domingo, 11 de janeiro de 2015

“BÊS” DERROTADOS EM CLÁSSICO INGRATO

Dragões, em inferioridade numérica desde os 12 minutos, perderam diante do Benfica B (2-3)
​O FC Porto B perdeu este domingo diante do Benfica B (2-3), no Centro de estágio e formação dos lisboetas, no Seixal, em jogo referente à 22.ª jornada da Segunda Liga. Com este resultado, os “Bês” portistas terminam a ronda na décima posição, com 32 pontos, menos oito do que o líder Freamunde.

O clássico entre as segundas equipas de Benfica e FC Porto começou em grande ritmo, mas rapidamente ficou condicionado, sobretudo para o lado dos azuis e brancos. Rafa viu o cartão vermelho directo por falta sobre Gonçalo Guedes, logo aos 12 minutos, e foi o próprio avançado dos lisboetas que assumiu a cobrança da grande penalidade, com sucesso. Em inferioridade numérica no campo e no marcador, o conjunto comandado por Luís Castro reorganizou-se e nem assim se deu por vencido. Bem pelo contrário.

Francisco Ramos, num remate que parecia não estar destinado às redes e que contou com a ajuda de Bruno Varela, estabeleceu a igualdade aos 36 minutos, momentos antes de Leandro Silva ficar a milímetros da reviravolta com uma “bomba” a mais de 30 metros da baliza (40m). Com muito trabalho e ainda mais organização, o FC Porto B sabia ir contornando as vicissitudes do clássico e segurou a igualdade até ao intervalo.

A reviravolta anunciada por Leandro Silva foi concretizada, e de que maneira, por Gonçalo Paciência. O capitão dos Dragões apontou o 2-1 num remate espantoso à entrada da área, descaído para a esquerda, sem hipóteses para o guarda-redes do Benfica B (53m). Os azuis e brancos quase nem saborearam a obra de arte assinada pelo seu capitão e viram Fábio Cardoso selar novo empate pouco depois (57m). O defesa do Benfica B esteve particularmente activo no ataque e também foi dele o terceiro golo dos visitados, na sequência de um pontapé de canto (73m).

Novamente obrigado a correr atrás do prejuízo e em inferioridade numérica, o FC Porto B fê-lo quase sempre mais com o coração do que com a cabeça, podendo ainda assim queixar-se de uma grande penalidade clara não assinalada após uma falta sobre Pité, em mais uma decisão incompreensível do árbitro Manuel Oliveira.

FICHA DE JOGO

BENFICA B-FC PORTO B, 3-2
Segunda Liga, 22.ª jornada
11 de Janeiro de 2015
Centro de estágio e formação do Benfica, no Seixal

Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

BENFICA B: Bruno Varela; Nélson Semedo, Lindelof, Fábio Cardoso, Pedro Rebocho; João Teixeira, Dawidowicz e Gonçalo Guedes; Nuno Santos, Hélder Costa (cap.) e Victor Andrade
Substituições: Victor Andrade por Renato Sanches (64m), Gonçalo Guedes por Sarkic (78m) e Nuno Santos por João Carvalho (89m)
Não utilizados: Miguel Santos, João Nunes, Marcos Valente e Alexandre Alfaiate
Treinador: Hélder Cristóvão

FC PORTO B: Raúl Gudiño; David Bruno, Diego Carlos, Lichnovsky e Rafa; Leandro Silva, Pité e Francisco Ramos; Ivo Rodrigues, Kayembe e Gonçalo Paciência (cap.)
Substituições: Diego Carlos por Tomás Podstawski (40m), Ivo Rodrigues por Víctor García e Pité por André Silva (75m)
Não utilizados: Kadú, Leander Siemann, Pavlovski e Frédéric
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Gonçalo Guedes (13m, pen.), Francisco Ramos (36m), Gonçalo Paciência (53m) e Fábio Cardoso (57m e 73m)
Disciplina: cartão amarelo a David Bruno (56m), Dawidowicz (58m) e Lichnovsky (72m); cartão vermelho directo a Rafa (12m) e Renato Sanches (90m+2)


in "fcp.pt"

DRAGON FORCE FOI À LUZ CONQUISTAR A DÉCIMA VITÓRIA

Azuis e brancos venceram Benfica B (80-55) e continuam líderes isolados e invictos da Proliga
Dez jogos, dez vitórias: o Dragon Force prossegue imparável na Proliga. Na 11.ª jornada, da prova, no Pavilhão n.º 1 da Luz, em Lisboa, os comandados de Moncho López derrotaram o Benfica B por uns esclarecedores 80-55 e continuam a comandar a classificação, com 20 pontos, mais um do que o segundo, o Eléctrico.

Os Dragões entraram no jogo impondo um ritmo forte e chegaram ao fim do primeiro período com uma vantagem de nove pontos, que até ao intervalo foi alargada para os 19. Fixou-se assim uma distância considerável no marcador (44-25), que foi timidamente ameaçada pelos lisboetas, no terceiro quarto. No último período, os azuis e brancos responderam e impuseram um parcial de 23-12, que colocou o resultado final com os encarnados a uns longínquos 25 pontos.

A nível individual, destaque para as exibições de Ferrán Ventura, Miguel Queiroz e João Torrie, responsáveis por mais de 50 por cento dos pontos da equipa portista, numa exibição que voltou a merecer os aplausos de Moncho López. “Queríamos muito esta vitória para nos mantermos na liderança. Jogámos muito bem na primeira parte, com um domínio absoluto, tanto na fase ofensiva como defensiva. No segundo período sofremos apenas oito pontos, o que mostra como defendemos bem. Depois do intervalo, perdemos algum critério no ataque e falhámos nas decisões, o que deu algum oxigénio ao adversário, mas, felizmente, no último quarto, voltámos a impor o nosso ritmo e a encontrar boas soluções ofensivas”, afirmou o treinador espanhol, em declarações ao www.fcporto.pt.

BENFICA B-DRAGON FORCE, 55-80
Proliga, 11. ª jornada
11 de Janeiro de 2015
Pavilhão n.º 1 da Luz, em Lisboa

Árbitros: Sérgio Silva e Rui Ribeiro

DRAGON FORCE: João Ribeiro (1), André Bessa (2), João Grosso (4), Miguel 
Queiroz (15), Pedro Figueiredo, João Gallina (6), Ferrán Ventura (17), Pedro Bastos (10), João Fernandes (2), João Torrie (12), António Monteiro (9) e João Neves (2)
Treinador: Moncho López

BENFICA B: Aljaz Slutej (6), João Pedro Soares (1), André Mendes (2), Benvindo Mendes, Ricardo Monteiro (17), Diogo Gameiro (13), Carlos Salamanca, Sérgio Silva (13), Gonçalo Ferreira, Veljko Stankovic (3) e Francisco Pereira
Treinador: Goran Nogic


in "fcp.pt"

SUB-17 PERDEM PELA PRIMEIRA VEZ NA ÚLTIMA JORNADA DA PRIMEIRA FASE


A equipa Sub-17 do FC Porto perdeu este domingo na recepção à Oliveirense, por 1-0, em encontro da 18.ª e última jornada da série B do Campeonato Nacional de Juniores B, disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O golo sofrido aos 34 minutos valeu a primeira derrota da época, mas ainda assim os Dragões concluíram a primeira fase como líderes destacados, com oito pontos de vantagem sobre o Padroense, segundo classificado.

Tal como tinha sido assumido pelo treinador Bino na antevisão do encontro, o "onze" - idêntico ao da última jornada, no triunfo na Régua - incluiu jogadores menos utilizados e, no banco, estavam jogadores da equipa de Sub-15, convocados para a partida frente a um adversário que terminou a prova como sexto classificado (26 pontos). A primeira parte foi caracterizada por um bom volume de jogo ofensivo, mas com demasiadas falhas na finalização e no último passe. A equipa adversária chegou ao golo na única oportunidade de que dispôs, num livre lateral com um cabeceamento na zona da marca de grande penalidade.

Na segunda parte, e apesar de algumas alterações para transmitir mais acutilância no último terço (entraram os Sub-15 João Serrão, Afonso Sousa e Tiago Lopes), a qualidade de jogo baixou e as oportunidades criadas foram desperdiçadas por falta de discernimento.

O FC Porto, treinado por Bino, alinhou com Tiago Martins, Casimiro, Wilson Castro, Issa Marega, Rogério Ramos, Bola, Michael Morais, Nuno Carvalho (Afonso Sousa, 50m), Idrisa, Miguel Sousa (João Serrão, 64m) e Pedro Pereira (Tiago Lopes, 40m).


in "fcp.pt"

SUB-15 VENCEM VARZIM E TERMINAM A PRIMEIRA FASE INVICTOS

Dragões venceram na visita ao Varzim (3-0), na 18.ª e última jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C
A equipa Sub-15 do FC Porto encerrou a primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores com um registo imaculado: 54 pontos, 86 golos marcados e apenas 11 sofridos em 18 jogos, em que se contaram igual número de vitórias. A última foi este domingo, na Póvoa, frente ao Varzim (3-0), na derradeira jornada da prova.
O objectivo foi concretizado com sucesso.

A verdade é que não foi um jogo fácil, tal como o treinador, Luís Gonçalves, e o médio André Silva tinham previsto. O primeiro golo chegou logo aos oito minutos, por intermédio de Leandro, numa primeira parte em que os azuis e brancos tiveram algumas dificuldades em adaptar-se ao terreno (pelado), o que não impediu, porém, que tivessem exercido total domínio e criado as melhores oportunidades de golo.

Os jovens portistas voltaram a ser superiores após o intervalo, mas foram os poveiros que estiveram perto do empate: valeu a defesa de João Cardoso no penálti. Logo a seguir, Vasco Paciência é derrubado na área e, da marca dos 11 metros, o avançado fez o 2-0. Aos 67 minutos, Miguel Magalhães fechou a contagem com uma boa finalização, selando uma vitória indiscutível num terreno difícil.

Liderado por Luís Gonçalves, o FC Porto alinhou com: João Cardoso, Ruben Teixeira, Nuno Damas, Cláudio Silva, Vasco Mesquita, André Silva, João Mário, Fábio Vieira (Marcelo, 61m), Leandro Campos (Vítor Ferreira, 56m), Vasco Paciência (cap.) e Miguel Magalhães.


in "fcp.pt"

Adeptos dos dragões criticam arbitragens


Dragão (foto ASF)

A claque dos Super Dragões aproveitou a partida frente ao Belenenses, deste sábado, para trazer duas tarjas com uma clara mensagem contra a arbitragem na Liga portuguesa.

As trajas traziam a seguinte mensagem: Se roubo de igreja era habitual, agora são roubos de catedral.»


in "abola.pt"

Primeiro campeão batido por Lopetegui

BELENENSES NÃO IMITOU BENFICA, SPORTING OU BOAVISTA

O técnico Julen Lopetegui está há pouco tempo ao serviço do futebol português, mas a verdade é que, na sua era, o FC Porto ainda não tinha conseguido vencer nenhum dos clubes que tiveram o mérito de conquistar um campeonato nacional.

A fava saiu ao Belenenses, já que Benfica, Sporting e Boavista, os restantes membros do restrito clube dos campeões, conseguiram travar a audácia dos dragões, sendo que os leões não só empataram em Alvalade para o campeonato, como também conseguiram eliminar os portistas da Taça de Portugal em pleno Estádio do Dragão.

Um obstáculo meramente estatístico, apesar de esta dificuldade já ter um peso significativo na classificação do campeonato decorridas que estão 16 jornadas. Afinal de contas, os sete pontos perdidos frente ao Boavista, Sporting e Benfica eram suficientes para os dragões ostentarem a liderança isolada da 1.ª Liga.

in "record.pt"

Uma noite de homenagens no Dragão

.

JOSÉ MARIA PEDROTO FOI LEMBRADO

Belenenses cumpriu tradição.

A noite do Dragão foi marcada por dois momentos simbólicos. Um deles ainda antes do apito inicial, quando a equipa do Belenenses, cumprindo uma velha tradição, agitou uma bandeira do FC Porto no centro do relvado, situação que mereceu uma grande salva de palmas.

Especial foi também o momento em que os Super Dragões, ao minuto 30, os mesmos anos que passaram após o desaparecimento de José Maria Pedroto, evocaram o antigo treinador.


in "record.pt"

Negociações por Marcos Rocha

INFORMAÇÃO ADIANTA PELA ESPN BRASIL

O lateral-direito Marcos Rocha, de 26 anos, voltou a ser colocado na órbita azul e branca. De acordo com a ESPN brasileira, o jogador do Atlético Mineiro está a ser negociado com os dragões, surgindo Deco, na qualidade de representante de Jorge Mendes, a intermediar as conversas. Ainda segundo a mesma fonte, o clube brasileiro está a pedir aproximadamente 10 milhões de euros por Marcos Rocha, que chegaria ao FC Porto para suceder a Danilo, que, por seu lado, estará de partida para o Barcelona.

in "record.pt"


Marcos Rocha
Nome completoMarcos Luis Rocha Aquino
PosiçãoLateral-direito
Data de nascimento11/12/1988
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoSete Lagoas (MG)
Altura1,76m
Peso68kg









  • Tombense (MG):
  • CRB (AL): 2008
  • Atlético (MG): 2009-2010
  • Ponte Preta (SP): 2010
  • América (MG): 2010-2011
  • Atlético (MG): 2012
  • Campeonato Estadual de Minas Gerais - 2012 - Atlético-MG
  • Campeonato Estadual de Minas Gerais - 2013 - Atlético-MG
  • Copa Libertadores da América - 2013 - Atlético-MG

Otávio é o único lesionado

Julen Lopetegui iniciou este domingo a preparação do jogo da Taça da Liga e só não contou com o lesionado Otávio, além dos africanos Brahimi e Aboubakar, que se encontram na CAN'2015.


Otávio, que se lesionou ao serviço da seleção de sub-20 do Brasil, é o único futebolista do plantel do FC Porto impedido de cumprir o plano normal de trabalhos, que na manhã deste domingo, no Olival, entrou no ciclo de preparação do jogo da Taça da Liga, com o União da Madeira.

Os dez jogadores, excluindo o guarda-redes, que defrontaram o Belenenses na noite deste sábado efetuaram apenas uma corrida de dez minutos, recolhendo depois ao balneário, enquanto os restantes treinaram sem restrições.

Esta segunda-feira, às 10h30, a equipa treina à porta fechada, sendo depois revelados os convocados para o encontro de terça-feira, no Dragão, com o União da Madeira.


in "ojogo.pt"

ÓLIVER TORRES "Ainda não viram o melhor FC Porto"

Óliver Torres, médio do FC Porto, marcou o segundo golo dos portistas na vitória, por 3-0, ante o Belenenses.


Melhorar: ""Tivemos um início de primeira e segunda partes muito fortes, tivemos o jogo quase sempre controlado, mas há sempre coisas a melhorar. O resultado foi bom para a confiança".


A crescer: "Somos muitos jogadores novos, estamos a criar uma boa equipa, mas ainda falta aprender e crescer. Ainda não viram o melhor FC Porto. Trabalhámos muitos e todos os dias para continuar a melhorar como equipa".

O mais importante: "O importante para mim é poder ajudar a equipa, seja mais atrás ou mais na frente. o melhor de tudo é ganhar".


in "ojogo.pt"

GUDIÑO, KAYEMBE E GONÇALO NOS CONVOCADOS DO FC PORTO B

Ricardo Nunes, Graça e Célestin Djim saem dos eleitos para a deslocação ao terreno do Benfica B (sábado, 16h00), da 22.ª jornada da Segunda Liga

O guarda-redes Raúl Gudiño, o defesa/extremo Joris Kayembe (na foto) e o avançado Gonçalo Paciência são as três novidades na lista de 18 convocados elaborada por Luís Castro para a deslocação ao terreno do Benfica B, que se disputa este domingo, no Centro de estágio e formação do Benfica, no Seixal, pelas 16h00. O encontro conta para a 22.ª jornada da Segunda Liga.

Em relação à última convocatória, há a registar as saídas do guarda-redes Ricardo Nunes, da equipa principal, do médio Graça e do avançado Célestin Djim. Os Dragões ocupam o nono lugar da tabela, com 32 pontos, enquanto os lisboetas estão na quinta posição com mais três. O líder Tondela soma 38 pontos.

Lista de 18 convocados: Kadú e Raúl Gudiño (g.r.); André Silva, David Bruno, Diego Carlos, Francisco Ramos, Frédéric, Gonçalo Paciência, Igor Lichnovsky, Ivo Rodrigues, Joris Kayembe, Leander Siemann, Leandro Silva, Marko Pavlovski, Pité, Rafa, Tomás Podstawski e Víctor García.


in "fcp.pt"

DRAGÕES DE FIBRA VENCEM NOS AÇORES

​FC Porto Fidelidade bateu o Candelária (4-2) na 14.ª jornada do Campeonato
​O FC Porto Fidelidade venceu este sábado o Candelária, nos Açores, em jogo referente à 14.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Os azuis e brancos, que estiveram em desvantagem no marcador, registaram assim mais um triunfo e continuam na segunda posição da prova, com 37 pontos, menos três do que o Benfica, primeiro classificado.

No tradicionalmente complicado pavilhão do Candelária, o FC Porto Fidelidade entrou melhor e adiantou-se no marcador por intermédio de Caio (12m), naquele que foi o único golo nos primeiros 25 minutos. O reinício não foi fácil para os Dragões, que viram o Candelária dar a volta ao marcador com golos de Alan Fernandes (30m) e João Ramalho (41m).

Em mais uma demonstração de força dos azuis e brancos, nova “cambalhota” no marcador. Jorge Silva restabeleceu a igualdade (42m) e, de livre directo, o capitão Reinaldo Ventura voltou a colocar o FC Porto Fidelidade em vantagem (43m), reforçada a 17 segundos do final por Ricardo Barreiros.

O conjunto comandado por Tó Neves alinhou com Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Ricardo Barreiros (1), Caio (1) e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Reinaldo Ventura (cap., 1), Hélder Nunes, Vítor Hugo e Rafa.


in "fcp.pt"

Aboubakar marca no empate dos Camarões com a África do Sul


Vincente Aboubakar, avançado do FC Porto, marcou o golo dos Camarões no empate com a África do Sul 1-1) em mais um jogo de preparação para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN-2015) que vai decorrer, a partir do próximo dia 18, na Guiné Equatorial. 

O avançado marcou logo a abrir o jogo, aos 7 minutos, mas os Bafana Bafana acabaram por empatar, já na segunda parte, aos 76 minutos, por Sibusiso Vilazaki. 

Os Camarões estão inseridos no Grupo D com a Costa do Marfim, Guiné Conacri e Mali, enquanto a Á frica do Sul está intergrada no Grupo C com o Gana, Senegal e a Argélia de Brahimi e Slimani. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Arbitragem: adeptos do FC Porto protestam, Lopetegui concorda

Tarja exibida durante o jogo atinge diretamente o Benfica

Na fase inicial do jogo, uma das claques do FC Porto exibiu uma tarja onde sugeria que o Benfica tem sido levado ao colo pela arbitragem. Julen Lopetegui foi confrontado com a imagem e colocou-se ao lado dos adeptos.   

«Os adeptos do FC Porto mostraram a sua opinião. Uma opinião acertada. Houve decisões que nos prejudicaram claramente. Mas são erros, como eu também cometo. Prejudicaram-nos, beneficiaram outros, isso é um facto», disse Lopetegui, referindo-se a jogos anteriores. 

«Hoje os nossos três médios viram o cartão amarelo. Isso condiciona. Não somos uma equipa que dá patadas, somos apenas agressivos. Creio que somos uma equipa exemplar no aspeto disciplinar. Houve um penálti sobre o Óliver, foi pisado. Continuaremos a trabalhar para dar alegrias aos adeptos, com energia». 

«Começámos muito bem, com ritmo, intensidade e agressividade, a recuperar a bola rapidamente. A chave esteve na intensidade e felizmente conseguimos marcar. Na segunda parte fizemos o 2-0 muito cedo e depois baixámos um pouco de ritmo. Não sofremos em termos defensivos, a única ocasião de golo do Belenenses aconteceu no fim. E estamos a falar de uma equipa forte, com um bom treinador».


in "maisfutebil.iol.pt"

FC Porto-Belenenses, 3-0 (destaques)


Oliver em grande momento frente a um tenrinho Belenenses que já está na lista de Jackson

A FIGURA: Oliver Torres 

Que grande momento de forma. O miúdo com pinta de líder voltou a somar pontos com mais uma exibição muito boa. Chega a parecer mais do que um, tal é a capacidade para estar (quase) sempre no local onde a bola vai cair. Os colegas já sabem que, com ele, a equipa ganha fantasia e verticalidade. Não é de muitos rendilhados porque o caminho para o golo pode ser simples. A quem o acusa de rematar pouco, respondeu com o golo, o segundo do FC Porto, numa tentativa colocada e rasteira, sem hipóteses. 
  
O MOMENTO: tão cedo e já decidido 

Depois de se analisar os 90 minutos do jogo, é fácil perceber que este só seria difícil para o FC Porto se o primeiro golo tardasse. Com Jackson a abrir o ativo logo aos 9 minutos, tudo ficou mais simples e os três pontos encaminhados. Mérito também para Oliver, no primeiro passe, e Herrera, no centro, para um golo fácil do colombiano. 
  
A DESILUSÃO: ataque do Belenenses 

Não houve lances de perigo, nem sequer remates enquadrados em 90 minutos. Nada. Nos descontos, em dois remates de Fábio Nunes, sobretudo no segundo, largado por Fabiano, esteve perto de um golo que, é preciso dizer, não merecia. A ausência de Deyverson não pode explicar tudo o que não foi o Belenenses, uma das equipas mais interessantes do primeiro terço da Liga, no Dragão. Mérito também para a defensiva portista, claro está, mas o trabalho nem foi extraordinário. 
  
OUTROS DESTAQUES 
  
Jackson Martínez 
Belenenses? Check! Juntamente com Boavista e Penafiel (que nunca defrontou), faltava o Belenenses na lista de «vítimas» de Jackson. Em 9 minutos a tarefa ficou resolvida. Golo simples de um jogador que até nem é goleador de um toque. Mas também os faz. E já vão 13 na Liga e o estatuto intacto de melhor marcador da competição. 
  
Quaresma 
Sem Brahimi, para já, o lugar é dele. Lopetegui já mostrou que não é adepto da utilização de dois extremos puros no ataque portista, mas ao primeiro jogo sem o argelino foi essa a receita apresentada. Tello de um lado, Quaresma do outro. Nenhum deles esteve brilhante, mas o português mostrou-se uns furos acima. Mais assertivo e dinâmico, brilhou ainda numa trivela ao seu estilo que Jackson quase transformou num golaço, ainda na primeira parte. 
  
Jose Angel 
Mais uma prova de que é uma opção credível sempre que o FC Porto precisar. Talvez lhe falte ainda alguma consistência, que só ganha com jogos, e entrosamento, que exige a mesma receita, porque errou alguns passes no último terço e os cruzamentos nem sempre lhe saíram bem. Mas uma coisa é certa: sempre que não houver Alex Sandro, ao contrário de tempos recentes, não há necessidade de tremeliques ou invenções. Está ali uma opção das boas.  

Adrián Lopez 
O Dragão ainda desconfia, mas está, claramente, com mais confiança do que no arranque da época. Um pormenor a meio campo sobre um adversário valeu-lhe os primeiros aplausos. Uma arrancada até à área já em cima dos 90 confirmou que acredita mais no que pode fazer. Talvez pudesse ter entrado mais cedo... 

Evandro 
Primeira opção de Lopetegui esta noite e primeiro golo com a camisola do FC Porto. Sai feliz, de certeza.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Belenenses, 3-0 (crónica)


Uma longa reta. De prego a fundo durante 60 minutos, em desaceleração no derradeiro terço. Curvas? Nem uma. Obstáculos? Apenas a miragem do aborrecimento. 

Autoridade absoluta do FC Porto, debilidade surpreendente do Belenenses, três golos a separarem competência e equívoco. Um número simpático para os anémicos azuis do Restelo. 

Lembram-se dos Washington Generals? Acompanharam anos a fio os geniais Harlem Globetrotters em digressões mundiais. Faziam parte do espetáculo, mas sem nunca beliscar o brilhantismo dos protagonistas. Perdiam e tinham gosto na derrota. 

Salvo as devidas diferenças, o Belenenses teve momentos em que pareceu confortável na pele de dominado. Desinteressado, impotente, incapaz de incomodar por uma vez que fosse Fabiano Freitas. O show era do FC Porto e os homens da Cruz do Cristo não tinham objeções a levantar. 

Lito Vidigal queixara-se do pouco tempo de recuperação, após os 7-1 sofridos em Braga, e até fez seis mudanças na equipa inicial. Mas nada, nem mesmo essa rotação, explica uma noite tão pobre, paupérrima, dos lisboetas na Cidade Invicta. Só no período de descontos andaram perto do golo de honra. 

Muita dessa incapacidade está diretamente ligada à exibição convincente do FC Porto, obviamente. 

Óliver Torres de mãos seguras e pés de veludo com o volante, Herrera de pulmão cheio a ser o combustível perfeito, Jackson Martinez a funcionar como motor de arranque na explosão do marcador. 

O décimo terceiro golo do colombiano tem tanto de simples como de feroz, de resto. Óliver a servir Herrera, o mexicano a cruzar em jeito, Ventura e Tikito por terra, Jackson a encostar de cabeça. Nove minutos de jogo. 

Primeira aceleradela, Belenenses perdido no fumo azul e branco, uma pista em exclusivo para o FC Porto usufruir. 

Provando que é possível ter vários amores sem estar louco, os dragões foram primeiro contundentes e mais tarde conscientes. Dos passes verticais à procura das fugas de Herrera, a equipa passou ao futebol curto e tricotado por Óliver. Tudo válido, tudo a eclodir no 2-0. 

Autor? Óliver, o melhor em campo. E já leva cinco golos na Liga. Para quem assumia que a finalização era um problema… 

A 40 minutos do apito final, o jogo estava decidido e mais do que decidido. O Belenenses, tantas vezes alvo de encómios esta época (e de forma justa) deixou uma imagem horrível péssima. Nem uma jogada interessante, nem uma nota de incómodo à baliza do FC Porto até aos 90+3 minutos. 

Logo a seguir, Evandro aproveitou para marcar pela primeira vez de dragão ao peito. Entrou bem, tal como Quintero e Adrián López. 

A noite do FC Porto foi como o cartaz de Estrada Perdida, o filme de David Lynch. Muito alcatrão, tracejado, uma reta com nulo grau de dificuldade e olhos no horizonte. Uma reta feita em total segurança. Sem distrações.      


in "maisfutebol.iol.pt"

LOPETEGUI: “NÃO PODIA ESTAR MAIS SATISFEITO”

Técnico portista elogiou a atitude e o trabalho dos jogadores na vitória (3-0) sobre o Belenenses
Um golo a abrir o jogo, outro a abrir a segunda parte e outro a fechar o encontro. Foi uma exibição segura dos Dragões, na segunda vitória (3-0) em outras tantas partidas no novo ano e houve, por isso, nota positiva de Julen Lopetegui para o desempenho e atitude dos jogadores diante do Belenenses, na 16.ª jornada da Liga Portuguesa. O técnico queixou-se ainda da arbitragem de Manuel Mota.

“Não podia estar mais satisfeito com a atitude dos meus jogadores, que foram competentes no seu trabalho, fizeram uma boa exibição frente a um adversário que joga muito bem fora de casa, organizado, e que defende muito bem”, afirmou o treinador espanhol, no final da primeira partida no Estádio do Dragão em 2015.

Julen Lopetegui sublinhou o bom início do jogo dos azuis e brancos, com um “ritmo alto, com intensidade, agressividade, e recuperando a bola de forma rápida no campo adversário", frente a uma equipa com "bons jogadores". "Marcámos um golo e até poderíamos ter marcado mais, tal a intensidade que demos ao jogo. Na segunda parte marcámos muito cedo, o que fez com que a equipa baixasse o ritmo durante 20 minutos, mas nunca permitimos que o Belenenses criasse perigo real, porque estivemos sempre muito concentrados”, acrescentou.

O técnico espanhol sai, assim, “satisfeito com todos os jogadores, num jogo difícil perante uma equipa muito boa, que vinha de sofrer sete golos, o que condicionou também o jogo à partida". O FC Porto teve "a força mental para encarar este tipo de jogos como se deve, com todo o profissionalismo e competência”.

No início do jogo, os Super Dragões exibiram uma faixa em protesto contra as arbitragens. O treinador espanhol assinou por baixo: “Os adeptos mostraram a sua opinião, que para mim é acertada, uma vez que houve decisões que nos prejudicaram claramente em vários jogos e houve outras decisões que beneficiaram os nossos adversários”.

Lopetegui lembrou igualmente que ficou uma grande penalidade por assinalar: “Podemos ser uma equipa agressiva, mas não somos uma equipa violenta, mas o árbitro decidiu assim, são erros humanos. Naquele lance do Óliver, entendo que não era fácil para o árbitro analisar, mas ele disse-me, no fim, que foi pisado e levou um amarelo. Os três médios ficaram com um amarelo, não é normal. Espero que os erros da arbitragem sejam equilibrados para o bem da Liga e do futebol português”.

.

EVANDRO: “HÁ MUITO QUE PROCURAVA ESTE GOLO”

​Médio brasileiro estreou-se a marcar pelo FC Porto e fechou as contas frente ao Belenenses (3-0)
​Lançado por Julen Lopetegui aos 69 minutos, Evandro esperou pelo período de compensação para se estrear a marcar com a camisola do FC Porto, estabelecendo o 3-0 final com um excelente remate de fora da área (90m+3). Feliz pelo primeiro golo de Dragão ao peito, o camisola 15 sublinhou o “bom jogo” dos azuis e brancos e destacou a importância de mais uma vitória.

“Foi uma grande felicidade ter marcado o golo, pois já o procurava há muito tempo. Creio que fizemos um bom jogo, seguro, e que estivemos sempre por cima do Belenenses. É sempre uma alegria marcar, mas o mais importante foi a vitória da equipa. Estávamos precavidos para as dificuldades que nos esperavam, mas soubemos contorná-las com paciência e dinâmica na posse de bola. É importante continuar no caminho das vitórias, pois temos o objectivo de conquistar o título e vamos lutar por isso até ao fim”, afirmou Evandro, em declarações ao Porto Canal.


JACKSON MARTÍNEZ: “NÃO QUEREMOS CEDER MAIS TERRENO”

​Avançado colombiano abriu caminho ao triunfo sobre o Belenenses (3-0)
​Jackson Martínez, autor do primeiro golo do FC Porto na vitória frente ao Belenenses (3-0), logo aos dez minutos, enalteceu a importância da conquista de mais três pontos na recepção aos lisboetas. O avançado, que foi eleito o MVP da partida - e que vai por isso falar este domingo à comunicação social sobre o prémio, às 10h45, antes do treino do plantel - destacou o golo marcado bem cedo.

“Sabíamos que o Belenenses ia adoptar uma postura mais defensiva, procurando fechar-nos todos os espaços. Com paciência, conseguimos fazer o primeiro golo e isso deu-nos maior tranquilidade para o resto do jogo. Alcançámos mais uma vitória e todas são importantes, pois não queremos ceder mais terreno e esperamos continuar nesta série vitoriosa", declarou Jackson Martínez ao Porto Canal, momentos antes de receber o galardão das mãos de Armando Oliveira, representante da Repsol.

Com mais um golo na conta pessoal, o 13.º na Liga, o capitão portista passa a somar 43 no Estádio do Dragão e está cada vez mais próximo do registo de Hulk (44), o líder dos marcadores no recinto azul e branco. "Fiquei feliz por marcar, mas o mais importante é que a equipa venceu e os golos são fruto do trabalho de todos”, frisou, aproveitando ainda para dedicar o golo apontado à filha recém-nascida.



in "fcp.pt"

JACKSON, ÓLIVER E EVANDRO DERRUBARAM MURO DE BELÉM

​Dragões bateram Belenenses por 3-0 e continuam a ter o melhor ataque da Liga portuguesa, com 39 golos

​Golos de Jackson, a abrir a primeira parte (10 minutos), Óliver Torres, a abrir a segunda (47), e Evandro, a fechar a partida (93), permitiram ao FC Porto bater de forma clara o Belenenses, por 3-0, e manter-se a seis pontos do líder Benfica. Com uma postura bastante defensiva, que pareceu a espaços destinar-se apenas a evitar a goleada, os lisboetas não foram o adversário ideal para proporcionar um encontro de grande espectáculo, mas os Dragões derrubaram o muro do opositor e mantiveram até o estatuto de melhor ataque da prova, agora com 39 golos, numa partida que serviu igualmente para transmitir outras mensagens.

A partida começou com a Superior sul despida, devido a um protesto dos Super Dragões contra as arbitragens na Liga portuguesa. Só ao fim de seis minutos (o número de pontos de desvantagem do FC Porto face ao Benfica, à entrada para a 16.ª jornada) é que a claque ocupou os seus lugares e recolheu as faixas em que se lia "Se roubo de igreja era habitual / agora são roubos de catedral" e o lençol em que se via um andor a carregar figuras do clube lisboeta. Porém, se os Super Dragões chegaram simbolicamente atrasados ao encontro, a equipa azul e branca não o fez.

Pressionando o adversário e circulando bem a bola, os Dragões cercaram um Belenenses que pareceu traumatizado pela goleada sofrida na quarta-feira (7-1 no terreno do Sporting de Braga, em encontro da Taça de Portugal) e que se recolhia em 25 metros quando defendia. O primeiro remate foi de Jackson Martínez, aos oito minutos, e, apenas dois minutos depois, o colombiano abriu o marcador: Herrera desmarcou-se e cruzou da direita para o avançado, que apenas teve de encostar a cabeça. Jackson está agora a apenas um golo de igualar Hulk (44 golos) como melhor marcador de sempre do Estádio do Dragão.

A formação de Belém ainda se libertou em meados da primeira parte, mas sem conseguir criar perigo. E quando o FC Porto acelerava e aproveitava o terreno oferecido para trocar bem a bola, o adversário tremia. Foi assim aos 39 minutos, quando Quaresma aplicou uma trivela na esquerda e Jackson, ao segundo poste, bem se esticou mas não conseguiu rematar para a baliza. Antes, aos 35, Maicon cabeceou por cima, na sequência de um canto, e os Super Dragões voltaram a evidenciar-se, aos 30, com um minuto de aplausos em honra de José Maria Pedroto, três dias depois de se terem assinalado os 30 anos do seu desaparecimento.

A segunda parte arrancou praticamente com o 2-0: Óliver Torres aproveitou a cerimónia da defesa do Belenenses para aliviar a bola e rematou de forma imparável à entrada da área, apontando o quinto golo com a camisola dos Dragões. O 2-0 esfriou qualquer tentativa de reacção por parte dos visitantes e os Dragões foram gerindo o resultado, mesmo que o Belenenses se procurasse estender no terreno. O 3-0 pareceu sempre mais próximo do que o 2-1 e Tello (Ventura desviou o remate para a barra) e Indi (em boa posição, cabeceou por cima) ameaçaram fazer mexer de novo o marcador.

A melhor ocasião do Belenenses foi já nos descontos, mas Maicon travou em cima da linha o remate de Camara. Curiosamente, na resposta, o FC Porto chegou ao 3-0, através de um remate de fora da área de Evandro (substituiu Óliver aos 69 minutos), que assim se estreou a marcar pelos azuis e brancos. A luta pelo título continua no próximo sábado (20h15), quando os azuis e brancos se deslocarem a Penafiel para fechar a primeira volta da Liga.



in "fcp.pt"

“POKER” DE RUI PEDRO VALE PASSAGEM ÀS “MEIAS” DA FRENZ INTERNATIONAL CUP


Juniores dos Dragões bateram o Tottenham por 4-2, na Malásia
Rui Pedro apontou os quatro golos com que os juniores do FC Porto bateram este sábado os ingleses do Tottenham (4-2), em encontro dos quartos-de-final da Frenz International Cup, que se disputou no Estádio Shah Alam, na Malásia. Os Dragões, que apresentam neste torneio uma equipa Sub-18, vão disputar as meias-finais esta segunda feira (19h30 locais, 12h30 de Portugal Continental), frente aos brasileiros do Internacional de Porto Alegre, no Estádio Gelora Sriwijaya, em Palembang, na Indonésia.

O primeiro tempo foi de altíssimo nível por parte do FC Porto, que exibiu uma grande dinâmica de jogo, com constante troca de bola no meio-campo adversário. O primeiro golo surgiu através de uma grande penalidade convertida por Rui Pedro (18 minutos) e o segundo num grande remate do avançado, à entrada da área adversária (23).

Fazendo o adversário desgastar-se à procura da bola, os azuis e brancos continuaram a dominar na segunda parte, não ampliando desde logo a vantagem devido a intervenções do guarda-redes inglês. Porém, o guardião revelou-se impotente para travar mais duas excelentes finalizações de Rui Pedro (53 e 56 minutos). Após algumas alterações na partida, os Dragões perderam o controlo do encontro e sofreram dois golos (69 e 90), que não puseram em causa a justiça do apuramento para a eliminatória seguinte.

No outro encontro das meias-finais, defrontam-se os espanhóis do Valência e os argentinos do Estudiantes, também na segunda-feira. Recorde-se que, neste torneio que está a decorrer na Malásia e na Indonésia, o FC Porto foi primeiro no grupo C, com sete pontos, após vencer o PVF Vietnam (2-0) e o Gamba Osaka (1-0), registando ainda uma igualdade diante doBesiktas (1-1).

Os juniores do FC Porto, treinados por António Folha, alinharam com: Diogo Costa, Fernando, Sandro (Diogo Queirós, 65m), Jorge Fernandes, David Sualehe, Bruno Costa, João Cardoso (cap.), Rui Pedro (Pedro Marques, 79m), Moreto Cassamá (Rui Pires, 56m), Tony Djim e Luís Mata.


in "fcp.pt"