sexta-feira, 21 de setembro de 2012

F.C. Porto-Beira Mar (antevisão): Dragão com pressa

O Momento

F.C. Porto: A formação portista regressa ao Estádio do Dragão um mês depois da últim
a aparição. O F.C. Porto já disputou cinco jogos oficiais, venceu um título e garantiu três pontos no arranque da Liga dos Campeões. Contudo, pouco andou por casa. E por lá, como avisa Vítor Pereira, importa manter o nível de exigência para evitar os sustos da época passada. Respeito pelo adversário e ritmo alto desde o apito inicial. São esses os requisitos para uma equipa sem Fernando nem Lucho (James deverá ser o 10 e Atsu entrará para o flanco, surgindo Danilo como alternativa se Vítor Pereira quiser conversar a dinâmica ofensiva). Otamendi fica de fora, com o treinador a pretender premiar Mangala pelo seu sacrifício a lateral na pré-época. O francês regressará ao centro.

Beira Mar: Dois empates caseiros frente a equipas com o mesmo estatuto e uma derrota no único jogo fora de casa, em Braga. Um registo aceitável, longe de brilhante, para a equipa de Ulisses Morais. Seguem-se visitas a Dragão e Luz entre uma receção ao V. Setúbal. Esse será o principal foco dos aveirenses, sem descartar a possibilidade de uma surpresa na deslocação ao recinto dos grandes. É essa a beleza do futebol: ter essa perspetiva em aberto.

Ausências:

F.C. Porto: Fernando e Emídio Rafael (lesionados), Lucho González (ausente por motivos pessoais), Otamendi (opção)

Beira Mar: Nada a registar

Discurso direto:

Vítor Pereira: ««Temos a experiência da época passada, em que uma ou outra exibição mais relaxada em casa quase comprometia o sonho de conquista do campeonato. Não podemos estar à espera das segundas partes para resolver os jogos, porque essas segundas partes dão mais confiança aos adversários. Temos de entrar fortes no jogo, para procurar fazer golos cedo e assim jogarmos ao nosso melhor nível.»

Ulisses Morais: «Hulk? Estou convencido que, sem ignorar a valia dele, vamos encontrar um F.C. Porto cada vez mais forte. Percebendo que perdeu um valor individual, vai acrescentar a ideia de coletivo à equipa, porque continua a ter jogadores de grande nível e capacidade. Se calhar, vão estar menos dependente, mostrando que querem resolver os problemas enquanto equipa.»

Histórico de confrontos:

Em 52 jogos para a Liga portuguesa, o Beira Mar conseguiu apenas 4 vitórias e 10 empates, contra 38 triunfos do F.C. Porto. No reduto portista, o domínio acentua-se: 20 vitórias azuis e brancas em 26 jogos, contra 4 empates e 2 derrotas. Na época passada, 3-0. Golos de Hulk e Janko, dois avançados que abandonaram o clube portista neste defeso.

Equipas prováveis:

.F.C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Mangala e Alex Sandro; João Moutinho, Defour e James Rodriguez; Varela, Jackson Martínez e Christian Atsu.

BEIRA MAR: Rui Rego; Nuno Lopes, Sasso, Hugo e Joãozinho; Collet, Fleurival e Nildo; Balboa, Abel Camará e Saleh. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: