sábado, 25 de agosto de 2012

FC Porto 4 - Guimarães 0 (declarações)


Vítor Pereira: «Hulk está cá, conto com ele»

Treinador do F.C. Porto depois da vitória




A goleada ao V. Guimarães não faz esquecer a angústia que será a última semana do mercado de transferências. O F.C. Porto tem alguns jogadores perto da porta de saída e será natural que um ou dois saiam. Hulk, por exemplo, volta a estar nessa situação. Vítor Pereira tenta relativizar tudo isto, mas não esconde que a transferência do Incrível pode ser um problema sério. 

«Tenho de esperar para ver o que sucede. Os que cá estão são nossos. Se estou em sofrimento? Não, só quando não vejo a minha equipa a jogar é que sofro. Isso [o mercado] só me irá preocupar se o Hulk sair. Aí teremos de ver o que fazer. Ele está cá e voltou a fazer um excelente jogo». 

«Vamos trabalhar normalmente e contar com todos. O resto já não me diz respeito a mim. A mim cabe-me trabalhar e preparar a equipa o melhor possível.»

[Há jogadores insatisfeitos e a quererem sair?] 

«O que se vê do nosso trabalho é aquilo que mostrámos hoje. Se houvesse alguém insatisfeito não conseguíamos proporcionar um espetáculo destes». 

Lucho: «Aqui não se pode ter dois empates seguidos»

Argentino bisou pelo FC Porto na goleada imposta ao V. Guimarães


Lucho González, médio do FC Porto, em declarações à Sport Tv após a goleada por 4-0 ao V. Guimarães na 2ª jornada da Liga 2012/13:


«Não mudou nada, o que nos faltou no primeiro jogo foi concretizar uma das muitas ocasiões. Sabemos que neste clube não se pode ter dois empates seguidos e fizemos um bom jogo. O importante é a equipa ganhar, quem marca não interessa. Ainda me falta um pouco de ritmo, jogámos a ritmo alto e alcançámos uma boa diferença no marcador.» 



«Notícias de transferências? Neste clube é normal, até dia 31 vai haver mais, mas, como dizemos, todos estamos concentrados neste grupo. Se ficarem connosco muito melhor.»

in "maisfutebol.iol.pt"

«Pedi a bola a Hulk para marcar o penalty» – Jackson Martínez

O avançado colombiano reconheceu que não era ele quem estava marcado para apontar o castigo máximo, mas sim Hulk. No entanto, Jackson Martínez pediu para marcar e o brasileiro concordou.


«Quem ia bater era o Hulk, mas pedi para marcar o castigo máximo. Ele concordou e apontei a grande penalidade. O FC Porto tem um excelente grupo», afirmou Jackson Martínez.

in "abola.pt"

F.C. Porto-V. Guimarães, 4-0 (crónica)


O campeão mostrou tudo: qualidade, aborrecimento e muita pujança.


As mentes mais simplistas dirão que é um campeão de duas caras. É uma leitura possível. Outra leitura possível aponta para um campeão que se aborrece apenas com extrema facilidade. Que se alheia até com aparente sobranceria. Que em noventa minutos faz tudo: e faz mesmo tudo sozinho.


Um campeão, enfim, que entra em campo com dinâmica, ritmo, sempre em cima do adversário como a anunciar que, ele sim, traz o escudo no braço. Mas um campeão também que de um momento para o outro parece cansar-se e torna-se monótono. Com um ou outro susto pelo meio.



O F.C. Porto foi um pouco de tudo isso em noventa minutos. A metade inicial, naqueles primeiros minutos oficiais no Dragão, pareceram ser um bálsamo para as bancadas. O nulo em Barcelos reavivou certos fantasmas, a equipa em três quartos de horas sossegou os espíritos mais inquietos.



O V. Guimarães, por exemplo, chegou ao intervalo com apenas um remate feito, numa bola muito fácil para Helton. O resto do tempo foi uma tortura para a equipa de Rui Vitória: sempre a correr atrás, sempre à procura da bola, sempre a ver o adversário surgir de todos os lados... e pujante.



Com grande dinâmica no centro, com constantes trocas de posição entre os médios e os extremos, e com muito apoio dos laterais, o F.C. Porto recuperou a ideia com um par de anos de que era o mais parecido que havia com um mini-Barça. Muita posse de bola, muito domínio e boas combinações.



É certo que só fez um golo, viu o árbitro negar-lhe um penalty e ameaçou marcar em mais duas ou três ocasiões, tudo isso é certo, mas em posse e construção de jogo o F.C. Porto chegou a ser um regalo. Faltou-lhe talvez melhor definição no último passe para serem 45 minutos perfeitos.



Ora o intervalo era pacífico: o campeão apresentara-se com toda a pujança. Por isso também nada fazia prever aqueles vinte minutos iniciais da segunda parte, vinte minutos de passes errados, pouca dinâmica e muita desconcentração. Vinte minutos que roubaram toda a ilusão anterior às bancadas.



Nessa altura este frágil V. Guimarães cresceu e quase marcou por duas vezes. O Dragão calou-se: só se ouvia a claque vimaranense. Foram vinte minutos, lá está, não mais do que isso, mas vinte minutos difíceis até que Lucho entrou na área com perigo e o F.C. Porto voltou a ser ele próprio.



Logo a seguir fez o segundo golo numa bomba de Hulk e nunca mais se ausentou do jogo. Lucho bisou, Jackson Martínez estreou-se a marcar na Liga com um penalty à Panenka, o F.C. Porto voltou a ter um futebol dinâmico, constante posse de bola e muito apoio dos laterais Alex Sandro e Danilo. 



É certo que nesta altura se questiona a saída de Miguel Lopes, ele que não fez nada para deixar de ser titular. Pode por isso questionar-se a opção de Vítor Pereira, não pode questionar-se porém a titularidade de Danilo. Não teve porventura o fulgor de Alex Sandro, mas andou muito perto disso. 



Globalmente a equipa esteve aliás muito bem. À exceção, lá está, daqueles vinte minutos. No cômputo geral pode parecer até injusto dar tamanha importância a um período tão curto. Não é. O Porto goleou e está de parabéns, mas não é detalhe que faça tanta coisa em só noventa minutos.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto 1-0 V. Guimaraes por simaotvgolo12
FC Porto 2-0 V. Guimaraes por simaotvgolo12
FC Porto 3-0 V. Guimaraes por simaotvgolo12
FC Porto 4-0 V. Guimaraes por simaotvgolo12

F.C. Porto-V. Guimarães, 4-0 (destaques)


O verdadeiro El Comandante, mesmo com as pernas pesadas


A FIGURA: Lucho Gonzalez

Deslumbrante até as pernas lhe doerem. Magnífico o pontapé para o primeiro golo, comovente o esforço em sprint até chegar à recarga no segundo. As críticas à fragilidade física de El Comandante têm sido recorrentes, mas quem joga mais com a cabeça do que com o corpo tem a capacidade de durar mais. E mais. Mesmo parado, Lucho faz girar a bola como ninguém, sinaliza como nenhum outro sabe, organiza e distribui tarefas. É um líder, carismático e respeitado. Melhor em campo, sem dúvida. 

O MOMENTO: Hulk a acalmar as hostes

A uma primeira parte francamente convincente sucederam-se 20 minutos fracos. O F.C. Porto sentiu-se dominador, até abusador, e baixou o ritmo. Aproveitou o Vitória para se aproximar da área de Helton e ter dois/três lances interessantes. Hulk percebeu os sinais de perigo e acalmou as hostes da casa com um golo soberbo. À entrada da área, uma bomba com selo patenteado. Minuto 67. Daí em diante só deu Porto. 

A DESILUSÃO: primeira parte do Vitória

Sete ataques, zero remates, 26 por cento de posse de bola. O Vitória foi confrangedor até ao tempo de descanso. Tem jogadores para ousar mais, tentar mais, acreditar mais. Melhorou até sofrer o segundo golo e voltou a cair a pique. 

OUTROS DESTAQUES

Hulk

É um grandíssimo atacante em qualquer parte do mundo. Arrasta a equipa atrás de si, carrega a responsabilidade de ser brilhante, entusiasma o mais cético dos adeptos. Se sair, o F.C. Porto tornar-se-á inevitavelmente mais fraco. Não há outra forma de o escrever. Além da bomba para o 2-0, estilhaçou a marcação cerrada como e quando quis. Teve um gesto de grande companheirismo ao permitir a Jackson Martinez a marcação da grande penalidade para o 4-0. O colombiano precisava disso. 

Alex Sandro

Primeira parte de luxo, segunda mais comprometida com as obrigações defensivas. Que diferença faz ter um lateral participativo, corajoso, arrojado nas incursões pelo flanco. Uma equipa grande necessita, cada vez mais, de jogadores com este tipo de características. Alex Sandro esteve em quase tudo o que de bom o F.C. Porto fez. Pormenores de craque, capacidade física, promessas e mais promessas. Após uma época agrilhoado pelo estatuto de Alvaro Pereira, o brasileiro veio para ficar. 

Jackson Martinez

Justifica o destaque pelo primeiro golo de dragão ao peito. Hulk endossou-lhe a responsabilidade do penálti e Jackson respondeu com uma adaptação livre do remate à Panenka. Forte, poderoso, convincente, apesar de andar ainda à procura de perceber todos os movimentos da equipa. Grande trabalho individual na última jogada da partida: a bola saiu a rasar o poste. 

Rodrigo Defendi 

O mais acertado do Vitória, à semelhança do que sucedera contra o Sporting. Não fosse a grande penalidade sobre João Moutinho e podíamos falar de uma atuação sem mácula. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Depois da escorregadela, FC Porto procura triunfo sobre V.Guimarães


O FC Porto não começou da melhor forma a defesa do título de campeão nacional mas o facto dos adversários na luta pelo campeonato também terem empatado faz com que se mantenha tudo em pé de igualdade.

Ora, mas numa semana em que os dragões resolveram um dos casos pendentes do plantel, com a transferência de Álvaro Pereira para o Internazionale, é proibido que os azuis e brancos não alcancem outro resultado que não a vitória frente ao Vitória de Guimarães.

No Dragão ambiciona-se a conquista dos três pontos e Vítor Pereira deverá fazer, pelo menos, uma alteração no 11, em comparação com aquele que entrou em campo em Barcelos, frente ao Gil Vicente.

Mantendo exatamente a mesma lista de convocados, com Rolando de fora, o treinador dos bicampeões nacionais deverá apostar na titularidade de Alex Sandro, relegando Mangala para o banco de suplentes. De resto, Hulk mantém a titularidade, assim como Miguel Lopes, apesar da concorrência de Danilo.

Por sua vez, o Vitória de Guimarães pretende fazer no Dragão aquilo que conseguiu na primeira jornada, no Estádio D. Afonso Henriques. Os minhotos empataram a zero com um candidato ao título, o Sporting, e o objetivo passa por voltar a pontuar frente a um adversário mais forte.


Moutinho marcou ao V.Guimarães na época passada ©Catarina Morais
Domínio do FC Porto no confronto histórico

Em 67 jogos disputados entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães no reduto azul e branco, apenas por três vezes a equipa da cidade-berço conseguiu vencer. Por sua vez, os dragões ganharam 52 jogos, enquanto o empate foi o resultado verificado no final dos 90 minutos por 12 ocasiões.

Nas últimas seis deslocações dos vimaranenses ao Estádio do Dragão o FC Porto venceu sempre, pelo que a última vez que Vitória de Guimarães pontuou na condição de visitante foi em 2005, com um empate a zero.

Por sua vez, a última vitória, alcançada ainda no Estádio das Antas, ocorreu em 1996, como Vitória de Guimarães a triunfar por2x3, com golos de Edinho, Ricardo Lopes e Zlatko Zahovic. Pelo FC Porto marcaram Edmilson e Quinzinho.



Miguel Lopes cumpre jogo 50 frente ao Vitória de Guimarães

Miguel Lopes vai cumprir o jogo 50 na primeira Liga frente ao Vitória de Guimarães. O internacional português é titular no FC Porto e deverá alinhar de início este sábado, cumprindo uma marca que começou a ser construída a 24 de agosto de 2008.

Ao serviço do Rio Ave, Miguel Lopes estreou-se no principal escalão do futebol português frente ao Benfica, tendo feito parte de um quarteto defensivo que contava também com os nomes de Gaspar, Bruno Mendes e Sílvio.

Com a boa época que realizou ao serviço do FC Porto, Miguel Lopes acabou por se mudar na temporada seguinte para o FC Porto. No entanto, o lateral-direito não se conseguiu impor e durante duas épocas foi emprestado, primeiro ao Real Bétis e depois ao SC Braga.

As boas exibições no conjunto bracarense levaram-no a ser convocado por Paulo Bento para a fase final do Campeonato da Europa e a regressar ao FC  Porto, onde, para já, leva vantagem sobre Danilo na luta pela titularidade.


in "zerozero.pt"

Atacante Kleber mira estabilidade no Porto para voltar à Seleção


A temporada 2012/2013, que teve início oficialmente para o Porto no último domingo, traz grandes expectativas para o atacante brasileiro Kleber. O jogador de 22 anos, praticamente desconhecido no Brasil, tem objetivos claros para o próximo ano: se firmar como titular da equipe, disputar a artilharia e voltar a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Na temporada passada, a primeira do atacante na equipe azul e branca, Kleber atuou em 21 das 30 partidas da Liga de Sagres, balançando as redes adversárias em nove oportunidades, mas não conseguiu se firmar entre os titulares, prejudicado por uma lesão no ombro no meio da temporada.
No mês de setembro de 2011, o jogador chegou a ser chamado pelo técnico Mano Menezes para defender a equipe nacional nos amistosos contra a Costa Rica e o México. No entanto, a lesão no ombro aconteceu justamente neste momento e ele foi cortado da lista antes de se apresentar à Seleção.
AFP
O atacante atuou apenas meia temporada no Brasil
Muitos brasileiros ouviram falar pela primeira vez de Kleber nesta convocação, já que o jogador atuou profissionalmente por apenas meia temporada no País, defendendo o Atlético-MG, em 2009. No mesmo ano, o atacante foi vendido para o Marítimo, de Portugal, onde atuou durante duas temporadas e chamou a atenção do Porto, que acertou a sua contratação para a temporada 2011/2012.
Em entrevista à Gazeta Esportiva.net, Kleber declarou que considera normal que atualmente os jogadores saiam muito novos do Brasil, mas não esconde a vontade de voltar a atuar em sua terra natal um dia, embora ainda não tenha parado para pensar em qual time gostaria de defender.
GE.Net: Kleber, você tem ao seu lado no Porto um dos melhores jogadores brasileiros da atualidade, o atacante Hulk. Como é a sua relação com ele?
Kleber: O Hulk é um bom jogador, uma grande pessoa, procura sempre estar nos orientando. Dentro de campo a gente também tem um entrosamento legal, ele já me deu passe para alguns gols e vamos procurar melhorar ainda mais isso este ano.
GE.Net: Há especulações sobre a saída dele da equipe. Você acha que isso pode acontecer? Qual a importância dele para o Porto?Kleber: Todo grande clube vai ter propostas pelos seus grandes jogares e isso a gente já sabia que ia acontecer. Não tenho informações sobre alguma especulação em relação a isso, mas se ele ficar, será maravilhoso, porque ele é um grande jogador, mas se ele sair, acredito que o Porto tem grandes jogadores para a posição.
GE.Net: Como está a lesão que te tirou da Seleção? Você já está totalmente recuperado?
Kleber: A lesão já está completamente recuperada, ainda faço fortalecimento porque é uma lesão complicada e tenho que tomar cuidado porque pode voltar a acontecer. Tenho essa preocupação. Em algumas situações de bola, tenho medo de cair, por isso estou me tratando para fortalecer e evitar novas lesões.
AFP
Além do Campeonato Português, o brasileiro também defenderá o Porto na Liga dos Campeões
GE.Net: Você espera voltar a ser convocado?
Kleber: Primeiramente eu penso em me firmar como titular dentro do clube. Fazendo bons jogos e gols pelo Porto, a convocação à Seleção vai acontecer naturalmente.
GE.Net: Para você, é um objetivo jogar a Copa de 2014, no Brasil?
Kleber: Sem dúvida, acho que todo mundo tem esse sonho, ainda mais por se no nosso País, tem tudo a nosso favor, estou entusiasmo com isso.
GE.Net: Você acha que a permanência do técnico Mano Menezes te favoreceria neste sentido? 
Kleber: Acho que o Mano está fazendo o seu trabalho muito bem. Foi um azar não ter conseguido a medalha de ouro (nos Jogos Olímpicos de Londres), mas é dar os parabéns pela medalha de prata. Ele está em um bom caminho, acho que a Seleção vai se acertar até lá (Copa do Mundo 2014) e desejo muita felicidade para ele.

GE.Net: A sua falta de identidade com clubes brasileiros, por ter jogado pouco tempo no Brasil, te incomoda?Kleber: Hoje, é natural a gente sair novo do Brasil, não se firmar em algum clube brasileiro. Graças a Deus deu tudo certo pra mim, consegui me destacar no Marítimo e agora quero conquistar o meu lugar no Porto. Gosto muito do Campeonato Brasileiro, pra mim é o mais disputado do mundo, penso futuramente em voltar ao Brasil um dia, mas ainda não sei em que clube ou lugar.
AFP
O principal objetivo do atacante Kleber é se firmar na equipe titular do Porto nesta temporada
GE.Net: O Hulk também atuou pouco tempo como profissional no Brasil e acabou ganhando reconhecimento dos brasileiros quando já jogava na Europa. Ele é um exemplo pra você nesse sentido? Vocês já chegaram a conversar sobre isso? 
Kleber: A gente conversa sobre o Campeonato Brasileiro, mas a gente nunca falou do passado. Essa é mais uma coincidência que a gente tem, porque o Hulk foi um jogador que não fez muitos jogos no Brasil e um jogador que hoje é uma referencia no mundo.

GE.Net: Como é a rivalidade entre Porto e Benfica? Daria para comparar com algum clássico brasileiro?
Kleber: Seria como Flamengo e Vasco ou Cruzeiro e Atlético-MG. Como em qualquer País, a rivalidade é muito grande. Todo ano as duas equipes brigam pelo titulo e acredito que esse ano não será diferente. Mas, claro, espero que esse ano o Porto mais uma vez conquiste o título.
GE.Net: Para finalizar, Kleber, qual o seu objetivo de carreira? 
Kleber: Primeiro eu quero fazer a minha história dentro do Porto, igual Hulk, Falcão Garcia e Lucho González, que são tratados como ídolos aqui. Mas é claro que Real Madrid, Barcelona e Chelsea são grandes clubes em que a gente também sonha em jogar um dia.

in "gazetaesportiva.net"

Alex Sandro equilibra ataque pelas laterais

ENTRADA DO BRASILEIRO SERÁ A ÚNICA NOVIDADE


Alex Sandro 2012A entrada de Alex Sandro no onze para o jogo desta noite será a única novidade em relação à equipa que Vítor Pereira utilizou diante do Gil Vicente, na jornada inaugural da Liga Zon Sagres.

Mesmo não tendo apontado o nome do brasileiro, o próprio treinador tinha assegurado, após o encontro de Barcelos, que iria colocar um lateral-esquerdo de raiz frente aos vitorianos, deixando Eliaquim Mangala de fora, ele que foi uma adaptação durante a pré-época e no arranque das provas oficiais.



in "record.pt"

Dragão puxa por Hulk

AVANÇADO PODE DESPEDIR-SE HOJE


Esperam-se emoções fortes, esta noite, no Estádio do Dragão. Desde logo porque o FC Porto está proibido de perder pontos na receção ao V. Guimarães, depois do empate na 1.ª jornada.

Mas não só. A uma semana do fecho do mercado de transferências, esta é a derradeira oportunidade que os adeptos portistas têm para apelar ao sentimento de Hulk, no intuito de tentarem convencê-lo a não aceitar uma proposta de última hora.

in "record.pt"

Hulk resolve futuro na próxima semana


Na sequência da notícia que foi avançada pelo site russo lifesports, de que Zenit e FC Porto teriam chegado a acordo para a transferência de Hulk para o clube de São Petersburgo, a troco de 50 milhões de euros, o assessor do jogador negou.

«A notícia é falsa. Falei [ontem] com o Hulk e o seu empresário, Constantino Teodoro, e eles disseram-me que o que foi escrito não corresponde à realidade, adiantando-me que estão em conversações com três clubes e mais o FC Porto», fez ainda notar a A BOLA o assessor de imprensa do jogador, Acaz Fellegger. 

«Não me foi dito os nomes dos clubes fora de Portugal que estão em negociações [ndr: Zenit e Chelsea são de certeza], mas a permanência do Hulk no FC Porto também é uma hipótese», voltou a salvaguardar Fellegger, que tem indicações tanto do jogador como do seu próprio agente que «entre terça e quarta-feira tudo ficará resolvido».


in "abola.pt"