (em Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis). Com a vitória no clássico de sábado (21ª ronda), o FC Porto recuperou o comando perdido em Viana à 10ª jornada e, daqui até ao final, as contas são simples. O FC Porto tem nove jogos pela frente. Para ser campeão, tem de chegar à 30ª jornada sempre vitorioso e, em caso de uma derrota, terá de esperar que o Benfica também deslize. Ao rival da Luz, nove vitórias não chegam, e o título se concretizará com uma derrota portista. A Oliveirense, que ainda recebe o Benfica, terá de ganhar todos os encontros, incluindo o último, frente ao FC Porto, no Dragão Caixa. Em resumo, os dragões apenas dependem de si para serem decacampeões e igualarem o Benfica em número de títulos (20).

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa sobre jogadores do Benfica: «Fazem dos cotovelos e agressões uma forma normal de jogar»

Corrosivo. O presidente do FC Porto diz que a expulsão de Javi García em Braga «já deveria ter acontecido há muitos jogos». Para Pinto da Costa, o médio espanhol e outros jogadores do Benfica fazem «dos cotovelos e agressões uma forma normal de encarar os lances». 

Questionado se tinha ficado surpreendido com reacção dos encarnados após a derrota com o SC Braga, no último domingo, Pinto da Costa foi taxativo.

«Nada surpreendido. É uma forma de tentar condicionar. São queixas de quem está habituado a estar acima da lei. Qualquer dia todos os árbitros pedem dispensa quando o Benfica joga fora. Estamos habituados a estas reacções extemporâneas», disparou.

E prosseguiu, em tom inflamado: «A expulsão desse jogador em particular [Javi García] e de outros já devia ter acontecido há muitos jogos. Fazem dos cotovelos e agressões uma forma normal de encarar os lances. Quando há um árbitro que cumpre as leis, fazem este alarido».

A expulsão de Javi García originou um livre que acabaria por resultar no primeiro golo dos minhotos, apontado por Hugo Viana. Pinto da Costa saiu em defesa de Roberto, mal batido no lance.

«É um excelente guarda-redes. Fez boas defesas em Braga, está a ser injustiçado», afirmou.


in "abola.pt"

Vieirinha poderá render 1,8 milhões

Vieirinha pode estar a caminho do Zenit, a confirmar-se um acordo válido por quatro temporadas que terá ficado acertado entre o português e o clube russo. Segundo O JOGO apurou, o PAOK terá acertado a venda do passe de Vieirinha por 6 milhões de euros, quantia a que terão de ser deduzidos cerca de 1,8 milhões de euros, correspondentes a 30 por cento dos direitos que o FC Porto ainda detém sobre o jogador. Ao que tudo indica, o encontro entre o CSKA de Moscovo e o PAOK, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, terá despertado o interesse no jogador, que deverá auferir cerca de 1,2 milhões de euros por temporada, abrindo um novo capítulo numa carreira que, depois da Grécia deverá passar pela Rússia. No Zenit, recorde-se, Vieirinha irá engrossar o clã de jogadores portugueses, juntando-se a Danny, Bruno Alves e Fernando Meira, que derrotaram o CSKA na Supertaça russa.

in "ojogo.pt"

"James vai crescer muito no FC Porto"

"Não há que apressá-lo, é um miúdo de apenas 19 anos que tem todo o futuro à sua frente. E se com essa idade já passou pelo futebol argentino e chegou à Europa, deve querer dizer alguma coisa, não? Tem muito para dar". O tom da voz é inconfundível. Nota-se que do outro lado do telefone fala um colombiano. E as suas palavras também são uma descrição da pessoa, moderada, tranquila, com ideias e conceitos claros, sem necessidade de declarações explosivas ou palavras estrondosas para descrever. Quem assim fala sobre James Rodríguez é Francisco Maturana, um dos treinadores mais importantes, se não o mais importante da história do futebol colombiano. Aos 62 anos, e no cargo de director técnico e de Desenvolvimento Desportivo da Federação Colombiana de Futebol, Pacho está a par da evolução de todos os seus compatriotas. "Mesmo se não dão os jogos, temos um programa de televisão que faz um resume de todos os nossos futebolistas que jogam no estrangeiro" conta a O JOGO.

Por isso mesmo, não é preciso uma grande introdução para que Maturana lamente a ausência de James no Sul-Americano de Sub-20. "Era necessário para ele continuar no seu clube porque se encontra em plena fase de adaptação, mas claro que teria sido importante para a Colômbia contar com James, mas já sabíamos que seria assim. Temos que nos conformar e acreditar que o cenário será diferente quando venha para o Mundial", comenta com o coração posto na sua selecção. E de seguida, oferece alguns elogios ao esquerdino que voltou a ter lugar no FC Porto - e a ser decisivo - graças à suspensão de Hulk. "James é um miúdo que está a mostrar que a confiança que depositaram nele tinha uma razão de ser. Encontra-se num processo de crescimento e está bem encaminhado. Teve de amadurecer desde muito novo com a chegada prematura à Argentina. Triunfou ali rapidamente e foi para a Europa. E não é fácil conseguir todo o que ele alcançou tão cedo. Esse é um grande mérito dele, mais ainda quando se consegue projectar tudo o que tem pela frente".

"Não vou explicar que classe de jogador é porque já toda a gente o descobriu e conhece bem", acrescenta Pacho, com uma humildade que o diferencia, ainda que a quantidade de pergaminhos que acumula na sua carreira o coloquem num patamar superior da opinião colombiana. Técnico da primeira equipa do seu país que ganhou um título internacional (a Libertadores de 1989 com o Atlético Nacional), da selecção que garantiu o primeiro triunfo oficial (Copa América 2001) e responsável pelo regresso da Colombia aos Mundiais em Itália 90, depois de 28 anos de ausência, Maturana vê em James um futebolista "com muita dinâmica e uma grande vocação ofensiva. Está sempre com os olhos na baliza adversária e tem um pontapé muito forte e colocado. Tenho a certeza que o FC Porto, como grande clube mundial, vai continuar a polir as suas características e a ajudá-lo a crescer, mas o importante é que tem grandes condições inatas. De um bom jogador sempre se pode fazer um ainda melhor".

O novo melhor amigo de falcao também cresceu ao lado de Hulk

Com Varela e Hulk em boa forma, James Rodríguez teve algumas dificuldades para se afirmar na equipa no início da época, mas acabou por ganhar o seu espaço, beneficiando das paragens forçadas dos companheiros do ataque. Primeiro foi Varela, depois Falcao e, no último jogo, foi Hulk a abrir espaço para a sua entrada directa para o onze onde se tem revelado decisivo, nomeadamente, nas assistências. Pelo caminho, já ganhou o duelo com Cristian Rodríguez pela preferência de André Villas-Boas

"Guarín tem muita qualidade"

James não é o único colombiano no plantel do FC Porto. Maturana também está atento à evolução de Guarín e Falcao no plantel portista. "Fico muito orgulhoso por ver três colombianos juntos e participando da excelente campanha de um clube tão importante como é o FC Porto. Imagino que para eles deve ser uma grande ajuda poderem estar juntos, conviver e manter alguns dos nossos costumes. Essa comunhão serve para que se sintam apoiados e isso reflecte-se naturalmente nos rendimentos individuais." destaca Maturana.
"Guarín, em particular, teve reconhecimento em França e tornou-se conhecido lá. Desde que chegou a Portugal, tem lutado muito para conseguir um lugar, mas tem muita qualidade e trata de o demonstrar cada vez que lhe dão uma oportunidade para fazê-lo", elogia Pancho.

"Falcao não falha, marca sempre"

A afirmação de Falcao no FC Porto e no futebol europeu não surpreende Maturana, embora tenha levantado alguns sobrolhos na Colômbia. O mais experiente treinador colombiano recorda que tanto ele como James e Guarín partilham um passado com pontos de contacto. "Os três fizeram um percurso semelhante, passando pela Argentina e chegando à Europa por mérito próprio" recordou antes de opinar sobre Falcao: "Muitas vezes foi questionado no nosso país e desvalorizavam a importância dos seus golos por serem marcados no campeonato português, mas é um avançado que não falha, marca sempre, também nas competições europeias. Vai ser muito importante para o futuro da nossa selecção que graças a ele, a Rodallega, Renteria e Adrián Ramos, entre outros, conta com muitas alternativas no ataque".

Para continuar ou talvez não...


O regresso de Hulk às opções para defrontar o CSKA de Moscovo - cumprida que foi a suspensão de um jogo frente ao Guimarães na sequência do quinto cartão amarelo visto em Olhão - pode levantar algumas dúvidas em relação ao onze inicial a apresentar por André Villas-Boas. O bom momento que James atravessa poderá levar o técnico a ponderar melhor as opções a fazer, até porque Varela tem estado uns furos abaixo do seu melhor rendimento nos últimos jogos. Em condições normais, Villas-Boas faria a opção pelo trio Hulk, Varela e Falcao, mas James vem assumindo um papel de maior peso na equipa, desequilibrando com iniciativas que têm rendido golos. Perante esta "boa dor de cabeça", é de admitir a possibilidade que o colombiano possa ganhar o lugar a Varela e surja no onze inicial frente ao CSKA de Moscovo, ele que se estreou na Liga Europa contra o CSKA de Sófia, marcando um dos três golos apontados pelos azuis e brancos.

O relatório do espião russo

DANNY É O AGENTE QUE NOS CONTA TUDO SOBRE O CSKA


Há sete anos na Rússia, Danny é o espião indicado para nos traçar a radiografia deste CSKA. Ora, um dado que salta à vista é que há vários jogadores que se mantêm no plantel moscovita desde que o português aterrou em Moscovo pela primeira vez, em 2005. Akinfeev, Ignashevich, os irmãos Berezutsky, Semberas, Aldonin e até Vágner Love (este com intermitências) marcam uma linha de continuidade numa equipa que promove jovens valores (Schennikov, Mamaev e Dzagoev à cabeça) e que oferece perigos vários ao FC Porto.
O internacional luso, que acabou de derrotar a equipa do Exército na Supertaça, acredita que os dragões são favoritos e aponta caminhos para o golo. “O ponto mais negativo do CSKA passa, a meu ver, pela forma como se organizam defensivamente. O bloco é muito subido e com o quarteto recuado em linha, o que deixa muito espaço nas costas”, desvenda, entendendo que jogadores como Hulk e Falcão podem fazer mossa. Aliás, foi uma desmarcação para o espaço vazio que fez a diferença no jogo de Krasnodar, resultando no tento de Ionov.
in "record.pt"

Ataque bipolar

BATALHA DE MOSCOVO JUNTA FALCÃO E HULK


A batalha de Moscovo vai voltar a juntar Falcão e Hulk no ataque do FC Porto, para satisfação de Villas-Boas. A única vez que a dupla esteve em ação num ambiente gélido as coisas correram bem. Viena assistiu a um verdadeiro recital do colombiano, com a devida colaboração do brasileiro. Desta feita o relvado não estará coberto de neve, mas o ar será muito mais frio. Nada que o fogo dos dragões não consiga aquecer...
Contudo, nessa noite só El Tigre logrou chegar ao golo. Uma situação que já aconteceu por uma dúzia de vezes esta época, especialmente numa fase em que o camisola 9 dominava a área adversária como ninguém no plantel portista. Só que as lesões arreliadoras que surgiram entre o final de 2010 e o início do novo ano afastaram-no dos relvados e colocaram o técnico perante uma nova realidade. Hulk surgiu como principal alternativa para comandar o ataque e a carreira da equipa não se ressentiu no campeonato e na Liga Europa. Os golos apareceram em número apreciável, revelando um concretizador que ainda não se tinha distinguido por essa faceta desde que chegou a Portugal, em 2008.
in "record.pt"

"Dragões" voltam a tentar igualar Sporting e Benfica na Liga Europa



 
O F.C. Porto pode igualar, quinta-feira, o recorde luso de triunfo numa só época nas taças europeias de futebol, caso vença em Moscovo, frente ao CSKA, na primeira "mão" dos oitavos de final da Liga Europa.
Depois de ter falhado a primeira hipótese a 23 de Fevereiro, no Dragão, face ao Sevilha, na segunda "mão" dos 16 avos (0-1, após o triunfo por 2-1 em Espanha), o "onze" de André Villas-Boas volta a ter a possibilidade de "repetir" o Sporting de 2004/2005 e o Benfica da época passada.
Com o triunfo na Andaluzia, o conjunto portista igualou o recorde do clube (oito triunfos), que havia sido conseguido na campanha vitoriosa de 2002/2003 (13 jogos), rumo à conquista da Taça UEFA, sob o comando de José Mourinho.
O jovem treinador do F.C. Porto tem, assim, a possibilidade de chegar, em 11 embates, à nona vitória, quando o Sporting e o Benfica precisaram de 13.
Na presente temporada, não é apenas o F.C. Porto que persegue este recorde, pois o Sporting de Braga também não está muito atrás: se vencer quinta-feira o Liverpool, no Axa, contabiliza o oitavo triunfo, ultrapassando o seu melhor registo de sempre - sete em 2008/2009, com Jorge Jesus.
Nestas contas "arsenalistas", não entram os dois triunfos na Taça Intertoto, que confeririam ao clube minhoto nove vitórias há dois anos.