quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FC PORTO B EMPATA NOS INSTANTES FINAIS

O FC Porto B voltou a perder pontos em casa nesta 10.ª jornada da Segunda Liga, desta vez com um empate perante o Sporting da Covilhã (1-1). Um golo de Fabrício, apontado aos 87 minutos, quase redundava numa derrota difícil de digerir, mas valeu o cabeceamento portentoso de Mikel, nos descontos, para igualar as contas.

A primeira parte foi disputada a um ritmo morno, com os azuis e brancos a beneficiar de maior posse de bola mas a sentirem sérias dificuldades para furar a barreira defensiva do SC Covilhã. Curiosamente, foi Mikel, médio-defensivo, quem primeiro conseguiu ganhar espaço no ataque e armar o remate, com um central adversário a cortar o lance a meio-caminho da baliza.

Ainda antes dos 20 minutos, a velocidade de Iturbe e a crença de David, em lances distintos e com Edu também como protagonista, como homem das tabelas, proporcionaram mais dois momentos de perigo junto ao sector recuado do SC Covilhã mas, em ambos os casos, faltou capacidade de tiro ao FC Porto B.

Mesmo assim, o domínio portista era notório e merecia que as acções de Sérgio Oliveira (com uma “bomba” a largos metros da baliza, aos 18 minutos) e Sebá (com duas excelentes iniciativas pela direita, abrilhantadas pela lógica desmarcação-finta-remate, aos 26 e 34 minutos) tivessem sido coroadas de sucesso. Não o foram e o intervalo chegou com o nulo no marcador.

O segundo tempo serviu para repetir o filme, com o FC Porto B na procura do golo e a ser infeliz na definição dos lances. A ala direita dos Dragões esteve particularmente inspirada e carrilou imenso jogo, ficando apenas a faltar o toque final. Sérgio Oliveira, de livre, Sebá, Edu, Quiño e Dellatorre, cada um à sua maneira, criaram ocasiões mais do que suficientes para desatar o nó, que teimava em persistir: os defesas desviavam a bola no limite, o guarda-redes defendia o que podia e até o poste ajudava o SC Covilhã a evitar o golo portista.

Dos derradeiros minutos destacam-se quatro momentos-chave: a perdida incrível de Dellatorre, isolado, após um contra-ataque bem conduzido por Iturbe; o penálti conquistado por Quiño, que Sérgio Oliveira bateu para defesa de Jorge Batista; o golo de Fabrício, de cabeça, contra a corrente do jogo, na sequência de um cruzamento que a defesa azul e branca ficou a ver passar e, finalmente, o merecido golo dos Dragões, anotado por Mikel aos 95 minutos, também de cabeça, na sequência de um canto. Do mal, o menos.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-SC Covilhã, 1-1
Segunda Liga, décima jornada
24 de Outubro de 2012
Estádio de Pedroso, Vila Nova de Gaia
Assistência: cerca de 300 espectadores

Árbitro: Luís Ferreira
Assistentes: Alfredo Braga e Tomás Santos

FC PORTO B: Stefanovic, David, Tiago Ferreira, Anderson Santos, Quiño, Mikel, Sérgio Oliveira, Edu, Sebá, Iturbe e Dellatorre.
Substituições: Vion por Sebá (84m).
Não utilizados: Elói, Fábio Martins, Frederic, Pedro Moreira e Tomás.
Treinador: Rui Gomes
SC COVILHÃ: Jorge Batista, Grilo, Gaspar, Samuel, Edgar, Dani Matos, Nené, Tarcísio, Gui, Pimenta e Moreira.
Substituições: Fabrício por Gui (58m), Carlos Manuel por Moreira (73m) e Filipe Fernandes por Nené (84m)
Treinador: Filipe Moreira

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Fabrício (87m) e Mikel (95m).
Cartões amarelos: Sebá (21m) e Pimenta (69m).


in "fcp.pt"

ATSU "Tudo é possível"

Christian Atsu está convencido de que a conquista da Liga dos Campeões não é uma miragem. Satisfeito com a prestação da equipa na Europa, o ganês não esquece o campeonato.


Chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões é uma exigência para o FC Porto, é o objectivo tornado público pela estrutura azul e branca, mas no balneário está presente um sentimento de que a equipa pode chegar bem mais longe.

Depois do experiente Helton ter falado do sonho de vencer a Champions, é a vez do novato Atsu aflorar o tema. O extremo ganês reconhece que a concorrência é "difícil", contudo o FC Porto está "concentrado em vencer todos os jogos e se continuarmos a funcionar como equipa, tudo é possível".

A vitória diante do Dínamo de Kiev, por 3-2, "foi muito importante", sublinha Atsu, porque deixa a equipa na liderança do grupo e a um passo de garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Objectivo campeonato
O sucesso europeu, alerta Atsu, não pode distrair a equipa dos outros objectivos. O jogador pontua que "temos de atenção também à Liga Portuguesa, continuando a trabalhar duro".

Atsu integrou o plantel de Vítor Pereira, esta temporada, depois de um ano de empréstimo ao Rio Ave. O Messi do Gana agarrou um lugar na equipa e não esconde que está "feliz" pelas prestações que tem tido e pelos resultados obtidos pelo clube.

O extremo foi lançado, ontem, na segunda parte do desafio com o Dínamo de Kiev. Esta época, Atsu já foi titular em seis encontros do FC Porto.


in "rr.pt"

Fernando e James no ginásio

ALEX SANDRO CONTINUA EM TRATAMENTO


O FC Porto começou a preparar o compromisso com o Estoril, na manhã desta quinta-feira, numa sessão que não contou com as presenças de Fernando e James Rodríguez.

O brasileiro e o colombiano ficaram pelo ginásio do centro de treinos, por forma a recuperarem do desgaste que tiveram na véspera, frente ao D. Kiev.

Quem também não subiu aos relvados do Olival foi o defesa-esquerdo Alex Sandro, que se lesionou na partida com o Sporting. '

O brasileiro continua a fazer tratamento ao seu problema físico e, por isso, ainda não vai entrar nas opções de Vítor Pereira para o compromisso com o Estoril.

De resto, refira-se que o treino de ontem foi realizado em conjunto com o da equipa B, com os jogadores dos dois plantéis a misturarem-se no início dos trabalhos, período que contou com a presença dos jornalistas.

Para amanhã está marcada nova sessão matinal, sendo que essa vai decorrer à porta fechada na sua totalidade. No final do apronto, Vítor Pereira apresenta-se em conferência de imprensa para lançar o próximo compromisso.

in "record,pt"

Dragões querem renovar com James

CONTRATO ATÉ 2017 E CLÁUSULA REVISTA


O FC Porto está interessado em negociar a renovação de contrato com James Rodríguez, de acordo com o comentador italiano da Sport Italia, Alfredo Pedullà.

Num artigo colocado no seu site, Pedullà revela que os portistas pretendem prolongar a ligação até 2017, aumentando também o valor da cláusula de rescisão.

Recorde-se que, em 2011, o colombiano renovou o contrato até 2016, tendo ficado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

O contrato anterior a este terminava em 2014 e tinha uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

in "record.pt"

Jackson como nunca se viu

ESTREIA A MARCAR NA CHAMPIONS E 1.º BIS À DRAGÃO


À terceira foi de vez. Ontem à noite, frente ao Dínamo de Kiev, Jackson Martínez finalmente estreou-se a marcar na Liga dos Campeões. Ao fim de 203 minutos em campo, divididos por três jogos na referida competição europeia, o Cha Cha Cha lá apontou o tão desejado golo – o 2.º da equipa – e, pela espera, ainda marcou outro aos ucranianos, facto também ele digno de realce, pois foi o seu primeiro bis de dragão ao peito. Até agora nunca tinha saído de uma partida oficial com mais do que um golo da sua autoria.

Estas não foram as únicas curiosidades relativas à prestação do internacional colombiano no compromisso de ontem. Na 3.ª jornada da Liga dos Campeões, Jackson Martínez também mostrou que sabe assinar golos fáceis. Ao serviço do FCPorto, o avançado já tinha marcado numa meia bicicleta, em drible sobre o guarda-redes, de calcanhar, à Panenka, de cabeça, com o pé direito e o esquerdo, mas faltava-lhe um golo... fácil. Foi o que aconteceu naquele que valeu os 3 pontos – e 1 milhão de euros... – ao FC Porto: cruzamento de Lucho González na direita e Jackson só teve que empurrar para o fundo das redes. Feitas as contas, o reforço leva agora 10 jogos oficiais pelos dragões e 8 golos marcados em três provas.

in "record.pt"

Wenger elogiou contratações dos portistas

FALA EM "POLÍTICA INTELIGENTE"


O treinador do Arsenal elogiou a política de contratações do FC Porto, considerando-a “inteligente e visionária”. Na sua coluna de opinião no “Eurosport”, Arsène Wenger deu os recentes exemplos de sucesso de Jackson Martínez e James Rodríguez para justificar a aposta dos portistas no mercado sul-americano. “O clube de Vítor Pereira tem uma política de contratações extraordinária na América do Sul, o que lhe dá uma vantagem significativa em relação a outras equipas. Para além disso, ainda consegue ter os melhores jogadores dos pequenos clubes portugueses”, apontou o treinador francês, comparando o FC Porto ao Bayern Munique, pela forma como recruta os jogadores.

Wenger reconhece que “Benfica e Sporting também conseguem ter recursos semelhantes, mas o FCPorto deve ser louvado, porque nos últimos 15 anos tem sido o mais consistente”.

in "record.pt"