sábado, 28 de janeiro de 2012

"Benfica tem muitos Hulks? Não é hora de polémica"

U ma vez mais, Vítor Pereira socorreu-se das respostas curtas e directas na antevisão do jogo com o Gil Vicente. A hora é de trabalhar, defendeu o treinador.
Acredita que só um FC Porto igual ao que venceu o Vitória de Guimarães poderá derrotar este domingo o Gil Vicente?
Espero um FC Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério, de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. Temos vindo a evidenciar consistência e maturidade, características que espero ver em Barcelos.
Que dificuldades pode criar o Gil Vicente, uma equipa que tem vindo a crescer ao longo da temporada?
Vamos defrontar uma equipa bem organizada, que tem provado que tem qualidade colectiva. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas vamos a Barcelos com o objectivo claro de trazer três pontos.
Assistiu ao jogo entre o Manchester City e o Liverpool durante esta semana. Pelo que viu, acredita que o FC Porto tem condições para ultrapassar a equipa inglesa?
Peço desculpa, mas falarei do Manchester City na altura própria, quando o tivermos de defrontar. Hoje [ontem] falarei apenas do Gil Vicente, um adversário complicado. É nesse jogo que estamos concentrados.
Vítor Pereira relatou, há uns tempos, dificuldades de motivação desta equipa depois ter vencido tudo na última época. Acredita que o FC Porto também melhorou pelo facto de estar em segundo lugar e ter agora um desafio concreto e objectivo?
Sabemos que a nossa margem de erro diminuiu. Temos de continuar a ser sérios e rigorosos, sabendo o que pretendemos e pondo as qualidades individuais ao serviço do colectivo. Fundamentalmente, devemos sustentar o nosso jogo no colectivo para ganhar e ultrapassar as dificuldades que se seguem. Não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato competitivo, como tenho vindo a dizer já há muito tempo, e temos de continuar a ser regulares e, se possível, crescer a nível de comportamentos. É esse o objectivo do nosso trabalho.
Vê alguma hipótese deste campeonato não se decidir no confronto directo entre FC Porto e Benfica?
Acho que o campeonato se decide em todos os jogos. Não coloco só FC Porto e Benfica como candidatos, há mais equipas, nomeadamente Sporting, Braga e Marítimo, que têm evidenciado capacidade para lutar connosco e com o Benfica. Por isso, prevejo um campeonato competitivo até ao fim.
Concorda com a ideia, expressa por Jorge Jesus, de que o Benfica também tem muitos Hulks?
Já disse e volto a reforçar esta ideia: não estamos num momento para entrar em polémicas e falar muito. É um momento fundamental, e com uma exigência muito grande, para apresentar resultados e ganhar jogos. É nisso que estamos focados. Toda a gente tem direito às suas ideias, por isso não vou comentar.

"Kléber está mais tranquilo"

Kléber não tem marcado golos e até já foi assobiado no Estádio do Dragão. Gostava de lhe dirigir alguma palavra publicamente?
O Kléber não precisa disso. Quando as pessoas confiam em si próprias e têm consciência da sua qualidade, aceitam as críticas, porque as temos de aceitar, e suportam-se na sua força interior, no seu carácter e autoconfiança. É isso que o Kléber sente. Nós sentimos um Kléber a trabalhar sempre muito para o colectivo; sentimos também um Kléber mais tranquilo e a crescer do ponto de vista de movimentação que queremos para a equipa. Portanto, o Kléber é um jogador de futuro, mas também de presente.

Fucile partiu com a "possibilidade de regressar"

Fucile partiu sem polémica. Na despedida, antes de viajar para o Brasil, o uruguaio limitou-se a desejar boa sorte ao FC Porto, tendo evitado pronunciar-se sobre um alegado desentendimento com Vítor Pereira. Ontem, o treinador fez o mesmo. "Desejo-lhe boa sorte e agradeço o que fez e tem feito por nós. Fucile não estava a ter as oportunidades que pretendia e foi atrás de mais oportunidades, foi para um grande clube. Vai manter-se num nível elevado e, como foi apenas emprestado, tem a possibilidade de regressar. Desejo-lhe o mesmo que ele nos desejou, ou seja, que seja campeão e que tenha oportunidade de jogar e de se valorizar", adiantou o treinador. Fucile foi, até ao momento, a única mexida confirmada no plantel nesta reabertura de mercado - para além do já anunciado Danilo -, apesar das muitas notícias a antecipar possíveis mudanças no plantel, um assunto que não preocupa Vítor Pereira. "Num clube deste nível, os treinadores, a estrutura e os próprios jogadores têm que estar preparados para a especulação do mercado. Temos ouvido falar de muita coisa, mas não temos visto muitas saídas ou entradas...", explicou.

A esquerda ainda manda

A discussão táctica sobre a forma de jogar deste FC Porto entronca numa questão inevitável: a colocação de Maicon no lado direito da defesa. Com a adaptação do brasileiro - em detrimento de Fucile ou Sapunaru -, os portistas mantiveram intacta a consistência defensiva, mas perderam profundidade ofensiva. Vítor Pereira concorda com esta primeira leitura, mas garante o funcionamento do flanco direito com a colocação de um extremo, sobretudo quando por lá anda... Hulk. A questão sobre a ineficácia ofensiva de Maicon ganha ainda maior visibilidade quando do outro lado está um jogador com as características de Álvaro Pereira, que parece inclinar o jogo da equipa para o lado esquerdo. "É natural que isso aconteça, até pela predisposição do Álvaro; ele é um lateral, mas comporta-se mais como um extremo, porque é extremamente ofensivo. Por isso, é natural que aquele lado seja mais ofensivo. Claro que é preciso haver um equilíbrio. Os movimentos do lado esquerdo são diferentes dos movimentos do lado direito, mas também depende do jogador que estiver a jogar no flanco direito. Por exemplo, se estiver lá o Hulk teremos o flanco a funcionar, mas se estiver lá o James, que é um jogador que gosta mais de jogar por dentro, a dinâmica já será diferente. Portanto, depende das características dos jogadores que estiverem em campo", explicou ontem o treinador.
A verdade é que esta diferença tão substancial na dinâmica dos dois flancos até pode mudar brevemente, uma vez que, neste momento, Vítor Pereira já pode contar com um jogador capaz de lhe garantir a tão desejada profundidade no flanco direito: chama-se Danilo. Só falta saber quando é que o brasileiro será lançado no onze. Para já, o treinador só garante que ele está pronto...

DÚVIDAS EM ABERTO

> LUCHO
"Possibilidade de um regresso do Lucho ao FC Porto? Já disse mais do que uma vez que não comento possíveis entradas ou saídas no plantel. Não vou comentar hipóteses, caso contrário estaria a abrir uma excepção, e eu não quero fazê-lo"
> DANILO
"Preparado para ser titular? Danilo está a trabalhar bem, está mais ambientado e mais por dentro das ideias do nosso jogo. Por isso, é um jogador que está disponível para o treinador e já poderá jogar se eu assim o entender"
> HULK
"Até ao dia de hoje [ontem], o Hulk continua entregue aos cuidados do departamento médio. Ainda temos o dia de amanhã e vamos ver o que acontecerá. Ainda não sei se poderei contar com ele para este jogo em Barcelos"

in "ojogo.pt"


Sem comentários: