sexta-feira, 29 de março de 2013

Académica-F.C. Porto (antevisão): Dragão em crise de identidade


O Momento

Académica:

Os estudantes estão a repetir o último final de época, que os levou a cair abruptamente na classificação até ficarem abaixo da linha de água a duas jornadas do fim. Desta feita, são sete jogos consecutivos sem ganhar e apenas três pontos a separá-los do risco fatal. Numa altura em que as equipas do fundo da tabela se agigantam à procura da salvação e não olham a quem se agarrar, brincar com o fogo (do Dragão?) pode sair caro. Fica, no entanto, a tendência bipolar da equipa de Pedro Emanuel, capaz de bater o pé aos grandes, mas por vezes displicente com os outros. A conferir este sábado à noite. 

F.C. Porto: 

E de repente o motor gripou. A paridade com o Benfica é passado e os portistas já estão a quatro pontos do rival. Bastaram os empates com o Sporting e, mais recentemente, com o Marítimo, para redobrar até o ânimo dos comandados de Jorge Jesus. Pelo meio, a saída da Liga dos Campeões, e a confirmação de que esta é a pior altura para o Dragão ter uma crise de identidade. Vítor Pereira pediu uma resposta forte. Faz sentido. O pior é se a equipa não consegue. 

Ausências:

Académica: Carlos Saleiro, lesionado.

F.C. Porto: Varela e Atsu, lesionados; Quiñones, limitado.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Temos uma necessidade premente de pontos, temos de ser extremamente competentes, rigorosos, acima de tudo temos de ser uma verdadeira equipa. Vimos de uma fase menos positiva, mas continuamos na luta, em busca do objetivo da manutenção.»

Vítor Pereira: «É nossa obrigação ir jogar à Académica para vencer. Temos essa obrigação perante nós próprios. Já nem digo perante os adeptos e o clube. O que está em jogo é o título, por isso só posso aguardar um sinal forte da equipa. Vai começar a ser decidido já em Coimbra, no próximo jogo, e será sempre assim até ao fim.»

Histórico de confrontos:

A Académica esteve 41 anos sem conseguir derrotar o F.C. Porto até que o conseguiu em novembro do ano passado, com o célebre 3-0 que ditou a saída dos azuis e brancos da Taça de Portugal e deu início a uma época memorável para os de Coimbra. Tirando esse «oásis», os dragões são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 130 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 92 ocasiões e perderam apenas por 16 vezes, havendo ainda a registar 22 empates. Ainda assim, para o campeonato, há mais de 42 anos que a Briosa não vence os dragões. 

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Ferreira e Hélder Cabral; Bruno China, Makelele e Marcos Paulo; Marinho, Edinho e Wilson Eduardo.

Outros convocados: a lista será divulgada apenas este sábado.

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando; Lucho e Moutinho; Izmailov, Jackson e James.

Outros convocados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin e Liedson.


in "maisfutebol.iol-pt"

Sem comentários: