segunda-feira, 29 de outubro de 2012

«Nacional era uma das equipas mais fortes que nos podia sair» - Fernando Gomes


Fernando Gomes diz que o FC Porto teve pouca sorte no sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que ditou a deslocação dos azuis-e-brancos à Choupana, para defrontar o Nacional.

«O Nacional era uma das equipas mais fortes que nos podia sair. É da primeira Liga, nunca é fácil jogar na Choupana. No ano passado atingiram as meias-finais e, seguramente, quererão fazer melhor este ano», reagiu o representante do FC Porto no sorteio da prova rainha.

Apesar de reconhecer que o Nacional «não está a fazer o que pensava para esta época», Fernando Gomes destacou o regresso ao comando técnico da equipa madeirense de Manuel Machado, «um treinador que conhece bem a casa».

«Vai ser uma eliminatória difícil. Sorteio é sorteio. Tudo faremos para seguir em frente porque a Taça de Portugal é um dos objetivos que temos para esta época», sublinhou.


in "abola.pt"

NACIONAL É O PRÓXIMO ADVERSÁRIO NA TAÇA DE PORTUGAL

O FC Porto vai deslocar-se à Madeira para defrontar o Nacional, ditou o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, realizado esta segunda-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Os Dragões visitam a Choupana pela segunda vez nesta competição, depois de terem triunfado por 3-0, em 1980/81, em jogo dos oitavos-de-final da prova.

A pedido dos bicampeões nacionais, é previsível que o encontro se realize a 17 de Novembro, estando a hora ainda por definir.


in "fcp-pt"

PINTO DA COSTA “Vitória na Luz foi a que deu mais gozo”

O presidente do FC Porto completou mil jogos no campeonato português. Ganhou 724 e conquistou 19 campeonatos. Mas o triunfo na Luz, em Abril de 2011, foi o que lhe deu “mais prazer”, pelos acontecimentos após o jogo no relvado e “pela arrogância” do Benfica.


No jogo com o Estoril, Pinto da Costa tornou-se no primeiro presidente da história do futebol português a atingir mil jogos na I Liga. Em 31 campeonatos, o Porto ganhou 19. Nos mil jogos, somou apenas 9% de derrotas, registando 72% de triunfos. E em 724 vitórias, Pinto da Costa não tem dúvidas sobre a mais saborosa. "Se falássemos de todas as competições, teria de falar de Viena, mas para o campeonato, a vitória que me deu mais prazer foi há dois anos no estádio da Luz quando lá vencemos e ganhamos o campeonato", refere Pinto da Costa, sem hesitar na escolha.
O triunfo do Porto na Luz por 2-1, a 3 de Abril de 2011, na noite da conquista do 25º título do clube azul e branco, "foi uma vitória fantástica pelos acontecimentos", reforça Pinto da Costa. "Pelo mau perder do nosso adversário que apagou a luz quando acabou o jogo. Depois pôs a rega a funcionar para que os nossos jogadores não pudessem festejar. Por tudo isso e pelo significado de vencermos o campeonato na Luz, essa foi para mim a vitória mais importante e que me deu mais gozo. Aquele triunfo teve um significado especial pela arrogância que todos sabem que esse clube tem em todos os momentos. Por ser vencedor antecipado de tudo e por ser maior que o mundo. Deu-me muito gozo ir lá festejar o campeonato, o que nunca tinha acontecido, com uma vitória indiscutível e com aquelas cenas lamentáveis que a comunicação social quase que escondeu talvez por ter mais vergonha do que o próprio Benfica daquilo que fizeram, mas tudo para nós é inesquecível", refere o líder azul e branco.
Regresso ao jogo um

Pinto da Costa deu ao FC Porto a hegemonia do futebol português nas últimas três décadas e dá-se a coincidência do primeiro jogo como presidente, a 24 de Abril de 82, ter sido no mesmo palco do milésimo, ontem, no estádio do Estoril. "Quando fui a esse primeiro jogo para mim era impensável poder chegar até metade. Tenho-me mantido por vontade dos sócios e minha, e é um marco interessante atingir mil jogos só de campeonato como presidente do FC Porto", conclui.
Pinto da Costa, 74 anos, é presidente do FC Porto há 30 anos e seis meses e o dirigente no mundo com mais títulos conquistados. Em Portugal, já era o presidente da I Liga há mais tempo no cargo. Ontem atingiu a marca de mil jogos no campeonato. Chegar aos dois mil não entra nos planos do dirigente como refere com a sua habitual ironia. "É preciso não esquecer que estes mil jogos são durante 30 anos e eu dentro de 30 anos espero estar junto ao S. Pedro".
in "rr.pt"
Renascença V+Ver todos os videos
Pinto da Costa diz que vitória na Luz foi a que deu mais gozo
Presidente completa mil jogos à frente do FC Porto

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

Pinto da Costa: mil jogos e um onze ideal «fantástico»


Pinto da Costa cumpriu este domingo o seu milésimo jogo como presidente do F.C. Porto no Estoril, por curiosidade, no mesmo palco onde tinha feito o primeiro há mais de trinta anos. Números especiais para o dirigente que até elegeu um onze ideal destes mil jogos que fez enquanto presidente.


«Foi coincidência, mas o primeiro jogo que fiz como presidente foi aqui no Estoril e trinta anos depois deu-se a curiosidade de ser aqui que fiz o meu milésimo jogo. Depois destes mil, não serão muitos mais, mas vão ser ainda alguns. É interessantíssimo, porque o Estoril esteve muitos anos na segunda divisão e coincidiu subir à Liga esta época e o sorteio designou que o milésimo jogo fosse aqui», começou por destacar.



Eis o onze ideal de Pinto da Costa, ditado pelo próprio: «Para guarda-redes o Vítor Baía, sem dúvida. Defesas: para o lado direito, o João Pinto, para centrais optaria pelo Fernando Couto e Aloísio e para o lado esquerdo o Branco. No meio-campo é mais complicado, porque tinha o André, o Deco, indiscutível, e o Jaime Magalhães. À frente então seria complicadíssimo, porque quem teve Madjer, Jardel, Futre e Hulk, que também já é passado, era difícil escolher, mas o que é certo é que seria uma equipa fantástica».


in "maisfutebol.iol.pt"

pinto da costa 1000 por fontes31

Vítor Pereira dá show a solo

NO FALHANÇO DE OTAMENDI


Já ninguém fica indiferente perante as reações de Vítor Pereira aos principais momentos dos jogos do FCPorto. No compromisso de ontem, por exemplo, o treinador, de 44 anos, voltou a dar um show a solo no banco de suplentes, sobretudo à passagem do minuto 20, numa altura em que Otamendi falhou um golo de forma incrível.

Primeiro, Vítor Pereira como que tentou ajudar o seu defesa a marcar golo, dando um jeito ao pescoço, que já lhe é característico em lance idênticos. Depois, quando viu que a bola foi ao poste e o lance perdeu-se sem que a equipa conseguisse empatar, o treinador reagiu de forma desesperada, virando-se de costas para o campo, num movimento brusco. Treinador de perfil calmo, Vítor Pereira transfigura-se no decorrer dos compromissos portistas e, ontem, isso também se verificou depois do apito final do árbitro. Garantida a vitória, o técnico cerrou os punhos e agitou os braços para a frente e para trás ao nível da cintura. Foi uma festa também ela a solo.

in "record.pt"

Jackson Martínez mantém ritmo


COLOMBIANO JÁ LEVA 6 GOLOS NA LIGA

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a veia goleadora de Jackson Martínez, ou até sobre a capacidade de adaptação ao futebol praticado em Portugal, pois o colombiano tem vindo paulatinamente a desfazê-las. Ontem fez o 6.º golo consecutivo na Liga e deu os 3 pontos à equipa portista, recolocando-a no topo da classificação a par do Benfica.

Depois de um arranque em grande – golo à Académica na decisão da Supertaça –, Martínez ficaria em branco (tal como a equipa, aliás) no jogo que abriu a Liga 2012/2013, com o Gil Vicente, em Barcelos. Desde esse dia 19 de agosto, o colombiano fez um caminho que o levou à liderança da Bota de Ouro Record, iniciando igualmente os registos na Champions.

in "record-pt"