domingo, 11 de janeiro de 2015

FC Porto-Belenenses, 3-0 (destaques)


Oliver em grande momento frente a um tenrinho Belenenses que já está na lista de Jackson

A FIGURA: Oliver Torres 

Que grande momento de forma. O miúdo com pinta de líder voltou a somar pontos com mais uma exibição muito boa. Chega a parecer mais do que um, tal é a capacidade para estar (quase) sempre no local onde a bola vai cair. Os colegas já sabem que, com ele, a equipa ganha fantasia e verticalidade. Não é de muitos rendilhados porque o caminho para o golo pode ser simples. A quem o acusa de rematar pouco, respondeu com o golo, o segundo do FC Porto, numa tentativa colocada e rasteira, sem hipóteses. 
  
O MOMENTO: tão cedo e já decidido 

Depois de se analisar os 90 minutos do jogo, é fácil perceber que este só seria difícil para o FC Porto se o primeiro golo tardasse. Com Jackson a abrir o ativo logo aos 9 minutos, tudo ficou mais simples e os três pontos encaminhados. Mérito também para Oliver, no primeiro passe, e Herrera, no centro, para um golo fácil do colombiano. 
  
A DESILUSÃO: ataque do Belenenses 

Não houve lances de perigo, nem sequer remates enquadrados em 90 minutos. Nada. Nos descontos, em dois remates de Fábio Nunes, sobretudo no segundo, largado por Fabiano, esteve perto de um golo que, é preciso dizer, não merecia. A ausência de Deyverson não pode explicar tudo o que não foi o Belenenses, uma das equipas mais interessantes do primeiro terço da Liga, no Dragão. Mérito também para a defensiva portista, claro está, mas o trabalho nem foi extraordinário. 
  
OUTROS DESTAQUES 
  
Jackson Martínez 
Belenenses? Check! Juntamente com Boavista e Penafiel (que nunca defrontou), faltava o Belenenses na lista de «vítimas» de Jackson. Em 9 minutos a tarefa ficou resolvida. Golo simples de um jogador que até nem é goleador de um toque. Mas também os faz. E já vão 13 na Liga e o estatuto intacto de melhor marcador da competição. 
  
Quaresma 
Sem Brahimi, para já, o lugar é dele. Lopetegui já mostrou que não é adepto da utilização de dois extremos puros no ataque portista, mas ao primeiro jogo sem o argelino foi essa a receita apresentada. Tello de um lado, Quaresma do outro. Nenhum deles esteve brilhante, mas o português mostrou-se uns furos acima. Mais assertivo e dinâmico, brilhou ainda numa trivela ao seu estilo que Jackson quase transformou num golaço, ainda na primeira parte. 
  
Jose Angel 
Mais uma prova de que é uma opção credível sempre que o FC Porto precisar. Talvez lhe falte ainda alguma consistência, que só ganha com jogos, e entrosamento, que exige a mesma receita, porque errou alguns passes no último terço e os cruzamentos nem sempre lhe saíram bem. Mas uma coisa é certa: sempre que não houver Alex Sandro, ao contrário de tempos recentes, não há necessidade de tremeliques ou invenções. Está ali uma opção das boas.  

Adrián Lopez 
O Dragão ainda desconfia, mas está, claramente, com mais confiança do que no arranque da época. Um pormenor a meio campo sobre um adversário valeu-lhe os primeiros aplausos. Uma arrancada até à área já em cima dos 90 confirmou que acredita mais no que pode fazer. Talvez pudesse ter entrado mais cedo... 

Evandro 
Primeira opção de Lopetegui esta noite e primeiro golo com a camisola do FC Porto. Sai feliz, de certeza.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: