segunda-feira, 9 de setembro de 2013

«Quero Quintero no Mundial», diz presidente da federação ao Maisfutebol

A Colômbia joga no Uruguai, terça-feira, cartada relevante no trajeto para o Mundial-2014. A vitória, de resto, garantirá de imediato a qualificação para a maior prova de seleções. Se nada de anormal ocorrer, Juan Quintero será um dos elementos a entrar nas ideias de José Pekerman.

Luís Bedoya, presidente da federação colombiana, é um admirador confesso do esquerdino e disso mesmo dá conta ao Maisfutebol. «É um jogador com excelentes condições e já está completamente integrado no plano do professor [José Pekerman», diz o dirigente.

Quintero soma 11 internacionalizações pela seleção principal da Colômbia. James Rodríguez, antecessor no FC Porto, é um dos principais responsáveis pelo adiamento no acesso ao onze inicial.

«O Juan Quintero terá um grande futuro. Possui uma qualidade inatacável e além disso é um excelente rapaz. Foi muito bem recebido por todos na seleção e terá, mais cedo ou mais tarde, oportunidades válidas aqui», acrescenta o presidente da Federação Colombiana de Futebol.

Perante tudo isto, a pergunta era obrigatória: a nove meses do Campeonato do Mundo é possível antecipar a convocatória de Juan Quintero para a prova a realizar no Brasil?

«Sim, penso que sim, quero vê-lo no Mundial. A decisão será sempre do selecionador, mas tendo em conta o que vale e as ideias do professor Pekerman, creio que Quintero estará lá. Um jogador destes não pode ser desperdiçado». 

James vs. Quintero: «um é cérebro, o outro é explosão»

A definição é feita ao Maisfutebol pelo homem que os lançou no futebol profissional; concorda com a comparação?

Ano da graça de 2006: James Rodríguez faz o primeiro jogo nos seniores do Envigado FC. Tem apenas 14 (!) anos e é lançado por Óscar Aristizabal. Sete temporadas depois, o esquerdino é uma das estrelas do magnata Dmitri Rybolovlev, no ostensivo AS Mónaco.

Ano de 2009: Juan Fernando Quintero surge pela primeira vez na equipa principal do mesmo Envigado FC. Óscar Aristizabal, treinador e formador, aposta na irreverência de um adolescente com 16 anos. Quatro épocas volvidas, Juanfer é arma letal de Paulo Fonseca no FC Porto.

Não é difícil perceber que o maestro Aristizabal conhece como ninguém James e Quintero. Daí a pergunta do Maisfutebol: o que os une, o que os separa?

«Eu diria que o James é mais cerebral e o Quintero mais explosivo. Essa é uma das diferenças. Há mais, porém», conta, bom conversador, Óscar Aristizabal.

«O James é um jogador de maior sacrifício. Tem noções táticas mais sólidas, sempre foi assim. De todo o modo, o Quintero melhorou radicalmente esse item do seu futebol. Vejo-o no FC Porto mais competitivo e dinâmico», clarifica o tutor desportivo dos dois colombianos.

Há diferenças, como vemos, mas ainda mais semelhanças entre um e outro. «Tecnicamente são similares. Desde niños mantêm uma relação facílima com a bola, uma relação de amor. São fortes no passe curto e longo, além de rematarem muito bem».

No mês de julho, logo após a contratação de Quintero, o presidente do Envigado FC traçava ao nosso jornal a comparação entre os dois esquerdinos. Felipe Paniagua defendia o seguinte:

«James joga melhor na ala do que o Juan. Quintero é um dez puro. Não é tão forte sem bola, mas com a bola nos pés faz maravilhas. Tem uma técnica impressionante e é muito inteligente».

Fora dos relvados, James e Quintero têm a sorte de beneficiar de «um bom enquadramento familiar». «Há uns anos os colombianos saíam do país e perdiam-se. Agora é diferente. Noto neles comportamentos muito evoluídos», refere Óscar Aristizabal.

FC Porto: as portas de Quintero no acesso ao onze

Óscar Aristizabal lançou-o aos 16 anos; ao Maisfutebol diz como o prodígio colombiano mais gosta de jogar

 Pouco mais de 100 minutos serviram para Juan Quintero certificar a ambição de ser titular do FC Porto. Paulo Fonseca pede paciência, fala em processo de adaptação, mas não há forma de esconder um talento demasiado grande para o banco de suplentes.

O menino colombiano, resgatado ao modesto Pescara, faz de cada minuto uma entusiasmante prova de vida. Assume o risco e o prazer de tocar a bola. Um pouco por todo o lado, entre adeptos e opinion makers, o veredito é comum: falta pouco para entrar no onze.

Ora, o Maisfutebol foi perceber todos os caminhos possíveis para a entrada na equipa principal. Para isso ouvimos um homem que o conhece desde os 13 anos. Óscar Aristizabal foi o treinador responsável pela estreia de Quintero nos seniores do Envigado.

«Com 14 anos e meio veio ter comigo e pediu uma oportunidade para treinar com os seniores. Nunca conheci ninguém com tamanha auto-confiança», conta Aristizabal ao nosso jornal.

«Passei a levá-lo uma vez por semana aos treinos da equipa sénior. Lancei-o contra o Independiente e o Juanfer respondeu como eu esperava. Aliás, nesse jogo fez logo uma jogada do outro mundo».

PLANO A: Quintero na posição 10

Quando Juan Quintero entrou na equipa do Envigado, Óscar Aristizabal colocou-o na sua «posição natural». «Jogávamos em 4x3x1x2. Ele era o enganche e é aí que mais gosta de jogar, no apoio aos avançados».

Com 16 anos, Quintero tornou-se rapidamente «no maior desequilibrador» do conjunto. «Não tinha grande dinamismo ainda e recuava demasiado à procura da bola. Tanto assim é que acabei por aproveitá-lo em alguns jogos como médio de transição. Mas afastá-lo da frente é limitar-lhe o talento. Deixei cair essa ideia por terra», confessa Óscar Aristizabál.

No FC Porto, para jogar no lugar favorito, Quintero terá de forçar Lucho a dar uns passos atrás. Defour seria, à partida, o sacrificado.

PLANO B: Quintero a partir da direita

A outra opção, também verosímil, passaria por fazer de Quintero uma versão B de James Rodríguez. Ou seja, jogaria a partir da linha, mas sem ser um extremo puro. Óscar Aristizabál vê esta opção com menos agrado.

«Alguém tão forte tecnicamente pode sempre jogar dessa maneira, mas o Juanfer não é um ala, não é um jogador de linha. Pode partir daí, sim, e movimentar-se para terrenos centrais, até por ser um bom rematador», resume.

in "maisutebol.iol.pt"

Lucho visita jovem que luta pela vida

Lucho visita jovem que luta pela vidaLucho González visitou nesta segunda-feira um jovem que luta pela vida. Diogo Soares tem apenas 15 anos e debate-se com um tumor que apareceu em 2011 na tíbia direita. Os seus familiares não desistem.

O capitão do F.C. Porto deslocou-se ao Hospital S. João e entregou uma camisola autografada ao jovem Diogo.

Nesta altura, o adolescente faz quimioterapia mas teme que o tratamento não seja totalmente eficaz e acredita que a sua cura passa pela Alemanha, necessitando como tal de apoios financeiros.

Pelo meio, Diogo Soares procura manter o sorriso e ficou deliciado com a visita de Lucho González. O jovem adorava jogar futebol mas, aos 13 anos, começou a sentir dores intensas no joelho direito. Era o tumor. Foi operado, conseguiu

in "maisfutebol.iol.pt"

Mangala "Nunca pedi para deixar o FC Porto. Estou feliz aqui"

Apontado ao Manchester City, que estará disposto a pagar 35 milhões de euros na reabertura de mercado pela sua contratação, Mangala garante estar feliz no FC Porto. 

"Estou muito feliz por continuar aqui. Gosto do clube e nunca pedi para o deixar, além de que o FC Porto também não estava disposto a vender-me", explicou o internacional francês, em entrevista à "Sky Sports". 

O defesa dos dragões entende que o preço pelo qual é avaliado não o afecta: "Faço o meu trabalho e tento dar o melhor dentro de campo."

Em relação ao Manchester City, que estará interessado na sua contratação, o futebolista entende que "é um dos maiores clubes do mundo e, por isso, é bom saber que estão interessados".
 
in "rr.pt"

Daniel Ramos "Licá merece a oportunidade do FC Porto e da Selecção"

Daniel Ramos, que treinou Licá no Trofense não está surpreendido com o trajecto do jogador, considerando que o avançado do FC Porto merece a oportunidade na Selecção porque será uma mais-valia no futuro para Paulo Bento.

Daniel Ramos elogia a evolução de Licá desde que o treinou no Trofense, "especialmente ao nível da finalização", e não se mostra surpreendido com o trajecto do jogador.

Para o treinador, é um atleta com características especiais, que "se revelaram na sua passagem pelo Estoril, e que estão a ser melhoradas no FC Porto". Por isso, Daniel Ramos não tem dúvidas que "Licá merece a chamada à selecção nacional".

Nesta entrevista a Bola Branca, o técnico prevê que "Licá seja um jogador importante na Selecção, podendo ser um dos eleitos de Paulo Bento no Mundial do Brasil no próximo ano". 
O técnico sustenta a sua opinião no facto de o portista "ser um jogador diferente dos extremos tradicionais, porque é um futebolista que tem características que ajudam a atacar equipas que defendem muitos fechadas". 

"Licá será uma mais-valia para a selecção portuguesa", conclui.

in "rr.pt"
 

Paulo Fonseca em contagem decrescente para a Champions

O FC Porto prepara-se para voltar à ação no próximo fim de semana, numa espécie de antecâmara de uma fase mais exigente da temporada. A Champions está mesmo à porta e os azuis e brancos iniciam a sua participação na prova milionária logo após receberem o Gil Vicente, no sábado. O primeiro compromisso internacional é frente ao Áustria de Viena, fora, no pontapé de saída do treinador Paulo Fonseca nas andanças da mais prestigiada prova de clubes do velho continente.

A próxima quinzena, de facto, promete pedir aos dragões a demonstração plena das suas capacidades, até porque a seguir à estreia na Liga dos Campeões surge uma sempre traiçoeira deslocação ao terreno do Estoril, enquanto o mês fecha com o reencontro com o Vitória de Guimarães, desta vez no Estádio do Dragão.

Em outubro, apesar dos compromissos das seleções, que vão levar do plantel portista mais alguns elementos, o calendário não desanuvia de forma muito significativa, Atlético de Madrid e Zenit são obstáculos teoricamente complicados e intervalados com jogos para a Liga frente ao Arouca e ao Sporting. Mas, até lá, os campeões nacionais têm muito com que se preocupar, pois uma entrada na Champions em falso é tremendamente indesejável. Apesar do Áustria de Viena ser um opositor acessível, todos os cuidados serão poucos nesta abordagem à principal prova da UEFA.

in "abola.pt "

Fábrica de milhões

O FC Porto é mencionado internacionalmente como um caso exemplar de exploração das virtudes do mercado. Neste defeso, a linha de orientação da SAD voltou a dar frutos. As vendas de João Moutinho e James Rodríguez ao Monaco garantiram um forte encaixe que suportou a aposta em valores emergentes: um pilar essencial da regeneração permanente de talento do plantel. 

Rota está definida
clubes bem cotados abastecem-se na Invicta
 
 
 Pinto da Costa sempre se congratulou por conseguir vender as suas principais estrelas a clubes de topo europeu e, a verdade, é que a rota de saída para os craques do Dragão está definida e passa sobretudo pelos países mais bem cotados no ranking da UEFA. É de França, Rússia, Itália, Inglaterra e Espanha que têm surgido as melhores ofertas, as que têm convencido o presidente a abrir mão das joias da coroa. Quer isto dizer que, entre os colossos europeus, falta apenas a Alemanha despertar para o mercado da Invicta.

in "record.pt"

Quintero acelerado

VIVEIRO DAS AMÉRICAS DÁ VAGA DE IRREVERÊNCIA


O negócio de Juan Quintero é exemplar em relação à postura do FC Porto no mercado. Apesar do talento que já tinha ficado patente no Mundial Sub-20, os dragões apenas adquiriram 50% do passe do colombiano aos italianos do Pescara, por 5 milhões de euros, deixando definidos os termos que lhes permitem atingir os 90% da propriedade de um jovem que tem encantado, até agora, apenas nas segundas partes do conjunto portista.

Enquanto o eventual sucessor de James Rodríguez já bate à porta da titularidade, os mexicanos Diego Reyes e Héctor Herrera estão destinados a um percurso de afirmação menos acelerada. Ambos têm projeção na seleção principal do seu país e justificaram um investimento de 15 milhões de euros que apenas será amortizado a partir da próxima época, na qual dificilmente a SAD poderá contar com Mangala (devido à pressão do mercado) e Fernando (está em final de contrato). A sucessão já está a ser preparada.

in "record.pt"

Manchester City prepara proposta de 35 milhões por Mangala

Ingleses voltam ao ataque em janeiro


O jornal britânico “Daily Star” revela este domingo que o interesse do Manchester City na contratação de Eliaquim Mangala ainda está vivo e o clube inglês estará mesmo a estudar avançar com uma proposta de 30 milhões de libras (mais de 35 milhões de euros) pelo central portista no mercado de janeiro.

A proposta dos citizens poderá incluir ainda mais alguns valores consoante os objetivos atingidos posteriormente, de forma a chegar mais perto da cláusula de rescisão, que está fixada nos 50 milhões de euros.

Mangala, de 22 anos, admitiu recentemente que existiu uma abordagem do City no mercado de verão mas acabou por preferir continuar no FC Porto, ele que também tem atraído o interesse do Chelsea e Manchester United.

in "ojogo.pt"

Defour no treino do FC Porto

O FC Porto prepara a receção ao Gil Vicente, a contar para a quarta jornada da Liga Zon Sagres, e no treino desta manhã Paulo Fonseca já pôde contar com Defour.

O internacional belga já regressou do compromisso da seleção da Bélgica e está com o moral em alta, depois de ter marcado um golo diante da Escócia, numa vitória que colocou os belgas muito próximos da fase final do Campeonato do Mundo de 2014.

No entanto, apesar do regresso do Defour, Paulo Fonseca continua a treinar com um número reduzido de jogadores (apenas 15), sendo que o regresso dos restantes internacionais apenas deverá acontecer a partir de quarta-feira.

in "zerozero.pt"

Mangala: «Não vou andar de peito feito por causa de um elogio»

Paulo Fonseca considerou que Eliaquim Mangala poderá ser um dos jogadores revelação da Liga dos Campeões esta temporada. As palavras cairam bem no defesa francês, mas este garante que vai continuar a trabalhar para ser cada vez melhor e ajudar o FC Porto.

«Não é por causa de um elogio que vou andar de peito feito», afirmou o internacional francês, em entrevista ao jornal O Jogo.

Mangala, que está a cumprir a terceira temporada no FC Porto, também falou sobre os jogadores novos que chegaram aos tricampeões nacionais. Entre eles, o defesa destaca Juan Quintero.

«Cada um terá a sua oportunidade para ajudar a equipa, mas, pelo que fez até agora, parece-me que o Quintero está talhado para ser a revelação da temporada no campeonato», explicou.

in "zerozero.pt"