domingo, 7 de outubro de 2012

FC Porto 2-0 Sporting: magia de Jackson e penalti de James

Jackson Martínez em ação no FC PortoDragões igualam o Benfica no topo da classificação, com 14 pontos, e os leões estão já a oito dos dois primeiros. 

O FC Porto derrotou o Sporting por 2-0, no clássico da jornada 6 do campeonato. Um resultado que permite aos dragões apanharem o Benfica, no topo da classificação, somando as duas equipas 14 pontos cada. Já os leões ficam a oito pontos dois dois primeiros.

No Dragão mandam os dragões
- A equipa da casa entrou a mandar no jogo e logo aos 3 minutos, João Moutinho rematava, depois de uma boa jogada coletiva. Ficava o primeiro aviso à equipa de Oceano Cruz que se apresentava com várias novidades, designadamente Izmailov a jogar a 10.

Jackson à Madjer
! - Rui Patrício foi cedo chamado a defender as suas redes, negando o golo a Jackson Martínez depois de o colombiano levar a melhor sobre os centrais rivais. Aos 10 minutos, o sucessor de Falcao não falhava e inaugurava o marcador, ultrapassando o guardião leonino de calcanhar. Um belo golo para ver e rever. O avançado portista recebeu a bola de Danilo e, de costas para a baliza, desviou à Madjer para o fundo da baliza.

A seguir, Vítor Pereira era forçado a fazer a primeira substituição no jogo, ainda antes dos 20 minutos, depois de lesão muscular de Maicon. Mangala entrou para o seu lugar e o momento acabou por coincidir com uma maior preponderância dos leões no jogo. A equipa de Oceano conseguiu equilibrar a contenda, impondo muita alma na disputa de cada bola, mas sem criar verdadeiras ocasiões de perigo.

Lucho falha penalti...
- Na segunda parte, o FC Porto começou por ter ocasião flagrante para ampliar o marcador, com um penalti assinalado a seu favor, depois de uma mão na bola de Cédric. O lance parece involuntário, com o jogador do Sporting no chão, mas o que é certo é que o árbitro apontou para a marca de castigo máximo. Lucho González não conseguiu contudo concretizar, atirando ao poste.

A segunda metade foi mais jogada a meio-campo, sem grandes oportunidades de golo, e fica marcada pela expulsão de Marcos Rojo, aos 73 minutos, com o segundo cartão amarelo. A jogar com menos um, a tarefa tornou-se ainda mais complicada para a equipa de Alvalade que só conseguiu criar uma verdadeira ocasião de perigo, com Pranjic a rematar, de livre direto, para uma grande defesa de Helton.

... James não
- A seis minutos dos 90, as esperanças leoninas ficavam por completo desfeitas, com o 2-0 do FC Porto. Novo penalti assinalado a favor dos da casa e desta feita, James Rodríguez não falhou. Antes, Mangala tinha atirado uma bola à trave e no seguimento do lance, o juiz assinalou falta de Boulharouz sobre Jackson, na área, num lance que suscita algumas dúvidas.
Ficha de Jogo:

Vítor Pereira e o golo de Jackson: «Ele faz aquilo nos treinos»

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações à «Sport TV» depois da vitória sobre o Sporting (2-0), no Estádio do Dragão, em jogo da 6ª jornada da Liga:

«Foi um jogo seguro, com várias ocasiões de golos, não permitindo ao Sporting, tirando este livre, bem marcado, ocasiões. Estou satisfeitíssimo com os jogadores, estão de parabéns. Satisfeito com o comportamento e com a união. Os adeptos também merecem, as nossas claques têm-nos apoiado sempre e merecem esta vitória».

[Repetiu pela primeira vez o onze. Foi o onze ideal?]
«Para este jogo foi».

[Gostou do gesto técnico de Jackson no lance do primeiro golo?]
«Não me surpreende porque ele faz aquilo muitas vezes nos treinos, é natural».

[O F.C. Porto continua com os mesmos pontos do que o Benfica, mas ganha pontos ao Sp. Braga]
«O importante é somar três pontos. É o nosso trabalho, é a nossa obrigação, foi o que fizemos». 

Jackson e o golo: «Pensei logo em resolver de calcanhar»

Colombiano assume liderança na tabela de marcadores

Jackson Martínez, autor do primeiro golo do F.C. Porto na vitória sobre o Sporting, comentando o lance em declarações à entrevista rápida da SportTV:

«É um passe do Danilo e a bola vem pelo meio, quando eu fico de costas para a baliza penso logo em resolver o lance de calcanhar. Golos bonitos? O importante é que marques e que a equipa some pontos. O importante é que a cada dia temos de ser melhores no que fazemos»

Elogiando a resposta do Sporting:
«Eles estiveram bem, tiraram-nos a bola durante muito tempo, mas nós sabíamos que aguentando a pressão, em três quartos do campo, podíamos sair e marcar. O exemplo de Falcao? Neste momento penso apenas em ajudar a equipa.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sporting, 2-0 (crónica)

Sociedade colombiana desata o nó de Clássico previsível

O assassino era o mordomo. O detetive Jackson Martínez e o assistente James Rodríguez descobriram três pontos para o F.C. Porto numa película previsível mas que não teve a balança tão desequilibrada como o arranque portista ameaçou fazer. Valeu a magia colombiana num Clássico que não deixará grandes marcas para o futuro. Aconteceu o que parecia evidente também pelo momento das duas equipas. Ganhou o F.C. Porto (2-0).

Jackson, esse, foi um ator de luxo num filme banal. O golo que marcou e que decidiu a contenda vai correr mundo. Fenomenal. Público rendido ainda nem dez minutos marcava o cronómetro. Danilo no passe, bola na coxa, calcanhar e golo. Obra de arte, gritou-se. Mais uma desta bela descoberta portista no campeonato mexicano. O F.C. Porto tem ponta de lança este ano. Os cinco golos na Liga, melhor registo até agora, são a prova disso mesmo.

A verdade, contudo, é que o brilharete de Jackson foi muito consentido pela linha defensiva sportinguista. Num onze com novidades, montado pelo interino Oceano, a entrada em jogo do leão foi terrível. Mansinho, atarantado. Sem cabeça para um filme de suspense e afundado no medo de viver uma noite de terror no Dragão.

Antes do golo, aliás, já Rui Patrício tinha evitado a festa num lance caricato, em que Lucho assiste Jackson sem querer, depois de levar com uma bola chutada por Rojo. Jogo para esquecer do argentino, mais tarde expulso. Era a face visível do nervosismo verde e branco.

Que também era esperado. Já lá vão seis jornadas na Liga e o Sporting continua sem rumo. Muda o treinador, mudam drasticamente as opções. Schaars foi titular a primeira vez. Elias passou de preterido a capitão. Gelson foi do onze para a bancada e levou consigo Capel e Labyad. O Sporting voltava a compor a manta. Mas por mais que a esticasse para um lado, acabava sempre por descobrir o outro.

O mais estranho nesta película foi o alheamento portista depois do golo. Havia, praticamente, um jogo pela frente, mas a equipa entrou num clima errático que permitiu ao rival equilibrar sem ameaçar. O Sporting terminou a primeira parte sem rematar, embora Danilo tenha evitado que Izmailov o fizesse na cara de Helton e Fernando tenha impedido que uma tentativa de Cedric chegasse à baliza. Pouco, claro.

Penalty não, penalty sim

O filme arrastou-se após o intervalo. Iam valendo as pipocas para apagar o nervosismo que só o resultado e o acumular de erros de parte a parte traziam. O maior, embrulhado em azar, pertenceu a Lucho Gonzalez, que desperdiçou um penalty forçado por mão na bola de Cedric. Foi ao poste e o filme continuou a arrastar-se, com a certeza de que só um «twist» de tirar o fôlego ainda o levaria para a rota dos prémios.

Vítor Pereira tentou com Atsu, lançou Defour e viu Alex Sandro sair lesionado, depois de Maicon o ter feito na primeira parte. Terminou com dez. Oceano voltou a fazer de Adrien um dez, experimentou Jeffrén e viu o último cartucho Viola esfumar-se com o 2-0, em mais um penalty duvidoso, agora por suposto agarrão de Boulahrouz a Jackson. James acabou com a incerteza. Elementar.

E a vida segue, como se disse. O F.C. Porto é líder outra vez, ao lado do Benfica. O Sporting tem um caminho mais árduo. Há um treinador para descobrir, uma equipa para recuperar. E muitos, muitos pontos que precisam ser somados. Porque o 10º lugar nesta altura não é só pouco condizente com o valor da equipa. É uma falta de respeito aos sportinguistas.  

in "maisfutebol.iol.pt"


FC Porto 2-0 Sporting 1º Golo | SÓ GOLOS por Tugalgolotv

F.C. Porto-Sporting, 2-0 (destaques dos dragões)

O «cha cha cha» de Jackson e as obras de Nico

A ESTRELA: Jackson Martinez
Todo o charme do cha cha cha naquele instante mágico: a bola amparada na coxa e o golp
e de calcanhar a deixar Rui Patrício em desespero. Definição brilhante de um colombiano descoberto nos confins das Chiapas e candidato a acabar com as saudades do mito-Radamel Falcao. Jogo de muito movimento, muita procura pela bola. Pormenores interessantes, uma outra arrancada a atestar a potência sua potência muscular e muitas dores de cabeça causadas a Bouhlarouz/Rojo.

POSITIVO: Nico Otamendi
Tremenda atuação! É fantástica a forma como consegue recuperar a posição e ganhar lances aparentemente condenados ao fracasso. Depois de ameaçar a baliza de Rui Patrício através de dois cabeceamentos perigosíssimos, fez-se notar pela determinação e arreganho colocados em cada um dos lances divididos junto à sua área. Aos 60 minutos levou com duas simulações de Izmailov e ainda esticou o pé para fazer o corte. E o que dizer do túnel a Viola, já perto do fim? Cheio de confiança.

NEGATIVO: Lucho Gonzalez
Não está aqui pela grande penalidade falhada. Esse terá sido apenas mais um momento infeliz numa atuação claramente nivelada por baixo. Mesmo tecnicamente falhou passes e receções que, normalmente, faz com toda a facilidade. Sem ritmo, aparentemente cansado, foi substituído demasiado tarde. Uma noite triste de um grande jogador.

OUTROS DESTAQUES

João Moutinho
Início sublime, ao nível do que demonstrara frente ao PSG. A exigir a bola, a definir na perfeição as linhas de passe e a surgir um par de vezes em boa posição para o remate. Talvez limitado pela acumulação do desgaste físico foi desaparecendo da partida. A equipa precisava de outro Moutinho, essencialmente na segunda parte. Reapareceu para colocar a bola na cabeça de Mangala. O francês fez estremecer a barra e na recarga deu-se a segunda grande penalidade do jogo.

Alex Sandro
Lesionou-se já perto do fim e Vítor Pereira estará preocupado. É natural. Nos dias que correm, o internacional brasileiro é um dos dragões em melhor forma. Notável no apoio ao ataque, surpreendentemente sólido nos momentos defensivos. Dribla, chuta, cruza e corre, corre, corre. Alvaro Pereira marcou uma era, é verdade, mas Alex Sandro tem tudo para ser melhor.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comparação

Godinho Lopes resolveu comparar-se com Pinto da Costa para sublinhar que não se sente fragilizado, mas o efeito foi precisamente o inverso 
 
1- Toda a gente sabe que há alturas em que tudo o que dissermos é usado contra nós. Depois de tanto tempo calado, esta é uma dessas alturas para Godinho Lopes e até por isso o presidente do Sporting devia ter mais cuidado com as afirmações que produz. A comparação com Pinto da Costa - que teve três treinadores em 2004/05 - para sublinhar que não se sente fragilizado, tem o efeito precisamente inverso: fragiliza-o e é certamente um lapso que deve ser descontado na tremenda pressão que se tem vivido em Alvalade nos últimos dias. De facto, 2004/05 foi um mau ano para o FC Porto e para Pinto da Costa mas aconteceu na ressaca da conquista consecutiva de uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Há comparação?

2- Vítor Pereira deu a única resposta possível a Danilo. O brasileiro "vai jogar onde a equipa necessitar e onde o treinador entender que ele é mais útil". Pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil pôr um jogador que custou mais de uma dezena e meia de milhões de euros no devido lugar. Vítor Pereira acha que esse lugar é o de lateral-direito e os resultados, tantas vezes usados contra o treinador do FC Porto, dão-lhe razão. Mesmo que não dessem, é a ele que compete decidir onde e quando cada jogador é mais útil, até por ser a ele que os adeptos cobram os tais resultados de que falava antes. Entretanto, até por aquilo que tem produzido, Danilo devia ser mais contido nas reivindicações que faz. Talvez o brasileiro se devesse mirar no exemplo de Maicon, que cresceu no lado direito até ganhar espaço ao centro. Afinal, normalmente, é preciso trabalhar antes de receber.

Jorge Maia in "ojogo.pt"

«Pinto da Costa é um excelente dirigente e já teve três treinadores numa época» - Godinho Lopes

Godinho Lopes entende que a sua posição na presidência do Sporting não fica fragilizada com a destituição de Ricardo Sá Pinto.

«Fragilizado? Eu não tive três treinadores na mesma época. Uma pessoa a quem reconheço competência, qualidade e que é um excelente dirigente, falo de Jorge Nuno Pinto da Costa, teve três treinadores e sentiu-se fragilizado? Há quantos anos lá está e quantos campeonatos ganhou depois disso? Vamos ser pragmáticos e pensar que há vida depois da vida e que eu não estou aqui para me defender, mas para defender o Sporting», atirou o líder leonino.  

in "abola.pt"

FC Porto x Sporting: Um clássico com batimentos distintos

Chegou o primeiro grande clássico da temporada. O FC Porto recebe (20h45) no Estádio do Dragão o Sporting Clube de Portugal, naquele que será o jogo oficial número 214 entre dragões e leões na história do futebol nacional.

A semana pré-clássico não podia ter corrido de forma mais antagónica para os dois velhos rivais. Se de um lado o FC Porto chega a este jogo depois de vencer o Paris Saint-Germain por 1x0 na Liga dos Campeões, vitória alicerçada numa excelente exibição, o leão passou pelo momento mais atribulado da época.

A derrota por 3x0 na Hungria, frente ao Videoton, levou ao despedimento de Ricardo Sá Pinto do comando técnico, nem 30 jogos depois de ter substituído Domingos Paciência. Oceano Cruz é a solução interina para comandar uma equipa que em cinco jogos na Liga venceu apenas um e na fase de grupos da Liga Europa ocupa a última posição.

Oceano e um Sporting em convulsão

Oceano Cruz, como referido, será o homem que esta noite vai liderar a equipa leonina, ele que até já passou por uma situação semelhante em 1997/1998, quando ainda era jogador. Nessa época, o Sporting chegou às Antas com um treinador interino – Francisco Vital -, depois de Octávio Machado ter saído de Alvalade.

Pois bem, nessa noite o Sporting empatou 1x1 e Oceano foi o autor do golo leonino, aos 12 minutos, de grande penalidade. Pouco depois, Mário Jardel, aos 22’, acabou por fazer o empate que perdurou até final.

FC Porto com vantagem no Dragão

Liga ZON Sagres 2012/2013
FC Porto (2.º)
5J  3V 2E 0D (13-4)
Forma: EVVVE
D1: Sporting (C) 07/10
Sporting (5.º)
5J  1V 3E 1D (5-5)
Forma: EDEVE
D1: FC Porto (F) 07/10
Se em 213 jogos o registo é equilibrado (77 vitórias para o FC Porto, 76 para o Sporting), o mesmo já não acontece se olharmos apenas aos duelos em casa do dragão. O saldo é favorável ao FC Porto, que ganhou 55 dos 103 jogos em casa, contra 17 vitórias do Sporting no norte. A última vez que os leões venceram em casa do rival azul e branco foi em 2007, por 0x1, com um golo de Rodrigo Tello.
Vítor Pereira deve apostar no mesmo onze, o de Oceano é uma incógnita
Para o duelo desta noite, Vítor Pereira deve manter a fórmula que levou ao sucesso frente ao PSG, com Danilo, Fernando e Varela a manterem-se no onze. Já do lado leonino as incógnitas são bem maiores, fruto da mudança no comando técnico. Ainda assim, é possível que Ricky van Wolfswinlkel regresse à equipa depois de ter começado o encontro na Hungria no banco de suplentes.

in "zerozero.pt"

Caminhada imparável na fortaleza do Dragão

série INVICTA pode atingir hoje os 60 jogos

É com o ambiente ainda aquecido pelo importante triunfo alcançado frente ao Paris Saint-Germain que o FC Porto vai receber um Sporting já de si escaldado pelo momento conturbado que atravessa.

O Dragão é um terreno temido por quase todos os clubes nacionais e os números justificam bem esse sentimento. Se os azuis e brancos se mantiverem invictos no seu terreno, esta noite, passam a somar 60 jogos na Liga Zon Sagres sem conhecer o sabor a derrota.

in "record.pt"

Procura-se novo herói

Jackson estreia-se frente aos leões

Em conjunto, Hulk e Falcão marcaram nove dos 13 últimos golos apontados pelo FC Porto ao Sporting.

A contabilidade, que se estende por 10 clássicos com os leões – remonta a 2008/09, primeira época do Incrível na Invicta –, dá forma ao caráter decisivo de que se revestiam os contributos dos dois avançados que deixaram saudades no Dragão. 

in "record.pt"

Alex Sandro tem gostado de James

"Tem tudo para ser o novo ídolo"

Em declarações exclusivas a O JOGO, o lateral-esquerdo elogia o colombiano. "É um jogador novo, mas já com grande experiência".
 
James anda nas bocas do mundo, sobretudo depois de ter deixado os franceses do PSG com elas bem abertas.

O golo que marcou na passada quarta-feira não pára de merecer elogios e agora foi Alex Sandro a deixá-los publicamente. "Ainda é um jogador novo, mas já com uma grande experiência, uma vez que já realizou muitos jogos ao mais alto nível. Está a demonstrar a sua grande qualidade e tem tudo para ser o novo ídolo dos adeptos. Ele vai fazer história no FC Porto."

Para trás, parece ter ficado Hulk. "O jogo com o PSG é a prova de que ele já foi esquecido pela nossa equipa. É um amigo que faz falta, não só dentro do campo, como também fora dele, mas temos de seguir em frente sem ele", concluiu.

in "ojogo.pt"

 

Gilberto marca nove na goleada em Fafe


O FC Porto Vitalis venceu este sábado no terreno do Fafe por 38-23, em encontro da quinta jornada do Andebol 1. Com este resultado, os Dragões seguem no terceiro lugar, com quatro triunfos e uma derrota. Gilberto Duarte foi o goleador de serviço, com nove tentos.

A goleada foi construída essencialmente na segunda parte, dado que ao intervalo os azuis e brancos lideravam por apenas 16-14. Pela equipa treinada por Ljubomir Obradovic marcaram João Ramos (2), Gilberto Duarte (9), João Ferraz (3), Filipe Mota (1), Belmiro Alves (2), Pedro Spínola (4), Daymaro Salina (4), Ricardo Moreira (8), Wilson Davyes (4) e Hugo Rosário (1).

in "fcp.pt"