sexta-feira, 29 de março de 2013

Académica-F.C. Porto (antevisão): Dragão em crise de identidade


O Momento

Académica:

Os estudantes estão a repetir o último final de época, que os levou a cair abruptamente na classificação até ficarem abaixo da linha de água a duas jornadas do fim. Desta feita, são sete jogos consecutivos sem ganhar e apenas três pontos a separá-los do risco fatal. Numa altura em que as equipas do fundo da tabela se agigantam à procura da salvação e não olham a quem se agarrar, brincar com o fogo (do Dragão?) pode sair caro. Fica, no entanto, a tendência bipolar da equipa de Pedro Emanuel, capaz de bater o pé aos grandes, mas por vezes displicente com os outros. A conferir este sábado à noite. 

F.C. Porto: 

E de repente o motor gripou. A paridade com o Benfica é passado e os portistas já estão a quatro pontos do rival. Bastaram os empates com o Sporting e, mais recentemente, com o Marítimo, para redobrar até o ânimo dos comandados de Jorge Jesus. Pelo meio, a saída da Liga dos Campeões, e a confirmação de que esta é a pior altura para o Dragão ter uma crise de identidade. Vítor Pereira pediu uma resposta forte. Faz sentido. O pior é se a equipa não consegue. 

Ausências:

Académica: Carlos Saleiro, lesionado.

F.C. Porto: Varela e Atsu, lesionados; Quiñones, limitado.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Temos uma necessidade premente de pontos, temos de ser extremamente competentes, rigorosos, acima de tudo temos de ser uma verdadeira equipa. Vimos de uma fase menos positiva, mas continuamos na luta, em busca do objetivo da manutenção.»

Vítor Pereira: «É nossa obrigação ir jogar à Académica para vencer. Temos essa obrigação perante nós próprios. Já nem digo perante os adeptos e o clube. O que está em jogo é o título, por isso só posso aguardar um sinal forte da equipa. Vai começar a ser decidido já em Coimbra, no próximo jogo, e será sempre assim até ao fim.»

Histórico de confrontos:

A Académica esteve 41 anos sem conseguir derrotar o F.C. Porto até que o conseguiu em novembro do ano passado, com o célebre 3-0 que ditou a saída dos azuis e brancos da Taça de Portugal e deu início a uma época memorável para os de Coimbra. Tirando esse «oásis», os dragões são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 130 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 92 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates. Ainda assim, para o campeonato, há mais de 42 anos que a Briosa não vence os dragões. 

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Ferreira e Hélder Cabral; Bruno China, Makelele e Marcos Paulo; Marinho, Edinho e Wilson Eduardo.

Outros convocados: a lista será divulgada apenas este sábado.

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando; Lucho e Moutinho; Izmailov, Jackson e James.

Outros convocados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin e Liedson.


in "maisfutebol.iol-pt"

MOUTINHO E KELVIN REGRESSAM AOS CONVOCADOS


João Moutinho e Kelvin são as novidades na lista de convocados para a deslocação ao terreno da Académica (24.ª jornada da Liga portuguesa, sábado, 18h15). Por seu turno, Varela e Atsu, que participaram no último encontro dos Dragões, frente ao Marítimo (1-1), estão lesionados e ficam fora dos eleitos.

No treino desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, Varela limitou-se a tratamento a uma mialgia no adutor direito, enquanto Christian Atsu juntou trabalho de ginásio ao tratamento. Quiño trabalhou de forma condicionada. O avançado Sebá, do FC Porto B, treinou com a equipa principal.

Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Izmaylov, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi e Defour.


in "fcp.pt"

Volante do Porto busca usar fama pelos desarmes para chegar à seleção brasileira


Em entrevista ao iG, Fernando pede paciência aos palmeirenses com ex-companheiro e coloca o meia Alex como adversário mais difícil que já teve



David Ramos/Getty Images
Fernando, volante do Porto

Em 2007, Fernando tinha apenas 19 anos quando deixou o Vila Nova para acertar com o Porto. Trocou o time goiano, que disputava a terceira divisão nacional, para se juntar ao então campeão português. O processo de adaptação à nova situação profissional não foi fácil e incluiu uma temporada de empréstimo ao Estrela Amadora, mas aconteceu. Hoje, aos 25 anos, o volante não só é titular absoluto do Porto como é chamado de polvo pelos torcedores, em uma demonstração de reconhecimento ao que faz dentro de campo.
O apelido nasceu durante a partida de volta do Porto contra o Manchester United pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2009. O placar de 2 a 2 em Old Trafford, casa do adversário, não foi suficiente para evitar a eliminação dos portugueses. Mas o desempenho de Fernando contra o ataque inglês naquele jogo não passou batido.
“Fui muito bem naquele jogo, marquei bastante e roubei muitas bolas”, lembrou Fernando, em entrevista ao iG . “A torcida começou a me chamar de polvo exatamente por causa desses roubos de bola. Eles diziam que parecia que eu tinha muitas pernas e que estava em todos os lugares do campo. Isso me deixou bastante feliz”, completou.
O fato de hoje ser reconhecido pela capacidade de marcar mostra o quanto as coisas mudaram na carreira de Fernando. No início, ele era meia. Virou primeiro volante nas mãos de Nelson Rodrigues, técnico da seleção sub 20 em 2007, pouco antes de ir para Portugal. “No começo foi difícil. Sempre gostei de sair para o jogo e tentar fazer gols. Mas isso foi mudando e hoje sou feliz na minha função”, afirmou.

AP
Fernando disputa a bola com Ibrahimovic durante jogo do Porto contra o PSG pela Liga dos Campeões

A ida logo aos 19 anos para o futebol europeu, a temporada de empréstimo ao Estrela Amadora, o apelido que ganhou da torcida do Porto, a mudança de posição dentro de campo. Sempre que Fernando se recorda de uma etapa da carreira ou de uma decisão que tomou, a palavra “feliz” aparece. O que mais falta? Qual o próximo objetivo?
“Agora, é seleção brasileira”, respondeu. “Acho que nunca tive uma possibilidade real de ser chamado. Aqui no Porto, as pessoas me falam muito que serei convocado a qualquer hora porque elas estão sempre me vendo jogar, mas isso não acontece no Brasil. O que tenho a fazer é continuar trabalhando para ser observado e essa chance aparecer.”
Adversário mais difícil 
No jogo em que ganhou o apelido de “polvo”, o Manchester United ainda contava com o Cristiano Ronaldo, que se transferiu para o Real Madrid ao final daquela temporada. O português, no entanto, não é colocado por Fernando como o jogador mais difícil que já teve de marcar até hoje.

“Ronaldo é um dos grandes jogadores do mundo. Rooney também foi bem difícil de encarar. Mas o adversário contra o qual eu mais tive dificuldades foi o Alex (meia que hoje defende o Coritiba), pela qualidade e também pela admiração que sempre tive por ele”, disse o volante.
Esse duelo entre os dois aconteceu no dia 17 de setembrio de 2008, quando o Porto recebeu a visita do Fenerbahce, da Turquia, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi também a estreia de Fernando na competição continental. A partida terminou com vitória por 3 a 1 dos portugueses.
Paciência, torcida palmeirense 
No Porto, Fernando foi companheiro de uma das caras novas do elenco do Palmeiras para 2013. Trata-se do atacante Kleber, que ainda não balançou as redes desde que chegou ao Palestra Itália. O volante, que diz acompanhar bastante o futebol brasileiro, acredita que a fase ruim do ex-colega logo vai passar e pede paciência à torcida palmeirense.

“Aqui no Porto, ele jogava muito bem e fazia gols. No Palmeiras, as bolas não chegam para ele. Tirando aquele lance na Libertadores (na derrota por 1 a 0 para o Tigre na Argentina), não apareceram mais chances claras. O Palmeiras joga com quatro volantes, não tem um meia para armar as jogadas. Quando ele tiver a chance, vai fazer gol. A torcida do Palmeiras pode confiar”, declarou.

Liga de regresso: Jackson continua a ser o mais pontuado



A Liga regressa no próximo fim de semana com Jackson Martínez na condição de jogador mais pontuado pelos jornalistas doMaisfutebol que acompanharam os jogos da prova. 

Embora tenha recebido nota 2 na visita ao Marítimo, jogo em que falhou um penalty, o avançado colombiano do F.C. Porto continua a dominar a lista, agora com 85 pontos.

Mas na segunda posição já não está João Moutinho, que falhou as últimas três rondas devido a lesão. Na perseguição a Jackson está agora Licá, do Estoril, com 80 pontos.

O último lugar do pódio está na Segunda Circular, partilhado por Salvio e Rui Patrício, com 77 pontos.

«Ranking» dos jogadores mais pontuados:
Jackson Martínez (FC Porto), 85 pontos
Licá (Estoril), 80
Salvio (Benfica), 77
Rui Patrício (Sporting), 77
Lima (Benfica), 75
Vítor (P. Ferreira), 75
Ghilas (Moreirense), 75
Tarantini (Rio Ave), 73
Oblak (Rio Ave), 73
Mossoró (Sp. Braga), 71
Ricardo (V. Guimarães), 71
Cícero (P. Ferreira), 71
Adriano (Gil Vicente), 71
Luís Leal (Estoril), 70
João Moutinho (FC Porto), 70
Ricardo (P. Ferreira), 70
Ricardo (Académica), 70
Cássio (P. Ferreira), 70
André Leão (P. Ferreira), 69
Otamendi (FC Porto), 69
Helton (FC Porto), 69
Rui Rego (Beira Mar), 69
Rui Duarte (Olhanense), 68
Gonçalo (Estoril), 67
Douglas (V. Guimarães), 67
Artur (Benfica), 67
Pedro Santos (V. Setúbal), 66
Lucho (FC Porto), 66
Jefferson (Estoril), 66
Hugo Viana (Sp. Braga), 66
Rafael Miranda (Marítimo), 66
Roberge (Marítimo), 66
Edimar (Rio Ave), 66


Jackson tem também a melhor média de pontos


Para além de ser o jogador mais pontuado pelos jornalistas do Maisfutebol, cumpridas 23 jornadas da Liga, Jackson Martínez tem também a melhor média pontual (3,70).

E se no total de pontos João Moutinho sofreu uma queda, dado que falhou as três últimas jornadas, no que diz respeito à média continua em segundo lugar, embora em igualdade com o Salvio (3,50).

Licá, do Estoril, é o primeiro jogador da lista que não atua nos dois candidatos ao título (3,48).

«Ranking» dos jogadores com melhor média
Jackson Martínez (FC Porto), 3,70
João Moutinho (FC Porto), 3,50
Salvio (Benfica), 3,50
Licá (Estoril), 3,48
Cardozo (Benfica), 3,44
Bracalli (Olhanense), 3,44
Matic (Benfica), 3,42
Lima (Benfica), 3,41
Vítor (P. Ferreira), 3,41
Ghilas (Moreirense), 3,41
Douglão (Sp. Braga), 3,40
Éder (Sp. Braga), 3,39
Mossoró (Sp. Braga), 3,38
Rui Patrício (Sporting), 3,35
Oblak (Rio Ave), 3,32
Tarantini (Rio Ave), 3,32
James (FC Porto), 3,29
Salin (Marítimo), 3,27
Melgarejo (Benfica), 3,17
Alex Sandro (FC Porto), 3,16

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Braga marcado para uma segunda-feira

A Liga anunciou as alterações à 25ª jornada. O encontro entre dragões e minhotos é na segunda, 8 de Abril. O Benfica desloca-se a Olhão, no dia anterior.


A Liga Portugal publicou as alterações aos horários dos jogos da 25ª jornada do campeonato. O encontro cartaz da ronda, entre FC Porto e Braga, está marcado para segunda-feira, 8 de Abril. O Olhanense-Benfica realiza-se no dia anterior, às 20h15.

Confira as alterações à 25ª jornada:

Sexta-feira, 5 de Abril
Marítimo - Paços de Ferreira, 20h00

Sábado, 6 de Abril
Sporting - Moreirense, 20h00

Domingo, 7 de Abril
Estoril - Nacional, 16h00
Gil Vicente - Académica, 16h00
Rio Ave – V. Setúbal, 17h00
V. Guimarães - Beira-Mar, 18h00
Olhanense - Benfica, 20h15

Segunda-feira, 8 de Abril
FC Porto - SC Braga, 20h00


in "rr.pt"

Dortmund pede reunião por Jackson


A Imprensa alemã anunciou que o Borussia Dortmund também estará envolvido na corrida a Jackson Martínez para a próxima temporada. 

De acordo com os relatos, o bicampeão germânico pediu já uma reunião com os responsáveis do FC Porto, a fim de marcar posição no mercado pelo internacional colombiano.

O Dortmund junta-se, assim, a Barcelona, Juventus, Milan, Liverpool e Atlético Madrid no rol de candidatos à contratação de cha cha cha.


in "abola.pt"

Jackson triste pelo esquecimento de Pekerman


Ao contrário de João Moutinho, que cumpriu 180 minutos na Seleção Nacional, ou até mesmo James Rodríguez, que também fez praticamente dois jogos completos pela Colômbia, Jackson Martínez ficou a zero. À partida do seu país, o ponta-de-lança não escondeu o seu descontentamento.

“Estou a fazer um bom trabalho no meu clube e, se dependesse de mim, jogaria sempre os 90 minutos. Mas quem decide é o selecionador Pekerman. Ele tem as suas razões, mas não as explicou nem eu lhe perguntei. Não tenho autoridade para exigir que me coloque a jogar”, salientou o Cha Cha Cha, em declarações à rádio colombiana Antena 2.

Mas não deixou de reclamar: “Se fosse por mérito estaria na equipa, mas há outros no banco nas mesmas condições.”

in "record.pt#