terça-feira, 8 de março de 2011

1º em tudo!

Melhor era impossível. O FC Porto domina a toda a linha e chega a esta altura da temporada no primeiro lugar em tudo o que é competição colectiva; lidera no futebol, mas também no hóquei em patins, andebol, basquetebol e até nos escalões de formação do futebol (ver em cima). A superioridade portista acentuou-se ainda mais este fim-de-semana, depois de os dragões terem saltado para o primeiro lugar também no hóquei em patins, precisamente a seguir a uma vitória sobre o rival de sempre, o Benfica. No entanto, é no futebol que a vantagem pontual é mais dilatada; os 11 pontos de diferença para o segundo classificado - o Benfica - não têm paralelo em nenhuma outra modalidade, onde, chegados a esta fase da época, continua tudo em aberto: no andebol, o FC Porto tem apenas mais um ponto do que o ABC, quando faltam disputar três jornadas antes de arrancar a fase final; no basquetebol soma mais dois pontos do que o Benfica, o segundo classificado; e no hóquei em patins partilha a liderança com o rival da Luz, embora tenha conquistado este fim-de-semana uma vantagem no desempate através dos confrontos directos - venceu os dois jogos ao Benfica.

Na eventualidade de conseguir conquistar os títulos nas quatro modalidades colectivas em que participa, o FC Porto igualará um feito até agora único, festejado apenas na temporada de 1998/99. Aliás, esse ano ficou marcado pela primeira conquista de Pinto da Costa no andebol, uma modalidade em que os portistas já não celebravam o título há 31 (!) anos. Actualmente, é no basquetebol que o FC Porto se encontra há mais tempo sem vencer o campeonato, mais precisamente desde a temporada de 2003/04.

Neste contexto, pode concluir-se facilmente que o FC Porto mantém intacto o domínio no desporto nacional, embora, nesta altura, esta afirmação seja acompanhada de reticências, uma vez que só no futebol o assunto parece estar definitivamente arrumado.

Juniores A

Duas vitórias e uma derrota em três jogos da fase final valem, para já, o primeiro lugar aos portistas. A liderança é repartida com o Guimarães, Benfica e Braga, embora o FC Porto tenha ganho vantagem através da diferença de golos - marcou, até ao momento, oito golos e sofreu apenas um. Este fim-de-semana vai jogar fora frente ao Sporting.

Juniores B

O FC Porto lidera destacado a zona 2 da segunda fase do campeonato nacional, que antecede a fase final. Os portistas têm 15 pontos, fruto de cinco vitórias em outros tantos jogos, com 31 golos marcados e apenas dois sofridos. O Guimarães segue no segundo lugar, com menos cinco pontos. Benfica, Padroense e Sporting lideram nas outras zonas.

Juniores C

Também nos juniores C o FC Porto lidera a zona B da segunda fase, embora só tenha disputado uma partida - venceu por 3-0 o Guimarães. No entanto, na fase que antecedeu esta, os portistas acabaram destacados no primeiro lugar, com 20 vitórias e apenas dois empates, para um total de 62 pontos. O Leixões, que ficou em segundo, fez 47 pontos.

A verdadeira equipa dispensa as estrelas

Sempre a reduzir o orçamento desde o fantástico plantel liderado por Branislav Pokrajac, em 2001/02 e 2002/03, o FC Porto de hoje é uma verdadeira equipa, sem grandes estrelas, mas revelando espírito de grupo e funcionando em colectivo.

Orientado pela segunda época consecutiva por outro sérvio, Ljubomir Obradovic, o plantel "perdeu" Eduardo Filipe, Manuel Arezes, Álvaro Rodrigues, Carlos Martingo, Dragan Jerkovic... e viu-se sempre reforçado com atletas preferencialmente jovens.

O FC Porto lidera a classificação do Andebol 1, tendo sofrido apenas três derrotas em 19 partidas, todas fora de casa e duas pela margem mínima: primeira em Braga, por 27-24, à segunda jornada; depois na Luz, por 31-30, à nona; e na última jornada, no Restelo, por 26-25, três dias depois de os dragões terem jogado em Espanha para a Taça EHF.
Utilizando uma defensiva forte e muito solidária, a outra grande arma dos portistas é o contra-ataque, que desenvolvem com grande eficácia (187 golos em 242 remates).

Curioso é o facto de, depois de ter interrompido um ciclo de 31 anos sem ser campeão em 1998/99, era então o actual director-geral, José Magalhães, treinador, o FC Porto ter ganho seis campeonatos. Em 12. anos...

Sempre na frente desde Outubro

Na única modalidade em que o título se decide após play-off, o FC Porto luta por enquanto por chegar à fase a eliminar na liderança. A equipa de Moncho López tem dois pontos de vantagem sobre o Benfica, com o qual jogará no dia 23, na Luz, depois de já o ter recebido no Dragão Caixa, à quarta jornada, tendo vencido por 91-74. Os dois rivais estão com um jogo em atraso, relativo à 15ª ronda, devido à Supertaça Compal, e, para além do clássico, o líder disputará quatro jogos (Ovarense, Académica, Illiabum e CAB Madeira) até ao play-off. Moncho López e sua equipa têm sabido ultrapassar as ausências do jogadores influentes, mantendo uma regularidade inatacável e que traz o FC Porto na liderança desde a primeira jornada. A única derrota do ano foi sofrida em Coimbra, na nona ronda, frente à Académica (76-71), actual terceira classificada e com a qual joga já no próximo sábado, mas em jogo relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal. No clube, é a única modalidade que nunca saiu do comando ao longo da época. Há seis anos que o FC Porto não é campeão, e este é um ano crucial.

Percorrer o caminho do decacampeonato

Na última década foi o hóquei que mais títulos rendeu ao FC Porto. Foram nove anos consecutivos como campeão, mais quatro Taças de Portugal e cinco Supertaças. A hegemonia é avassaladora e imune às sucessivas alterações de modelos competitivos. Este ano, o campeonato é corrido, tal e qual como no futebol, e o FC Porto lidera. Não o fez desde o início do campeonato, passando dez jornadas em segundo ou até em terceiro. Soma 18 vitórias (duas frente ao rival directo, o Benfica), um empate (em casa, frente ao Candelária) e duas derrotas (em Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis). Com a vitória no clássico de sábado (21ª ronda), o FC Porto recuperou o comando perdido em Viana à 10ª jornada e, daqui até ao final, as contas são simples. O FC Porto tem nove jogos pela frente. Para ser campeão, tem de chegar à 30ª jornada sempre vitorioso e, em caso de uma derrota, terá de esperar que o Benfica também deslize. Ao rival da Luz, nove vitórias não chegam, e o título se concretizará com uma derrota portista. A Oliveirense, que ainda recebe o Benfica, terá de ganhar todos os encontros, incluindo o último, frente ao FC Porto, no Dragão Caixa. Em resumo, os dragões apenas dependem de si para serem decacampeões e igualarem o Benfica em número de títulos (20).

in "ojogo.pt"

Sem comentários: