quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Liga Europa: Sporting e F.C. Porto já conhecem árbitros


O austríaco Robert Schörgenhofer foi o árbitro escolhido para dirigir a primeira mão do play-off da Liga Europa entre o Sporting e os dinamarqueses do Brondby, na próxima quinta-feira em Alvalade. No mesmo dia, mas na Bélgica, a partida que vai opor o F.C. Porto ao Genk será arbitrada pelo italiano Luca Banti.


Schörgenhofer, de 37 anos, é árbitro desde 1991 e ganhou a insígnia da FIFA em 2007. Só uma vez dirigiu jogos com equipas portuguesas: em 2008, na segunda eliminatória da Taça UEFA, foi o juiz do Sp. Braga-Zrinjski. Banti, que também apita desde 1991, dirigiu o seu primeiro jogo europeu no ano passado.

Nos jogos da segunda mão, agendados para 26 de Agosto, será o checo Jiri Jech a arbitrar o Bronby-Sporting, enquanto o grego Georgios Daloukas vai ajuizar o F.C. Porto-Genk, no Dragão.

Rúben Micael e Sapunaru reintegrados em pleno


O boletim clínico dos portistas refere que apenas Mariano Gonzalez permanece em tratamento e ginásio.

A reintegração de Rúben Micael e Sapunaru constituiu a principal novidade do treino de hoje do FC Porto, no Olival, inserido na preparação do jogo com a Naval, da jornada inaugural da Liga de futebol.


O sítio oficial do clube refere ainda que, para além da reintegração “em pleno” de Rúben Micael e Sapunaru, o treinador André Villas-Boas já pôde contar com os internacionais Álvaro Pereira, Cristian Rodriguez, Castro e Ukra.

André Villas-Boas chamou também ao treino dos “dragões”, que decorreu à porta fechada, os jogadores sub-19 Tiago Ferreira (defesa central), Sérgio Oliveira (médio) e Fábio Nunes (extremo esquerdo).

O FC Porto encerra sexta-feira, com nova sessão de preparação à porta fechada, a preparação para a deslocação à Figueira da Foz, onde, pelas 19h15 de sábado, defronta a Naval 1.º de Maio, no Estádio Municipal José Bento Pessoa.

in "sapo.pt"

Villas-Boas: «Não se deve passar de bestial a besta tão rapidamente»


André Villas-Boas não quer que a equipa abrande depois da vitória na Supertaça frente ao Benfica. Na antevisão do arranque da Liga, frente à Naval, o treinador do F.C. Porto diz que a equipa pretende voltar a deixar uma imagem forte.


«É importante não perder o ímpeto em termos organizativos. É importante também que a equipa não se deixe acalmar perante a quantidade de recentes elogios. Passou do negativo ao positivo rapidamente. Queremos manter o grupo vivo, organizado e mostrar que não se deve passar de bestial a besta tão rapidamente. Queremos voltar a dar uma imagem forte porque queremos o primeiro lugar o mais rapidamente possível», afirmou o técnico nesta sexta-feira em conferência de imprensa.

Villas-Boas analisou de resto o adversário. «A Naval muda de treinador, parece-me que muda de estilo. Tem um treinador que favorece a posse e o toque de bola. Organizou bem a equipa num curto espaço de tempo. Esperamos estar num ritmo alto e temos de fazer frente para conseguir o resultado positivo», observa: «Agora temos de ver se vamos encontrar a Naval que temos visto até aqui. Será que vamos encontrar a naval da pré-epoca ou outra, em termos estratégicos?»

Sobre a utilização de Ruben Micael, que falhou a Supertaça por lesão, um discurso cauteloso: «O Ruben reintegrou a equipa esta semana. São opções técnicas que terão que ser tomadas. A equipa esta um bom nível e cada jogdor tem a sua própria dinâmica num colectivo.»

«Reforços? Importante é não entrar em loucuras»
 
André Villas-Boas já manifestou publicamente a intenção de contar com mais um avançado e um defesa central, mas, até ao momento, nenhum dos desejos do treinador foi concedido, embora o próprio garanta que o F.C. Porto está a trabalhar nesse sentido e lembre que até ao lavar dos cestos é vindima.


«Tudo pode acontecer em termos de entradas e saídas até ao mercado fechar, no final de Agosto. Estamos a tentar gerir o grupo a melhor forma possível, aproveitando este período de ausências de alguns internacionais para chamar jovens, conhecer melhor o que há na formação do clube e dar algumas oportunidades. Quando o mercado fechar, no final dessa janela, vamos definir concretamente o plantel e analisar os recursos que temos», recordou o treinador.

Questionado sobre qual dos sectores (defesa ou ataque) deseja ver mais rapidamente equilibrado, André Villas-Boas preferiu alertar para um ano atípico, em que os dragões não jogam a Liga dos Campeões e que, por isso, têm de ver bem o chão que pisam.

«O mais importante é não entrar nas loucuras do mercado. Quem deixa transparecer uma imagem de desesperado acaba por pagar um preço que não é real. Queremos pagar um preço adequado. É verdade que o F.C. Porto falha a «Champions» e não se pode permitir a determinado tipo de luxos. Tudo o que forem loucuras, nós não vamos cometer. Até ao dia 31 jogamos com critério e com certeza e vamos procurar as melhores soluções», explicou.

Fucile de fora por lesão, e só isso...

O técnico do F.C. Porto revelou, também, que espera ver os processos de inscrição de Walter e James Rodríguez resolvidos «ainda hoje», para que a dupla já possa estar disponível para o jogo com a Naval, caso o técnico assim o entenda.

Sobre a lista de inscritos para a Liga Europa, que não contemplou, entre outros, Fucile e James Rodríguez, Villas-Boas lembrou as condicionantes que a UEFA impõe nas inscrições: «O Fucile apresentou uma ligeira dor antes da Supertaça, que o manteve de fora, também, para o jogo do Uruguai. Tivemos em conta as limitações que temos. Nem todos os jogadores podem entrar, devido às exigências da UEFA para a inscrição. Tivemos que optar por aqueles que nos davam garantias para o «playoff». Passando essa fase e entrando na fase de grupos, temos de tomar decisões mais criteriosas. Tendo em conta a disponibilidade imediata e os casos que tivermos, vamos tomar outra decisão.»

O técnico foi ainda confrontado com a possibilidade de Fucile não ter sido inscrito por estar de saída do clube. Verdade? «Não, de todo», atirou.

«O que é mais importante para o Benfica: 29 golos na pré-época ou um título?»
 
A exibição do F.C. Porto na Supertaça frente ao Benfica dominou, praticamente, toda a conferência de imprensa de André Villas-Boas. O técnico portista diz que, na semana passada, tinha avisado para os índices de motivação da equipa, facto que acabou por ser desvalorizado.


«Fizemos a nossa preparação. Sentíamo-nos fortes e se calhar vocês pensavam que não estaríamos tão fortes. Nunca se pode descurar os factores de transcendência e motivação. Se calhar há treinadores que optam pela exacerbação do táctico. Eu alertei que a equipa estava motivada e quando a isso se junta a organização que tínhamos seria de esperar algo parecido. A exacerbação contínua do táctico é fruto de quem deseja comentar isso para determinado tipo de promoção. Nós pensamos no táctico, na organização e na motivação. Contra o Benfica a mensagem passou na totalidade», afirmou André Villas-Boas.

De resto, o técnico dos dragões voltou a recuar ao Torneio de Paris, para reforçar que as ilações tiradas da prova foram erradas. «O mais importante era ganhar em Paris ou ao Benfica? O Bordéus esteve quase a ganhar o torneio e perdeu logo na primeira jornada, o que seria mais importante para eles? O que é mais importante para o Benfica, 29 golos na pré-época ou um título? Uma super pré-época, ou uma pré-época estável e de consolidação de princípios?», questionou.

André Villas-Boas aguarda, agora, para ver que resultados práticos no rival teve o desaire da Supertaça, embora saliente que o núcleo da equipa que foi campeã no ano passado continua lá: «O Benfica vem de um campeonato onde jogou bem, mostrou inegável qualidade e, agora, perdeu um jogo importante. Se vai deixar mossa depende da capacidade de transcendência do Benfica. Nós é que não podemos entrar em euforia.»

«Por que não há-de ser o Sp. Braga candidato ao título?»

Com o campeonato, grande objectivo da temporada para os portistas prestes a arrancar, Villas-Boas falou das equipas que, em Maio, devem estar, taco a taco, a discutir a prova, incluindo o Sp. Braga no leque.

«Os três grandes têm essa responsabilidade e têm esse objectivo principal. Mas por que não há-de ser o Sp. Braga candidato, quando consolida um estatuto? Se calhar é um sonho escondido para eles e talvez estejam ali para fazer frente a estes três grandes. E, claro, os três grandes também com um olho no Sp. Braga», vincou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vélez já recebeu proposta do F.C. Porto pelo central Otamendi

Em declarações ao JN, o presidente do Vélez, Fernando Rafaini, revelou já ter recebido, por faxe, uma proposta pelo defesa-central Otamendi. Também disse que iria reunir a direcção para decidir.


O F. C. Porto está no mercado, após a saída de Bruno Alves, e o argentino Otamendi é um dos alvos. Ao JN, Rafaini acrescentou que “a oferta, recebida por intermédio do empresário Simonian, estipula um contrato por objectivos, que garantiria, à partida, cerca de seis milhões de euros”.

Lembrou que esse valor já foi oferecido pelo Saragoça e não mereceu acolhimento. Também colocou reservas ao contrato por objectivos. Ainda assim, deixou a resposta em aberto, pois oito milhões de euros era a meta idealizada. A posição oficial deve ser conhecida hoje, quinta-feira. Porém, está, desde logo, confirmada a disponibilidade do Vélez para fazer negócio, em simultâneo com a vontade do atleta em transferir-se.

Noutra frente, no Brasil, o presidente do Goiás, Oliveira Reis, anunciou que vai reunir o Conselho Directivo para decidir o preço e os termos da venda de Rafael Tolói. Este central brasileiro também integra a lista de opções do F. C. Porto, estando o passe dividido a meias, pelo clube e pelo agente Juan Figger, que já colocou Walter no Dragão. Ontem, quarta-feira, Oliveira Reis garantiu não ter recebido qualquer proposta formal.

in "jn.pt"

Um duelo central

  

Hoje, quando enfrentar os jornalistas para antecipar a estreia no campeonato, André Villas-Boas ainda não terá a questão do central resolvida. Aliás, é bem provável que até precise de uma cábula se quiser recordar todos os nomes que já foram avançados como hipótese para reforçar a defesa e colmatar a saída de Bruno Alves, mas, no melhor dos cenários, dele só se deverá arrancar palavras de confiança em relação à dupla Rolando-Maicon, que se manterá firme na Figueira.


Apesar da longa lista, o brasileiro Rafael Tolói e o argentino Otamendi continuam a ser apontados como os alvos mais sólidos, com declarações a suportar essas duas vias. Syd Oliveira, presidente do Goiás, onde joga Tolói, admitiu que, mediante as sondagens que tem recebido, conta apresentar ao Conselho Deliberativo um pedido de autorização formal para negociar a parte do passe (50 por cento) que pertence ao clube, devendo fazê-lo amanhã ou, o mais tardar, no início da próxima semana. Os brasileiros contam encaixar com a venda de Tolói uma verba próxima dos quatro milhões de euros. A outra parte do passe, recorde-se, pertence ao empresário Juan Figger, agente que viabilizou a transferência de Walter para o Dragão e que representa também Hulk. A título oficial, o Goiás continua a desmentir qualquer proposta formal dos dragões, sugerindo apenas abordagens de intermediários. Aliás, de há várias semanas para cá que, pontualmente, os dirigentes do clube têm sido confrontados com a hipótese FC Porto.

Citado também como objectivo de clubes italianos, e para aumentar um pouco a confusão, Tolói aparecia ontem, em Itália, como alvo supostamente mais acessível porque, imagine-se, o FC Porto teria preferido investir em... Danilo Laranjeiro, do Palmeiras. O empresário de Danilo, Márcio Rivellino, garantiu a O JOGO não ter conhecimento de "qualquer abordagem". "Tenho 15 por cento do passe e não ouvi nada sobre isso. Sei que houve clubes italianos interessados, até porque ele tem passaporte italiano", acrescentou. Terá sido apenas mais um nome na poeira que se vai levantando sobre o assunto.

Sobre Otamendi, refira-se que, depois do presidente do Vélez, agora foi um vice-presidente, Julio Baldomar, a alimentar o assunto. "Estamos a par do interesse do FC Porto, mas não podemos dizer nada até que chegue uma proposta. Se for pelas verbas que têm sido faladas, não veríamos com maus olhos", disse ao jornal "Olé", que aponta os seis milhões de euros como montante considerado adequado. Certo é que o Vélez já tem substituto para Otamendi, tendo contratado Fernando Ortiz. Agora, só falta que o empresário Marcelo Simonian, também com óptimas relações no Dragão, encontre um clube na Europa para o internacional argentino.

Com mais de duas semanas para tomar uma decisão, e já sem hipótese de utilizar o futuro reforço no play-off da Liga Europa, o FC Porto poderá também jogar com a teia de nomes para, em jeito de leilão invertido, conseguir ao melhor preço possível um dos vários alvos a que terá apontado baterias. Para já, a O JOGO, garantem que este é um dossiê que continua aberto...

Otamendi

Tem 22 anos, esteve no Mundial da África do Sul, onde Maradona o adaptou ao lado direito da defesa. Joga no Vélez Sarsfield, tem 1,83 metros, e conta dar o salto para o futebol europeu esta época, tendo sido também apontado a clubes italianos e espanhóis.

Rafael Tolói

Completa 20 anos em Outubro e é internacional sub-20 pelo Brasil, sendo apontado como um dos valores seguros do futebol brasileiro. Joga no Goiás, tem 1,85 metros, e está há muito referenciado pelos portistas.

in "ojogo.pt"

Breves

Hipótese de cortar para o número desejado

A venda de Bruno Alves e a cedência de Tomás Costa não resolveram o problema dos excedentes. Mesmo excluindo os "negociáveis" Meireles e Fucile, continua a parecer muita gente, mesmo que Mariano ainda não conte. Pelo menos inicialmente, Villas-Boas pretendia apenas um grupo com 25 jogadores.

Fucile ficou no ginásio

Convocado para o jogo particular entre o Uruguai e Angola, que se realizou ontem em Lisboa, Fucile apresentou uma lesão muscular e foi dispensado da selecção. Ontem, o defesa-direito voltou ao Olival, mas não esteve no relvado, ficando apenas no ginásio, conforme informou a assessoria de Imprensa. Ou seja, quando o jogo com a Naval já se aproxima, é certo que o internacional uruguaio não vai fazer parte da primeira lista de convocados de André Villas-Boas para o campeonato. Com Sapunaru em dúvida, resta apenas Miguel Lopes como garantia. Fucile continua a ser apontado como um alvo do Schalke 04, da Alemanha, embora o FC Porto não tenha recebido, até agora, uma proposta oficial. O nome do defesa uruguaio também não consta da lista de jogadores inscritos na Liga Europa, um factor sintomático de que pode mesmo estar de saída. O processo tem que estar concluído até ao fim do mês.

Walter já regressou do Brasil e treinou

Dispensado no início da semana para se deslocar ao Brasil de maneira a tratar de assuntos pessoais, possivelmente relacionados com o processo burocrático da inscrição na Federação Portuguesa de Futebol, Walter apresentou-se ontem no Olival e esteve às ordens de Villas-Boas. O ponta-de-lança trabalhou normalmente depois de uma curta paragem, aumentando as opções do treinador para o eixo do ataque em situações de treino. No entanto, nesta altura, ainda é uma incógnita a disponibilidade de Walter para o primeiro jogo do FC Porto no campeonato. A inscrição pode ser feita até às 14 horas de sexta-feira. O colombiano James encontra-se na mesma situação e será preciso esperar até amanhã para se saber se o treinador poderá convocá-los. Ou pelo menos um deles...

Formação presente

Numa semana em que ficou sem quatro jogadores devido às selecções (Castro e Ukra nos sub-21 e Álvaro Pereira e Rodríguez no Uruguai), André Villas-Boas aproveitou para observar alguns jogadores da formação. Ontem, à semelhança da véspera, Samir, Tiago Ferreira, Romário, Sérgio Oliveira, Fábio Nunes e Pipo voltaram a treinar com o plantel principal.

in "ojogo.pt"

Federico Simonian - "FC Porto quer que Tomy jogue mais"


A transferência de Tomás Costa para o Brescia, de Itália, deve ficar concluída em breve. Quem o revela é o empresário do médio argentino, Federico Simonian, em declarações a O JOGO. "Faltam acertar alguns pormenores do negócio com o Brescia e estamos também à espera que algumas situações fiquem definidas", disse o empresário.


As situações que o empresário refere têm que ver com o interesse de clubes espanhóis e franceses no médio. "Sim, há outros clubes interessados para além do Brescia e o FC Porto quer ver qual a melhor situação para poder decidir e resolver o caso definitivamente", explicou, não querendo entrar em detalhes quanto ao nome desses clubes.

Certo é que o negócio se fará por empréstimo. "O FC Porto quer que o Tomás Costa jogue para poder evoluir. Isto porque gastou um bom dinheiro quando o contratou ao Rosário Central [3,2 milhões de euros], pretendendo, no futuro, ser ressarcido dessa verba. E, só jogando com regularidade, é que poderá aspirar a fazer um bom negócio. Por isso, o empréstimo será de um ano e depois regressará ao FC Porto", explicou ainda Federico Simonian.

Dispensado por André Villas-Boas devido ao elevado número de opções no meio-campo, Tomás Costa está a encarar com agrado a possibilidade de jogar no Brescia. "Ele está contente com o interesse do Brescia e, sobretudo, por poder jogar num campeonato como o italiano, que é superior ao português. Ele vai para jogar", disse o empresário, embora salvaguardando, mais uma vez, que o negócio não está concluído. "As coisas estão a ser tratadas e em breve poderá estar concluído o empréstimo de Tomás Costa", acrescentou Federico Simonian.

Sem treinar com o grupo desde segunda-feira

Tomás Costa deixou de treinar com o plantel do FC Porto na segunda-feira, aguardando a conclusão do empréstimo. O médio argentino fez a pré-época, embora já não tenha sido utilizado no Torneio de Paris. André Villas-Boas testou-o a médio-defensivo durante a maior parte dos jogos, mas decidiu excluí-lo do plantel. Sem espaço na equipa, e com vontade de jogar com regularidade, a saída de Tomás Costa passou a ser o cenário desejado pelas duas partes.

in "ojogo.pt"

Dragões reclamam totalidade dos bilhetes


Depois de o Genk ter informado que iria colocar à venda na Bélgica os bilhetes destinados ao FC Porto, de maneira a satisfazer o desejo dos emigrantes portugueses, ficou a saber-se que, afinal, o clube portista reclamou os ingressos a que tem direito para venda própria. Assim, os emigrantes portugueses terão de contactar o FC Porto se quiserem adquirir ingressos. Foi isso que os belgas comunicaram ontem no site oficial. O jogo entre o Liga Europae o FC Porto está marcado para o dia 19, às 19h30 portuguesas. A segunda mão, no Estádio do Dragão, realiza-se no dia 26 de Agosto e vale o acesso à Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Sapunaru - "Desta vez não se passou nada"


Envolvido na época passada no famoso caso do túnel da Luz, o romeno Sapunaru não encarou a vitória do FC Porto sobre o Benfica como uma desforra em relação ao que aconteceu em Dezembro. "Não houve vingança. Tudo isso já passou e só penso no presente", disse. E, desta vez, garantiu também Sapunaru, "não se passou nada de especial" quando os jogadores do FC Porto e do Benfica se cruzaram no túnel de Aveiro. Certo foi que a vitória sobre o Benfica trouxe mais alento aos jogadores em vésperas do início do campeonato. "Foi um bom jogo para o FC Porto e valeu um título. Este clube quer sempre ganhar títulos. O treinador disse-nos que tínhamos de acreditar no nosso esforço e ganhar o jogo pelos nossos adeptos", disse o romeno, num português limitado, mas perceptível.
Sobre a Naval, Sapunaru diz tratar-se de uma "boa equipa". "Mas, nós somos o FC Porto e queremos ganhar este jogo, de maneira a começarmos o campeonato com uma vitória."
Romeno alimenta esperança

Sapunaru jogou 74 minutos na Supertaça Cândido de Oliveira, dando depois o lugar a Miguel Lopes devido a uma contusão que sofreu na clavícula. Esta semana tem treinado de forma limitada e, ontem, subiu mais um patamar na recuperação, passando para treino integrado condicionado. "Vou começar a treinar hoje [ontem] e vamos ver se é possível jogar na Figueira da Foz", disse. Miguel Lopes pode ser o titular.

Pergunta O JOGO

Está a contar com a saída de Fucile para se afirmar e poder jogar mais vezes durante esta época?
Há três jogadores para o lugar de defesa-direito e cada um quer fazer o melhor em prol do FC Porto. Isso é o mais importante. Trabalhamos todos para jogar e ganhar, ajudando o clube a vencer.

in "ojogo.pt"

Último forcing por Kléber não deve evitar tribunais


Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, viajou para Portugal, procurando desbloquear em definitivo a transferência de Kléber para o Dragão. A viagem, bem como o motivo, foi ontem confirmada a O JOGO pela assessoria de Imprensa do clube brasileiro. Kalil teria, ainda de acordo com a mesma assessoria, a intenção de fazer uma derradeira tentativa para ultrapassar os desentendimentos com o Marítimo, que se arrastam há quase dois meses, mas, ao que apurou O JOGO, a desavença prossegue e só deverá mesmo resolver-se na FIFA.
Recorde-se que o Atlético Mineiro fechou negócio com o FC Porto na última semana de Junho, a troco de 2,3 milhões de euros, mas, por causa do ano de empréstimo que o avançado tinha para cumprir na Madeira, a transferência acabou congelada, com inúmeras acusações e ameaças pelo meio.
Apesar de interessados no jogador, os portistas deixaram o palco público das declarações públicas para madeirenses e brasileiros, aguardando pacientemente por um entendimento entre ambos que permitisse a Villas-Boas fechar o ataque com Kléber, que se mantém no Brasil enquanto aguarda o desfecho da novela.
Um novelão, aliás. Basta espreitar a sucessão de factos que O JOGO recorda aqui ao lado - e foi preciso seleccionar só os mais relevantes... -, para perceber a riqueza do enredo. Ontem, mesmo com as indicações da viagem de Kalil, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, repisou críticas. "Mantemos disponibilidade para negociar", disse, à tarde, no final da AG da Liga, que decorreu no Porto, sem deixar de repetir também, nessa altura, o que tinha dito de manhã: "Vai ser resolvido quando o atleta, o FC Porto e o Atlético Mineiro entenderem e quando o FC Porto se portar à altura dos seus pergaminhos e deixar de fazer aliciamento a jogadores com contrato. É um assunto que, com certeza, se discutirá nos tribunais". O presidente do Atlético Mineiro, insistiu, "não solicitou qualquer reunião". "O Marítimo não abdica dos seus princípios nem das partes contratuais e lamenta que o FC Porto tenha este tipo de comportamento. Vamos accionar o FC Porto e o Atlético Mineiro", rematou Carlos Pereira.
Os jornais brasileiros, sublinhando a importante injecção de capital que resultaria do desfecho do caso, sustentavam a ideia de que Alexandre Kalil, sem descartar a batalha jurídica, acreditava ainda num acordo e que, por isso, decidira viajar directamente para Portugal, esgotado que estava o prazo de paciência razoável, isto porque o FC Porto também queria responder, em definitivo, à vontade de Villas-Boas em ter mais uma alternativa de ataque. A cerca de 20 dias do encerramento do mercado, falta saber se a novela ainda aguenta outra reviravolta no enredo. Improvável, mas não impossível...
Liga não serviu para aproximar

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, cruzou-se ontem com Antero Henrique, director-geral para o futebol portista, na Assembleia Geral da Liga, mas a O JOGO garantiram que Kléber não foi assunto tratado entre ambos. O presidente do Marítimo criticou o FC Porto uma vez mais.


CAPÍTULOS
2 JUNHO - Kléber assume desejo de jogar no FC Porto.
10 JUNHO - Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, confirma contactos com o FC Porto.
12 JUNHO - Kléber confessava aguardar telefone para definir futuro.
14 JUNHO - Empresário de Kléber, Luciano Brustolini, garantia que a hipótese FC Porto agradava.

15 JUNHO - Kléber chegava a Portugal, depois das férias.
24 JUNHO - Atlético Mineiro confirma oficialmente acordo com os dragões, a troco de 2,3 milhões de euros.
26 JUNHO - Kléber chega ao Porto com o Marítimo para o estágio em Ofir e sublinha alegria pelo acordo. Carlos Pereira avisa que não estava fechado.
27 JUNHO - Avançado recusa-se a treinar com os madeirenses.
28 JUNHO - Kléber passa a treinar sozinho, regressando depois à Madeira.
6 JULHO - Afastado, Kléber confessa-se ansioso. "Não aguento mais esta novela". E nem a meio ia...
11 JULHO - Carlos Pereira, a O JOGO, dizia-se descontente com o FC Porto e ameaçava com os tribunais.
12 JULHO - Kléber não foi inscrito na UEFA pelo Marítimo.
16 JULHO - Presidente do Atlético ordena regresso de Kléber ao Brasil.
18 JULHO - Brasileiros ameaçam recorrer à FIFA.

20 JULHO - Carlos Pereira diz querer 460 mil euros para libertar jogador.

21 JULHO - Carlos Pereira denuncia pressões e aliciamentos.

24 JULHO - "Sem dinheiro não há Kléber", avisa Carlos Pereira.

4 AGOSTO - Kalil volta a apontar incumprimentos do Marítimo.

5 AGOSTO -  Carlos Pereira aponta a Suíça como campo de batalha e denuncia "pirataria".

10 AGOSTO - Kléber diz-se feliz com vitória do FC Porto na Supertaça e atento ao clube.


Kalil põe ponto final no negócio por Kléber

O presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, deslocou-se propositadamente a Portugal para desbloquear o caso Kléber, acabando por ser obrigado a pôr um ponto de final no negócio com os dragões.

“Já está tudo resolvido: não há negócio com o FC Porto e o jogador, que se encontra no Brasil, vai ser reintegrado no plantel do Atlético Mineiro. Ficará lá até a FIFA decidir este caso. Acredito que essa decisão ser-nos-á favorável e, depois, quem o quiser, seja o FC Porto, o Marítimo, o Benfica, a Roma ou o Inter de Milão, terá de negociar connosco”, disse Kalil a Record, ao fim da tarde de ontem, mostrando-se, depois, bastante insatisfeito com a postura adotada pelo Marítimo em todo este processo: “Carlos Pereira disse-me pessoalmente que iria resolver esta questão com o FC Porto, mas não o conseguiu fazer. Agora, resta-nos esperar pela decisão da FIFA. Foi o Marítimo quem motivou esta situação desagradável e todas as partes envolvidas ficaram a perder. O Kléber já pediu a rescisão do contrato de empréstimo com o Marítimo e vai ficar connosco até tudo estar resolvido.”

A terminar, Kalil ainda deixou elogios aos dirigentes portistas, com os quais se reuniu nesta viagem relâmpago a Portugal: “O senhor Antero (Henrique) e o senhor Adelino (Caldeira) foram muito gentis e tenho pena que o negócio não tenha avançado.”

Recorde-se que o FC Porto iria pagar 2,3 milhões de euros ao Atlético Mineiro por 50 por cento do passe de Kléber. Agora, depois de a FIFA tomar uma decisão, terá de renegociar com o clube brasileiro. De resto, apesar de tudo, Record sabe que esta decisão não atenuou a vontade dos dragões em contratarem Kléber. Contudo, o fecho do mercado está à vista e Walter é o único concorrente de Falcão...

in "record.pt"

Entrar a vencer para evitar dissabores


Há um ponto comum nos 3 últimos títulos nacionais perdidos pelo FC Porto: a equipa arrancou nessas Ligas a jogar fora de portas e não conseguiu vencer esses desafios inaugurais. Esta época, de resto, começa com uma deslocação à Figueira da Foz e, para evitar dissabores no fim da prova, convém arrancar com o pé direito, ou seja, com uma vitória. Afinal de contas, reconquistar o título ao Benfica é o principal objetivo do FC Porto de Villas-Boas.


O técnico, recorde-se, manteve a tradição que se vem instalando no FC Porto e venceu o seu primeiro jogo como técnico principal, no caso ao Benfica. Agora, compete-lhe repetir a dose na sua estreia na Liga. Isto para não correr os mesmos riscos que Jesualdo, Fernández e Octávio.

Em suma, a época passada começou em Paços de Ferreira, com um empate, e teve o final que se sabe; na época pós-Gelsenkirchen, o jogo inaugural foi o da 2.ª jornada – a 1.ª foi adiada devido à Supertaça Europeia – e a equipa empatou em Braga, perdendo o título na derradeira ronda; já 2001/02 arrancou com uma derrota em Alvalade e o FC Porto ficou-se pelo 3.º lugar.

Esta será, de resto, a primeira vez na história que o FC Porto começa na Figueira da Foz...

in "record.pt"

RAFAEL TOLOI OU OTAMENDI? - Dossiê central para fechar na próxima semana

O FC Porto continua no mercado por um defesa-central, mas esse dossiê só ficará fechado na próxima semana. Apesar de haver uma mão-cheia de jogadores em vista para essa posição, a corrida final deve ficar reduzida a dois: Rafael Toloi e Nicolás Otamendi.


No que diz respeito ao central brasileiro, o Goiás já fez saber que o seu Conselho Deliberativo vai reunir-se amanhã para decidir se vende ou não o atleta e o valor pelo qual o fará. De resto, os dirigentes do clube brasileiro continuam a garantir que ainda não receberam qualquer proposta do FC Porto por Toloi, mas reconhecem que há sondagens de clubes europeus. A base negocial está cifrada nos 4 milhões de euros.

Quanto ao argentino, o Vélez Sarsfield já assumiu que sabe do interesse do FC Porto e resta estipular um valor para a sua venda. Anteontem, o presidente Fernando Raffaini disse ao nosso jornal que só aceitaria negociar Otamendi por um valor nunca inferior a 8 milhões de euros, mas ontem a fasquia baixou, nas palavras do “vice” Julio Baldomar: “Estamos a par do interesse do FC Porto, mas ainda não nos chegou uma proposta oficial. Dizem que vão pagar 6 milhões de euros e não vemos isso com maus olhos...”

in "record.pt"

Dragões já estão em busca de novo ponta-de-lança


Presidente do Atl. Mineiro zangado com Marítimo... e Kléber fica no Brasil. Solução para o ataque portista pode ser encontrada... em Portugal. Decisão dentro de poucos dias.


Kléber é para esquecer desde ontem. O FC Porto já está no terreno e pode encontrar em Portugal a solução para a concorrência a Falcao e a Walter. Isto porque Kléber, com quem tudo estava resolvido, não vai para o Dragão. O Marítimo fez finca-pé, o caso está na FIFA, e o presidente do Atlético Mineiro disse ontem a A BOLA que o jogador «vai ser integrado no plantel» do clube brasileiro. Alexandre Kalil mandou ainda fortes pancadas em Carlos Pereira, «com quem não se pode mesmo falar»...

Ao final da manhã de ontem, Carlos Pereira, líder maritimista, fazia duras críticas ao FC Porto, acusando de aliciamento a um jogador que tinha contrato (ver caixa). Kléber, efectivamente, tinha mais um ano de empréstimo com o clube da Madeira, mas neste defeso o FC Porto negociou com o Atlético Mineiro a transferência do jogador. Faltava, no entanto, o acordo do Marítimo, que receberia qualquer coisa como 460 mil euros para o libertar.

Acontece que Carlos Pereira não gostou da negociação directa entre os dragões e o clube brasileiro, detentor de 50% do passe, e não abdicou de continuar a ter o avançado. Ao que A BOLA apurou, tudo poderia ter sido resolvido se os dragões libertassem para o Marítimo... Orlando Sá, que foi parar a casa do «inimigo» Nacional... Azia maritimista e... nada de negociações.

Kalil marchou para Itália, por cá ficaram os dirigentes dos dragões a tratarem de vida. Villas Boas quer mesmo um terceiro ponta-de-lança. O esforço da administração portista por Walter foi enorme, mas há mais um novo esforço. Kléber arrumado, os serviços de prospecção do FC Porto já apresentaram a quem de direito as alternativas.

A BOLA sabe que pode nem ser necessária uma viagem muito longa para encontrar a alternativa a Kléber. O assunto está a ser resolvido a todo o gás, até estará já decidido o eleito dos portistas, mas talvez não seja conhecido antes do final desta semana. Para Villas Boas, Falcao e Walter não chegam para o eixo do ataque dos dragões.

in "abola.pt"