segunda-feira, 14 de março de 2011

"Belluschi nunca desistiu e merecia este prémio"

"Março está a ser um mês excelente, irrepetível, mas o Fernando não se conforma e agora quer mais". Alberto Meo, o representante de Fernando Belluschi, toma a palavra e transforma-se na voz do médio argentino que, dez dias depois da alegria pelo nascimento da sua primeira filha, Francesca, recebeu a confirmação da chamada à selecção argentina, outro presente que ambicionava desde que o bom rendimento evidenciado no FC Porto passou a justificar uma convocatória. "Há muito que todos os que sabemos como o Fernando vem jogando acreditávamos que merecia ser chamado. Pensávamos, aliás, que mesmo antes do Mundial podiam dar-lhe uma oportunidade, o que acabou por não acontecer. Nunca baixou os braços, nem perdeu a esperança. Felizmente, Batista convocou-o e agora dependerá dele ganhar o lugar. Estou convencido de que se lhe derem uma oportunidade, não a irá desperdiçar", conta um muito entusiasmado Meo a O JOGO.

A boa notícia chegou a Portugal uns dias antes do anúncio oficial. Sergio Batista, o seleccionador argentino, telefonou a Otamendi, antes de o FC Porto seguir para Moscovo, avisando-o de que iria chamá-lo para os dois amigáveis, com os Estados Unidos (no dia 26, em New Jersey) e a Costa Rica (dia 29, em São José) e foi Otamendi quem passou o telefone ao médio para que este recebesse a mesma mensagem. Ainda assim, até a lista se tornar oficial, nenhum dos Belluschi quis festejar por antecipação. "Tanto eu como toda a sua família ficámos muito contentes pelo regresso do Fernando à selecção, porque era algo que ele esperava há muito e porque tem estado a um nível no FC Porto que merecia ser recompensado com este prémio", acrescenta o empresário, que abre também um pouco a porta da intimidade de Belluschi: "Está muito feliz com tudo o que se passou nestes últimos dias. O nascimento da menina foi uma alegria enorme, deixando-o contente e orgulhoso."

Sem dúvida que, no plano pessoal, a chegada de um novo membro para a família Belluschi é uma notícia impossível de igualar. Mas, também o plano desportivo contribui para que este momento do médio argentino seja tão importante. Com o FC Porto líder no campeonato e com um pé nos quartos-de-final da Liga Europa, o sonho de acabar a temporada com títulos está mais perto, somando-se a esse uma nova oportunidade para vestir a camisola da selecção e a hipótese de coroar tudo com uma convocatória para a Copa América, que se disputará em Julho, precisamente na Argentina. "Esta chamada de Batista cumpre um objectivo que traçámos quando se concretizou a transferência do Olympiacos para o FC Porto. A nossa ideia era tirar o Fernando da Grécia para o colocar num grande da Europa, um clube com prestígio que participasse nas competições europeias e que lhe desse visibilidade na Argentina, comenta Meo, enquanto imagina Belluschi a jogar ao lado de Messi ou Di María. "Agora vamos esperar com ansiedade que cheguem os jogos para que ele possa entrar pelo menos uns minutos", acrescenta Meo.


Dois a caminho do Porto para ver a "volta olímpica"

Alberto Meo já prepara as malas para viajar rumo ao Porto. "Nos últimos dias esteve com ele e a mãe, Sílvia, que acompanhou o nascimento da menina. Eu e o pai, Carlos, queremos visitá-lo no mês que vem, precisamente na altura em que se define o campeonato. Oxalá possamos assistir à volta olímpica, quando ele o conquistar." O contrato de Belluschi, objecto de notícias recentes pelo acerto de detalhes da renovação, liga-o ao FC Porto até 2014.

in "ojogo.pt"

Sapunaru poupado para a Liga Europa: será o único?

Com Álvaro Pereira disponível para o campeonato, André Villas-Boas encontrou margem de manobra suficiente para prescindir de Sapunaru na lista de convocados, poupando-o para o jogo de quinta-feira com o CSKA, no qual será forçado a desviar novamente Fucile para a esquerda. Esse foi o único sinal explícito de poupança da parte de Villas-Boas, que cumpriu a garantia que dera na véspera e não riscou das escolhas para Leiria os jogadores mais utilizados. No entanto, continua a ser legítimo esperar que possa promover outras alterações para além da que fica certa com a ausência de Sapunaru. Resta saber se prefere fazê-lo no onze que começará o jogo ou se opta por gerir as forças ao longo da partida. Mesmo sem grandes pistas nesse sentido, há candidatos óbvios ao descanso: João Moutinho, por exemplo, tem dado sinais evidentes de cansaço e a boa forma de Guarín poderia abrir caminho à mudança, até porque Belluschi não jogou na Rússia. Depois, Villas-Boas tem sempre a hipótese de lançar Maicon no centro da defesa e, considerando que, de Hulk, Varela e James só jogam dois, também pode alterar as alas. Falcao é certo, quanto mais não seja porque Walter continua desaparecido da lista. Souza e Sereno saíram da convocatória por opção.


in "ojogo.pt"

Amarelos... com Luz ao fundo

André Villas-Boas prometeu não fazer poupanças em Leiria e nem as questões disciplinares parecem ter sido levadas em conta na convocatória para o encontro da 23ª jornada, a julgar pelas suas opções.

Álvaro Pereira, Fernando, Guarín, Helton, Otamendi estão todos a um cartão amarelo de passar um jogo na bancada (Sapunaru também está em risco, mas ficou de fora dos escolhidos). O caso não é novo, mas vai ganhando protagonismo à medida que se aproxima o clássico da Luz. O técnico parece apostar numa política de responsabilização dos jogadores, embora nas últimas jornadas alguns dos que estavam em risco tenham completado a série que forçou a paragem: João Moutinho, Belluschi e, mais recentemente, Hulk. A próxima jornada com a Académica, que é no Dragão, poderia estimular a gestão do assunto, porque, logo depois, há a visita ao Estádio da Luz, onde o FC Porto quererá chegar na máxima força. A estrutura defensiva é a mais abalada pelo risco de suspensões.

in "ojogo.pt"

Manchester está de olho neles

O Manchester United, de Alex Ferguson, terá sondado as situações de Hulk e Falcao porque está interessado em reforçar o ataque na próxima temporada. Segundo a Imprensa inglesa, os responsáveis do clube avaliam alternativas a Rooney no mercado por causa de uma suposta relação tensa entre o técnico e o avançado que poderá determinar a saída deste último no final da época. Apesar de Rooney até ter renovado contrato recentemente, fê-lo depois de ter tornado pública a intenção de abandonar Old Trafford, o que causou algum mal-estar.

Foi neste contexto de suposta turbulência e de especulações que os nomes de Hulk e Falcao surgiram, ainda que não seja a primeira vez que isso acontece, sobretudo no que diz respeito a Hulk. De resto, os dois são frequentemente associados a vários emblemas europeus. Recorde-se que ambos têm cláusulas de rescisão: Hulk está blindado por 100 milhões de euros e Falcao por 30 milhões, o que obriga os interessados a negociar. Do Manchester (que também já chegou a ser apontado como atento seguidor de Rolando) soube-se há dias que tem a intenção de investir forte na próxima época.

Hulk e Falcao são os melhores marcadores do FC Porto, e nem a ausência da Liga dos Campeões abalou a credibilidade aos olhos de alguns dos melhores emblemas europeus. Há muito que se especula sobre a possível saída de pelo menos um deles no final da actual temporada. O próprio empresário de Hulk já admitiu ter recebido inúmeras sondagens nesse sentido. Dessa forma, e à medida que se aproxima o defeso, o mais provável é que o brasileiro e também o colombiano continuem a ser notícia. Desta vez foi em Inglaterra...


27 

Hulk já festejou 27 golos, desde o início da época, e lidera a lista dos melhores marcadores do campeonato com 19, apesar de uma travessia do deserto que dura desde 26 de Janeiro (oito jogos sem marcar) e do bis contra o Nacional.

22 

Falcao voltou à competição contra o Sevilha e já acrescentou mais três aos 22 golos que apontou esta época. Com esta produtividade impressionante, o colombiano já soma 101 golos na sua carreira, facto que também desperta atenções.

in "ojogo.pt"

Viragem à esquerda

ALA CANHOTA VOLTA À FORMAÇÃO ORIGINAL


André Villas-Boas prometeu e vai cumprir: não há poupanças no jogo com a U. Leiria. No entanto, vai haver mudanças. Em relação ao último jogo, disputado em Moscovo, o FC Porto apresentará, por exemplo, uma ala esquerda totalmente renovada. Alvaro Pereira e Varela estão de volta à titularidade, numa medida que faz o lateral regressar à sua formação original.
Frente ao CSKA moscovita, recorde-se, o Palito cumpriu castigo e o Drogba da Caparica foi preterido no onze em detrimento de James Rodríguez. Agora, no regresso à Liga, tudo voltará à normalidade.
in "record.pt"

El Tigre ataca a presa favorita

COLOMBIANO BISOU EM TODOS OS JOGOS QUE DISPUTOU FRENTE À U. LEIRIA


Radamel Falcão regressou aos golos nas duas últimas jornadas da Liga e prepara-se para liderar o ataque portista na deslocação a Leiria, terreno onde esteve muito perto de se sagrar melhor marcador do campeonato passado, não fosse o sprint vitorioso de Oscar Cardozo mesmo sobre a linha de chegada.
A verdade é que El Tigre tem na formação do Lis a sua presa favorita. Sempre que a defrontou não fez a coisa por menos, tendo bisado nos 3 jogos disputados. Foi determinante a sua ação para o triunfo por 3-2, no Dragão, na época transata, bem como para a goleada (4-1) imposta na viagem que fechou a participação do FC Porto na Liga 2009/10.
in "record.pt"

Mais um: Iturbe marca de primeira em vitória do Cerro

Jovem contratado pelo F.C. Porto fez o quarto golo no espaço de um mês

uan Manuel Iturbe continua de pé quente. O jovem contratado pelo F.C. Porto fez este domingo o quarto golo desde que começou a jogar no Cerro Porteño, há menos de um mês, na vitória (3-2) do Ciclón paraguaio no terreno do Sol América. Iturbe fez o terceiro golo da equipa aos 70 minutos.


O avançado de 17 anos, curiosamente, tinha começado no banco, depois de ter sido titular na quinta-feira em jogo da Taça Libertadores da América. Entrou em campo aos 65 minutos e marcou logo a seguir o golo que acabou por garantir a vitória, embora o Cerro Porteño tenha sofrido até ao fim.



A equipa até entrou bem e marcou aos cinco minutos por Fredy Bareiro. Já na segunda parte, fez o segundo golo, por Luis Cardozo. Depois disso entrou Iturbe e o Sol América reduziu por Riquelme, mas Iturbe fez logo a seguir o golo da tranquilidade. O Sol só conseguiu reduzir outra vez por Alfredo Rojas.

in "maisfutebol.iol.pt"

U. Leiria-F.C. Porto (antevisão): contagem decrescente para o título

Portistas cada vez mais próximos da consagração


Os últimos dois maus resultados do Benfica (derrota em Braga e empate com o Portimonense) podem ter colocado a questão do título praticamente decidida a favor do F.C. Porto. As contas são cada vez mais simples, agora que os portistas podem passar a vantagem de 10 para 13 pontos, em caso de vitória esta segunda-feira, em Leiria. 

Este é um dragão que não afrouxa e estabeleceu a meta, há duas jornadas, de conseguir vencer os cincos próximos jogos. Dois já foram, faltam os restantes três. Mesmo com o exigente jogo de quinta-feira, num destino tão longínquo como Moscovo, debaixo de frio intenso e num relvado sintético, André Villas Boas garantiu que não haverá poupanças.

O F.C. Porto já se habituou a lutar contra tudo e todos, mas bate-se agora também contra uma ideia: a de que o campeonato já está acabado. Uma falsidade, no dizer de André Villas Boas, inventada pelas pessoas do Benfica para adormecer o dragão e alimentar a esperança de que ainda é possível. 

Por ironia, pode até dar-se o caso de os festejos do título acontecerem na Luz, no quinto encontro da série para ganhar definida pelo técnico portista. No ano passado, Jesus também teve essa oportunidade no Dragão mas o Sp. Braga não desarmou. Como será desta vez?

Ao contrário dos portistas, a U. Leiria tem perdido terrenos na classificação e, nos últimos oito jogos, desde a saída de Carlão e Silas, conquistou apenas cinco pontos e marcou dois golos, todos eles fora de casa. Em Leiria, a equipa vem de quatro derrotas consecutivas, não consegue finalizar com sucesso, e terá pela frente a melhor defesa da Liga, que não consente um tento há seis encontros. 

Alvaro Pereira e Mariano de volta

Álvaro Pereira e Mariano Gonzalez entram nos 18 escolhidos e são a novidade nos eleitos em relação ao jogo de Moscovo. Os dois sul-americanos surgem nos lugares de Sapunaru, Sereno e Souza, que ficam a descansar desta feita. 

Do lado da U. Leiria, Caixinha voltou a aproveitar um jogo grande para dar um prémio ao plantel e resolveu convocar todos os disponíveis. Quer isto dizer, que o guarda-redes Luiz Carlos, contratação de Janeiro, é estreia na convocatória, enquanto Paulo Sérgio, devido a uma lesão sofrida na sexta-feira, não figura nas opções. Pateiro e Panandetiguiri regressam após castigo.

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Paulo Vinícius, Bruno Miguel e Zé António; Hugo Gomes, Marcos Paulo, Iturra, Leandro Lima e Patrick; Cacá e Fabrício.
Outros convocados: Mika, Luiz Carlos, Panandetiguiri, Mamadou Tall, Diogo Amado, Cepeda, Rúben Brígido, Pateiro, João Silva, Zahovaiko e Rodrigo Silva.

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.
Outros convocados: Beto, Otamendi, João Moutinho, Rúben Micael, Cristian Rodríguez, Mariano e James Rodríguez.

FC Porto poderá ser campeão na “Luz”


O FC Porto, caso vença, esta segunda-feira, no reduto da União de Leiria, poderá ficar a duas vitórias de se sagrar campeão nacional e converter a visita ao Benfica, à 25.ª jornada, no jogo do título.

Se alcançar os 65 pontos na deslocação a Leiria, em embate da 23.ª ronda, a equipa de André Villas-Boas fica a nove das faixas de campeão, quando faltam sete rondas para o final da Liga, isto depois de os “encarnados” terem empatado domingo, com as “reservas”, na recepção ao Portimonense (1-1).
Os portistas precisam de três vitórias em sete jornadas ou de apenas duas vitórias se o rival directo perder pontos, sendo que Benfica recebe o líder do campeonato daqui a duas rondas, a 3 de Abril, deslocando-se antes a Paços de Ferreira.
É precisamente pelo confronto directo com o rival que, em caso de vitória portista, a necessidade dos nove pontos baixa para seis, pois, caso a próxima ronda não trouxesse alterações, a turma de Jorge Jesus veria aumentar para 16 pontos a desvantagem face aos “azuis e brancos”.
Caso os “encarnados” percam pontos no reduto dos pacenses, ao FC Porto bastará o empate no Estádio da Luz para fazer a festa em território adversário, mas para isso tem que vencer antes a Académica, no Dragão, na próxima jornada.
Tal como no ano anterior, mas com os protagonistas em posições diferentes (era a equipa de Lisboa que liderava o campeonato no jogo do Dragão), o título desta temporada pode jogar-se de novo no “clássico”.
A jornada 23 apenas termina dia 27 de Março, com o Olhanense-Sporting de Braga, adiado a pedido dos minhotos, devido aos seus compromissos europeus – jogam quinta-feira em Liverpool, para a segunda “mão” dos “oitavos” da Liga Europa.

in "sapodesporto.pt"