domingo, 7 de outubro de 2012

FC Porto x Sporting: Um clássico com batimentos distintos

Chegou o primeiro grande clássico da temporada. O FC Porto recebe (20h45) no Estádio do Dragão o Sporting Clube de Portugal, naquele que será o jogo oficial número 214 entre dragões e leões na história do futebol nacional.

A semana pré-clássico não podia ter corrido de forma mais antagónica para os dois velhos rivais. Se de um lado o FC Porto chega a este jogo depois de vencer o Paris Saint-Germain por 1x0 na Liga dos Campeões, vitória alicerçada numa excelente exibição, o leão passou pelo momento mais atribulado da época.

A derrota por 3x0 na Hungria, frente ao Videoton, levou ao despedimento de Ricardo Sá Pinto do comando técnico, nem 30 jogos depois de ter substituído Domingos Paciência. Oceano Cruz é a solução interina para comandar uma equipa que em cinco jogos na Liga venceu apenas um e na fase de grupos da Liga Europa ocupa a última posição.

Oceano e um Sporting em convulsão

Oceano Cruz, como referido, será o homem que esta noite vai liderar a equipa leonina, ele que até já passou por uma situação semelhante em 1997/1998, quando ainda era jogador. Nessa época, o Sporting chegou às Antas com um treinador interino – Francisco Vital -, depois de Octávio Machado ter saído de Alvalade.

Pois bem, nessa noite o Sporting empatou 1x1 e Oceano foi o autor do golo leonino, aos 12 minutos, de grande penalidade. Pouco depois, Mário Jardel, aos 22’, acabou por fazer o empate que perdurou até final.

FC Porto com vantagem no Dragão

Liga ZON Sagres 2012/2013
FC Porto (2.º)
5J  3V 2E 0D (13-4)
Forma: EVVVE
D1: Sporting (C) 07/10
Sporting (5.º)
5J  1V 3E 1D (5-5)
Forma: EDEVE
D1: FC Porto (F) 07/10
Se em 213 jogos o registo é equilibrado (77 vitórias para o FC Porto, 76 para o Sporting), o mesmo já não acontece se olharmos apenas aos duelos em casa do dragão. O saldo é favorável ao FC Porto, que ganhou 55 dos 103 jogos em casa, contra 17 vitórias do Sporting no norte. A última vez que os leões venceram em casa do rival azul e branco foi em 2007, por 0x1, com um golo de Rodrigo Tello.
Vítor Pereira deve apostar no mesmo onze, o de Oceano é uma incógnita
Para o duelo desta noite, Vítor Pereira deve manter a fórmula que levou ao sucesso frente ao PSG, com Danilo, Fernando e Varela a manterem-se no onze. Já do lado leonino as incógnitas são bem maiores, fruto da mudança no comando técnico. Ainda assim, é possível que Ricky van Wolfswinlkel regresse à equipa depois de ter começado o encontro na Hungria no banco de suplentes.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: