terça-feira, 28 de junho de 2011

«Já sabia que ficava no SC Braga» - Ukra

Ukra esteve sempre tranquilo face às notícias que, durante o defeso, o apontaram a diversos clubes, nomeadamente o Panathinaikos, orientado por Jesualdo Ferreira. «Já sabia que ficava mais uma época no SC Braga», justificou. 

«Não soube de nada em concreto. Havia um acordo de cedência com o FC Porto há ano e meio, já sabia que tinha mais uma época para jogar pelo SC Braga. Por isso, não dei muita importância ao que ia sendo dito sobre o meu futuro», explicou o jogador.

Noutro plano, Ukra congratulou-se com a chegada de Nuno Gomes ao SC Braga: «Será bem-vindo, é um jogador muito experiente e habituado a fazer golos».


in "abola.pt"

Ogirri sai do FC Porto

Sean Ogirri não renovou contrato com o FC Porto e regressou a Espanha, desta vez para actuar pelo Breogan, da Liga LEB Ouro. 

O base norte-americano já tinha alinhado pelo Ourense, da mesma competição, com excelentes médias nos triplos (melhor marcador da LEB Ouro), registo que manteve na Liga Portuguesa (média de 44 por cento na final, fase mais competitiva da prova), tendo sido peça importante do título conquistado pelos dragões


in "abola.

Carlos Pereira: «Vou tornar público acórdão do caso Kléber»

LIDER MARITIMISTA VINCA ENVOLVIMENTO PORTISTA


Carlos Pereira, presidente do Marítimo, garantiu esta terça-feira, em entrevista à RTP Madeira, que divulgará o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga (LPFP), que ditou o arquivamento do processo o caso Kléber, assim que tal lhe seja permitido, vincando o envolvimento do FC Porto na tentativa de contratação do avançado quando estava ligado ao clube insular.
"Vou tornar público o documento quando for oportuno e me for permitido. Vou publicá-lo para poderem rir um pouco e verem quem é que neste país é credível. Sei por aquilo que foi um processo disciplinar que foi movido e que foi assinado por ele. Diz claramente que foi o FC Porto e isto não foi valorizado", frisou.
"Está lá no processo com nomes e tudo. Quando o processo puder ser público vou fazer exatamente o mesmo que fiz com os dois contratos com o FC Porto e com o Sporting para demonstrar a transparência do Marítimo neste caso", acrescentou, sublinhando que não tem medos de ameaças:
"Vou ter que morrer um dia, portanto se morrer mais cedo… Não tenho medo dessas ameaças, porque quem quer fazer não ameaça."
in "record.pt"

Villas-Boas "desvia" Moutinho para Manchester


André Villas-Boas está a agitar o mercado das transferências. Pensa em jogadores do FC Porto, virou-se também para opções do Real Madrid e de José Mourinho e agora aponta a um croata do Tottenham, Modric.
Com um cheque em branco nas mãos, o técnico português parece estar perto de bater o Manchester United na luta pelo médio. Esta "vitória", contudo, também poderá ter o reverso da moeda, dado que, sabe o DN, o segundo nome da lista de Alex Ferguson para o meio-campo dos red devils é João Moutinho, do FC Porto, também ele desejado por...Villas-Boas.
Roman Abramovich deu liberdade a André Villas-Boas para pagar 60 milhões de euros por Modric e ainda Gareth Bale, ao Tottenham. Esses valores, no entanto, estão longe de poderem ser alcançados pelo Manchester United, que está apenas interessado no croata. O jogador, esse, também já fez ver que prefere os blues aos red devils, pelo que resta a Alex Ferguson tentar negociar com o FC Porto por João Moutinho.

in "dn.pt"

"Encaixava bem no Lyon"

Fernando tem sido um nome incontornável neste mercado e vem sendo apontado a vários emblemas europeus, entre os quais o Lyon. A diferença é que, na equipa francesa, há quem esteja bem identificado com o brasileiro para perceber até que ponto ele se poderia adaptar ao futebol francês, em particular ao praticado pelo OL. Cissokho, ele próprio ainda com o futuro incerto no clube, dado o interesse do Manchester City, acredita que Fernando seria um bom reforço para o Lyon: "Conheço bem Fernando e tenho a certeza de que poderia encaixar bem no Lyon. É um jogador muito bom na cobertura do meio-campo, que recupera muitas bolas e trabalha muito durante os 90 minutos. É agressivo a jogar, o que é importante para a Ligue 1, por isso acho que teria todas as condições para se adaptar ao futebol francês sem problemas." Aliás, para o lateral que o FC Porto deu a conhecer à Europa a disposição é total para passar informações aos dirigentes do OL sobre este ou qualquer outro jogador do plantel azul e branco. "Depois de ter jogado no FC Porto, conheço muito bem a maioria dos jogadores e, se o Lyon quiser ou estiver interessado em saber mais sobre Fernando ou qualquer outro jogador do FC Porto, poderei dar todas as informações necessárias", referiu.
Cissokho não esconde a satisfação por ouvir falar em Fernando para reforçar a equipa. "É uma motivação para mim ouvir falar no nome de grandes jogadores como Fernando. Sabemos que o Paris SG e o Marselha vão apostar em boas contratações. Se Fernando vier, será um reforço importante", garantiu.
Toulalan saiu recentemente por 11 milhões de euros, mas há outros que podem seguir esse caminho, incluindo o próprio Cissokho: "Tenho contrato com o Lyon. Nesta altura, o treinador mudou e ninguém sabe bem o que vai acontecer. Aguardo uma decisão para saber o meu futuro."

in "ojogo.pt"

Decisões começam no gabinete

Arrumar o plantel e fechar a equipa técnica são, nesta altura, os assuntos prioritários para o FC Porto. A escassos dias da reabertura de portas no Olival, se bem que nem todos os jogadores irão estar presentes depois de amanhã, o FC Porto quer definir rapidamente a composição da equipa técnica e Filipe Almeida é o mais forte candidato para ocupar o lugar de preparador-físico, depois da saída de José Mário Rocha para o Chelsea.
Na última época Filipe Almeida fez parte da equipa técnica do Santa Clara - termina contrato no dia 30 de Junho e ontem, contactado por O JOGO, recusou-se a comentar a possibilidade de assinar pelo FC Porto. Falta ainda anunciar o adjunto que vai ocupar o lugar de Pedro Emanuel. Os dois assuntos merecem prioridade para os dirigentes portistas e, provavelmente, durante o dia de hoje até pode haver desenvolvimentos oficiais.
Daniel Sousa, o responsável pela observação dos adversários na época passada, também seguiu com André Villas-Boas para o Chelsea, faltando saber se o clube vai preencher o lugar. Provavelmente sim e obedecendo a uma indicação de Vítor Pereira.
A composição do plantel é o outro tema sensível por estes dias. Analisar as incidências de mercado e perceber os jogadores que o clube terá de "atacar" rapidamente para fazer face às saídas é um tema obrigatório, para além da necessidade de resolver o elevado número de jogadores excedentários. Ou seja, começar a colocar jogadores em outros clubes, não faltando nomes para distribuir. Ventura, Miguel Lopes, André Pinto, Castro, Tomás Costa, Prediger, Sérgio Oliveira e Orlando Sá são alguns deles, também não faltando clubes candidatos a recebê-los. Até pode ser que alguns destes elementos sigam para estágio, a realizar em Marienfeld, Alemanha, entre os dias 7 e 17 de Julho. Já não falta muito tempo, daí a necessidade de definir o número de jogadores que terá o plantel.
Depois da chegada precoce de Walter, entre hoje e amanhã aterram no Porto mais jogadores. Na quinta-feira o Olival reabre as portas e a principal tarefa do dia passa pela realização de exames médicos. Na sexta-feira já haverá um treino da parte da manhã e mais exames médicos durante a tarde.

Saída de Villas-Boas atrasou preparação da época

A saída de André Villas-Boas para o Chelsea, inesperada para os dirigentes e para os adeptos, fez com que a SAD tenha travado a fundo no que diz respeito à preparação da próxima época. Villas-Boas devia ter começado a trabalhar há cerca de uma semana, ajudando a decidir questões como entradas e saídas de jogadores, bem como outros assuntos. A troca de treinador adiou em uma semana o arranque da época nos gabinetes do FC Porto. Hoje já se trabalha.

in "ojogo.pt"

Ataque ao mercado à espera de Falcao

Está a chegar o momento das decisões sobre o próximo plantel do FC Porto. Vítor Pereira ainda tem de resolver alguns casos pendentes na formatação do grupo, até porque, neste momento, só Mariano abandonou o Dragão e já entraram cinco jogadores - Bracali, Djalma, Kelvin e Iturbe, para além do mais do que provável Kléber -, mas também porque há mais gente que vai sair e outros que se preparam para... entrar. Neste quadro, Falcao é o caso mais mediático, com o anunciado interesse do Chelsea, embora o FC Porto já esteja devidamente preparado para perder o colombiano, tal como acontece nas restantes posições mais fragilizadas pelas contingências de mercado. Para além da posição de ponta-de-lança - vai haver Kléber e fala-se de Denis Stracqualursi -, os portistas também estão preparados para reforçar o centro e o lado direito da defesa, assim como a posição de trinco na eventualidade de perderem algum dos habituais titulares. Rolando continua a ter mercado e a SAD jogadores mais do que referenciados para a posição - o uruguaio Coates mantém-se como o nome mais forte -, tal como acontece no lado direito, onde existe a possibilidade de perder Fucile e/ou Sapunaru. No lugar mais recuado do meio-campo, a história repete-se com Fernando, tendo o brasileiro sido o único jogador a revelar publicamente a intenção de sair. Nesta altura, há apenas uma convicção: os portistas só avançam para mais alguma contratação depois de sair alguém. Seja Falcao ou outro qualquer.



Favorito na lista de André Villas-Boas

Falcao vai ser a primeira contratação de André Villas-Boas para o Chelsea. Pelo menos é essa a crença dos participantes num inquérito realizado no site da conceituada revista inglesa "FourFourTwo". O colombiano surge destacado na frente, com 54 por cento dos votos, seguindo-se Modric (Tottenham) e Lukaku (Anderlecht) com "apenas" 11%. Numa lista onde surge outro portista, Moutinho (9%), há ainda espaço para a Neymar (Santos) e Eto'o (Inter de Milão). Lá, como cá, parecem existir cada vez menos dúvidas de que Falcao vai mesmo assinar pelo clube londrino, naquela que se deverá transformar na primeira contratação do Chelsea na era de André Villas-Boas. Já quanto a João Moutinho, e tal como O JOGO anunciou, a possibilidade de uma mudança para o Chelsea não existe, até porque o clube inglês tem vários jogadores no plantel para fazer a posição do internacional português.

Beto é para colocar

Alvejada 42 vezes durante a última época em todas as competições, a baliza portista vai ser disputada por nomes diferentes. A única certeza é a permanência de Helton, o habitual titular. O brasileiro deve ter a concorrência do compatriota Bracali - chega hoje e já vai conhecer os cantos à casa. Assim, Beto deve ser emprestado.
Ainda com mais dois anos de contrato para cumprir e tendo em vista a possível participação no Campeonato da Europa de 2012, o FC Porto encara a colocação do guarda-redes português num clube da metade superior da tabela ou então num emblema estrangeiro. Como o polaco Kieszek quer jogar com regularidade, a saída também se afigura como provável. Falta, assim, escolher o terceiro guarda-redes, surgindo Kadú como hipótese forte. Todos estes assuntos são alvo de discussão interna por estes dias. E ainda há mais um tema: Ventura. Depois do Olhanense e Portimonense, o guarda-redes deve ser emprestado mais uma vez.

Dúvidas

> FUCILE
O lateral uruguaio está no mercado, podendo abandonar o Dragão na eventualidade de chegar uma boa proposta. Fucile vai participar na próxima Copa América, competição de onde poderá sair valorizado.

> SAPUNARU
O romeno está preso por uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, mas o FC Porto não rejeitará a hipótese de fazer um bom negócio. Aos 27 anos, Sapunaru tem sido insistentemente colocado na rota da Lázio, de Itália.

> ROLANDO
O internacional português é um dos jogadores mais requisitados no Dragão, embora o FC Porto continue sem receber uma proposta capaz de satisfazer as suas pretensões. O defesa-central já foi associado a vários clubes italianos, mas também ingleses.

> FERNANDO
O médio brasileiro foi o único a assumir publicamente, no final da última temporada, que pretendia abandonar o FC Porto. No entanto, Fernando continua sem destino definido e com uma cláusula de rescisão de... 30 milhões de euros.

> RODRÍGUEZ
O extremo está, tal como Fucile, no mercado, embora os portistas admitam negociá-lo mais facilmente do que o compatriota. A má temporada que realizou, aliada ao facto de ter tido muitas lesões, fazem com que o FC Porto pretenda desfazer-se de um dos jogadores com o ordenado mais elevado do plantel.

> FALCAO
É o caso mais mediático da actualidade portista, mantendo-se a dúvida sobre o seu futuro. Certo, neste momento, é que o Chelsea está interessado e que a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros parece ser um problema menor para Roman Abramovich...

> EMPRESTADOS
Dos vários jogadores que o FC Porto teve emprestado ao longo da última temporada, apenas dois têm algumas hipóteses de figurar no próximo plantel - Castro (Gijón) e Miguel Lopes (Bétis) - embora estes dois casos estejam dependentes de eventuais saídas.

in "ojogo.pt"

Gijón deseja o médio Castro

Manuel Vega-Arango, presidente do Gijón, voltou ontem a demonstrar vontade de contar com o médio Castro na próxima temporada. "Temos uma boa relação com o FC Porto, com o seu director-geral e com Fernando Gomes. Acredito que se o FC Porto não estiver interessado nele, Castro poderá continuar connosco na próxima época".


in "ojogo.pt"

Manter a forma é uma arte

Pela hegemonia que se traduz em dez títulos nacionais consecutivos, entre os quais houve ainda quatro Taças de Portugal, cinco Supertaças e oito fases finais da Liga dos Campeões, o FC Porto é um exemplo para os que perseguem os mesmos troféus. O segredo, dizem os protagonistas, está na "mística", mas O JOGO quis saber como se prepara uma equipa destas. Renato Almeida, há 14 anos no FC Porto, foi o braço-direito de Franklim Pais durante oito e quem ajuda a planear treinos ou recupera os males dos jogadores. É difícil resumir um trabalho complexo em meia dúzia de palavras, mas neste árduo exercício, o preparador-físico anotou: "Uma equipa que tem de vencer todas as competições tem de estar sempre em forma. Os microciclos semanais têm por isso intensidades diferentes e, dentro do treino, em função da posição que ocupa, o jogador trabalha em rigor as suas especificidades. A pré-época é importante, mas sobretudo virada para trabalho de resistência geral e de adaptação ao treino. Não defendo grandes sprints, porque os grupos musculares da corrida e dos patins são diferentes. Vamos buscar noções de exercícios a diferentes modalidades, mas o que me fascina e que tento seguir é o trabalho de Vítor Frade [professor universitário e antigo preparador-físico do futebol portista], criador da periodização táctica." Para o técnico, "o hóquei deixou-se ultrapassar por outras modalidades na área do treino e preparação física por estar fora das universidades e dessa base científica", pelo que são os "livros espanhóis a ajudar" na teoria. Um dos maiores desafios é chegar a Maio, à fase final da Liga dos Campeões, com a equipa em força, e este ano ainda houve que recuperá-la para chegar ao deca. "Foram muito intensos, os jogos, num rinque com as medidas máximas, só ao alcance de uma equipa habituada a intensidade e rigor. Recuperá-la não foi fácil, mas temos uma equipa com grande maturidade e conduzida por um treinador fora de série; Franklim Pais tem um grande carácter e é um grande gestor de recursos humanos."



Renato Almeida

"Todos têm capacidade de singrar"

Enquanto os decacampeões entraram em férias, Renato Almeida, treinador dos juniores, ainda segue o fim de época dos mais novos. No domingo, os juniores portistas foram bicampeões nacionais, após uma época inteira sem derrotas, dando seguimento a vários anos de títulos (anteriormente com Carlos Realista aos comandos). A invencibilidade vale-lhes rasgados elogios por parte dos adversários e Renato, enaltecendo "a ambição e humildade" dos seus jogadores, não esqueceu o contributo de Pedro Gil, que também orientou os juniores em 2009/10: "Gosto da forma de trabalhar dos espanhóis e pedi-lhe ajuda. O contributo dele foi muito importante, pois reúne qualidades ao nível da táctica colectiva e os jogadores adoram-no, foi um grande incentivo."
Alguns dos juniores acabam por dar o salto para a equipa mais mediática, como foi o caso há alguns anos de Reinaldo Ventura, Filipe Santos, Nélson Filipe ou Pedro Moreira. Para já três campeões europeus de sub-20, Henrique Magalhães e Rafael Costa vão rodar no Braga, e Diogo Sampaio na Fundação, mas Renato Almeida avisou: "Todos têm grandes capacidades de poder singrar".

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Iturbe atrasa chegada

Jovem juntou-se esta segunda-feira à concentração da selecção Sub-20. Na melhor das hipóteses só veste de azul e branco na primeira semana de Agosto.


A viagem de Juan Iturbe para Portugal foi atrasada em mais de um mês. O avançado apresentou-se esta segunda-feira na concentração da selecção sub-20 da Argentina, que vai disputar o Mundial da categoria na Colômbia, e por isso só se apresenta no F.C. Porto já em pleno mês de Agosto.

A informação foi confirmada ao Maisfutebol pelo pai do jogador, também ele Juan Iturbe, que falou na vontade do jogador em fazer um grande Mundial. «Ele podia apresentar-se até sexta-feira, mas preferiu fazê-lo já está segunda-feira», contou. «Desta forma só viaja para Portugal em Agosto.»

Na melhor das hipóteses, Iturbe só chega na primeira semana de Agosto: o que implicaria a eliminação da Argentina logo na primeira fase, o que significaria que o avançado fazia o último jogo a 4 de Agosto. Se a Argentina passar a primeira fase, Iturbe joga a 10 de Agosto e falha a Supertaça.

Na pior das hipóteses, de resto, só chega depois do dia 20 de Agosto. Aliás, se a Argentina se apurar para as meias-finais, é seguro que Iturbe só chega depois do dia 20 de Agosto: o que implicaria falhar a Supertaça e as duas primeiras jornadas da Liga. «Só viajamos em Agosto. Eu vou com ele», resumiu o pai.

Iturbe está nesta fase em grande destaque também no site da FIFA, o que diz muito sobre as expectativas que o jogador está a criar no Mundial sub-20. «Nos passos de Messi», titula um artigo. «Na Colômbia, Iturbe tentará levantar o troféu que Messi conquistou em 2005», adianta. 

Enquanto isso, e ao contrário do que chegou a pensar-se, os adeptos do F.C. Porto terão de esperar mais para o ver de azul e branco. A primeira viagem a Portugal ficou adiada, e com ela também a apresentação do jovem que há pouco completou 18 anos teve de ficar adiada.~

in "maisfutebol.iol.pt"

Teodoro Fonseca: «Hulk não sai nem por 70 milhões»

CITY NA CORRIDA MAS AGENTE ELEVA FASQUIA


Record confrontou o empresário de Hulk com as notícias que surgiram, ontem, em Inglaterra, segundo as quais o Manchester City teria sido informado que o FC Porto só estaria disponível para negociar o Incrível por um valor acima dos 41 milhões de euros.
Na reação a essa informação, Teodoro Fonseca foi taxativo: “Vou utilizar uma expressão bem portuguesa para responder a isso: esse valor é demasiado curto até para iniciar negociações.”
Ciente de que o FC Porto não abrirá mão do internacional brasileiro por um preço tão baixo, o representante foi mais longe e confessou:
“Nem por 70 milhões de euros”. Ainda segundo Teodoro Fonseca, o valor de mercado do Incrível disparou na última temporada e, por isso, não será fácil tirá-lo do Dragão. “Ele venceu quatro títulos de cinco possíveis, foi o melhor marcador do campeonato português, somou inúmeras assistências para golo... Tudo isso tem de ser tido em conta na hora de negociar”, prosseguiu o agente.
in "record.pt"

Alberto Pazos: «Apaixonado e disciplinado mas não é um finalizador»

DJALMA À LUPA POR QUEM O LANÇOU


Desde janeiro que Djalma está na rota do Dragão, desde janeiro que se especula que o angolano possa não ter lugar no plantel 2011/12. Rumores que parecem inconsistentes e que o próprio extremo procurará deitar por terra a partir de quinta-feira. O reforço estará no Olival para vincar um lugar no grupo e ameaçar o destaque que, na última época, esteve repartido entre Hulk, Varela e James.
Aos 24 anos, o ex-Marítimo é visto como um nome a ter em conta e no FCPorto há quem acredite que está aí uma revelação ao nível de Silvestre Varela, que também chegou a custo zero há dois anos. Analisado por quem o lançou na primeira equipa dos insulares, Djalma é uma certeza. Alberto Pazos lançou-o com 19 anos e traça o perfil de um jogador de grande nível. “Apostei nele porque era o melhor jogador da equipa B. Djalma era aplicado, apaixonado e disciplinado, penso que ainda terá essas qualidades, porque o demonstra em campo. É um jogador modelo, porque muscularmente é explosivo e taticamente oferece muitas opções”, elogia o galego.
in "record.pt"

Man. City aperta cerco a Hulk

Imprensa inglesa insiste no interesse do Manchester City em Hulk. FC Porto aceita negociar a partir dos 41 milhões de euros. 

A noticia é avançada esta segunda-feira pelo Daily Star. Declinada a primeira oferta de 23 milhões de libras – cerca de 26 milhões de euros -, o Manchester City foi informado de que o FC Porto só admite negociar Hulk a partir das 36 milhões de libras, praticamente 41 milhões de euros.

O tablóide britânico insiste que o avançado brasileiro é prioritário para o treinador Roberto Mancini e diz que os citizens se preparam para concretizar a maior transferência de sempre da história do clube.

Robinho, contratado em 2008 ao Real Madrid por 32,5 milhões de libras – cerca de 37 milhões de euros -, é, até à data, a contratação que maior esforço financeiro exigiu ao clube de Manchester. A parada pode subir, e muito, dado que muitas vezes o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou que Hulk só deixará o Dragão para um clube que bater o valor da cláusula de rescisão (100 milhões de euros).~



in "abola.pt"