terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pinto da Costa: «Isto é para chamuscar a imagem de Queiroz»

Ridículo. É essa a palavra mais usada por Pinto da Costa para definir o caso que envolve o seleccionador Carlos Queiroz e a Federação portuguesa de futebol e que levou o presidente do F.C. Porto a prestar declarações em favor do treinador. O dirigente partilha da opinião do técnico que diz que todo o processo tem como objectivo prejudicar a sua imagem.


«Fico preocupado com o que ouvi hoje, devido à possibilidade e as pessoas e as instituições caírem no ridículo. Vir alguém como o Sir Alex Ferguson de Inglaterra para isto é rídiculo, vai levar este caso para o mundo do futebol e vai encher de ridículo a Federação e as pessoas que estão por trás disto. Receio que afecte de tal forma a imagem do futebol português que a candidatura ao Mundial 2018 possa vir a ser afectada. Tudo isto é demasiado ridículo», afirmou Pinto da Costa, após a audição na sede da Federação.

Pinto da Costa não acredita no entanto, que o processo venha a ditar a saída do seleccionador: «Pelo que tenho falado com os meus jogadores não lhes passa pela cabeça que a 3 de Setembro não tenham o mesmo seleccionador. Quero acreditar, porque até o ridículo tem limites. Manchar a imagem de Queiroz? Acho que isto é para chamuscar e queimar.»

«Nos próximos 15 dias ninguém fala de Freeport e Casa Pia»

Queiroz falou em «linchamento público». Pinto da Costa compreende a posição do seleccionador e até atira com um exemplo. «Vim de carro do Porto e por sorte não vinha a conduzir senão até dava uma guinada no volante quando ouvi um jornalista que não conheço e que teve um problema com o actual seleccionador no aeroporto a dizer que o caso passado com ele era muito mais grave do que aquele em que o Scolari agrediu um jogador adversário em pleno jogo», referiu.

O presidente dos dragões questionou, ainda, a altura em que o caso do alegado insulto ao presidente da Autoridade Antidopagem foi tornado público. «Este caso passou-se na Covilhã, foram depois para a África do Sul, com uma passagem por Massamá onde encontraram um campo com pedras, onde os jogadores se poderiam lesionar como aconteceu com o Nani, e só quando chegaram a Portugal é que se soube isto», recordou.

E mesmo o alegado insulto dirigido por Queiroz a Luís Horta merece uma avaliação peculiar, por parte de Pinto da Costa: «Não sei como é aqui, mas lá no norte se alguém perguntar: «oh filho da p***, tudo bem?», ninguém vai achar que está a ofender a sua mãe.»

Por fim, uma palavra para o envolvimento de Laurentino Dias no processo: «Não me compete julgar se houve envolvimento político, mas vir o senhor secretário de Estado, que raramente comenta em público, falar sobre isto, a sua gravidade e as suas consequências...Nos próximos 15 dias não se vai falar do Freeport, da Casa Pia, só de uma frase horrorosa do Queiroz, que todos tiveram problemas em dizer...Isto é tudo muito ridículo.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Álvaro Pereira espera “um Porto” como o da Supertaça

Em entrevista a Bola Branca, Álvaro Pereira disse esperar que o verdadeiro FC Porto seja aquele que derrotou o Benfica e não o de Paris. O jogador revelou que “empenho”, “sacrifício” e “entrega de todos na equipa”, serão os ingredientes para a vitória deste FC Porto.


O lateral esquerdo Álvaro Pereira, que está ao serviço da selecção do Uruguai que amanhã defronta Angola em Lisboa, disse esperar que o verdadeiro FC Porto seja aquele que derrotou o Benfica e não o de Paris.

“Espero que a vitória na Supertaça seja o início de algo muito lindo”, referiu o jogador, revelando que a ideia do FC Porto é crescer como equipa, pensando “jogo a jogo para ganhar títulos” .

Com pouco tempo de trabalho com André Villas Boas, o lateral pareceu totalmente adaptado. Nesta entrevista, explica que existe uma excelente relação entre o treinador e os jogadores, e salientou que “empenho”, “sacrifício” e “entrega de todos na equipa”, serão os ingredientes para a vitória.

in "rr.pt"

Problemas à direita - Fucile e Sapunaru estão lesionados


O FC Porto cumpriu, esta manhã, mais um treino de preparação para o compromisso de sábado, frente à Naval 1.º de Maio. Com Walter ainda ausente, o destaque vai para o facto de Sapunaru ter treinado à margem dos colegas.


O lateral direito lesionou-se frente ao Benfica, mas no treino de ontem ainda fez os exercícios de aquecimento com os restantes colegas. Hoje nem isso. O romeno subiu mais tarde aos relvados do Olival e na companhia do recuperador-físico António Dias, tendo trabalhado à margem do grupo. Quem nem sequer foi visto na sessão desta manhã foi Fucile. O uruguaio foi, ontem, dispensado da sua seleção por se encontrar lesionado e, esta manhã, não se treinou com o plantel portista, pelo menos nos 15 minutos iniciais da sessão, que foram abertos à comunicação social. Assim sendo, no que toca à lateral direita, Miguel Lopes é, de momento, a única opção para André Villas-Boas.

in "Record.pt"

Rúben está operacional


Uma boa notícia para Villas-Boas no dia em que o plantel portista iniciou a preparação da primeira jornada do campeonato, que vai levar a equipa até à Figueira da Foz, no sábado (19h15): Rúben Micael está de volta e à disposição do técnico. O madeirense falhou a Supertaça por causa de uma lesão muscular na coxa direita, sofrida no primeiro jogo do Torneio de Paris, e, tal como O JOGO adiantou, já treinou praticamente sem limitações, aumentando as opções para o meio-campo. Ontem, Rúben fez o aquecimento ao lado de Belluschi e, à partida, será entre os dois a luta pelo lugar ao lado de João Moutinho no encontro com a Naval. Quanto a Sapunaru, que saiu do clássico com uma contusão e hematoma na clavícula direita, foi reavaliado antes do treino, tendo recebido autorização para se equipar. Contudo, segundo o boletim clínico, fez apenas trabalho condicionado, mantendo as dúvidas quanto à hipótese de repetir a titularidade. Desta forma, Mariano foi o único cliente do departamento médico do FC Porto, que hoje poderá receber Fucile [ver página ao lado]. Significa isto que, até ver, Miguel Lopes é o único lateral-direito operacional do plantel.


Quanto ao treino, nos quinze minutos em que foi aberto percebeu-se que o triunfo na Supertaça fez bem ao ânimo dos jogadores. A Vitamina C, de clássico, abriu os sorrisos e motivou brincadeiras. O período de aquecimento foi cumprido a correr, com as novas Jabulani paradas à espera das ordens de Villas-Boas. Mesmo assim, ninguém fez cara feia porque o ego está massajado pelo triunfo sobre o Benfica. No final, alguns jogadores fizeram banhos e massagens para recuperar do esforço em Aveiro.

Seis juniores chamados ao plantel principal

Para compensar as inúmeras ausências motivadas pelas selecções e a ida de Walter ao Brasil, o técnico portista viu-se na necessidade de recorrer ao plantel dos juniores para equilibrar o grupo de trabalho. Assim, estiveram no Olival, ontem de manhã, seis elementos dos sub-19, uns repetentes outros estreantes nestas andanças. Os eleitos foram: Samir (guarda-redes), Tiago Ferreira (central), Romário (defesa-esquerdo), Sérgio Oliveira (médio), Fábio Nunes (extremo-esquerdo) e Pipo (avançado). Em princípio, hoje repetem a presença no treino.

in "ojogo.pt"

Walter no Brasil, só volta amanhã

No regresso da equipa ao trabalho, ontem de manhã, o brasileiro Walter foi uma ausência notada. O ponta-de-lança deslocou-se ao Brasil para tratar de assuntos pessoais, de acordo com a informação dada pelo clube, devendo a viagem estar relacionada com a conclusão do seu processo de transferência do Internacional de Porto Alegre para o FC Porto, detalhe que não foi confirmado.


A inscrição de Walter não está concluída e, por isso, André Villas-Boas não pôde utilizar o internacional brasileiro na Supertaça Cândido de Oliveira. A expectativa dos dirigentes portistas é que a inscrição do jogador seja feita ainda esta semana, de maneira a que possa estar à disposição do treinador para o primeiro jogo do campeonato, com a Naval, marcado para sábado na Figueira da Foz.

Walter também vai falhar o treino de hoje e só deverá regressar ao trabalho na sessão de amanhã, se tudo correr conforme o previsto. Contas feitas, são dois dias de trabalho perdidos, ou seja, um período mínimo que não afecta a preparação do jogador em termos físicos, nem compromete uma eventual estreia no campeonato na deslocação à Figueira da Foz.

Outro jogador que aguarda a conclusão do processo de inscrição na Federação é o colombiano James. Tal como no caso de Walter, o extremo aguarda o certificado para poder ser utilizado nas provas nacionais. O FC Porto também espera que o processo burocrático de James fique concluído a tempo do primeiro jogo no campeonato. Para já, falhou o jogo com o Benfica.

O negócio James Rodríguez ficou concluído em Junho, mas, ainda assim, tempo insuficiente para desbloquear a situação burocrática da inscrição na Federação, processo que os portistas contam também concluir esta semana. O FC Porto recorde-se, pagou 5,1 milhões de euros por 70 por cento do passe de James Rodríguez.

No caso de Walter o tempo de espera é menor. Depois de longas negociações entre o FC Porto e o Internacional de Porto Alegre, o negócio foi comunicado à CMVM no dia 28 de Julho, ou seja, há cerca de duas semanas. Por 75 por cento do passe, o clube pagou seis milhões de euros. Um e outro aguardam a estreia oficial pelo FC Porto.

Para já, Villas-Boas tem apenas Falcao

Se a inscrição de Walter não ficar concluída a tempo do jogo com a Naval, no sábado, André Villas-Boas vai para a Figueira da Foz apenas com um ponta-de-lança na lista de convocados. Aliás, também foi isso que sucedeu no jogo com o Benfica, porque falta chegar um reforço de ataque, que se espera ser Kléber. No caso da eventual ausência de James, a situação não é tão complicada, porque há dois jogadores para cada ala: Hulk e Ukra na direita e Varela e Rodríguez na esquerda.

in "ojogo.pt"

Otamendi também está na lista

O defesa-central Nicolás Otamendi, do Vélez Sarsfield, foi novamente associado ao FC Porto. Depois de O JOGO ter escrito na semana passada que o internacional argentino era um dos centrais referenciados pelos dragões, com o objectivo de ocupar a vaga de Bruno Alves, ontem circulou com força renovada a notícia de um suposto interesse dos portistas.


Um conjunto de circunstâncias alimentou o cenário de um eventual negócio entre o Vélez e o FC Porto. Desde logo porque o seu empresário, Marcelo Simonian, está na Europa a tratar precisamente da transferência de Otamendi. Outro factor foi a contratação de Ortiz, na semana passada, por parte do Vélez Sarsfield, destinada a preencher a vaga de Otamendi. Resta dizer que o Milan também estará interessado no defesa e que, de acordo com as informações que circulam na Argentina, o Vélez Sarsfield está na disposição de libertar o jogador por uma verba a rondar os sete milhões de euros.

Formado no Vélez Sarsfield, Nicolás Hernán Otamendi tem 22 anos e nos últimos tempos foi presença assídua nas convocatórias da selecção argentina. Com 1,83 metros e 82 kg, foi um dos nomes escolhidos por Maradona para o campeonato do mundo da África do Sul e jogou no lado direito da defesa, num sistema de três centrais. Otamendi já tinha realizado alguns jogos na fase de apuramento da zona sul-americana. Também já disputou a Taça Libertadores da América.

Otamendi é um dos nomes de uma lista de nomes que já vai longa. Rafael Tolói é um deles e o presidente do Goiás, Syd de Oliveira, diz estar "à espera de uma proposta do FC Porto" para o libertar, admitindo que o negócio poderia fazer-se a troco de oito milhões de euros, dos quais só metade entrariam nos cofres do Goiás. Mário Fernandes (também referenciado), do Grémio, Gustavo Lazzaretti, do Atlético Paranaense e que já jogou no Guimarães, Miranda e Alex Silva, ambos do São Paulo, e ainda Rodríguez, do Braga, foram os outros centrais referenciados na Imprensa portuguesa e brasileira nos últimos dias.

Fernando Raffaini, presidente do Vélez

"Sei do interesse do FC Porto mas ainda não há proposta"

A notícia do interesse dos dragões em Otamendi não apanhou desprevenido o presidente do Vélez Sarsfield, Fernando Raffaini, quando foi contactado por O JOGO. "Sei do interesse do FC Porto em Otamendi. Mas ainda não nos chegou nenhuma proposta oficial. Só consideramos oficial quando um clube nos contacta e não um intermediário. A única proposta que recebemos foi do Saragoça, mas foi descartada porque queriam pagar em várias prestações", esclareceu. Vender apenas uma parte do passe do central é uma opção que não está afastada.

NOMES

A lista de hipóteses publicada nos últimos dias já vai longa...

- Rafael Toloi
- Mário Fernandes
- Lazzaretti
- Miranda
- Alex Silva
- Rodriguez

Tomy acerta futuro com o Brescia - dispensado do treino para resolver o futuro


Tomás Costa foi dispensado do treino de ontem e deslocou-se a Itália, por forma a poder resolver o seu futuro com o Brescia. O clube recém-promovido ao escalão principal de Itália está apostado em garantir os serviços do portista e resta agora saber se vai avançar para a compra do seu passe ou se, por outro lado, vai optar por recebê-lo a título de empréstimo. Uma situação para ficar resolvida nos próximos dias, sendo certo que Tomás Costa não integrará a versão 2010/2011 do plantel portista.


Tomy não foi, contudo, o único ausente no treino de ontem. Walter, por exemplo, também foi dispensado dos trabalhos, para resolver assuntos pessoais. O avançado brasileiro, tal como James Rodríguez, continua à espera da chegada do seu certificado internacional, para poder ser opção nos jogos oficiais do FC Porto.

A estas baixas há ainda que juntar as de Rodríguez, Fucile e Alvaro Pereira, que se apresentaram na seleção uruguaia. Castro e Ukra também não marcaram presença nos trabalhos, uma vez que estão ao serviço dos Sub-21 portugueses. Apesar das baixas referidas, nem tudo foram más notícias para Villas-Boas.

Depois de ter falhado a Supertaça devido a lesão, Ruben Micael já trabalhou integrado e vai estar entre as opções para o jogo com a Naval. Já Sapunaru, que se lesionou frente ao Benfica, realizou trabalho condicionado e continua em dúvida para a deslocação à Figueira da Foz. Mariano é que será baixa nessa partida. O argentino fez tratamento e ginásio. Face a este cenário, o técnico chamou seis Sub-19 ao treino. Foram eles: Samir, Tiago, Romário, Pipo, Sérgio Oliveira e Fábio Nunes.

in "record.pt"

Figueira do golo - moutinho estreou-se a marcar à naval

16 de dezembro de 2005. Esta é uma data que João Moutinho dificilmente esquecerá, pois foi nesse dia que marcou o seu primeiro golo no campeonato português, ainda ao serviço do Sporting. Tinha apenas 19 anos e assumiu a cobrança de uma grande penalidade que tinha acabado de “arrancar”. Tudo isto no terreno da Naval 1.º de Maio, curiosamente o mesmo palco que vai pisar, este sábado, na sua estreia na Liga com a camisola azul e branca do FC Porto.


Bem mais maduro do que quando lá se estreou a marcar, o camisola número 8 do FC Porto espera poder repetir a dose pelo FC Porto, por forma a ajudar a equipa a entrar na Liga com uma vitória. Será também uma ótima oportunidade para quebrar o enguiço, uma vez que, apesar de ter sido dos mais utilizados nesta pré-época, ainda não assinou qualquer golo à dragão. Aliás, esse é um mal que tem afetado quase todos os médios do plantel, à semelhança do que já havia acontecido no último ano da era Jesualdo Ferreira...

Nesta pré-época, que teve 7 jogos e 10 golos marcados, Castro e Fernando foram os únicos médios a fazer o gosto ao pé. O português marcou ao Tourizense, num jogo à porta fechada, e o brasileiro à Sampdoria, na apresentação aos sócios... João Moutinho, Belluschi, Ruben Micael, Guarín, Souza e Tomás Costa pura e simplesmente ficaram em branco na pré-temporada e não inverteram essa tendência, no primeiro jogo oficial da época, frente ao Benfica. Meireles, que somou os seus primeiros minutos nessa partida, também não.

Melhor

Nesse capítulo da finalização, as atenções vão agora estar centradas em João Moutinho. O ex-leão foi o reforço mais caro e mais mediático deste defeso e é também o médio portista com mais golos marcados na Liga portuguesa – 21 em 6 épocas.

Deivid, seu antigo colega no Sporting, e que agora joga no Fenerbahçe, acredita que o “garoto” vai superar as expectativas no Dragão: “Quando eu estive no Sporting havia muita garotada por lá, mas via-se que o Moutinho e o Nani eram os melhores. Sabia que sairiam para clubes ainda maiores e isso aconteceu mesmo: o Nani foi para o Man. United e o João para o FC Porto. Aposto que vai marcar muitos golos e continuar a praticar o seu futebol rápido e seguro. Vai ser um jogador ainda melhor...”

in "record.pt"

Varela, o senhor 40 milhões


O FC Porto e Silvestre Varela chegaram ontem a acordo para o prolongamento por mais duas épocas do contrato que os unia, sendo agora válido até 2015, numa prova de reconhecimento pelo contributo do extremo à equipa. Para além de terem sido revistas e aumentadas as condições salariais, Varela passou também a pertencer ao restrito grupo dos jogadores com cláusulas de rescisão. A dele, de 40 milhões, supera os 30 milhões de Rolando, Maicon, Raul Meireles, Belluschi, Fernando, Álvaro Pereira, Rúben Micael ou Sérgio Oliveira. No FC Porto, só Hulk tem uma cláusula superior: 100 milhões de euros

Recorde-se que Varela chegou ao Dragão na época passada a custo zero, depois de ter terminado a ligação com o Estrela da Amadora, revelando-se uma das melhores apostas do clube. O internacional português realizou uma excelente época de estreia no FC Porto e foi a figura de destaque na Supertaça Cândido de Oliveira, factores que levaram o FC Porto a apresentar a proposta de renovação que surge na sequência da política de blindagem dos principais activos do clube, que já beneficiou Hulk e Álvaro Pereira e se deve estender, em breve, a Falcao, Belluschi ou Guarín, entre outros.

Numa época má para o FC Porto, como foi a última, Varela conseguiu sobressair, isto apesar de ter sofrido duas lesões no percurso. A primeira logo no início da temporada e que o obrigou a uma paragem de cerca de um mês; em Março, Varela fracturou o perónio e terminou abruptamente a época, contrariedade que o impediu de ir ao Mundial da África do Sul. Mesmo assim, refira-se que marcou 11 golos, suplantando a melhor marca pessoal. Apesar das limitações naturais de quem esteve quatro meses parado, Varela surgiu em boa forma neste início de época e foi a figura da equipa no clássico.

Produto da formação do Sporting, Varela nunca se conseguiu afirmar em Alvalade, tendo sido cedido ao Casa Pia, ao Vitória de Setúbal e ao Huelva. De regresso a Portugal, desvinculou-se dos leões e assinou por uma temporada pelo Estrela da Amadora, onde tem foi uma das principais figuras. Atento, o FC Porto acenou-lhe com um contrato de quatro temporadas que o extremo aceitou, na altura, sem pestanejar. Agora, prolongou-o.

30

Os jogos com a camisola do FC Porto, já com a Supertaça. As duas leões impediram-no de acumular mais minutos.

"Renovar depois da Supertaça tem um duplo sabor"

Em declarações exclusivas a O JOGO, Varela reagiu à renovação do contrato. "É um momento único na minha carreira. Fico muito feliz por me ter afirmado no FC Porto. Sinto que foi mais um grande passo na minha carreira e espero continuar muitos e bons anos no FC Porto. O facto de esta renovação surgir dois dias depois da conquista da Supertaça tem um duplo sabor. Começámos bem os jogos oficiais e estamos orgulhosos, mas queremos mais. Temos muita vontade de crescer enquanto equipa", referiu, mostrando-se seguro de que fez a melhor escolha quando assinou pelo FC Porto há um ano. "Tenho trabalhado muito desde novo para atingir metas como esta e a minha situação prova que, com muito trabalho, tudo é possível. Fiz a aposta certa ao vir para o FC Porto e vou continuar a trabalhar da mesma forma para atingir novos objectivos e continuar a crescer enquanto jogador", acrescentou.


in "ojogo.pt"

Fucile foi dispensado da seleção uruguaia - acusou a mesma lesão que o impediu de alinhar na supertaça


Jorge Fucile foi dispensado dos trabalhos da seleção do Uruguai devido a uma lesão muscular, a mesma que o impediu de alinhar na Supertaça, frente ao Benfica. O lateral estava convocado para o jogo particular com Angola, amanhã, em Lisboa, juntamente com os seus companheiros de equipa Alvaro Pereira e Cristian Rodríguez, mas acabou por deixar o lote de eleitos por indicação do selecionador Juan Verzeri. Para o seu lugar foi chamado Alvaro González, da Lazio.


Desta forma, o defesa, de 25 anos, já deverá estar, esta manhã, no Olival para prosseguir o programa de recuperação, embora ainda não tenha sido divulgada a especificidade da lesão. Recorde-se que a ausência de Fucile tinha sido uma das notas de destaque na convocatória para o duelo com o Benfica, não tendo sido dada qualquer explicação oficial para o facto. Soube-se apenas que um problema físico de última hora tinha estado na origem do afastamento.

Flanco protegido

Perante este cenário, o lateral permanece em dúvida para o jogo com a Naval, no próximo sábado, tudo dependendo da maneira como evoluir a lesão ao longo dos próximos dias. No entanto, essa é uma situação que está longe de dominar as preocupações de André Villas-Boas, uma vez que Cristian Sapunaru está recuperado e Miguel Lopes é outra opção para o lado direito da defesa. Ambos deram conta do recado na Supertaça.

in "record.pt"

Meireles entra na lista europeia


O nome de Raul Meireles vai circular pela Europa provavelmente até ao dia de fecho de mercado, mas a verdade é que o médio continua a fazer parte dos quadros do clube enquanto não aparecem propostas concretas pela compra do seu passe e a transferência, que parecia iminente desde Junho, vai ficando adiada.


Depois de ter alinhado alguns minutos no encontro frente ao Benfica para a Supertaça, em clara prova de confiança da equipa técnica, surge mais um importante sinal de que o número 3 continua a ser considerado para esta temporada, uma vez que o seu nome ficou incluído na lista para o play-off da Liga Europa, que os dragões enviaram na ultima segunda-feira para a sede da UEFA, em Nyon.

A questão que se coloca a partir de agora está relacionada com o facto de o médio ser ou não utilizado nos dois jogos frente ao Genk, a 19 e 26 deste mês. Se jogar, Raul Meireles vê a porta de saída ficar parcialmente fechada.

Porquê? Partindo do princípio que o FC Porto ultrapassa os belgas e segue para a fase de grupos, Raul Meireles não poderá disputar as competições europeias por outro clube.

Ora, será difícil a quem quer que seja pagar um valor alto por um jogador e depois não poder utilizá-lo na Europa, ainda que FC Porto admita vender o jogador por valores abaixo da cláusula de rescisão, que é de 30 milhões de euros.

Se o dragão for eliminado da Liga Europa pelo Genk, ao abrigo do regulamento de competições o jogador poderá transferir-se para o estrangeiro desde que, obviamente, seja sempre respeitado o timing de fecho de mercado, dia 31 de Agosto.

FUCILE TAMBÉM CONTA

Alvo de interesse do Schalke 04, Jorge Fucile também está enquadrado no grupo para a UEFA, o que significa que deverá permanecer no dragão pelo menos durante mais um ano.

O defesa uruguaio não se estreou oficialmente pelo FC Porto, uma vez que não encontrou a plenitude física depois de ter disputado o Mundial da África do Sul, mas continua a ser dado como imprescindível no clube, apesar de André Villas Boas contar com mais dois laterais direitos, Sapunaru e Miguel Lopes.

A lista que seguiu para Nyon tem carácter definitivo apenas para o jogo com o Genk e se ultrapassar o play-off e entrar na fase de grupos da Liga Europa o FC Porto pode fazer as rectificações que considerar necessárias.

in "abola.pt"

Goiás ainda à espera da proposta por Tolói

Até ao final da última segunda-feira ainda não havia fumo branco para a transferência de Rafael Tolói, do Goiás para o FC Porto, mas Syd de Oliveira, embora preocupado porque admite ter outras ofertas para equacionar, dizia a A BOLA que o «destino dele será o FC Porto, salvo surpresa maior».

«Tolói teve folga e não houve ainda necessidade de o chamar, pois a proposta formal do FC Porto ainda não chegou à nossa mesa. Temos que aguardar», disse o presidente do clube, confessando não ter dado ainda a importância requerida a outras opções para Tolói pelo facto de «um intermediário autorizado ter dito que o FC Porto pretendia o assunto resolvido na primeira semana de Agosto, e ela já terminou...».

Da forma como as coisas foram colocadas publicamente, era de esperar que o futebolista já não defrontasse anteontem o Palmeiras. «Nem sequer equacionámos essa possibilidade porque até à hora do jogo não chegou a proposta oficial, e por isso Rafael jogou normalmente», esclareceu o dirigente brasileiro, Syd de Oliveira.

Incontactável desde que fez algumas referências públicas a meio da semana passada quanto à possibilidade de jogar no Dragão, Rafael Tolói, segundo diversas opiniões colhidas junto dos meios da comunicação social mais próximos do Goiás, estaria já preparado para seguir viagem para Portugal.

Pelo menos, fez disso eco, mas desde que o assunto se tornou público, prevalece a cortina de silêncio habitualmente imposta pelo FC Porto quando o alvo está bem sinalizado.

Desde sábado que as tentativas de contacto telefónico, oriundas de Portugal ou do Brasil, são despachadas para a caixa de correio, deixando um rasto de suspense sobre a matéria, até porque nas declarações que tinha efectuado, Rafael Tolói também já quase falava à dragão...

in "abola.pt"

Goiás não liberta Toloi por menos de 4 milhões - presidente dificulta a missão dos dragões

O presidente do Goiás não está disposto a facilitar a transferência de Rafael Toloi para o FC Porto, exigindo um valor nunca inferior a 4 milhões de euros para ceder 50 por cento dos direitos económicos que possui. Um valor muito superior ao que Juan Figer, empresário mandatado pelos dragões, terá apresentado aos dirigentes do clube brasileiro.


“Falaram-me em 2,5 milhões de euros e por essa quantia ele não sai de certeza. É muito pouco. É um grande jogador e, se o querem levar, terão de pagar mais”, adiantou Syd de Oliveira a Record.

Em termos concretos, o líder do Goiás assegura que até ao momento não recebeu qualquer proposta oficial da FC Porto, SAD, mostrando-se até surpreendido pelas notícias que dão conta de uma transferência praticamente concretizada.

“Não chegou às minhas mãos nenhum documento, pelo que fiquei admirado quando me disseram que estava tudo acertado. Informaram-me do interesse do FC Porto, mas não passa de uma possibilidade entre outras”, explicou Syd de Oliveira, obrigando os dragões a apontarem baterias noutras direções para não serem ultrapassados.

Para o caso de falharem as negociações por Toloi, na calha para reforçar a defesa estão também nomes dos brasileiros Dalton e Miranda, além do argentino Nicolás Otamendi e do uruguaio Sebastián Coates.

in "record.pt"

Renteria pode seguir emprestado para... o Marítimo


Renteria esteve no Porto nos últimos dias para confirmar a recuperação de um problema de saúde que inviabilizou a cedência anterior a outro clube. O jogador esteve, por exemplo, na órbitra de regresso a Braga, mas o tal problema foi adiando o que agora pouca força tem para se concretizar. Entre as várias hipóteses que tem para dar sequência à carreira, ao que O JOGO apurou, é o Marítimo a mais forte. O FC Porto estaria disposto a emprestá-lo e os madeirenses bastante interessados em recebê-lo. A confirmar-se, o negócio poderia significar nova aproximação entre partes que, ainda que de forma indirecta, se opuseram a propósito de Kléber, o ponta-de-lança que André Villas-Boas quer para concorrer com Falcao e Walter. Contactado por O JOGO, Carlos Pereira não confirmou o interesse no avançado colombiano, garantindo também que o dossiê Kléber não sofrera qualquer evolução nos últimos dias.


Renteria, deseja regressar defenitivamente à Colombia.

O avançado Wason Rentería mais conhecido por Renteria, está em Portugal a tentar acertar com o F.C. Porto uma nova página para a sua carreira. O colombiano não entra nos planos dos dragões e a hipótese de representar o Sp. Braga, onde esteve na segunda metade da época passada, também está fora de questão.

«Neste momento tenho de estar tranquilo. Não sei as razões pelas quais o F.C. Porto e o Sp. Braga não chegaram a acordo. Mas o futebol é assim mesmo e agora vou analisar as propostas que possam existir. Vou ao Brasil esta terça-feira, vou reunir-me com o meu empresário e devo ficar a saber mais. No aspecto pessoal seria bom regressar à Colômbia. É o desejo que tenho. Quero estar satisfeito a jogar e estando perto da minha família, é seguro que o vou conseguir», explicou Rentería, em entrevista ao jornal colombiano «Futbolred».

No seu país falou-se de um possível ingresso no Nacional de Medellín, mas Renteria desmentiu o cenário, confirmando a existência de contactos, mas lamentando que o acordo nunca tenha aparecido.

Apesar das indefinições quanto ao seu futuro, o avançado não culpa os dirigentes do F.C. Porto: «Não há problema nenhum. Tenho apenas fé que possamos chegar a um acordo e possa sair para um novo clube. O que mais quero é jogar e estar tranquilo, profissionalmente falando.»

in "Maisfutebol.iol.pt"