sábado, 28 de janeiro de 2012

LAR, DOCE LAR

Depois de seis jogos e dois meses de ausência, o regresso a casa, de tão fácil e doce, proporcionou o repouso da equipa e a impaciência do treinador. Ainda que demasiado tranquila e merecedora de vários reparos de Moncho López, a exibição diante do Lusitânia revelou-se suficiente para compor uma diferença acima dos 20 pontos (72-51) e distinguir Rob Johnson como MVP.

Mesmo nas ausências de Stempin e Marçal, ambos lesionados, o campeão foi igual a si próprio. Para o bem e para o mal. Rápido e intenso na entrada, mas excessivamente relaxado mais adiante, enquanto lidava com os efeitos produzidos durante o primeiro estado, que lhe garantiu uma vantagem de 16 pontos ao final do período inicial.

A certeza do controlo absoluto do jogo não gerou mais do que uma quebra acentuada da produtividade atacante e a soma de dois pontos ao longo de toda a primeira metade do segundo quarto, o que provocou o primeiro sinal de irritação de Moncho López e o inadiável pedido de desconto, que travou a contagem decrescente da vantagem portista.

Apesar de insuficiente para garantir a reconciliação com o técnico galego, a segunda parte recuperou a normalidade, acelerada por três triplos de Diogo Correia e a eficácia de Rob Johnson, que mantiveram as distâncias acima da fasquia dos 20 pontos. A diferença resistiu, inclusive, à rotatividade profunda do plantel, que não permitiu a nenhum dos 11 utilizados atingir os 30 minutos em jogos.

Com 15 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências, Johnson distinguiu-se como o MVP da partida, que terminou com João Soares à beira de um duplo-duplo (11 pontos e 9 ressaltos) e no ponto exacto de uma boa exibição.

No final, durante a conferência de imprensa, Moncho López disse precisamente o que os seus gestos pressagiaram durante o encontro. “Vou para o balneário frustrado e chateado”, assumiu, ainda visivelmente desagradado com o desempenho da equipa e mesmo reconhecendo a atenuante das “dificuldades de leitura” provocadas pelo adversário.

FICHA DE JOGO

Campeonato da Liga, 14.ª jornada
28 de Janeiro de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 730 espectadores

Árbitro principal: Nuno Monteiro
Árbitros auxiliares: Pedro Maia e Jorge Cabral

FC PORTO FERPINTA (72): Reggie Jackson (6), Carlos Andrade (11), João Santos (5), Miguel Miranda (8) e Rob Johnson (15); Diogo Correia (9), João Soares (11), David Gomes (2), José Costa (3), André Boavida (2),Eduardo Guimarães (0)
Treinador: Moncho López

LUSITÂNIA (51): Ricky Franklin (16), Augusto Sobrinho (0), Mohamed Camara (14), Brian Mills (7) e Marcel Monplaisir (7); Brice Fantazia (7), Carlos Dias (0)
Treinador: Nuno Barroso

Ao intervalo: 35-20
Por períodos: 22-6, 13-14, 18-12 e 19-19



in "fcp.pt"

DRAGÕES “ROLARAM” EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS

O FC Porto Império Bonança continua 100 por cento vitorioso no campeonato nacional, em que é líder incontestado. No difícil rinque da Oliveirense, em encontro da 13.ª jornada, os Dragões venceram por 5-2, graças a golos de Caio, que “bisou”, Pedro Moreira, Tiago Santos e Reinaldo Ventura. Os azuis e brancos lideram a prova com 39 pontos.

Os Dragões entraram muito bem no jogo, não dando hipóteses ao adversário. Caio abriu o marcador logo aos três minutos e Pedro Moreira fez o 0-2 aos nove. A 30 segundos do intervalo, Tiago Santos fez o 0-3. Na segunda parte, a equipa da casa procurou reagir, mas seria Reinaldo Ventura a fazer o 0-4, aos 31 minutos. A Oliveirense ainda reduziu para 2-4, mas seria Caio a fechar a contagem, em cima do apito final.

No final, o treinador Tó Neves analisou a partida: “Fomos uma equipa competente e dominámos todos os momentos do jogo. A partir do 1-4 sentimos algumas dificuldades, e a Oliveirense conseguiu marcar de novo. É curioso que tenhamos feito o dobro das faltas... Foi um jogo bem conseguido, fomos solidários e dominámos do princípio ao final. A segunda parte foi mais difícil pela nossas falhas na concretização. Agora vamos ter uma semana para preparar o jogo com o Benfica”.

O FC Porto Império Bonança alinhou e marcou: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (1), Caio (2) e Pedro Gil. Jogaram ainda: Filipe Santos, Gonçalo Suíssas e Tiago Santos (1).



in "fcp.pt"

Cristian Rodríguez regressa aos convocados

VION CONTINUA NOS ELEITOS



Cristian Rodríguez está de regresso aos convocados do FC Porto, após recuperar de lesão. O uruguaio foi chamado para o jogo com o Gil Vicente, domingo, 19 e 15, por troca com Fernando, que está suspenso por acumulação de amarelos.
O junior Vion mantém-se nos eleitos. De fora ficaram Guarín e Alex Sandro (treino condicionado), Hulk e Sapunaru (trabalho de ginásio), Rafa (em repouso) e Djalma (ao serviço da seleção de Angola).
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton, Bracali
Defesas: Danilo, Maicon, Rolando, Otamendi, Mangala, Alvaro Pereira
Médios: Souza, Belluschi, João Moutinho, Defour, Cristian Rodríguez, Iturbe
Avançados: Kléber, Varela, James Rodríguez, Vion
in "record.pt"

McCarthy diz que será sempre "meio portista, meio sul-africano"

O futebolista sul-africano Benny McCarthy confessa que o clube do qual sente mais saudades é o F.C. Porto e que se sentirá para sempre "meio portista, meio sul-africano".
Aos 32 anos, a cumprir a sua primeira época no Orlando Pirates, clube que escolheu para vir terminar a carreira no seu país depois de 16 anos na Europa, o ponta de lança fala com entusiasmo indisfarçável dos anos que passou no FC Porto, dos sucessos e títulos ganhos no clube português e dos amigos que lá deixou.
E não esquecerá nunca, garante, o que é ser treinado por aquele que considera o melhor do mundo: José Mourinho.
"Mourinho é, e sempre vai ser, o melhor treinador do mundo e ser treinado por ele é uma sensação que não esqueço", disse, convicto, à Lusa o avançado que representou também Celta de Vigo, Blackburn e West Ham.
"No FC Porto foi onde tive mais sucesso e conquistei mais títulos e também onde fiz mais amigos, como Deco, Carlos Alberto, Maniche, Costinha (um dos meus melhores amigos no futebol), Bosingwa, Carvalho, Vítor Baía, Jorge Costa, Secretário. Foi onde aprendi muito e onde tive o maior treinador do mundo", confessou.
Para Benny McCarthy, regressar ao futebol sul-africano ao fim de 16 anos, é uma oportunidade de dar aos seus compatriotas, em particular os mais jovens, um pouco do que aprendeu na Europa.

"Quando regressei, o ano passado, o futebol sul-africano era totalmente diferente do que quando parti. O Mundial de 2010 mudou muito, para melhor, o nosso futebol. Foi uma boa sensação, a de dar de volta o que aprendi na Europa nestes anos todos", diz McCarthy, um jogador temperamental, muitas vezes considerado um "enfant terrible" do futebol sul-africano.
McCarthy, que foi o grande responsável pela contratação do avançado Luís Boa Morte, que esta semana foi apresentado como novo reforço do Orlando Pirates, confessa ser "um enorme prazer" ter a seu lado um jogador com a qualidade do extremo português.
"Ele jogou em clubes como o Arsenal, o Fulham, Southampton e West Ham e note-se que é muito difícil jogar na liga inglesa, uma das mais fortes do mundo. Se ele lá passou 14 anos da sua vida, o que faz dele um jogador com muita experiência, pode agora ensinar muito aos jovens da África do Sul", conclui o avançado que tem feito estragos nas defesas adversárias no seu regresso à terra natal.

in "jn.pt"

OLIVEIRENSE TRAZ "BOAS E MÁS RECORDAÇÕES"

Reinaldo Ventura fez ao www.fcporto.pt a antevisão do Oliveirense-FC Porto Império Bonança (13.ª jornada do campeonato nacional, sábado, 15h05), recordando os anteriores duelos com a formação detentora da Taça de Portugal.

Na recta final da primeira volta, em que surgem os confrontos com as equipas mais bem classificadas da época transacta, a equipa está preparada para os desafios, garante.

O jogo com a Oliveirense marca o arranque de um ciclo complicado de jogos...
Vamos entrar num ciclo muito difícil, que, na minha opinião, já começou com o Valdagno, de uma forma que não esperávamos. Vamos ter três jogos muito difíceis [Oliveirense, Benfica e Candelária], que poderão ser decisivos, e vamos entrar para vencer e continuar na frente do campeonato, se possível alargando a nossa distância face aos adversários mais directos.

O desaire frente ao Valdagno está ultrapassado?
Custa-nos muito digerir as derrotas. Esse sentimento não vai passar assim tão cedo, mas é isso que nos faz querer continuar a ganhar. Não gostamos de repetir esses momentos e queremos muito provar que se tratou de um erro de percurso e recuperar o espaço perdido na Liga Europeia, em que estávamos em primeiro lugar, isolados. Queremos recuperar esse primeiro lugar.

Foi devido a essa derrota que fizeram na quarta-feira um jogo diferente, mais calculista [vitória por 9-3 sobre o Gulpilhares]?
Foi um jogo diferente, em que o nosso grande objectivo era sofrer o mínimo de golos possíveis, e acabámos por cumprir esse objectivo. Não terá sido o tipo de jogo a que os adeptos estão habituados, mas acho que todos perceberam onde queríamos chegar.

Como está o Reinaldo Ventura fisicamente? Está recuperado da lesão no nariz?
O nariz ainda está em recuperação. Para regressar aos níveis físicos anteriores preciso de tempo e trabalho. Jogar com a tala torna-se num pequeno sacrifício que qualquer jogador teria de fazer num caso como este. Agora, é uma questão de esforço e dedicação. Depois de entrar no rinque nem penso nesse problema e continuo a fazer o melhor que consigo.

Como será o desafio frente à Oliveirense?
Será difícil, com certeza. A Oliveirense tem uma grande equipa e os jogos entre as duas formações têm sido interessantes. Na época passada perdemos em casa deles e ganhámos em nossa casa, no jogo que nos permitiu sagrarmo-nos campeões, e perdemos para a Taça de Portugal. Ou seja, a Oliveirense traz-nos boas e más recordações. Sabemos que são uma equipa que nos vai dar bastante luta, mas estamos preparados. Queremos ganhar e continuar no primeiro lugar.



in "fcp.pt"

Liedson na agenda do FC Porto

FC Porto quer garantir o empréstimo do avançado luso-brasileiro Liedson, de 34 anos, antigo jogador do Sporting e atualmente no Corinthians.

De acordo com o semanário Grande Porto, os dirigentes do FC Porto estão a tentar garantir o empréstimo por cinco meses do goleador, de 34 anos, isto quando faltam quatro dias para fecho do mercado.

O jogador também estará interessado em marcar presença no Europeu pelo que ao jogar no Brasil não se afigura fácil, visto que até ao momento não foi convocado. 

As restantes hipóteses para o ataque, os colombianos Jackson Martínez e Teofilo Gutíerrez, avaliados em cerca de oito milhões de euros, serão demasiado caros para a atual disponibilidade financeira dos azuis e brancos.


in "abola.pt"

Comandante que apaixona

LUCHO FOGE AO PERFIL HABITUAL DOS REFORÇOS



É uma hipótese de negócio que permanece em aberto. Lucho González quer deixar o Olympique de Marselha e sonha com o regresso ao FC Porto. No Dragão, El Comandante seria bem-vindo, mas para que tal seja realidade será necessário que se conjuguem diversas condições: a começar na desvinculação do argentino do seu atual clube e a terminar na aceitação de ordenado na linha da folha salarial vigente na Invicta.
Mas, afinal, que razões estão na base da possível chegada de um reforço que foge ao habitual perfil da SAD azul e branca? É que Lucho é...El Comandante. O argentino, que completou 31 anos este mês, apresenta-se como uma espécie de “3 em 1”: um jogador de reconhecidas qualidades futebolísticas – o Marselha pagou 18 milhões de euros pelo seu passe no verão de 2009; que já provou ter capacidade para ser uma referência da equipa tanto dentro do campo como no próprio balneário; e que criou uma relação muito próxima com os adeptos azuis e brancos nas quatro épocas em que esteve na Invicta, enfim, uma velha paixão das bancadas do Dragão.
in "record.pt"

Luís Alvaro de Oliveira: «Proposta do FC Porto pelo Ganso foi cómica»

O presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira, revelou esta sexta-feira que o FC Porto apresentou uma proposta pelo craque Paulo Henrique Ganso, só que os números enviados para o emblema paulista foram "cómicos".
"Não vou sequer negociar. O valor está muito abaixo do pedido. A proposta do FC Porto foi cómica, para não chamar de trágica. Deve estar a faltar algum número ali... deve ter sido um erro de digitação", ironizou líder santista.
"Não posso negociar abaixo dessa cláusula de rescisão, que se situa nos 50 milhões de euros", informou o presidente, em entrevista à "Sport TV" brasileira.
"Vou responder na segunda-feira educadamente dizendo que não temos interesse na proposta", prosseguiu.
in "record.pt"

Empresário de Guarín confirma negociações com Inter

AO PORTAL ITALIANO "FCINTERNEWS"



Marcelo Ferreyra, empresário o portista Fredy Guarín, admitiu esta sexta-feira que está a negociar uma possível transferência do médio colombiano para o Inter Milão, fala numa grande oportunidade e tem fé que a operação seja bem sucedida.
“Estou a trabalhar num acordo com o Inter, é uma grande oportunidade. De momento, ainda não há nada oficial, mas espero que chegue uma proposta rapidamente. É uma grande, grande oportunidade para o Guarín e acredita em deus para fechar esta operação”, revelou Ferreyra ao portal italiano “FcInterNews”, rejeitando tecer mais comentários, por “estar muito ocupado”.
in "record.pt"

Mercado

Ganso negociado


O FC Porto está interessado em Ganso e já fez uma proposta formal pelo médio do Santos. A ideia será contratar o jovem (22 anos) já nesta janela do mercado, mas também existe a possibilidade de Ganso só chegar no Verão. Isto se o FC Porto conseguir convencer o Santos a negociar, o que parece ser complicado, a julgar pelas declarações do presidente do clube. "Propostas como estas, eu diria que são cómicas, para não dizer trágicas. Diria que tem um erro de digitação, na proposta tem um 0 a menos. Mas vou responder segunda-feira [véspera do fecho do mercado] dizendo que não temos nenhum interesse e mandar uma cópia para os sócios dos direitos dele", referiu Luís Álvaro de Oliveira no programa Arena, da SporTV brasileira.
O Santos porém, não fecha as portas à saída de um dos seus principais activos. "Na hora em que ele quiser sair, eu não quero ser um obstáculo. É lícito que o jogador também desista no meio do contrato, mas para isso existe uma multa contratual para a rescisão unilateral", frisou. Ora essa cláusula é de 50 milhões de euros. "Nesta conjectura de mercado nenhum clube do mundo pagaria esse valor. Ainda não está ao nível de um Kaká ou de um Ronaldo. Ele ainda não estourou na Europa", lembrou a O JOGO Diogo Kotscho, assessor do médio, que raramente fala com a Imprensa.
Confrontado pelo nosso jornal com as declarações do presidente do Santos, Kotscho deixou um aviso. "O que ele disse é um exagero. Estamos a falar de uma negociação que ainda não acabou. Aliás, está a começar. A oferta do FC Porto não deve ser assim tão baixa se o DIS, que detém 55 por cento dos direitos económicos do Ganso, ficou satisfeito. Não tenho conhecimento dos números em questão, mas a oferta não será trágica ou cómica seguramente", frisou.
O assessor garante que Ganso tem vontade de sair do Santos e assinar pelo FC Porto. "Mas os clubes precisam de chegar a um acordo primeiro", alerta. "Entre o Ganso e o FC Porto será fácil chegar a um entendimento. É o momento de ele sair", sublinhou, explicando as razões do sim aos dragões. "O FC Porto disputa sempre a Liga dos Campeões e ganha títulos. E o campeonato português também é muito interessante, o que pesa muito. O FC Porto é uma grande montra porque disputa grandes competições. Além disso a língua facilita a integração de um jovem como ele", referiu.
As más relações entre o grupo DIS e o Santos não são, para o assessor do médio, um entrave. "As negociações não são feitas com base em relacionamentos, mas em interesses financeiros. A má relação do Santos com o DIS não é de agora e isso não prejudicou o acordo com o Danilo", lembrou. E Ganso até já terá falado com o antigo companheiro sobre o FC Porto. "É natural que lhe tenha ligado. E ao Alex Sandro. Eles eram muito amigos e o Danilo até é representado pela mesma empresa", referiu.
Ganso
NOME COMPLETO Paulo Henrique Chagas de Lima
IDADE 22 anos (12/10/1989)
ALTURA 1,82 m
PESO 78 kg
POSIÇÃO Médio-ofensivo
CLUBE Santos (desde 2008)

Um pensador de jogo que tem de ir à bruxa

Começou muito novo no futebol de salão, no modesto Tuna Luso. A técnica apurada, dizem, foi aperfeiçoada nesses torneios. Aos 15 anos trocou o piso sintético pelos relvados para jogar nas camadas jovens do Paysandu, de onde se mudou para o Santos pouco depois. Em 2007 sofreu uma lesão que o obrigou a parar seis meses. Seria a primeira de muitas. Mesmo assim, a qualidade que mostrava em campo e a forma como desequilibrava os jogos pela equipa júnior do Santos despertou a atenção de muitos clubes. Em 2008, o camisola 10 - a mesma que Pelé usou na Vila Belmiro - já era apontado como uma das grandes revelações do Brasil. Aos 18 anos estreou-se na equipa principal e foi conquistando o seu espaço e influência na equipa. O Santos apressou-se a renovar o contrato (2014) incluindo uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Só que a praga de lesões não o larga. Em Agosto de 2010 sofreu uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo e esteve parado sete meses. Voltou em Março do ano passado, mas jogou pouco tempo. Em Maio nova lesão muscular - coxa direita - e um mês e meio no estaleiro. Em Setembro, foi a vez de a outra coxa ceder e mais 45 dias de inactividade.~

Mais estatuto que regularidade

Com 68 jogos no campeonato ao serviço do FC Porto, Belluschi é um jogador de qualidade insuspeita, mas que parece ter ficado sempre distante da regularidade que prometia. Indiscutível foi apenas com Villas-Boas, mas até na temporada passada perdeu o lugar, em prejuízo de um Guarín que cresceu muito na segunda fase da época. Guerreiro, tacticamente culto e com pormenores de qualidade no último terço do campo, Belluschi tem um perfil que o distingue da concorrência, sem no entanto lhe garantir lugar no onze. Com 28 anos (faz 29 em Setembro), tem cartel na Europa antes do regresso prometido ao River Plate e é essa fama que lhe permite agora chegar à Serie A italiana. O FC Porto pagou 5 milhões de euros por 50 por cento do seu passe em 2009, esperando que o Samurai pudesse colmatar a vaga deixada por Lucho González. Ora, dessa comparação poucos poderiam sair a ganhar. Belluschi não foi excepção...

Belluschi tem caminho aberto para Génova

Andou Itália a namorar Guarín durante todo o mês para, feitas as contas, a porta da Serie A se escancarar, agora, para outro médio do plantel. O FC Porto está em negociações muito adiantadas com o Génova para a cedência de Belluschi até final da temporada, ficando fixada uma opção de compra de 5 milhões de euros. A operação não ficou ainda concluída porque, ao que tudo indica, o argentino vai ser convocado para o jogo de amanhã, até porque Vítor Pereira só conta com 14 jogadores de campo para formar a convocatória, entre lesões e o castigo de Fernando.
Belluschi deve despedir-se em Barcelos, seguindo depois para o Luigi Ferraris, onde tentará convencer o Génova a avançar para a sua aquisição definitiva. O argentino ficou agastado com a novela da sua renovação com o FC Porto, interpretando o congelamento das negociações como um sinal de que o vínculo até 2013 não seria revisto. Tendo custado 5 milhões de euros, depressa se percebe que a SAD dificilmente arriscaria a que pudesse sair a custo zero no termo do contrato, pelo que o adeus se tornava previsível, se não agora, no final da temporada.
O interesse do Génova, que assegura os seus salários, cria condições para que o FC Porto recupere parte do investimento numa fase em que Belluschi perdeu algum protagonismo entre as primeiras opções de Vítor Pereira. O perfil do argentino sempre foi muito elogiado na Invicta, ao ponto de ser visto como um elemento de relevo no balneário, mas as condições parecem concorrer para que Guarín seja "reforço" para a segunda metade da temporada, saindo Belluschi.
O agente do colombiano continua em contactos com o Inter, mas a SAD insiste que não tem propostas pelo camisola 6.

Lucho faz amanhã o último jogo pelo Marselha

Lucho de regresso ao FC Porto ainda não passa de uma hipótese que precisa de muitas cedências por parte do jogador e do Marselha para que se torne realidade. Porém, ao que O JOGO apurou, o médio deve fazer amanhã o último jogo com a camisola dos franceses, diante do Rennes. Na segunda-feira, Federico Simonian, empresário de El Comandante, vai reunir-se com Vincent Labrune, presidente do Marselha, para acertar a saída do jogador. O destino? Para já é uma incógnita, mas se depender dele, será o Dragão. O Marselha está a atravessar problemas financeiros e como Lucho tem o contrato mais alto do plantel, o clube aceitou libertá-lo, tendo pedido que faça este último jogo, com o Rennes.
Ontem, Deschamps, treinador do Marselha, garantiu desconhecer o interesse do FC Porto. "Não há caso. Ao dia de hoje, o presidente não me disse: 'Há um clube interessado e a proposta agrada-me'. Se os agentes de Lucho estão em contacto com o FC Porto? Não sei, não é o meu trabalho. Não é a mim que devem fazer essa pergunta. Ele faz parte do plantel e está concentrado no jogo", referiu. Já o presidente do clube fez um desafio ao FC Porto: "Telefonem caso estejam interessados".

in "ojogo.pt"

"Benfica tem muitos Hulks? Não é hora de polémica"

U ma vez mais, Vítor Pereira socorreu-se das respostas curtas e directas na antevisão do jogo com o Gil Vicente. A hora é de trabalhar, defendeu o treinador.
Acredita que só um FC Porto igual ao que venceu o Vitória de Guimarães poderá derrotar este domingo o Gil Vicente?
Espero um FC Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério, de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. Temos vindo a evidenciar consistência e maturidade, características que espero ver em Barcelos.
Que dificuldades pode criar o Gil Vicente, uma equipa que tem vindo a crescer ao longo da temporada?
Vamos defrontar uma equipa bem organizada, que tem provado que tem qualidade colectiva. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas vamos a Barcelos com o objectivo claro de trazer três pontos.
Assistiu ao jogo entre o Manchester City e o Liverpool durante esta semana. Pelo que viu, acredita que o FC Porto tem condições para ultrapassar a equipa inglesa?
Peço desculpa, mas falarei do Manchester City na altura própria, quando o tivermos de defrontar. Hoje [ontem] falarei apenas do Gil Vicente, um adversário complicado. É nesse jogo que estamos concentrados.
Vítor Pereira relatou, há uns tempos, dificuldades de motivação desta equipa depois ter vencido tudo na última época. Acredita que o FC Porto também melhorou pelo facto de estar em segundo lugar e ter agora um desafio concreto e objectivo?
Sabemos que a nossa margem de erro diminuiu. Temos de continuar a ser sérios e rigorosos, sabendo o que pretendemos e pondo as qualidades individuais ao serviço do colectivo. Fundamentalmente, devemos sustentar o nosso jogo no colectivo para ganhar e ultrapassar as dificuldades que se seguem. Não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato competitivo, como tenho vindo a dizer já há muito tempo, e temos de continuar a ser regulares e, se possível, crescer a nível de comportamentos. É esse o objectivo do nosso trabalho.
Vê alguma hipótese deste campeonato não se decidir no confronto directo entre FC Porto e Benfica?
Acho que o campeonato se decide em todos os jogos. Não coloco só FC Porto e Benfica como candidatos, há mais equipas, nomeadamente Sporting, Braga e Marítimo, que têm evidenciado capacidade para lutar connosco e com o Benfica. Por isso, prevejo um campeonato competitivo até ao fim.
Concorda com a ideia, expressa por Jorge Jesus, de que o Benfica também tem muitos Hulks?
Já disse e volto a reforçar esta ideia: não estamos num momento para entrar em polémicas e falar muito. É um momento fundamental, e com uma exigência muito grande, para apresentar resultados e ganhar jogos. É nisso que estamos focados. Toda a gente tem direito às suas ideias, por isso não vou comentar.

"Kléber está mais tranquilo"

Kléber não tem marcado golos e até já foi assobiado no Estádio do Dragão. Gostava de lhe dirigir alguma palavra publicamente?
O Kléber não precisa disso. Quando as pessoas confiam em si próprias e têm consciência da sua qualidade, aceitam as críticas, porque as temos de aceitar, e suportam-se na sua força interior, no seu carácter e autoconfiança. É isso que o Kléber sente. Nós sentimos um Kléber a trabalhar sempre muito para o colectivo; sentimos também um Kléber mais tranquilo e a crescer do ponto de vista de movimentação que queremos para a equipa. Portanto, o Kléber é um jogador de futuro, mas também de presente.

Fucile partiu com a "possibilidade de regressar"

Fucile partiu sem polémica. Na despedida, antes de viajar para o Brasil, o uruguaio limitou-se a desejar boa sorte ao FC Porto, tendo evitado pronunciar-se sobre um alegado desentendimento com Vítor Pereira. Ontem, o treinador fez o mesmo. "Desejo-lhe boa sorte e agradeço o que fez e tem feito por nós. Fucile não estava a ter as oportunidades que pretendia e foi atrás de mais oportunidades, foi para um grande clube. Vai manter-se num nível elevado e, como foi apenas emprestado, tem a possibilidade de regressar. Desejo-lhe o mesmo que ele nos desejou, ou seja, que seja campeão e que tenha oportunidade de jogar e de se valorizar", adiantou o treinador. Fucile foi, até ao momento, a única mexida confirmada no plantel nesta reabertura de mercado - para além do já anunciado Danilo -, apesar das muitas notícias a antecipar possíveis mudanças no plantel, um assunto que não preocupa Vítor Pereira. "Num clube deste nível, os treinadores, a estrutura e os próprios jogadores têm que estar preparados para a especulação do mercado. Temos ouvido falar de muita coisa, mas não temos visto muitas saídas ou entradas...", explicou.

A esquerda ainda manda

A discussão táctica sobre a forma de jogar deste FC Porto entronca numa questão inevitável: a colocação de Maicon no lado direito da defesa. Com a adaptação do brasileiro - em detrimento de Fucile ou Sapunaru -, os portistas mantiveram intacta a consistência defensiva, mas perderam profundidade ofensiva. Vítor Pereira concorda com esta primeira leitura, mas garante o funcionamento do flanco direito com a colocação de um extremo, sobretudo quando por lá anda... Hulk. A questão sobre a ineficácia ofensiva de Maicon ganha ainda maior visibilidade quando do outro lado está um jogador com as características de Álvaro Pereira, que parece inclinar o jogo da equipa para o lado esquerdo. "É natural que isso aconteça, até pela predisposição do Álvaro; ele é um lateral, mas comporta-se mais como um extremo, porque é extremamente ofensivo. Por isso, é natural que aquele lado seja mais ofensivo. Claro que é preciso haver um equilíbrio. Os movimentos do lado esquerdo são diferentes dos movimentos do lado direito, mas também depende do jogador que estiver a jogar no flanco direito. Por exemplo, se estiver lá o Hulk teremos o flanco a funcionar, mas se estiver lá o James, que é um jogador que gosta mais de jogar por dentro, a dinâmica já será diferente. Portanto, depende das características dos jogadores que estiverem em campo", explicou ontem o treinador.
A verdade é que esta diferença tão substancial na dinâmica dos dois flancos até pode mudar brevemente, uma vez que, neste momento, Vítor Pereira já pode contar com um jogador capaz de lhe garantir a tão desejada profundidade no flanco direito: chama-se Danilo. Só falta saber quando é que o brasileiro será lançado no onze. Para já, o treinador só garante que ele está pronto...

DÚVIDAS EM ABERTO

> LUCHO
"Possibilidade de um regresso do Lucho ao FC Porto? Já disse mais do que uma vez que não comento possíveis entradas ou saídas no plantel. Não vou comentar hipóteses, caso contrário estaria a abrir uma excepção, e eu não quero fazê-lo"
> DANILO
"Preparado para ser titular? Danilo está a trabalhar bem, está mais ambientado e mais por dentro das ideias do nosso jogo. Por isso, é um jogador que está disponível para o treinador e já poderá jogar se eu assim o entender"
> HULK
"Até ao dia de hoje [ontem], o Hulk continua entregue aos cuidados do departamento médio. Ainda temos o dia de amanhã e vamos ver o que acontecerá. Ainda não sei se poderei contar com ele para este jogo em Barcelos"

in "ojogo.pt"