segunda-feira, 13 de maio de 2013

Campeonato decide-se a partir das 18h30 de domingo

Campeão, descidas e última vaga na Europa: decide-se tudo na ronda final.


Os jogos da última jornada da Primeira Liga vão começar todos às 18h30 do próximo domingo, ao que Bola Branca apurou. A Liga de Clubes já confirmou o acerto de data e horário da derradeira ronda do campeonato.

O facto de em todos os jogos estarem envolvidas equipas que têm ainda objectivos a alcançar na presente temporada levou a Comissão Executiva da Liga a acertar todas as partidas para a mesma hora.


30ª JORNADA
19 de Maio, 18H30
Vitória de Guimarães-Rio Ave
Olhanense-Marítimo
Beira-Mar-Sporting
Gil Vicente-Estoril
Paços de Ferreira-FC Porto
Nacional-Académica
Vitória de Setúbal-Sporting de Braga
Benfica-Moreirense


in "rr.pt"

A. Oliveira: «FC Porto deve ter em Paços mesmo comportamento que teve até aqui»


António Oliveira recusa a ideia de que os jogadores e adeptos do FC Porto já se sentem tricampeões e avisa que no Dragão «não se festeja antecipadamente». Para o antigo atleta e técnico dos azuis e brancos, a equipa de Vítor Pereira só tem de ir a Paços de Ferreira com «o mesmo comportamento» que apresentou até esta fase da liga, para se sagrar efetivamente vencedor do campeonato pelo terceiro ano consecutivo.
«O FC Porto deve apresentar [na Capital do Móvel] o mesmo comportamento que teve até aqui, pois terá um jogo extremamente difícil e muito complicado», alertou o ex-selecionador aos microfones da Antena 1.
«O FC Porto sabe que se ganhar será campeão nacional», prosseguiu. «No FC Porto não se festeja antecipadamente. Está agora no primeiro lugar e depende de si. Há uma semana isso não acontecia, mas ninguém estaria à espera que o Benfica perdesse pontos com o Estoril», lembrou António Oliveira.
«O FC Porto aproveitou-se daquilo que muitas vezes acontece no futebol com os menos preparados, os que não têm estofo de campeão e acham que já ganharam tudo», disse ainda o treinador natural de Penafiel, que não se negou também a comentar o futuro do atual timoneiro portista.
«Não tenho dúvida que o destino do Vítor Pereira já está traçado. Não me parece que o facto de ser ou não campeão possa ter qualquer influência na sua continuidade», rematou o técnico de 60 anos.

in "zerozero.pt"

FC PORTO CONQUISTA TORNEIO LENNART JOHANSSON


O FC Porto conquistou este fim-de-semana o torneio Lennart Johansson, em Sub 13, disputado na Suécia.

Na final, os Dragõezinhos venceram o Nordslland por 2-0, tendo no total do torneio apontado 18 golos e não sofrido nenhum.

Vítor Ferreira foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto Jorge Ferreira foi o melhor marcador.


in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins, na última semana.

ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional 1.ª Divisão, Fase Final (juvenis)
FC Porto Dragon Force – Águas Santas, 36-30

BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Nacional, II Fase Zonal Norte (Sub20)
Sangalhos – Dragon Force, 43-76

Sábado
Campeonato Nacional, I Fase Zonal Norte (Sub18)
Illiabum – Dragon Force, 60-81

Torneio Nacional, 2.ª Fase Norte (Sub14 A)
Illiabum – Dragon Force, 67-57

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 2.ª Fase, Grupo 6 (Sub14C)
Dragon Force – Académico, 50-56

Domingo
Torneio Nacional, 2.ª Fase Norte (Sub14 A)
Dragon Force – AD Sanjoanense, 48-52

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 2.ª Fase, Grupo 1 (Sub14 B)
Dragon Force – GDB Leça, 81-22

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional, Zona Norte A (Juvenis)
Dragon Force – HC Mealhada, 2-6

Domingo
Campeonato Nacional Norte B (Juniores)
HC Braga – FC Porto, 0-0


in "fcp.pt"

O medo combate-se com futebol de rua


Se tiver aprendido a lição ministrada ao Benfica na segunda-feira, o FC Porto está a um passo de se sagrar tricampeão nacional. É certo que precisa de vencer no difícil terreno do Paços de Ferreira, também em tempo de festejar a sensacional estreia na Liga dos Campeões, mas o mais complicado já os portistas fizeram. O FC Porto celebrou a vitória do jogo da bola na sua essência: um momento genial de futebol de rua, pura intuição a misturar habilidade com liberdade. Kelvin não pensou sequer que poderia pôr em causa a última oportunidade de o FC Porto assumir a liderança do campeonato. Chutou e assinou um momento de rara beleza já em tempo de compensação, como teria feito no primeiro minuto, no vigésimo quinto ou noutro qualquer. Desequilibrou os números e justificou o desequilíbrio do futebol em campo.

O clássico resultou num grande jogo com dois minutos-chave: o 66 e o 79. O calculismo excessivo de Jorge Jesus acabaria punido e o apelo à irreverência de Vítor Pereira premiado. Por muito que o justifique com os amarelos de Matic e Enzo Pérez, quando trocou Gaitán, o elo de ligação entre meio-campo e ataque, por Roderick, entregando-lhe um papel de segundo trinco/terceiro central, o treinador do Benfica passou à própria equipa uma imagem de medo, de conformismo excessivo. Do lado contrário, a aposta em Kelvin foi de risco calculado. Como estava, o resultado não servia aos portistas, mantê-lo ou piorar as coisas passava a ser questão de pormenor. Os jogadores diferentes são aqueles que estão sempre mais perto de grandes cometimentos ou grandes asneiras, às vezes porque agem primeiro e pensam depois. Nesse intervalo podem decidir mais do que jogos: competições. Kelvin tinha instruções para ir para cima do adversário. Resultara com o Braga, falhara rotundamente na final da Taça da Liga, ontem voltou a funcionar, porque nada o perturbou em nenhum desses jogos. Entrou e jogou. Correu bem ou correu mal. Kelvin é um jogador diferente, poderá vir a ser fantástico se o conseguirem amarrar e ensinar uma série de coisas que ele precisa de aprender, mas haverá que ter a habilidade de lhe aumentar as valências sem destruir as mais-valias atuais.

Será que Madjer teria feito um golo de calcanhar numa final da Taça dos Campeões Europeus (1987) se tivesse pensado que podia falhar? A resposta é um "não" claríssimo. Na altura, o génio que o iluminava permitiu-lhe pensar apenas: só pode ser assim. Ontem, Kelvin tocou a bola para chutar e chutou. Na rua é assim.


Carlos Machado in "ojogo.pt"

O melhor jogo das últimas décadas


Entre casos pessoais e encruzilhadas históricas, o FC Porto-Benfica de sábado é daqueles para colecionadores
Para quem gosta mesmo disto, o FC Porto-Benfica de sábado é uma ocasião única, daquelas que aparecem uma vez por década, se tanto, mas mais especial ainda do que é costume. Pode nunca ter havido um jogo tão caprichoso.

Registemos: pelo lado do Benfica, temos a Liga Europa a quatro dias de distância, acenando descarada aos jogadores (e aos benfiquistas); há a história pessoal de Jesus, marcada já por várias mortes na praia e agora posta em xeque quando parecia impossível haver maior unanimidade à volta dele; e há, claro, os duelos perdidos com o FC Porto desde 2010, contrariando teimosamente a noção de se estar a viver o melhor período do clube em 20 anos.

Pelo FC Porto, está latente a consciência de que também se tomam decisões históricas. Bater o Benfica neste campeonato é, provavelmente, derrotar a mais perigosa tentativa de golpe de Estado desde que a hegemonia portista ganhou raízes, para além de lançar a confusão nos planos futuros dos rivais. E também há desafios pessoais, como o da afirmação de Vítor Pereira, abalada por esta segunda metade da época, ou o de Jackson Martínez, protagonista e bandeira do FC Porto, que arrasta o estigma de ter falhado os penáltis que comprometeram o título. Sábado joga-se uma inesperada segunda oportunidade para ambos.

E esta é só uma pequena parte do que vai caber naquele hectare de relva.

José Manuel Ribeiro in "ojogo.pt"

Histórico


O duelo entre o FC Porto e o Benfica pelo título vai mesmo durar até ao último minuto do campeonato... incluindo prolongamentos
É praticamente impossível resistir ao simbolismo do golo marcado por Kelvin, um minuto para lá dos 90 regulamentares do clássico de ontem, como que a sublinhar que este campeonato, este título, este fabuloso, vibrante e dramático duelo entre o FC Porto e o Benfica só acaba mesmo no fim. Aliás, era sensato que, depois da compreensível explosão de alegria de ontem, os adeptos portistas retirassem do jogo, de tudo o que aconteceu nas últimas semanas e até das avisadas palavras de Vítor Pereira, a certeza de que o campeonato não acabou com o último apito de Pedro Proença no Dragão. Há mais uma hora e meia de futebol para disputar e, na Mata Real, um Paços de Ferreira descomprimido, com o terceiro lugar e os milhões da Champions no bolso, é um adversário que merece, no mínimo, todo o respeito. Dito isto, também é praticamente impossível não apontar o dedo ao cinismo com que Jesus abordou o jogo do título. O Benfica foi ao Dragão defender os dois pontos de vantagem com que chegou lá e apenas conseguiu provar, mais uma vez, que esse é um papel no qual não se sente confortável. Pelo caminho hipotecou o jogo, com ele o campeonato e também uma parte considerável do fôlego que quis poupar para a final da Liga Europa. E o pior é que, desta vez, só se pode queixar de si próprio. 

Jorge Maia in "ojogo.pt"

Pinto da Costa "Kelvin tem talento e muito futuro"

Pinto da Costa elogia herói portista no jogo com o Benfica. Presidente do FC Porto considera ainda que Jesus merece vencer a Liga Europa.


Pinto da Costa voltou a falar do clássico garantindo que o embate com o Benfica "nunca foi encarado como o jogo do título". Kelvin, o jogador que saltou do banco para decidir o jogo, merece elogios do presidente do FC Porto. 

"É um jogador com talento e muito futuro", diz Pinto da Costa. Os problemas disciplinares recentes do brasileiro por ter reagido mal a uma substituição na equipa B não preocupam o dirigente. 

"Não tenho problema de ver um jogador aborrecido quando é substituído. Quando fica indiferente a uma substituição é que me preocupa, mas isso felizmente não acontece no FC Porto."

Sobre o futuro de Vítor Pereira, Pinto da Costa só se pronuncia "quando conversar com o treinador no fim da época". Mas o presidente portista não deixa de reconhecer que o técnico "já provou o seu valor, capacidade, profissionalismo e até o seu portismo", independentemente do resultado do clássico.
Quanto ao treinador do Benfica, Pinto da Costa refere que "hoje muitos criticam Jorge Jesus, mas se o jogo acabasse aos 90 minutos seria um herói por jogar à defesa e conseguir o empate". "O futebol é assim", conclui.
O Benfica joga a final da Liga Europa em Amesterdão com o Chelsea, esta quarta-feira, e Pinto da Costa voltou a formular o "desejo que a equipa portuguesa vença". "É bom para o futebol português. O Benfica, pela época que fez na Liga Europa, merece vencer e, mais do que ninguém, o seu treinador."
Pinto da Costa falou aos jornalistas em Pedroso, Vila Nova de Gaia, à margem do jogo Porto B-Braga B da Segunda Liga.

in "rr.pt"

Paços x FC Porto: A hora de Jackson Martínez reaparecer


A vitória do FC Porto sobre o Benfica permitiu aos azuis e brancos dependerem apenas de si para garantirem a conquista do seu 27º título de campeão nacional. A deslocação da equipa de Vítor Pereira à capital do móvel está longe de ser fácil mas esta parece ser a hora ideal para Jackson Martínez voltar a aparecer no conjunto dos dragões.
Apesar de ser o melhor marcador do campeonato com 25 golos em 29 partidas, o internacional colombiano apenas marcou por duas vezes nos últimos sete jogos do FC Porto. Muito pouco para aquilo a que habituou os adeptos ao longo da temporada, pois durante grande parte da época o número de golos foi superior ao número de partidas.
Jackson Martínez procura na Mata Real a reconciliação com os golos e colocar na sua ficha de vítimas o Paços de Ferreira, a única equipa que defrontou em Portugal à qual ainda não marcou.
Em Portugal, Jackson só não marcou ao Paços de Ferreira ©Carlos Alberto Costa
A cumprir a primeira temporada de estreia em Portugal, Jackson Martínez tem-se mostrado um matador e até ao momento apenas o Paços de Ferreira se pode gabar de não ter sofrido um golo do colombiano.
De resto, a equipa que melhor se aproxima do feito do Paços de Ferreira é a Académica, pois não sofreu nenhum golo do avançado do FC Porto no campeonato, tendo, no entanto, sofrido na Supertaça Cândido de Oliveira.
A vítima preferida de Jackson Martínez é o Vitória de Guimarães, pois contra os minhotos o colombiano já festejou por quatro ocasiões. Ao Rio Ave, Estoril e Moreirense marcou três golos, tendo faturado por duas vezes contra o Olhanense, Beira-Mar, Marítimo e Vitória de Setúbal.
Por fim, Académica, Gil Vicente, Sporting, SC Braga, Nacional da Madeira e Benfica já sofreram um golo de Cha Cha Cha.
in "zerozero.pt"

Kelvin oferece título e evita empréstimo


Golo ao Benfica mudou tudo... até para o jogador. Dívida de gratidão supera dúvidas e garante lugar no plantel principal na próxima época.

Kelvin continua a dividir opiniões, mas agora com o golo marcado no clássico, que poderá valer o título de campeão aos dragões, salvaguardou o seu futuro imediato. O brasileiro estava destinado a ser novamente emprestado no final da época para amadurecer como jogador... e ganhar juízo,mas independentemente de quem seja o próximo treinador do FC Porto já reservou lugar no plantel portista da próxima temporada.

Os três momentos de inspiração de Kelvin - com os dois golos ao SC Braga e agora um ao Benfica - foram cruciais para os azuis e brancos poderem estar agora isolados no primeiro lugar da classificação da Liga, mas o último, aos encarnados, foi que operou o milagre e obrigou a repensar, ou melhor, a alterar os planos que estavam a ser traçados para o avançado brasileiro. 

Kelvin vai fazer 20 anos, a 1 de julho, tem contrato até 2016 e, como há margem de manobra suficiente para desfazer as dúvidas ainda a seu respeito, estava a ser equacionado novo empréstimo. Como aconteceu na época passada, de estreia como jogador do FC Porto, em que já esteve cedido ao Rio Ave, onde cumpriu um total de 22 jogos no campeonato e não apontou nenhum golo. 


in "abola.pt"

Defour dá Paços para o onze

NO LUGAR DE FERNANDO


Steven Defour tem luz verde para avançar no onze que vai defrontar o P.Ferreira, na Capital do Móvel, jogo no qual o FCPorto espera garantir o tri. O médio belga beneficiará, nesse sentido, do castigo que Fernando vai cumprir por ter visto, frente ao Benfica, o 9.º amarelo na presente edição do campeonato.

Esse próximo jogo com o P. Ferreira, refira-se, mereceu também alguns comentários de Pinto da Costa, uma vez que o presidente continua a garantir que a festa que se viu após o clássico foi apenas referente ao triunfo perante o rival e não uma festa do título adiantada, como a que o Benfica fez após o triunfo na Madeira, frente ao Marítimo.

“Não podemos entrar em euforias. Para nós, o jogo do título será no domingo. Esta será uma semana de muito trabalho, temos de preparar o jogo com o P. Ferreira, temos de ter mentalidade forte e manter os pés no chão”, alertou o presidente. E os números dão-lhe razão.

Em 14 jogos na Capital do Móvel, para o campeonato, o FCPorto venceu 9, empatou 3 e perdeu 2, tendo marcado 22 golos e sofrido 7. Os números até são animadores para os dragões, mas convém referir que, 2 dos 3 empates lá conseguidos, ocorreram nas últimas três temporadas, o que ajuda a demonstrar as dificuldades que os portistas têm sentido em P. Ferreira. E, desta feita, o empate pode mesmo comprometer a conquista do tricampeonato.
.
in "record.pt"

Kelvin eleito melhor da semana

Site "UOL" destaca jogador do FC Porto entre craques como Luiz Gustavo, Vagner Love ou Lucas


Kelvin merece um destaque especial no Brasil. O jogador do FC Porto foi eleito "o melhor da semana" pelo conhecido site "UOL", tendo mais destaque do que estrelas brasileiras como Lucas Moura, do PSG, Vagner Love, do CSKA de Moscovo, ou Luiz Gustavo, do Bayern de Munique. 

"O jovem de 19 anos virou ídolo momentâneo para a torcida do Porto. Nos minutos finais do clássico contra o Benfica, o atacante recebeu um passe de Liedson, invadiu a área e bateu cruzado, garantindo a virada do seu clube. Além da vitória, o FC Porto passou a depender apenas dele para ser campeão português", pode ler-se no site brasileiro. 


in "ojogo.pt"

MENSAGEM DE HELTON "Este é o jogo das nossas vidas"

Revolta do plantel começou no discurso do capitão, passou pelo treinador e pelo presidente e terminou com Sapunaru aos pulos.


Os grandes jogos ganham-se no pormenor e, aí, o FC Porto não tem por hábito falhar. Antes mesmo de o jogo começar, ainda a equipa estava no balneário, Helton puxou dos galões e pediu para falar. "Este é o jogo das nossas vidas", atirou, entre outras frases, numa mensagem curta, mas suficientemente forte para que os colegas percebessem o que o Dragão estava a viver. 

A seguir foi Lucho González, o outro capitão e o dono da braçadeira, a tomar a palavra para reforçar a mensagem do colega e enfatizar também o discurso de Vítor Pereira. O plantel aqueceu e subiu ao relvado ainda mais moralizado, ao ponto de nem sequer ter desconfiado do triunfo no intervalo, quando Pinto da Costa desceu para visitar o grupo. A passagem do presidente foi discreta: não houve gritos de ordem e muito menos reparos ao que estava a ser feito no primeiro tempo. A sua presença valeu, sobretudo, pelo que Pinto da Costa representa: autoridade, responsabilidade e cultura de vitória. A confiança mantinha-se em alta e nem foi preciso Vítor Pereira pedir algo de muito diferente. "Atenção aos lançamentos", pediu apenas, já depois de o golo do Benfica ter surgido dessa forma.

E se o ambiente nessa fase era de concentração absoluta, no final do jogo ninguém segurava a euforia. Especialmente de Sapunaru, o único corpo estranho a passar pelo balneário nessa fase, já depois de Pinto da Costa, Antero Henrique e outros diretores portistas o terem feito. "Não te metas entre o dragão e a sua ira", lembrou o clube no seu Facebook oficial, a citar Shakespeare, mas também uma espécie de conduta interna.


in"ojogo.pt"

Como Vítor Pereira mexeu com o grupo

Treinador do FC Porto motivou os jogadores na palestra antes do jogo com o Benfica de uma maneira muito especial.


É dos livros, mas a gestão emocional de um plantel que discute um título é o maior dos desafios de um treinador em semanas como a que o FC Porto enfrentou. No sábado, apurou O JOGO, Vítor Pereira teve a habitual palestra com o grupo e a mensagem que passou visou isolar o balneário do peso de um falhanço, apontando à vitória como a grande recompensa coletiva. No fim ficou a garantia de que um resultado que não fosse a vitória teria no treinador o seu rosto: 

"Se ganharmos, o mérito é todo vosso; se perdermos, a culpa é minha." 

Foi esta, no essencial, a ideia transmitida e correspondida, no final, pelo discurso de Vítor Pereira na sala de Imprensa: 

"Kelvin e Liedson? O mérito é deles. Fui feliz. O mérito é dos jogadores, quero valorizar a equipa, que acreditou sempre na vitória." 

De igual modo, e se a história do encontro não tivesse sido alterada pelo pontapé de Kelvin, o técnico assumiria 


in "ojogo.pt"