sexta-feira, 21 de setembro de 2012

F.C. Porto-Beira Mar (antevisão): Dragão com pressa

O Momento

F.C. Porto: A formação portista regressa ao Estádio do Dragão um mês depois da últim
a aparição. O F.C. Porto já disputou cinco jogos oficiais, venceu um título e garantiu três pontos no arranque da Liga dos Campeões. Contudo, pouco andou por casa. E por lá, como avisa Vítor Pereira, importa manter o nível de exigência para evitar os sustos da época passada. Respeito pelo adversário e ritmo alto desde o apito inicial. São esses os requisitos para uma equipa sem Fernando nem Lucho (James deverá ser o 10 e Atsu entrará para o flanco, surgindo Danilo como alternativa se Vítor Pereira quiser conversar a dinâmica ofensiva). Otamendi fica de fora, com o treinador a pretender premiar Mangala pelo seu sacrifício a lateral na pré-época. O francês regressará ao centro.

Beira Mar: Dois empates caseiros frente a equipas com o mesmo estatuto e uma derrota no único jogo fora de casa, em Braga. Um registo aceitável, longe de brilhante, para a equipa de Ulisses Morais. Seguem-se visitas a Dragão e Luz entre uma receção ao V. Setúbal. Esse será o principal foco dos aveirenses, sem descartar a possibilidade de uma surpresa na deslocação ao recinto dos grandes. É essa a beleza do futebol: ter essa perspetiva em aberto.

Ausências:

F.C. Porto: Fernando e Emídio Rafael (lesionados), Lucho González (ausente por motivos pessoais), Otamendi (opção)

Beira Mar: Nada a registar

Discurso direto:

Vítor Pereira: ««Temos a experiência da época passada, em que uma ou outra exibição mais relaxada em casa quase comprometia o sonho de conquista do campeonato. Não podemos estar à espera das segundas partes para resolver os jogos, porque essas segundas partes dão mais confiança aos adversários. Temos de entrar fortes no jogo, para procurar fazer golos cedo e assim jogarmos ao nosso melhor nível.»

Ulisses Morais: «Hulk? Estou convencido que, sem ignorar a valia dele, vamos encontrar um F.C. Porto cada vez mais forte. Percebendo que perdeu um valor individual, vai acrescentar a ideia de coletivo à equipa, porque continua a ter jogadores de grande nível e capacidade. Se calhar, vão estar menos dependente, mostrando que querem resolver os problemas enquanto equipa.»

Histórico de confrontos:

Em 52 jogos para a Liga portuguesa, o Beira Mar conseguiu apenas 4 vitórias e 10 empates, contra 38 triunfos do F.C. Porto. No reduto portista, o domínio acentua-se: 20 vitórias azuis e brancas em 26 jogos, contra 4 empates e 2 derrotas. Na época passada, 3-0. Golos de Hulk e Janko, dois avançados que abandonaram o clube portista neste defeso.

Equipas prováveis:

.F.C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Mangala e Alex Sandro; João Moutinho, Defour e James Rodriguez; Varela, Jackson Martínez e Christian Atsu.

BEIRA MAR: Rui Rego; Nuno Lopes, Sasso, Hugo e Joãozinho; Collet, Fleurival e Nildo; Balboa, Abel Camará e Saleh. 

in "maisfutebol.iol.pt"

João Ramos “Não podemos parar”


João Ramos aborda a recepção do FC Porto Vitalis ao Xico (sábado, 18h) com uma atitude enérgica. “Não podemos parar”, afirmou o ponta-esquerda, que fez a antevisão do desafio ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt. Para este jogo da segunda jornada do Andebol 1, a receita é simples: “O FC Porto tem de fazer um jogo forte desde o primeiro minuto”.

O Xico Andebol chega ao Dragão Caixa após ter obtido uma vitória caseira, na primeira jornada, frente ao Fafe (30-27). “Vêm jogar ao Dragão motivados. Espero um Xico forte e lutador”, observou João Ramos. O jogador frisou que a formação de Guimarães tem andebolistas “aguerridos”. Neste regresso do andebol ao Dragão Caixa, quatro meses após o último encontro (uma vitória sobre o Sporting que serviu de festa do título), o plano é proporcionar um bom espectáculo. “Não podemos facilitar, temos de ser sempre fortes, com muito contra-ataque”, acrescentou.

João Ramos julga que a equipa está colectivamente “mais forte” e, em termos individuais, pretende este ano ter um contributo mais efectivo. O atleta, de 21 anos, fez a maior parte da carreira na primeira linha, mas tem agora alinhado como ponta esquerda. “Estou à espreita de uma oportunidade, tenho aqui muitos ‘profissionais’ que me podem ensinar muitas coisas. Estou a adaptar-me bem e espero ajudar mais a equipa. Na temporada passada estive muito tempo ausente, até devido a lesões. Agora estou confiante”, 


in "fcp.pt"

Manuel Mota dirige FC Porto - Beira-Mar

O árbitro Manuel Mota, da AF de Braga, foi escolhido pela federação para dirigir o encontro do próximo sábado (20.30 horas) entre FC Porto e Beira-Mar, no Dragão, referente à 4.ª jornada da Liga.

in "abola.pt"

António Sousa elogia capacidade de Defour

Sem Lucho, que se deslocou à Argentina devido à morte do seu pai, Vítor Pereira voltará a apostar em Defour, frente ao Beira-Mar, mesmo se Fernando recuperar.

O internacional belga Defour está a começar bem a temporada, aproveitando a lesão de Fernando, e prepara-se para voltar a ser titular no jogo com o Beira-Mar. António Sousa, antigo jogador do FC Porto, elogia Defour considerando que o médio belga já cumpriu o período de adaptação ao campeão nacional: "O Defour agora conhece melhor o clube. Por vezes, a adaptação de alguns jogadores é feita com mais dificuldade. O Defour está mais adaptado ao futebol português, tem jogado mais, está mais confiante, pode corresponder melhor ao que o treinador pretende".

António Sousa lamenta a morte do pai de Lucho Gonzalez, considerando que a sua ausência, por ser apenas de um jogo, não vai afectar o desempenho no jogo com os aveirenses.

O ex-médio azul e branco já treinou o Beira-Mar e, na antecipação ao jogo de sábado à noite, fala de um FC Porto ofensivo e de um conjunto de Aveiro a tentar jogar no contra-ataque: "O jogo não deverá sair do esperado, com sinal mais ofensivo do FC Porto com o Beira-Mar mais recuado à espera de uma situação de contra-ataque".

in "rr.pt"

Quiñonez ansioso por lugar na equipa principal

O colombiano de 20 anos foi contratado no último dia de mercado pelo FC Porto.

Hector Quiñonez está encantado com a "oportunidade de poder representar uma equipa grande como o FC Porto".

O jogador, contratado pelos dragões no último dia de mercado ao Junior Barranquilla, explicou, em entrevista à radio "Caracol", que Vítor Pereira quer que se "vá adaptando ao modelo de jogo, em todos os esquemas, e ao funcionamento da equipa para, aos poucos, ir integrando o grupo".

"Ontem [quarta-feira] joguei pela equipa B, perdemos, mas são estes jogos que me vão levar ao nível que eu pretendo", explicou o jovem jogador de 20 anos.

"Está a correr tudo bem, tenho contado com o apoio e incentivo de dois companheiros para uma rápida adaptação ao futebol europeu", adiantou.

O atleta "soube da oportunidade no último dia do mercado": "Disseram-me que tinha de viajar e, felizmente, cheguei a tempo de assinar por cinco épocas pelo FC Porto."

in "rr.pt"

Rendição de Lucho está salvaguardada

JAMES APTO PODE SER A SOLUÇÃO nO MEIO-CAMPO 

A bravura de Lucho González ficou expressa em Zagreb, pelo que o cenário da sua utilização frente ao Beira-Mar, mesmo estando em dúvida, terá de ser equacionado. Todavia, se El Comandante se atrasar no regresso, ou não se encontrar nas condições emocionais desejáveis, a sua rendição está perfeitamente salvaguardada.

Tendo-se treinado ontem sem limitações, o colombiano James Rodríguez é a principal alternativa para o meio-campo, até porque é de esperar um Beira-Mar com forte toada defensiva. Um dado que privilegia a capacidade do camisola 10 para atuar entre as linhas da estrutura recuada que Ulisses Morais vai certamente apresentar e que exige forte pressão atacante do FC Porto para resolver cedo a partida, conforme Vítor Pereira preconizou.

in "record.pt"

Duas faces da mesma dinâmica

AÇÕES DE LUCHO E MOUTINHO TÊM MARCAS DISTINTAS

É uma tendência visível na observação empírica das suas ações em campo, mas que fica agora comprovada: os dois médios interiores do FC Porto são diferentes. O padrão ficou bem patente no último jogo, com o Dínamo Zagreb, na análise estatística da UEFA: a dinâmica ofensiva da equipa conta com um Lucho dado a ações verticais e João Moutinho especialista no jogo pelos flancos.

A contabilidade da distribuição dos passes na partida permite delinear alguns dos caminhos traçados na construção dos ataques. Em Zagreb, Lucho teve em Maicon, Defour e Jackson os destinatários preferidos, enquanto Moutinho optou por concentrar-se em James, Miguel Lopes e Alex Sandro.

in "record.pt"

Pedro Spínola MVP da primeira jornada

Lateral-direito do FC Porto fez sete golos em sete remates, seis assistências e duas ações defensivas
 
Pedro Spínola é o primeiro MVP (Jogador Mais Valioso) do campeonato nacional 2012/13 que arrancou esta semana.

O lateral-direito do FC Porto, que no ano passado foi sexto neste ranking individual, somou 10,1 pontos de valorização em resultado da exibição conseguida na vitória dos dragões frente ao Camões (37-21) em Lisboa. O canhoto fez sete golos em sete remates, somou seis assistências, cinco delas resultantes em golo, e ainda conseguiu duas ações defensivas.

De resto, para além de Spínola, fazem parte do sete ideal desta primeira jornada os seguintes jogadores: João Moniz, do Belenenses (guarda-redes); Dario Andrade, do Benfica (ponta-esquerda); José Ricardo Costa, do ABC (pivô); Ricardo Moreira, outro atleta do FC Porto (ponta-direita); Jaime Barreiros, do Xico Andebol (lateral-esquerdo); e Rui Barreto, do Sporting da Horta (central).

in "ojogo.pt"

Sem derrotas há quase quatro anos

FC Porto a jogar no Dragão

Foi a 25 de Outubro de 2008 que o FC Porto perdeu pela última vez em casa. Aconteceu com o Leixões, por 3-2.
 
As contas são de 47 vitórias e 11 empates e fazem do FC Porto um caso sério de eficácia em casa. Tudo somado são quase quatro anos sem perder no Estádio do Dragão, sendo que só por duas vezes a equipa correu o risco de ser derrotada perante os seus adeptos: em 2010 Guarín marcou nos descontos o 2-2 contra o Olhanense, a época passada Hulk empatou (1-1), de penálti e já depois dos 90, o encontro com a Académica.

Frente ao Beira-Mar, sábado a partir das 20h30, o FC Porto tenta somar o jogo 59 sem derrotas em casa, podendo alcançar o número redondo de 60 partidas sem perder na I Liga duas jornadas depois, na receção ao Sporting.

Outro dado curioso: o FC Porto não perde para a I Liga desde dezembro de 2009 e com Hulk em campo. Ora, este sábado, será o primeiro jogo dos portistas no campeonato após a partida do Incrível para o futebol russo...

in "ojogo.pt"