terça-feira, 30 de abril de 2013

F.C. Porto tenta evitar primeiro «match point»


O que falta aos dragões


A três jornadas do final da Liga, Benfica e F.C. Porto estão na reta final da luta pelo título. Um olhar para o que falta, os desafios teoricamente mais complicados, assim como os aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto passou o período teoricamente mais complicado do calendário no início da primavera. A equipa foi eliminada da Champions, vacilou na Liga, mas manteve-se viva. São quatro os pontos de distância para o Benfica, na altura em que podem precipitar-se as decisões. 

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate nos Barreiros, com o Marítimo. Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: mas na terceira a ida Coimbra, para jogar com a Académica, saiu-lhes favorável (0-3).

Já em abril, venceu o Sp. Braga para a Liga mas perdeu com os minhotos a final da Taça da Liga. Depois venceu na deslocação a casa do Moreirense (3-0) e na receção ao V. Setúbal (2-0), mantendo a distância de quatro pontos para a liderança. 

E agora é tempo de decisões. A jornada 28 pode representar o primeiro «match-point» da época. Se o FC Porto perder na visita ao Nacional e o Benfica ganhar em casa ao Estoril, o título fica entregue aos «encarnados». 

Qualquer outra combinação adia tudo. E a seguir é o clássico. O FC Porto-Benfica, que pode ser o jogo do título, mas também pode já não ser. Depois, a época para o dragão acaba em Paços de Ferreira. 

Calendário do F.C. Porto até final da época:

4/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: