Está a chegar o momento das decisões sobre o próximo plantel do FC Porto. Vítor Pereira ainda tem de resolver alguns casos pendentes na formatação do grupo, até porque, neste momento, só Mariano abandonou o Dragão e já entraram cinco jogadores - Bracali, Djalma, Kelvin e Iturbe, para além do mais do que provável Kléber -, mas também porque há mais gente que vai sair e outros que se preparam para... entrar. Neste quadro, Falcao é o caso mais mediático, com o anunciado interesse do Chelsea, embora o FC Porto já esteja devidamente preparado para perder o colombiano, tal como acontece nas restantes posições mais fragilizadas pelas contingências de mercado. Para além da posição de ponta-de-lança - vai haver Kléber e fala-se de Denis Stracqualursi -, os portistas também estão preparados para reforçar o centro e o lado direito da defesa, assim como a posição de trinco na eventualidade de perderem algum dos habituais titulares. Rolando continua a ter mercado e a SAD jogadores mais do que referenciados para a posição - o uruguaio Coates mantém-se como o nome mais forte -, tal como acontece no lado direito, onde existe a possibilidade de perder Fucile e/ou Sapunaru. No lugar mais recuado do meio-campo, a história repete-se com Fernando, tendo o brasileiro sido o único jogador a revelar publicamente a intenção de sair. Nesta altura, há apenas uma convicção: os portistas só avançam para mais alguma contratação depois de sair alguém. Seja Falcao ou outro qualquer.
Favorito na lista de André Villas-Boas

Beto é para colocar
Alvejada 42 vezes durante a última época em todas as competições, a baliza portista vai ser disputada por nomes diferentes. A única certeza é a permanência de Helton, o habitual titular. O brasileiro deve ter a concorrência do compatriota Bracali - chega hoje e já vai conhecer os cantos à casa. Assim, Beto deve ser emprestado.
Ainda com mais dois anos de contrato para cumprir e tendo em vista a possível participação no Campeonato da Europa de 2012, o FC Porto encara a colocação do guarda-redes português num clube da metade superior da tabela ou então num emblema estrangeiro. Como o polaco Kieszek quer jogar com regularidade, a saída também se afigura como provável. Falta, assim, escolher o terceiro guarda-redes, surgindo Kadú como hipótese forte. Todos estes assuntos são alvo de discussão interna por estes dias. E ainda há mais um tema: Ventura. Depois do Olhanense e Portimonense, o guarda-redes deve ser emprestado mais uma vez.
Dúvidas
> FUCILE
O lateral uruguaio está no mercado, podendo abandonar o Dragão na eventualidade de chegar uma boa proposta. Fucile vai participar na próxima Copa América, competição de onde poderá sair valorizado.
> SAPUNARU
O romeno está preso por uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, mas o FC Porto não rejeitará a hipótese de fazer um bom negócio. Aos 27 anos, Sapunaru tem sido insistentemente colocado na rota da Lázio, de Itália.
> ROLANDO
O internacional português é um dos jogadores mais requisitados no Dragão, embora o FC Porto continue sem receber uma proposta capaz de satisfazer as suas pretensões. O defesa-central já foi associado a vários clubes italianos, mas também ingleses.
> FERNANDO
O médio brasileiro foi o único a assumir publicamente, no final da última temporada, que pretendia abandonar o FC Porto. No entanto, Fernando continua sem destino definido e com uma cláusula de rescisão de... 30 milhões de euros.
> RODRÍGUEZ
O extremo está, tal como Fucile, no mercado, embora os portistas admitam negociá-lo mais facilmente do que o compatriota. A má temporada que realizou, aliada ao facto de ter tido muitas lesões, fazem com que o FC Porto pretenda desfazer-se de um dos jogadores com o ordenado mais elevado do plantel.
> FALCAO
É o caso mais mediático da actualidade portista, mantendo-se a dúvida sobre o seu futuro. Certo, neste momento, é que o Chelsea está interessado e que a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros parece ser um problema menor para Roman Abramovich...
> EMPRESTADOS
Dos vários jogadores que o FC Porto teve emprestado ao longo da última temporada, apenas dois têm algumas hipóteses de figurar no próximo plantel - Castro (Gijón) e Miguel Lopes (Bétis) - embora estes dois casos estejam dependentes de eventuais saídas.
in "ojogo.pt"
Sem comentários:
Enviar um comentário