sábado, 22 de setembro de 2012

Perfil de Abdoulaye

Abdoulaye Ba, a novidade na convocatória portista para o jogo de amanhã, está há quatro anos nos quadros dos dragões, mas os adeptos poucas referências terão deste central que andou a rodar por Covilhã e Académica.

Depois de, a meio da semana, ter jogado pela equipa B, eis que o senegalês ganhou o direito a, pelo menos, sentir o banco do plantel principal.

Contratado para os juniores em 2008, Abdoulaye cedo impressionou, ao ponto de ter conseguido ser presença assídua nos treinos de Jesualdo Ferreira e de até ter sido convocado para quatro jogos em 2009/10.

A sua primeira utilização sénior, porém, só chegou na época seguinte, quando esteve cedido ao Covilhã, da Liga de Honra. Na Beira Baixa, fez 28 jogos e marcou 9 golos (quatro de penálti), número notável para um central. Acumulou ainda 12 amarelos e um vermelho, denotando uma tendência que se agravou em Coimbra.

Com Pedro Emanuel, foi um dos esteios da Académica que chegou à glória no Jamor, mas a sua época ficou marcada por quatro expulsões. Ainda assim, somou 25 jogos e marcou um golo.

A entrar no último ano de contrato, o FC Porto decidiu renovar com o senegalês até 2016, blindando-o com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros e afastando-o das sondagens que, disse o central, chegou a receber do Benfica.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: