terça-feira, 30 de abril de 2013

F.C. Porto tenta evitar primeiro «match point»


O que falta aos dragões


A três jornadas do final da Liga, Benfica e F.C. Porto estão na reta final da luta pelo título. Um olhar para o que falta, os desafios teoricamente mais complicados, assim como os aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto passou o período teoricamente mais complicado do calendário no início da primavera. A equipa foi eliminada da Champions, vacilou na Liga, mas manteve-se viva. São quatro os pontos de distância para o Benfica, na altura em que podem precipitar-se as decisões. 

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate nos Barreiros, com o Marítimo. Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: mas na terceira a ida Coimbra, para jogar com a Académica, saiu-lhes favorável (0-3).

Já em abril, venceu o Sp. Braga para a Liga mas perdeu com os minhotos a final da Taça da Liga. Depois venceu na deslocação a casa do Moreirense (3-0) e na receção ao V. Setúbal (2-0), mantendo a distância de quatro pontos para a liderança. 

E agora é tempo de decisões. A jornada 28 pode representar o primeiro «match-point» da época. Se o FC Porto perder na visita ao Nacional e o Benfica ganhar em casa ao Estoril, o título fica entregue aos «encarnados». 

Qualquer outra combinação adia tudo. E a seguir é o clássico. O FC Porto-Benfica, que pode ser o jogo do título, mas também pode já não ser. Depois, a época para o dragão acaba em Paços de Ferreira. 

Calendário do F.C. Porto até final da época:

4/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões recebem Benfica com apenas quatro golos sofridos em casa


FC Porto com 12 golos consentidos na Liga. Apenas em 2008 a marca era melhor.

O mérito do FC Porto em fechar todos os caminhos para a baliza de Helton tem expressão única nos campeonatos continentais de referência e mesmo na biografia portista é raro identificar casa tão bem construída, apesar de historicamente o dragão privilegiar a robustez defensiva na construção das equipas. 

Neste novo século e com 27 jornadas disputadas, Vítor Pereira fica tecnicamente apenas a perder para Jesualdo Ferreira, que em 2007/08 atingiu a mesma ronda com apenas 10 golos consentidos. Jesualdo reunia então um grupo defensivo de alto nível e que lhe garantia ótimos resultados, com Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile como jogadores prioritários no setor. 

O mérito dos dragões na linha defensiva ultrapassa todas as barreiras europeias, apenas o Bayern pede meças à defesa portista. O novo campeão da Bundesliga consentiu até agora 14 golos, em Espanha o Atl. Madrid está cotado como melhor defesa (27), a Juventus reina em Itália (20), o PSG em França (20) e por fim o Manchester City na Premier League (31).

A forma como o FC Porto se une como uma barreira é mais notória em casa, onde o dragão consentiu apenas quatro golos este ano para a Liga - a SC Braga, Rio Ave, Olhanense e Académica. É precisamente com estes números que se aproxima do final de ciclo, o encontro com o Benfica será o último a realizar no Estádio do Dragão esta temporada.


in "abola.pt"

James falhou o primeiro treino

A outra grande novidade do primeiro treino de preparação para o jogo com o Nacional, ábado na Choupana, é o regresso de Maicon


James Rodríguez não participou no primeiro treino de preparação para o jogo de sábado, na Choupana, com o Nacional. 

O jogador colombiano juntou-se assim ao compatriota Quiñones e ao também lateral-esquerdo Alex Sandro, que se lesionou no jogo com o V. Setúbal. Ainda não é conhecido se James Rodríguez tem algum problema físico ou foi autorizado a faltar ao treino por razões pessoais, sendo provável que o boletim clínico venha a esclarecer até ao final da manhã os motivos da ausência. 

No primeiro treino da semana, a grande novidade para Vítor Pereira é o regresso de Maicon. Ausente desde o jogo, disputado a 8 de abril, com o Braga, Maicon apareceu integrado nos 15 minutos abertos à Imprensa, dando assim sinais de que poderá reforçar as opções na defesa que se limitam, para já, a Danilo, Otamendi, Mangala e Abdoulaye.


in "ojogo.pt"

Lucho: "Estamos num bom momento"

Médio argentino recebeu, na manhã desta terça-feira, o prémio de melhor jogador do FC Porto-Vitória de Setúbal e confessou estar em crescendo de forma.


Antes do treino desta terça-feira começar, Lucho recebeu, no Centro de Treinos do Olival, o prémio de melhor jogador do jogo de sábado, no Dragão, com o Vitória de Setúbal. "Fiquei contente pela vitória, era importante somar três pontos para lutar pelo campeonato e é importante para qualquer jogador marcar um golo, neste caso para dar uma pequena vantagem para ganhar o jogo", considerou o jogador argentino que recebeu o prémio entregue pelo mais antigo patrocinador do clube. 

"Estou em crescendo de forma, a equipa está a atravessar um bom bom momento, sabemos que faltam jogos importantes e temos de fazer tudo para estarmos o melhor possível", completou Lucho antes do treino de preparação para o jogo de sábado, na Choupana, com o Nacional. 


in "ojogo.pt"

Alex Sandro recupera a todo o gás

Lateral foi fazer tratamento no dia de folga, procurando debelar os problemas musculares que o afetaram no jogo com o V.Setúbal.


A recuperação de Alex Sandro é a prioridade do momento no FC Porto. O lateral brasileiro nem folgou ontem, apresentando-se para fazer tratamento, de modo a poder entrar nas opções de Vítor Pereira para a deslocação à Madeira, para defrontar o Nacional. Alex Sandro, recorde-se, acabou por não regressar dos balneários ao intervalo do jogo com o V. Setúbal, depois de se ter queixado junto do banco de suplentes a meio da primeira parte. No final, o diagnóstico não foi além de dores musculares. 

Alex Sandro foi entretanto reavaliado e está a fazer tratamento. No final do treino de hoje, o boletim médico deverá trazer mais alguns detalhes sobre a evolução do defesa, cuja baixa de sábado levou à entrada de Abdoulaye para fazer dupla com Otamendi, no eixo da defesa, enquanto Mangala era desviado para a esquerda. Sem ele, Vítor Pereira perde um jogador importante na dinâmica da equipa e a verdade é que as opções também não são muitas. Quiñones seria sempre uma alternativa a considerar, mas está lesionado, sobrando a adaptação de Mangala às funções, num sector que o francês conhece bem e que lhe permitiu ganhar um lugar na equipa à custa da dinâmica de jogo que foi ganhando.


in "ojogo.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados das equipas de formação de basquetebol e hóquei em patins, na última semana. O andebol não teve actividade.

BASQUETEBOL

Terça-Feira
Campeonato Nacional, II Fase Zonal Norte (Sub20)
Dragon Force – Vasco da Gama, 81-55

Quinta-feira
Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 6 (Sub14 C)
Académico FC – Dragon Force, 43-45

Sexta-feira
Campeonato Nacional, 2.ª fase zonal Norte (Sub 20)
Illiabum – Dragon Force, 60-85

Campeonato Nacional, 1.ª fase zonal Norte (Sub18)
GDB Leça - Dragon Force, 76-68

Sábado
Torneio Interassociações, 1.ª fase, série B (Sub 16)
Sangalhos - Dragon Force, 74-58

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 1 (Sub14 B)
Dragon Force – CB Felgueiras, 67-37

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 6 (Sub14 C)
Dragon Force – Bolacesto, 43-47

Domingo
Campeonato Nacional CNB2, fase zonal Norte (Seniores)
Marinhense – Dragon Force, 54-94

Campeonato Nacional, 1.ª fase zonal Norte (Sub18)
Dragon Force – Guifões, 73-42

Torneio Nacional, 2.ª fase Norte (Sub14 A)
Dragon Force – SC Braga, 54-44


HÓQUEI EM PATINS

Quinta-feira
Campeonato Nacional, Zona Norte A (Juvenis)
Dragon Force – Óquei de Barcelos, 4-2

Torneio Encerramento, série A (Infantis B)
Dragon Force – Sobreira, 1-0

Sábado
Campeonato Nacional, zona Norte A (Infantis)
Dragon Force – Óquei de Barcelos, 2-4

Domingo
Campeonato Nacional Norte B (Juniores)
FC Porto – Pessegueiro do Vouga, 6-2
Marcadores: João Ramalho (2), Renato Castanheira (2), João Almeida e Diogo Seixas
O FC Porto garantiu o primeiro lugar na série e o apuramento para a fase seguinte do campeonato.

Campeonato Nacional Norte A (Iniciados)
Dragon Force – AD Penafiel, 6-1

Pré Competição Série B (Escolares)
Dragon Force – Alfena, 3-2


in "fcp.pt"

Kleber animado com primeiro golo pelo Palmeiras


Avançado cedido pelo F.C. Porto


Demorou, mas lá apareceu. Kleber, avançado brasileiro cedido pelo F.C. Porto ao Palmeiras até 30 de junho, marcou o seu primeiro golo pelo Verdão no passado sábado, frente ao Santos.

O golo não foi suficiente para evitar a eliminação do Palmeiras no estadual paulista (o Santos venceu nas grandes penalidades), mas deu ânimo ao jogador, que foi contratado pelo Verdão para ocupar a vaga aberta pelo argentino Hernan Barcos. 

Em conversa com os jornalistas antes do embarque da delegação alviverde para Tijuana, no México, o atacante mostrou-se otimista e confiante em repetir o feito na partida para a Libertadores: «É importante marcar golos, estava precisando. Sei do meu potencial e as coisas não estavam dando certo. Foi um golo importante e espero que seja o primeiro de muitos. Quero mostrar o que vim fazer no Palmeiras».

in "maisfutebol.iol.pt"

GARANTE DIRETOR DO CLUBE BRASILEIRO "Helton vai voltar ao Vasco"

René Simões confirma que a vontade das duas partes, clube e jogador, é comum e admite que se pode tornar realidade antes de Helton terminar contrato com o FC Porto.


O Vasco da Gama falhou a contratação do guarda-redes Júlio César, do Corinthians, mas o episódio serviu para abordar o possível regresso de Helton. "Uma negociação só termina quando todas as partes se entendem. O Júlio (César) é um guarda-redes excecional, de um caráter fantástico. Mas o acerto não aconteceu. E a gente tem esse sonho de ter o Helton de volta. É algo que estamos à procura. A chama não se apagou", revelou René Simões, diretor de futebol do Vasco da Gama, citado pelo "Lancenet".

"Se o Helton vai vir agora, daqui a seis meses ou um ano, não posso dizer. Mas o retorno dele... Não tem como fugir. Ele vai voltar. O sonho dele, que é o sonho do Vasco também, vai-se realizar. Ele ainda tem contrato com o FC Porto (até 2014), mas se pudermos antecipar esse sonho... O Helton é muito ético, não quis dar prazos. Estamos à espera do momento", completou.


in "ojogo.pt"