terça-feira, 28 de junho de 2011

Ataque ao mercado à espera de Falcao

Está a chegar o momento das decisões sobre o próximo plantel do FC Porto. Vítor Pereira ainda tem de resolver alguns casos pendentes na formatação do grupo, até porque, neste momento, só Mariano abandonou o Dragão e já entraram cinco jogadores - Bracali, Djalma, Kelvin e Iturbe, para além do mais do que provável Kléber -, mas também porque há mais gente que vai sair e outros que se preparam para... entrar. Neste quadro, Falcao é o caso mais mediático, com o anunciado interesse do Chelsea, embora o FC Porto já esteja devidamente preparado para perder o colombiano, tal como acontece nas restantes posições mais fragilizadas pelas contingências de mercado. Para além da posição de ponta-de-lança - vai haver Kléber e fala-se de Denis Stracqualursi -, os portistas também estão preparados para reforçar o centro e o lado direito da defesa, assim como a posição de trinco na eventualidade de perderem algum dos habituais titulares. Rolando continua a ter mercado e a SAD jogadores mais do que referenciados para a posição - o uruguaio Coates mantém-se como o nome mais forte -, tal como acontece no lado direito, onde existe a possibilidade de perder Fucile e/ou Sapunaru. No lugar mais recuado do meio-campo, a história repete-se com Fernando, tendo o brasileiro sido o único jogador a revelar publicamente a intenção de sair. Nesta altura, há apenas uma convicção: os portistas só avançam para mais alguma contratação depois de sair alguém. Seja Falcao ou outro qualquer.



Favorito na lista de André Villas-Boas

Falcao vai ser a primeira contratação de André Villas-Boas para o Chelsea. Pelo menos é essa a crença dos participantes num inquérito realizado no site da conceituada revista inglesa "FourFourTwo". O colombiano surge destacado na frente, com 54 por cento dos votos, seguindo-se Modric (Tottenham) e Lukaku (Anderlecht) com "apenas" 11%. Numa lista onde surge outro portista, Moutinho (9%), há ainda espaço para a Neymar (Santos) e Eto'o (Inter de Milão). Lá, como cá, parecem existir cada vez menos dúvidas de que Falcao vai mesmo assinar pelo clube londrino, naquela que se deverá transformar na primeira contratação do Chelsea na era de André Villas-Boas. Já quanto a João Moutinho, e tal como O JOGO anunciou, a possibilidade de uma mudança para o Chelsea não existe, até porque o clube inglês tem vários jogadores no plantel para fazer a posição do internacional português.

Beto é para colocar

Alvejada 42 vezes durante a última época em todas as competições, a baliza portista vai ser disputada por nomes diferentes. A única certeza é a permanência de Helton, o habitual titular. O brasileiro deve ter a concorrência do compatriota Bracali - chega hoje e já vai conhecer os cantos à casa. Assim, Beto deve ser emprestado.
Ainda com mais dois anos de contrato para cumprir e tendo em vista a possível participação no Campeonato da Europa de 2012, o FC Porto encara a colocação do guarda-redes português num clube da metade superior da tabela ou então num emblema estrangeiro. Como o polaco Kieszek quer jogar com regularidade, a saída também se afigura como provável. Falta, assim, escolher o terceiro guarda-redes, surgindo Kadú como hipótese forte. Todos estes assuntos são alvo de discussão interna por estes dias. E ainda há mais um tema: Ventura. Depois do Olhanense e Portimonense, o guarda-redes deve ser emprestado mais uma vez.

Dúvidas

> FUCILE
O lateral uruguaio está no mercado, podendo abandonar o Dragão na eventualidade de chegar uma boa proposta. Fucile vai participar na próxima Copa América, competição de onde poderá sair valorizado.

> SAPUNARU
O romeno está preso por uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, mas o FC Porto não rejeitará a hipótese de fazer um bom negócio. Aos 27 anos, Sapunaru tem sido insistentemente colocado na rota da Lázio, de Itália.

> ROLANDO
O internacional português é um dos jogadores mais requisitados no Dragão, embora o FC Porto continue sem receber uma proposta capaz de satisfazer as suas pretensões. O defesa-central já foi associado a vários clubes italianos, mas também ingleses.

> FERNANDO
O médio brasileiro foi o único a assumir publicamente, no final da última temporada, que pretendia abandonar o FC Porto. No entanto, Fernando continua sem destino definido e com uma cláusula de rescisão de... 30 milhões de euros.

> RODRÍGUEZ
O extremo está, tal como Fucile, no mercado, embora os portistas admitam negociá-lo mais facilmente do que o compatriota. A má temporada que realizou, aliada ao facto de ter tido muitas lesões, fazem com que o FC Porto pretenda desfazer-se de um dos jogadores com o ordenado mais elevado do plantel.

> FALCAO
É o caso mais mediático da actualidade portista, mantendo-se a dúvida sobre o seu futuro. Certo, neste momento, é que o Chelsea está interessado e que a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros parece ser um problema menor para Roman Abramovich...

> EMPRESTADOS
Dos vários jogadores que o FC Porto teve emprestado ao longo da última temporada, apenas dois têm algumas hipóteses de figurar no próximo plantel - Castro (Gijón) e Miguel Lopes (Bétis) - embora estes dois casos estejam dependentes de eventuais saídas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: