segunda-feira, 18 de março de 2013

«O FC Porto continua na luta pelo título» - Domingos


Domingos Paciência considera prematuro ‘entregar’ o título de campeão ao Benfica, lembrando que no futebol tudo muda muito depressa.

«Há duas semanas, o FC Porto tinha feito uma grande exibição com o Málaga e depois teve dois jogos menos conseguidos. O Benfica não fez um grande jogo com o Bordéus e neste momento tem quatro pontos de vantagem. Isto pode voltar a mudar, nada está decidido», referiu Domingos Paciência, falando à margem da 10.ª Gala do jornal ´O Gaiense´.

«Surgiram dois resultados menos positivos e é tudo posto em causa, mas o Vítor Pereira é um grande treinador e o FC Porto tem grande equipa. Continua na luta pelo título», prosseguiu.

Domingos falou ainda do Sporting, o seu último trabalho em Portugal: «É importante que suba, a bem do futebol português e da grande instituição que é.»

Em termos pessoais, e depois de curta experiência no Deportivo da Corunha, Domingos referiu: «Até à próxima época não volto a entrar noutro projeto, pois o último não correu da forma como queria. Espero iniciar um projeto ambicioso, começar uma temporada, em que tudo é diferente.»


in "abola.pt"

«O Benfica não pode encomendar as faixas de campeão» - Maniche


Foi formado no Benfica, mas atingiu o apogeu na carreira ao serviço do FC Porto. Maniche diz que o Benfica depende apenas de si para conquistar o título de campeão nacional, mas espera por um campeonato disputado até ao fim.

«O Benfica tem quatro pontos de vantagem, depende só de si, mas ainda há muitos mais em disputa», afirmou o antigo internacional português, presente na 10.ª Gala do jornal ´O Gaiense´.

Sobre o FC Porto: «Depois do desaire europeu, esperava outra reação frente ao Marítimo, embora não haja nada a apontar aos jogadores, porque entregaram-se ao jogo nos Barreiros.»

Concluindo: «O Benfica não pode, de forma alguma, encomendar as faixas de campeão. Parece-me que o campeonato é favorável ao Benfica, mas este campeonato será disputado até ao fim.»

A finalizar, Maniche falou também dos dois jogos da Seleção Nacional, frente a Israel e Azerbaijão: «São dois jogos difíceis, mas Portugal tem jogadores experientes, habituados a estas situações, e espero que vença as duas partidas.»


in "abola.pt"

«Quando estava no FC Porto fomos contestados à segunda jornada» - Costinha


Passou três anos e meio no FC Porto, venceu tudo, por isso o atual treinador do Beira-Mar sabe como é forte a pressão que se vive no FC Porto.
Como tal, é com naturalidade que Costinha vê a recente contestação à equipa azul e branca: «É uma situação normal porque quando estava no FC Porto, no ano a seguir a ter ganho tudo, já estávamos a ser contestados à segunda jornada.»

Questionado sobre a luta pelo título, Costinha referiu: «O Benfica está bem, mas o FC Porto tem sempre de ser levado em consideração. Vamos ver que resposta dá com a Académica.»

O antigo médio falou ainda sobre a Seleção: «Nani e Moutinho são baixas importantes. O João está a realizar uma época fantástica e o Nani é sempre importante na Seleção. Acredito que o Paulo vai encontrar alternativas para que consigamos vencer estes dois jogos, que são cruciais.»


in "abola.pt"

Vion chamado à seleção sub-20 francesa

O atacante portista substitui, na convocatória, o avançado do Auxerre Yana Sanogo.

O avançado do Futebol Clube do Porto, Thibaut Vion, foi chamado por Pierre Mankowski para integrar a comitiva da seleção sub-20 francesa.

 O jovem jogador, de 19 anos, substitui assim Yaya Sanogo (do Auxerre) que se encontra indisponível devido a uma lesão na coxa
Vion tem sido presença assídua na equipa B do FC Porto, tendo já participado em 28 partidas da Segunda Liga.
A equipa francesa vai defrontar a Dinamarca, a 21 de março, e a Roménia, a 25 de março, de forma a preparar o Campeonato do Mundo que se realiza na Turquia, no próximo mês de julho.
in "http://futebolportugal.clix.pt"

FC Porto na Taça da Liga "é incompreensível"

Sadinos emitiram um comunicado no qual criticam a decisão do Conselho de Justiça.


O Vitória de Setúbal considerou esta segunda-feira "incompreensível" que a Federação Portuguesa de Futebol e os seus órgãos interpretem "de forma diversa" as leis, depois de o Conselho de Justiça ter mantido o FC Porto na Taça da Liga. Em comunicado no seu sítio oficial, o clube sadino diz acatar a decisão do CJ, apesar de "não compreender a argumentação, ou ausência dela", nem "poder concordar com a mesma".

O Vitória de Setúbal acusa a FPF de fazer com que o clube continuasse a "acalentar esperanças de prosseguir em prova", como este achava justo. "É incompreensível como a entidade que elabora e aprova os Regulamentos e organiza as provas em causa, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entende que existe violação das normas por si criadas, na competição por si organizada, e os órgãos jurisdicionais da Federação Portuguesa de Futebol as interpretam de forma diversa, baseando-se no espírito da norma em cuja elaboração não tomaram parte", pode ler-se no comunicado.

A direção do Vitória de Setúbal afirma ainda que ficou provado que "tudo fez para defender os seus superiores interesses e procurar a verdade desportiva", salvaguardando assim os valores do clube e "defendendo as legítimas aspirações dos seus associados".

Os sadinos informam ainda que vão continuar concentrados nos objetivos que ainda podem alcançar esta época, com a convicção de que os mesmos serão atingidos brevemente, apesar das declarações e avisos "vindos a público nos últimos tempos, mais concretamente desde que este processo teve o seu início".

Eis o comunicado: 

"A Vitória Futebol Clube - S.A.D., notificada que foi da decisão do Conselho de Justiça e após período de análise ao Acórdão proferido, vem informar o seguinte:

1 - O Conselho de Justiça da F.P.F. decidiu julgar improcedente o recurso apresentado pela Vitória Futebol Clube - S.A.D. e pela Comissão de Instrução e Inquéritos da L.P.F.P., mantendo o Futebol Clube do Porto, Futebol, S.A.D. na Taça da Liga;

2 - A decisão proferida, depois de transitar em julgado, faz casojulgado desportivo, não existindo nenhum recurso passível de suspender a competição em causa, possibilitando à Vitória Futebol Clube - S.A.D. continuar a acalentar esperanças de prosseguir em prova como, no seu entendimento, seria justo;

3 - Apesar de não compreender a argumentação, ou ausência dela, jurídica que sustenta a decisão proferida, a Vitória Futebol Clube - S.A.D. acata, como sempre fez, esta como qualquer decisão decretada pelas instâncias jurisdicionais competentes sem, no entanto, poder concordar com a mesma;

4 - É incompreensível como a entidade que elabora e aprova os Regulamentos e organiza as provas em causa, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entende que existe violação das normas por si criadas, na competição por si organizada e os órgãos jurisdicionais da Federação Portuguesa de Futebol interpretam de forma diversa, baseando-se no espírito da norma em cuja elaboração não tomaram parte;

5 - Ficou provado ao longo deste processo que a Vitória Futebol Clube - S.A.D. tudo fez para defender os seus superiores interesses e procurar a verdade desportiva, salvaguardando assim os valores que norteiam esta centenária Instituição do desporto nacional e defendendo as legítimas aspirações dos seus associados;

6 - Continuaremos, como sempre, concentrados nos objetivos desportivos que, ainda, poderemos alcançar na presente época, convictos de que os mesmos serão atingidos, o mais rapidamente possível, com muito suor, trabalho, seriedade e competência de toda a estrutura da Vitória Futebol Clube - S.A.D., independentemente de recados/avisos/declarações vindos a público nos últimos tempos, mais concretamente desde que este processo teve o seu início.

O Conselho de Administração da Vitória FC - S.A.D"


in "ojogo.pt"

João Pinto: «No Porto ninguém atira a toalha ao chão»

Numa entrevista à TSF, João Pinto, antigo capitão dos «dragões» diz que no Porto «ninguém atira a toalha ao chão». Ainda a ausência de Moutinho, os protestos de alguns adeptos, os falhanços de Jackson e a contestação a Vítor Pereira.


«O FC Porto fez um bom jogo, claro que podia ter feito mais, mas também teve a infelicidade de falhar um penalty. Se a bola tivesse entrado, podia ter dado outro rumo aos acontecimentos e ao resultado final».
A partir desta altura o FC Porto depende de terceiros para chegar ao primeiro lugar, mas «nada é impossível e ainda vai receber o Benfica», salientou João Pinto, que também reconhece que o conjunto de Jorge Jesus «está forte, é uma equipa com moral, mas ainda falta muito campeonato», lembrando que os encarnados ainda têm para gerir os encontros da Liga Europa.
«Numa casa como o FC Porto, enquanto matematicamente for possível, nunca se atira a toalha ao chão», disse à TSF um dos mais emblemáticos capitães na história do clube azul e branco.
No regresso da Madeira, a equipa foi mal recebida por cerca de uma centena de adeptos. Um comportamento que não se justifica, na ótica do antigo jogador.
«Acho que não foi a melhor forma de receber a equipa, depois de um resultado menos bom. Mas isso também é fruto daquilo que o FC Porto tem feito ao longo dos últimos anos, em que a equipa tem vencido tudo e as pessoas estão 'mal habituadas'. É uma minoria daquilo que é o FC Porto», salientou João Pinto que apelou ainda à união entre adeptos e equipa, nos próximos encontros.


in "tsf.pt"

PAULO TEIXEIRA "Porto não pode atirar a toalha ao chão"

Paulo Teixeira defende Jackson Martínez, depois do colombiano ter desperdiçado nova grande penalidade. O antigo membro do Conselho Superior do FC Porto acredita que os dragões ainda podem chegar ao título.


A distância de quatro pontos que o Benfica abriu para o FC Porto, no topo da classificação da Liga Portuguesa, não pode, na opinião de Paulo Teixeira, fazer com que os dragões desistam do título. "Ainda há muitos pontos para disputar. A perda destes dois pontos vem dificultar a situação, mas o Porto tem um jogo em casa com o Benfica. O que o Porto não pode, neste momento, é perder mais pontos. Enquanto há vida há esperança e o Porto não poder atirar a toalha ao chão", diz o antigo membro do Conselho Superior do FC Porto, em declarações a Bola Branca.

Paulo Teixeira ilibou, ainda, Jackson Martínez de qualquer responsabilidade no momento actual da equipa. O colombiano falhou a terceira grande penalidade, esta temporada, mas não o ex-autarca de Castelo de Paiva sublinha que se trata de que "é um grande jogador, um dos melhores atacantes que o Porto teve, em toda a sua história".

O FC Porto empatou (1-1), na Madeira, frente ao Marítimo, e ficou a quatro pontos do Benfica, que vencer em Guimarães.


in "rr.pt"

F.C. Porto está na fase mais perigosa


A sete jornadas do final da Liga, é altura de olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto está, nesta altura, no período teoricamente mais complicado do calendário. É quando o inverno começa a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrenta maiores dificuldades. O calendário ficou mais «aliviado» pela eliminação europeia, porém.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate deste domingo nos Barreiros, com o Marítimo.

Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: segue-se a ida Coimbra, para jogar com a Académica. Depois, já no início de abril, o F.C. Porto recebe o Sp. Braga. 

Mas ainda que este seja, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Falta saber ainda onde vai encaixar o jogo das meias-finais da Taça da Liga, uma vez que ainda não há data para o encontro.

Calendário do F.C. Porto até final da época:
30/3: Académica (f)
7/4: Sp. Braga (c)
(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
28/4: V. Setúbal (c)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.


in "maisfutebol.iol.pt"

«Via com bons olhos Jorge Jesus no FC Porto» - António Oliveira


O antigo treinador do FC Porto admite que gostaria de ver Jorge Jesus no Dragão, reconhecendo, porém, que não será o responsável técnico do Benfica o substituo de Vítor Pereira.

«Jorge Jesus é um treinador altamente competente. Está a fazer um excelente trabalho, não só a criar ativos, a valorizá-los e a vende-los, mas também na forma como o Benfica está a jogar e a estruturar-se. O Benfica joga à Jorge Jesus», disse António Oliveira em declarações àAntena 1.

«Não sei se é o Benfica que não quer que ele fique, se é o Jesus que não quer ficar. E se é um treinador preparado para orientar o Benfica, também é para treinar o FC Porto. Embora acredite que não venha porque o FC Porto já tem o treinador para a próxima época. Mas via com bons olhos Jorge Jesus no FC Porto.»

Sobre Vítor Pereira: «Pela experiencia que tenho do FC Porto, acredito que o clube já tenha treinador para a próxima época mas não é pelo facto de ter perdido esta eliminatória [ndr - Liga dos Campeões.»


in "abola-pt"

«Não era o resultado que desejávamos» - Lucho


O médio do FC Porto acredita que o empate (1-1) nos Barreiros nos deixa os azuis e brancos fora da corrida pelo título.

«Não era este o resultado que desejávamos. Não merecíamos mas o futebol tem destas injustiças. Continuamos a acreditar porque ainda temos possibilidade de chegar ao título. Matematicamente ainda temos hipóteses. Hoje faltou-nos fazer golos, fomos uma equipa ambiciosa, queríamos os três pontos mas vamos continuar a acreditar. Vamos recuperar energias para o que falta do campeonato», disse Lucho no final da partida.


in "abola.pt"

Fucile mantém braço de ferro


O mercado permitiu ao FC Porto arrumar a casa, tendo procedido à colocação dalguns jogadores mesmo depois de encerrado o período de transferências na Europa: Kléber foi disso exemplo.

Mas nesta questão houve um processo que ficou sempre para o fim: Fucile mantém um braço de ferro com os dragões. 

Vinculado ao clube até 2014, o lateral dava prioridade aos campeonatos europeus e via o futebol brasileiro como alternativa: o tempo passou, a proposta não chegou. 

Recentemente falou-se do seu eventual regresso ao Uruguai, ideia que esbarrou na sua irredutibilidade quanto à hipótese de baixar o ordenado. Mas, no seu país, os melhores emblemas também não podem pagar tanto...


in "abola.pt"

VÍTOR PEREIRA "Dou a cara pela minha equipa"

O treinador do FC Porto não considera que o resultado tenha sido justo e é de opinião de que a equipa portista merecia ter ganho ao Marítimo.


O que faltou ao FC Porto para vencer?

O que nos falta é fazer golos. Jogámos, dominámos, criámos situações de golo, inclusive falhámos um penálti, e sofremos um golo em que o Mangala escorregou num lance em que a bola que estava controlada.

Influência da eliminação da Liga dos Campeões?

Dou a cara pela minha equipa, pelo que fizeram, deram tudo pelo clube, pela vitória, mas não foi possível. Mas, repito, dou a cara por eles, porque me orgulho deles. Este resultado não foi o que esperávamos.

Fomos uma equipa que dominou, criou e que tentou criar oportunidades de várias maneiras na defesa do Marítimo, mas que não foi feliz.O FC Porto teve caráter, num terreno escorregadio, sempre perigoso. Não tenho um jogador que não tenha deixado tudo em campo. Não fomos felizes. Complicámos um pouco a situação, porque antes deste jogo dependíamos apenas de nós e agora. dependendo do jogo do Benfica, isso deixará de ser assim. Mas, acredito que que pontos serão perdidos, resta-nos trabalhar.


in "ojogo.pt"

Petardos e insultos no aeroporto


Centenas de adeptos portistas, em boa parte da claque Super Dragões, insultaram a comitiva do FC Porto que deixou o aeroporto de autocarro pela zona das cargas.
Centenas de adeptos do FC Porto, na sua maioria da claque Super Dragões, aguardaram a chegada da comitiva portista que se deslocou à Madeira para defrontar o Marítimo. O empate foi, como se percebe, a razão para que que estes adeptos estivessem no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Com a equipa a deixar o aeroporto pela zona de cargas e descargas, os adeptos aproveitaram a passagem do autocarro para gritar os insultos habituais nestas fases menos positivas de qualquer equipa - "palhaços joguem à bola", por exemplo - e lançar alguns petardos luminosos para a frente do autocarro. Uma tarja de generosas dimensões tinha a inscrição "Honrem a camisola" destacou-se igualmente.

Os adeptos, que souberam que a equipa para sairia da zona de cargas e descargas, estiveram sempre vigiados pela polícia; e a segurança do autocarro e da equipa nunca estiveram em causa. Aliás, eram bem percetível para que, por exemplo, não fossem lançadas pedras.

Alguns adeptos deslocaram-se depois para o Estádio do Dragão, sempre vigiados pela polícia.

in "ojogo.pt"

Atsu com entorse no tornozelo

Helton também saiu tocado na perna esquerda, fruto do lance do empate do Marítimo em que choca com o sul-coreano Suk.


Christian Atsu, que se lesionou à passagem do quinto minuto do Marítimo-FC Porto, tem uma entorse no tornozelo direito, informaram os dragões no final da partida. O ganês será reavaliado terça, no regresso aos treinos, mas deve falhar a viagem para o Gana, a fim de representar a sua seleção.

Helton também saiu tocado na perna esquerda e o maritimista Heldon, que também estava convocado para a seleção (no caso a de Cabo Verde), tem um traumatismo na coxa direita.

"
in "ojogo.pt"