sábado, 22 de setembro de 2012

F.C. Porto-Beira Mar, 4-0 (destaques)

A figura: James Rodriguez
Joga tanto, este colombiano. Gera excitações, desaparece por instantes, depois regressa ainda mais forte, com talento a emanar de todos os poros, futebol mágico de um craque com cara de menino. Provou esta noite que merece a camisola e, mais que isso, a posição. Faz todo o sentido ao centro, perto da zona de decisão, com liberdade total para criar. Duas assistências, dois golos. Recebeu o troco de Varela depois do intervalo. Tento com o pé direito, algo fortuito mas completamente merecido.

O momento: és tu, Benni?
Falhou um golo facílimo em Zagreb, apresentou uma obra de arte no Dragão. É assim Jackson, uma cópia rejuvenescida de Benni McCarthy. O clube já assumiu a colagem e os adeptos assinaram por baixo. Belíssimo momento no recinto portista, desfazendo um nulo teimoso. Vindo do nada, um domínio de bola e a bicicleta que se pedia, aquelas que muitos imaginam mas poucos arriscam com o acerto necessário. O público rendeu-se.

Outros destaques:

Silvestre Varela
Um golo e uma assistência naquele seu jeito peculiar, um símbolo de esforço quando a técnica não abunda, a entrega a cada lance com a convicção de que pode ser feliz. Esta noite, foi mesmo. Agradeceu um passe de James Rodriguez para marcar o seu primeiro golo da época com a camisola portista. Espera fazer no F.C. Porto o que tem feito na seleção nacional. Assumir-se de vez como uma alternativa válida.

Jackson Martínez
Terceiro golo na Liga, quatro no total. Tudo isto em seis jogos. De mansinho, com algumas desconfianças pelo meio, assume-se como o goleador que o F.C. Porto tanto procurava desde a saída de Radamel Falcao. Não há comparação possível entre os dois estilos, apenas na nacionalidade. O adepto nem se importante, quer os golos. E eles continuam a chegar.

Alex Sandro
Nota particular para o crescimento sustentado no lateral esquerdo. Das hesitações da época passada para a maturidade demonstrada neste arranque de temporada, Alex Sandro apresenta-se como produto trabalhado com qualidade, denotando confiança nas suas qualidades e crescente empatia com os adeptos do F.C. Porto. Mais uma boa exibição.

Juan Iturbe
Estreia na Liga portuguesa para um talento que, mesmo sem jogar, encanta os adeptos portistas. Querem vê-lo em campo, atrevido, a crescer. Meia hora em campo, procurando comprovar o seu potencial. Entrada forte, depois nada, entretanto um grande pontapé para defesa de Rui Rego. São momentos que a massa associativa do F.C. Porto quer ver com mais regularidade.

Nildo
Foi o mais rematador da sua equipa, sobretudo na etapa inicial, merecendo o destaque pela ousadia. Pouco Beira Mar no Estádio do Dragão, de qualquer forma. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: