terça-feira, 29 de maio de 2012

À espera de Saldanha

O FC Porto continua à espera que o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, peça desculpas públicas pelas afirmações falsas de que na final dos playoffs de basquetebol houve invasão de campo.

Mário Saldanha disse numa entrevista à RTP Informação, na última quinta-feira à noite, que adeptos do FC Porto tinham entrado no campo de jogo e desta forma inviabilizado a entrega do troféu ao Benfica.

Essas declarações não correspondem à verdade e são ofensivas do FC Porto, que cuida sempre, como cuidou nessa partida, de garantir a segurança de todos os intervenientes nos espectáculos desportivos que organiza.

Mário Saldanha não só tem a obrigação de pedir desculpa ao FC Porto e rectificar as suas declarações, como de divulgar quem lhe prestou essa informação falsa.

in "fcp.pt"

Rodriguez: «Só tenho palavras de agradecimento para o Porto»

Uruguaio lembra que ganhou vários títulos no Dragão e garante que foi sempre muito bem tratado. Agora quer ser feliz em Madrid.

 Cristián Rodriguez manifesta-se em paz com o mundo depois de ter visto o futuro ser resolvido. O uruguaio, recorde-se, não joga desde Fevereiro, altura em que foi dispensado dos trabalhos do F.C. Porto para tratar de assuntos pessoais. O jogador não voltou sequer a entrar no Centro de Treinos.

Ora três meses depois, e sem necessidade de voltar ao Peñarol, do Uruguai natal, para poder seguir a carreira, Rodriguez conseguiu assinar pelo At. Madrid: vai poder estrear-se num dos campeonatos mais fortes do mundo e num clube de ambições europeias. «Estou muito feliz», confessou.

«Ainda não assinámos nada, mas o meu empresário disse-me que está tudo acertado e isso deixa-me muito contente. O At. Madrid é um clube grande e uma grande oportunidade para mim. Vou com vontade de deixar tudo em campo em cada jogo, como sempre fiz nos clubes onde joguei», frisou.

Rodriguez falou no final do treino da seleção do Uruguai, logo depois de se ter tornado pública a notícia do acordo fechado com o At. Madrid. Aos jornalistas presentes na sessão de trabalho da equipa nacional celeste, o esquerdino garantiu que não guarda nenhum rancor ao F.C. Porto.

Bem pelo contrário. «Saio contente por ter festejado vários títulos no F.C. Porto, onde sempre me trataram muito bem», revelou. «Só tenho palavras de agradecimento.» Em quatro anos, aliás, Rodriguez venceu três títulos nacionais, três taças de Portugal, três supertaças e uma Liga Europa.

O futuro agora, porém, chama-se At. Madrid. Onde vai encontrar o treinador Diego Simeone, um técnico duro e que tem tido um início de carreira promissor. «Já soube que falou muito bem de mim. Ele foi jogador e entende o que é a cabeça de um futebolista, o que também é muito importante.»

in "maisfutebol.iol.pt"

 

Mano Menezes vai decidir entre Hulk e Marcelo

Com os dois golos apontados na vitória do Brasil sobre a Dinamarca (3-1), Hulk renovou esperanças em ser chamado por Mano Menezes para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Porém, o selecionador brasileiro não tem em mãos decisão fácil, uma vez que só pode escolher três jogadores acima dos 23 anos de idade.

O defesa Thiago Silva parece certo na lista, a ser divulgada a 6 de julho. David Luiz, também defesa, surge com muitas possibilidades de ser chamado, por isso restará uma vaga. Do lote que esteve no compromisso com a Dinamarca será então entre Marcelo e Hulk que sairá o jogador chamado por Mano Menezes.

O avançado do FC Porto marcou dois golos e colocou-se à frente, até porque para o lugar do lateral do Real Madrid haverá Alex Sandro, também ligado aos azuis-e-brancos. 

in "abola.pt"

Avanços por Jackson Martínez

avançado colombiano do jaguares

O FC Porto deu um novo passo em frente pela contratação de Jackson Martínez.
Os dragões já se encontram em conversações com o empresário do jogador, Luís Manuel Manso, sobre os valores salariais que poderão convencer o colombiano a mudar-se para a Invicta.

Foi o próprio presidente do Jaguares de Chiapas, emblema ao qual está ligado, que adiantou isto mesmo a Record.

in "record.pt"

Tottenham também perguntou por ele

Os dois golos marcados pela seleção tiveram um efeito imediato na promoção de Hulk: seguiu-se um eco ainda mais intenso de notícias pela Europa fora de clubes interessados em contar com o avançado na próxima época. Até o Real Madrid, de José Mourinho - o treinador português esteve a assistir ao jogo em Hamburgo -, foi colocado ao barulho, embora o último dado recolhido por O JOGO aponte para o destino do costume: Inglaterra. O Tottenham, um dos clubes que apresentam uma situação financeira capaz de lhe permitir investir na próxima temporada, foi o último a perguntar pelo internacional brasileiro, embora por aquelas paragens até seja o Chelsea que continue a oferecer mais detalhes sobre uma possível ligação a Hulk. Ontem, escrevia-se em Inglaterra que Roman Abramovich quer juntar Eden Hazard, do Lille, ao avançado do FC Porto, havendo até notícias que davam como certa a transferência do jovem belga por uma verba a rondar os 40 milhões de euros.
Apesar de Inglaterra ser o destino mais vezes falado para Hulk, há um suposto novo interessado vindo de Itália: a Juventus. O campeão italiano foi o último grande clube a ser associado ao avançado, embora, neste caso, o cenário seja menos viável, tendo em conta o escasso poder económico que os clubes transalpinos apresentam quando comparados com espanhóis e ingleses. E se Hazard custar mesmo 40 milhões de euros, quanto poderá valer Hulk? 

Roma perde Wiel e insiste em Rolando

O Roma pretende reforçar a defesa para a próxima temporada e Rolando é um dos nomes que integram a lista de possíveis reforços, apesar de não ser o único. Segundo a Imprensa italiana de ontem, o internacional holandês Van der Wiel (Ajax), que estaria a caminho do clube romano, poderá ser desviado para o Chelsea a troco de 10 milhões de euros, numa notícia que voltaria a transformar Rolando na prioridade dos transalpinos. A indefinição quanto à composição da futura equipa técnica do clube da capital italiana - ontem foram desmentidos contactos com André Villas-Boas... - está a atrasar o reforço do plantel que falhou a qualificação para uma competição europeia na próxima temporada.
Curiosamente, e segundo as mesmas fontes, Rolando não é o único portista referenciado pelos responsáveis romanos: James e João Moutinho também estariam nas contas do clube. 

James na rota inglesa

A mais do que provável ida de Hazard para o Chelsea fez disparar os rumores sobre o interesse do Manchester United em James Rodríguez. Isto porque os "red devils" também queriam o avançado do Lille e como perderam essa corrida centram-se agora no portista. 

Futuro de Beto só depois do europeu

A recente contratação de Mário Felgueiras não significa que o Cluj tenha desistido de ficar com Beto a título definitivo. Ontem, a Imprensa romena retomou o assunto e publicou declarações do internacional português, que reafirmou a vontade de esclarecer o seu futuro apenas depois do Europeu. "Só quando o FC Porto falar comigo é que saberei o meu futuro. Neste momento, quero concentrar-me apenas na Seleção Nacional e só depois nesse assunto", referiu, repetindo o que já tinha dito a O JOGO. 

in "ojogo.pt"



Equipa B é bem-vinda

O FC Porto, conforme O JOGO adiantou em primeira mão, garantiu a aposta no projeto da equipa B com a oficialização da inscrição no último dia do prazo definido. Depois de uma primeira experiência de sete temporadas, entre 1999/2000 e 2005/06, parecem estar reunidos os condimentos ideais para que esta segunda tentativa dê frutos. "A II Liga será bem mais competitiva do que a II Divisão B. Será diferente para melhor, e os jovens da formação estarão mais próximos daquilo que é o futebol profissional", garante Manuel José, que jogou quatro épocas no FC Porto B.
Numa altura em que o futebol português se debate com uma série de dificuldades para tirar partido dos seus jovens e é frequente constatar que, em vários clubes, nem sequer um jogador oriundo dos escalões de formação alinha na equipa principal, o projeto das equipas B é aplaudido por quem por lá passou. Aplaudido, mas com cautelas... "Se depois não for dada continuidade, só vai servir para gastar dinheiro", sublinha Bruno Vale, antigo guarda-redes da equipa B do FC Porto durante quatro temporadas.
O Barcelona e a sua política de formação desenvolvida em La Masia são apontados como um exemplo de sucesso e um caminho que os clubes portugueses podem trilhar com uma aposta continua nas equipas B. "O Barcelona é um modelo. É só ver quantos jogadores eles acabam por aproveitar ou lançar no futebol", aponta Ivanildo, também ele um "produto" moldado no FC Porto B, em 2003/04.
Uma aposta que poderá ajudar a contrariar números que são impressionantes: por exemplo, na 26ª jornada, os 16 clubes da I Liga utilizaram 223 jogadores, mas apenas 18 eram formados no respetivo clube - o FC Porto não usou nenhum -, o que representa uns meros 7,1 %. 

Projeto ganha contornos esta semana

Assegurado o regresso do FC Porto às equipas B, esta semana deverá ser decisiva para dar contornos ao projeto. A equipa técnica ainda não foi revelada, mas seguindo a lógica daquilo que foi o FC Porto B durante as sete épocas em que o clube apostou na equipa secundária, entre 1999/2000 e 2005/06, o mais certo será apostar num treinador da casa, como foi o caso de Aloísio ou Domingos, por forma a que se mantenha a política de formação dos bicampeões nacionais. Outra questão a decidir é o local onde a equipa fará os seus jogos, visto que o mini estádio do Olival não reúne as condições necessárias. 

Bruno Vale

"Se não houver continuidade..."

"Numa primeira fase, a equipa B foi importante para fazer a transição para o futebol profissional. Mas depois dessa experiência, se não for dado seguimento às apostas feitas só vai servir para gastar dinheiro e os problemas vão manter-se. Mas se forem buscar um ou dois jogadores para a equipa principal, ainda vai motivar mais."

Manuel José

"Dá sentido à formação"

"É importante para dar outro sentido à formação, o que não tem sido feito como deve ser. Além disso, hoje está muito difícil para os jogadores portugueses terem uma oportunidade e acho que as equipas B vão evitar que se percam muitos valores. Mais, estamos a falar de uma II Liga, que é mais competitiva do que a II B."

Ivanildo

"Barça é modelo a seguir"

"É muito positivo e vai encurtar o fosso entre os juniores e o futebol profissional. Os jovens vão integrar-se melhor nas equipas profissionais, jogar numa liga mais competitiva. Para mim, foi muito bom e beneficiou vários jogadores da minha geração. Olhem para o modelo do Barcelona, que tira tantos jogadores da equipa B!" 

in "ojogo.pt"

Addy diz que vai fazer a pré-época

David Addy revelou ontem que vai realizar a pré-temporada do FC Porto. O lateral-esquerdo deverá beneficiar da ausência de Alex Sandro, que nessa altura estará ao serviço da seleção olímpica do Brasil, mas também de uma eventual indefinição quanto ao futuro de Álvaro Pereira e receber uma nova oportunidade para se mostrar a Vítor Pereira.
Recorde-se que nas duas épocas anteriores o ganês também fez o estágio, acabando depois por ser cedido pelos portistas. "Vou fazer a pré-época no FC Porto. Não sei o que vai acontecer depois, mas o que quero é jogar com regularidade", confirmou o ganês de 22 anos, em declarações ao portal MTNFootball.
David Addy foi contratado pelos dragões em janeiro de 2010, mas só realizou um jogo de azul e branco. Na época seguinte foi cedido à Académica e na última ao Panetolikos. A ligação aos portistas termina em junho de 2013.
Mesmo que Palito seja transferido, não será fácil a Addy conquistar um lugar no plantel da próxima temporada, ainda que chegue com mais experiência. 

in "ojogo.pt"

Selecionador de Angola encantado com Kadú

Romeu Filemon, selecionador de Angola, assumiu que está atento a Kadú, o mais jovem de sempre a jogar pelo FC Porto, dando a entender que o poderá convocar em breve para um jogo dos palancas negras. "Gostei de ver a preocupação de Vítor Pereira, que fez questão que ele jogasse para também ser campeão. É um dos jogadores que estão catalogados e está a ser acompanhado. Poderemos contar com ele num futuro breve. Tem todas as condições para ser um fantástico guarda-redes, está num dos maiores clubes europeus, onde se trabalha muito bem e com os pés assentes no chão será enorme." 

in "ojogo.pt"

"Estou a tentar convencer Hulk a ficar"

Ponto prévio: Danilo apresentou-se bem-disposto para uma conversa exclusiva com O JOGO, em que um dos temas abordados - incontornável, neste momento - foi o futuro de Hulk, com quem o lateral tem partilhado os últimos tempos na seleção brasileira. A especulação sobre uma possível transferência do avançado tem atingido uma velocidade anormal, sobretudo depois da brilhante exibição que realizou frente à Dinamarca. Os dois golos marcados ajudaram a reforçar a ideia de que os interessados estarão ainda mais... interessados. É mesmo assim, apesar de Hulk ter confessado na véspera do jogo que não sabe mesmo se vai partir durante este verão, uma tese reforçada por Danilo, que também garante não saber de nada. O que Danilo imagina, ou melhor, não imagina, é como será jogar no FC Porto sem Hulk. Por entre sorrisos e uma boa disposição natural, o lateral lá confidenciou que está a tratar de "obrigar" o avançado a continuar por Portugal. "Estou a torcer para que ele fique connosco na próxima época e tenho-lhe dito isso várias vezes aqui na seleção. Não consigo imaginar como será jogar sem ele no FC Porto... Aliás, estou a tentar convencê-lo a ficar (risos)", atirou Danilo, antes de avançar para a parte mais real e menos ligeira da conversa: "Agora mais a sério: ele é que tem de decidir o que é melhor para a sua carreira. Também temos outros jogadores excecionais no clube. Não sei se o vamos conseguir substituir, porque só há um Hulk, mas temos muitos jogadores de qualidade e com capacidade para manter o clube sempre lá em cima", atirou.
Neste jogo de dúvidas, há uma que parece ter deixado de existir no passado sábado: a desconfiança com que os brasileiros olhavam para Hulk sempre que o avançado representava a seleção. "Isso acabou depois daquele jogo com a Dinamarca. Acho que no Brasil já ninguém se atreverá a ter dúvidas sobre o verdadeiro valor de Hulk", afirmou Danilo, que disse não se ter cansado de promover a qualidade do companheiro de equipa pelo Brasil durante os dias que antecederam a concentração na seleção. "Ele tem vindo a provar há muito tempo que é um jogador excecional. Só lhe faltava mesmo uma grande exibição na seleção, como foi o caso desta com a Dinamarca. Hulk deixou os brasileiros muito felizes e matou as dúvidas sobre o seu verdadeiro valor. Aquele é o nível dele; é um jogador que consegue fazer sempre a diferença", explicou. Mas será que os brasileiros perceberam mesmo? 

"Preço não pressiona, motiva..."

Danilo é o segundo jogador mais caro da história do FC Porto, logo depois de Hulk, mas os cerca de 18 milhões de euros que foram gastos para o resgatar ao Santos não são um problema para o jogador. "Isso não me pesa, até porque os jogadores brasileiros estão habituados a esse tipo de pressão. Aliás, para mim nem é pressão, é mais uma motivação. É um sinal de que o clube acredita muito no meu trabalho e na minha história no Santos. É uma motivação extra. No entanto, tenho a perfeita noção de que devo muito ao FC Porto e vou tratar de recompensar dentro do campo o investimento que fizeram em mim, com bom futebol e muitos títulos", afirmou.
Depois de um arranque aos solavancos nos primeiros seis meses de experiência europeia, Danilo promete mais e melhor para o que se segue. "Ainda não viram o meu real valor no FC Porto. Estou preparado para fazer uma grande temporada e foi para isso que me contrataram. Para já, tenho uma história muito bonita em todos os clubes por onde passei; venci em todo o lado e ajudei sempre a decidir os jogos. Esta época, tive o problema da lesão sofrida no jogo com o Manchester City, que atrasou a minha adaptação ao clube. Agora vou começar desde o início da temporada, e mesmo não podendo fazer a pré-época, por estar na seleção, vou continuar sempre a treinar. E quando regressar estarei pronto para a ajudar a equipa e fazer uma grande temporada", explicou o lateral. 

Seleção para ajudar na "reabilitação"

Danilo lesionou-se no último jogo que realizou pelo Santos, na final do Mundial de Clubes, e voltou a magoar-se quando estava a agarrar a titularidade na equipa do FC Porto, durante a partida com o Manchester City. Depois de cinco meses com alguns problemas, Danilo espera entrar na próxima época em grande forma. "Esta partida com a Dinamarca foi boa para mim. Estive muito tempo parado e desde que me lesionei só tinha conseguido fazer um jogo completo pelo FC Porto. Depois do final da época, ainda fiquei cerca de 10 dias no Brasil sem fazer muita coisa, até porque aproveitei esse período para descansar um pouco, uma vez que não vou ter férias. A seleção vai ser muito importante para mim nesta altura, uma vez que espero aproveitar este tempo para me reabilitar fisicamente", confessou. 

in "ojogo.pt"