sexta-feira, 26 de julho de 2013

F.C. Porto: dispensas em definição, mercado a respirar


28 jogadores às ordens de Paulo Fonseca, a hipótese-Bernard ainda e sempre no ar, acenos de euros galanteadores de outras paragens. A mais de um mês do final do fecho do mercado de transferências, o desenho do plantel do F.C. Porto sofrerá retoques inevitáveis, por decisões internas e fatores exógenos. Vamos por partes. 

Pelo esboço atual é fácil perceber a proliferação de jogadores para o meio-campo (nove) e a necessidade de reduzi-la. Os dados da pré-época tornam evidente a dificuldade de Tiago Rodrigues na comparação com os restantes médios. 

O jovem recrutado ao V. Guimarães totaliza 69 minutos e não foi utilizado em nenhum dos jogos da digressão à América do Sul. E se a dispensa de Fernando, Castro, Lucho, Defour, Josué, Herrera ou Juan Quintero se afigura inviável, então o mais lógico é o sacrifício de Carlos Eduardo

A timidez revelada pelo Ex-Estoril frente ao Deportivo Anzoátegui urge ser reparada, sob pena de as oportunidades começarem a escassear. É possível também que o técnico pretenda ficar com oito centrocampistas. Se utilizar três no onze inicial, sobrariam cinco e haveria lugar para Carlos Eduardo.

Na baliza tudo está definido (Helton e Fabiano, com Kadu a treinar e a jogar pela B) e na defesa há dúvidas no lote de defesas centrais. Das cinco opções (Otamendi, Mangala, Maicon, Abdoulaye e Diego Reyes), uma pode cair. Ou através de uma venda, hipótese verosímil, ou de um empréstimo. 

Neste último cenário, Abdoulaye e Diego Reyes (a precisar de músculo e rodagem) seriam sempre os nomes a equacionar. 

Resta olhar para o ataque. Apesar do olhar obsessivo do Nápoles, o F.C. Porto resiste e Jackson é mesmo para ficar. Ghilas será a alternativa, caso nenhuma surpresa surja. Mais difícil é perceber o que sucederá com os extremos. 

Ora, das seis unidades ao dispor, há duas aparentemente em desvantagem: Ricardo, por ter chegado mais tarde, e... Marat Izmaylov. O russo não foi titular em nenhum dos jogos no continente sul-americano e é o menos utilizado dos cinco demais. 

O empréstimo de Ricardo é provável e compreensível. Ao russo, Paulo Fonseca pede mais risco nas suas ações e menos participação no jogo interior, algo inerente às características do ex-Sporting. 

Por agora, Tiago Rodrigues, Carlos Eduardo e Ricardo parecem ser os mais próximos da saída. E falta perceber seBernard é ou não reforço. 


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: sabe qual é a equipa-tipo de Fonseca?


Cinco jogos, boas impressões, muitos golos, distribuição salomónica de minutos pelos jogadores. A pré-época não aconselha conclusões definitivas, é inimiga da atribuição de rótulos pesados, mas vai permitindo o registo de ideias e hábitos. 

No caso do F.C. Porto não deixa de ser curioso que, nos cinco jogos já realizados, Josué seja o reforço com mais minutos nas pernas. O esquerdino ex-Paços é, mesmo assim, apenas o 15º dragão mais utilizado até esta fase, bem longe de Alex Sandro, o rei dos minutos.

Sem surpresa, o único lateral esquerdo do grupo vai consolidando a posição de indiscutível dentro da equipa. Não há muitos outros que se possam gabar do mesmo. 

Cair na tentação de formar uma equipa-tipo é irresistível, se bem que haja vários exemplos condenados a não ter continuidade dentro de algumas semanas. O caso de Fabiano é lapidar. O gigante brasileiro tem mais minutos do que Helton, embora só uma hecatombe possa desalojar este último da baliza. 

Fernando e Defour têm menos tempo em jogo do que Castro. O português, pese a evolução digna de louvor, será à partida apenas uma boa alternativa a esta dupla. Kelvin e Iturbe têm praticamente os mesmos minutos. 

Assim, com todo o risco inerente à leitura, Paulo Fonseca estará a pensar numa equipa próxima da seguinte: 

Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando e Defour (Castro); Varela, Lucho e Iturbe (Kelvin); Jackson. 

Resultados nos jogos de pré-época:

. 06/07/13: F.C. Porto-Valadares, 14-0
(Iturbe, Defour, Castro, Fernando, Varela (4), Carlos Eduardo, Josué, Lucho, Danilo, Atsu e Mangala)

. 10/07/13: MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6
(Varela, Ghilas, Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov)

. 13/07/13: Marselha-F.C. Porto, 0-3
(Izmaylov, Jackson e Iturbe)

. 21/07/13: D. Anzoátegui-F.C. Porto, 2-4
(Varela (2), Jackson e Mangala)

. 24/07/13: Millonarios-F.C. Porto, 0-4
(Danilo (3) e Jackson)

. 28/07/13: F.C. Porto-Celta Vigo
. 03/08/13: Nápoles-F.C. Porto
. 04/08/13: Galatasaray-F.C. Porto

Marcadores dos golos:

. Varela: 7
. Danilo e Jackson: 4
. Iturbe: 3
. Castro, Mangala e Izmaylov: 2
. Ghilas, Defour, Fernando, Carlos Eduardo, Josué, Lucho e Atsu: 1

Tempo de utilização por atleta (5 jogos):

. Alex Sandro: 296 minutos
. Lucho: 270
. Mangala: 265
. Danilo: 261
. Jackson: 250
. Otamendi: 239
. Varela: 225
. Iturbe: 214
. Kelvin: 213
. Fabiano (GR): 210
. Castro: 209
. Fernando: 200
. Defour: 199
. Abdoulaye: 199
*. Josué: 198
. Fucile: 194
. Maicon: 181
. Helton (GR): 180
*. Licá: 166
. Izmaylov: 158
*. Carlos Eduardo: 156
*. Ghilas: 110
*. Tiago Rodrigues: 69
. Kadú (GR): 60
*. Herrera: 60
*. Reyes: 21
*. Ricardo: 12
*. Quintero: ainda não jogou

Excluídos:

. Rolando: 45
. Quiñones: 45
. Atsu: 45


*: reforços

in "maisfutebol.iol.pt"

Manuel Arezes integra estrutura directiva do andebol

Antiga glória do andebol portista, Manuel Arezes abraça um novo desafio na modalidade em que se tornou uma referência de Dragão ao peito. Outrora capitão do FC Porto, enquanto jogador, Manuel Arezes é agora o novo Director-adjunto do andebol azul e branco, completando assim a estrutura directiva da secção no clube do coração.

Chegou ao FC Porto em 1993, proveniente do Vigorosa, e aqui ficou durante 16 anos, até decidir retirar-se no final da época 2008/09. Saiu em grande estilo, erguendo o primeiro troféu de campeão nacional da história do Dragão Caixa. Mais de 16 anos e 13 títulos depois, a referência de nome Manuel Arezes vai voltar a sê-lo fora das quatro linhas.

Agora, o antigo capitão portista será, entre outras coisas, um elo de ligação privilegiado entre a estrutura directiva e o plantel pentacampeão nacional, mantendo uma relação muito próxima com o vice-presidente Adelino Caldeira, o director António Borges e o director-geral José Magalhães.

O ex-pivot, Manuel João Maia Arezes, nascido a 3 de Março de 1977, chegou ao FC Porto na temporada 1993/94, tendo conquistado cinco campeonatos (2002/03, 2003/04, 2008/09, 1998/99 e 2001/02), três Taças da Liga (2003/04, 2004/05 e 2007/08), três Supertaças (1999/00, 2000/01 e 2002/03) e duas Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07).

in "fcp.pt"

Quintero ausente do treino para tratar do visto

O jovem Juan Manuel Quintero, último reforço do FC Porto, esteve ausente da sessão de treino desta sexta-feira, orientada por Paulo Fonseca, para tratar de problemas pessoais.

Esperava-se que o colombiano contratado ao Pescara de Itália se estreasse em trei
nos no Olival, mas teve de se deslocar a Madrid para poder tratar do visto de residência. Espera-se que integre o treino deste sábado.

Outro ausente foi o guardião Kadu, que treinou com a equipa B. Paulo Fonseca contou com o resto dos 27 jogadores na sessão.
Este sábado o treino será no Estádio do Dragão, às 10 horas, com 15 minutos abertos à comunicação social.

in "abola.pt"

Iturbe: reunião no sábado

Olé diz que River não desistiu, mas a pré-temporada do argentino pode complicar os planos do clube de Buenos Aires 

Iturbe continua a ser notícia na Argentina, onde o River Plate aguarda pela definição do futuro do jogador. Figura nesta pré-temporada portista, o argentino marcou pontos na luta por um lugar no plantel dos dragões.

O River não desiste, mas, segundo o jornal Olé, só no próximo sábado haverá uma decisão concreta, porque, ainda segundo o mesmo órgão de informação argentino, o empresário do jogador, Augusto Paraja, tem agendada uma reunião com responsáveis portistas para se inteirar dos planos para Iturbe. O River gostaria de renovar o empréstimo por um ano completo.

O FC Porto apresenta-se oficialmente aos associados no domingo.

in "ojogo.pt"

Aurelio De Laurentiis: «Pode ser que venha Jackson Martínez»

presidente do nápoles confirma interesse

O presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, confirmou esta sexta-feira o clube está a avaliar a possibilidade de contratar Jackson Martínez, avançado do FC Porto.

Em resposta às muitas solicitações de esclarecimentos dos adeptos através do Twitter, De Laurentiis deixou a decisão nas mãos do treinador Rafael Benítez.

"Quanto a outro avançado, temos de analisar com Benítez os pontos fortes e a qualidade do que está à nossa disposição. Temos de acertar na aposta para manter o equilíbrio no plantel e, nesse sentido, pode ser que venha Martínez. Ou outro, a decisão é de Benítez", afirmou o presidente do Nápoles, negando que esteja a negociar Marco Verratti, do Paris Saint-Germain (PSG):

"Isso não passa de estratégia de para conseguir um aumento salarial. Somos amigos do PSG e não entramos nesse jogo."

Jackson Martínez ganhará 2 milhões por ano no Nápoles
italianos acenam com contrato de quatro épocas
 
O Nápoles quer contratar Jackson Martínez e já tem um pré-acordo com o avançado para um contrato de quatro temporadas, com salário anual de 2 milhões de euros, revela o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport".

A questão passa agora por tentar convencer o FC Porto, que já afirmou que não está interessado em vender, muito menos pelo valor máximo proposto pelos italianos, 32 milhões de euros.

Na manhã desta sexta-feira, Aurelio de Laurentiis, presidente do Nápoles, admitiu o interesse na contratação de Jackson Martínez, mas lembrou que há outras possibilidades, deixando tudo nas mãos do técnico Rafael Benítez.

Entre as opções está o benfiquista Cardozo, Demba Ba (Chelsea), Gilardino (Génova) e Matri (Juventus)

in "record.pt"
 

Varela continua sem propostas

CONFIRMAÇÃO DE PINTO DA COSTA

Nos últimos dias, Silvestre Varela voltou à ribalta, tendo sido apontado como potencial alvo do Besiktas e do West Ham, mas Pinto da Costa negou que tenha chegado à SAD qualquer proposta:

“O Varela tem sido colocado a caminho de vários clubes, e ao que tem caminhado para alguns sítios distantes, se concorrer à maratona vai ganhar. Todas as semanas surgem clubes interessados nele, mas devem fazer contacto direto com os jornais, porque ao FC Porto nunca chegou nada.”

in "record.pt"

Batalha negocial por Bernard

os valores continuam muito altos

Bernard tinha prometido quebrar o silêncio depois da final da Taça dos Libertadores e cumpriu a palavra, revelando a existência de ofertas de vários clubes, entre eles o FC Porto. “O meu empresário informou-me de todas as propostas que recebeu. Há interessados no futebol inglês, mas também o Shakhtar e o FC Porto. Acho que não há problema em falar no assunto, porque toda a gente sabe que é verdade”, apontou o extremo, de 20 anos, que tinha aberto a porta de saída do Atlético Mineiro.

Os dragões estão na corrida pelos serviços do jovem internacional brasileiro, mas os valores exigidos pelo emblema mineiro são absolutamente proibitivos para os cofres da SAD. A direção liderada por Alexandre Kalil não está disposta a baixar dos 25 milhões de euros, embora a boa relação que mantém com o FC Porto, bem como a intervenção do banco BMG possam ser determinantes para o sucesso das negociações.

Fatores que poderão ser fundamentais no desequilibrar da balança para o lado dos dragões, dado que do outro lado estão clubes com grandes recursos financeiros, como são os casos do Shakhtar Donetsk e o Arsenal. Arsène Wenger desmentiu as notícias que deram conta de um acordo entre os gunners e o jogador, mas não largou a pista deste eventual reforço.

Iturbe

Em matéria de extremos, refira-se que o River Plate ainda não desistiu de renovar o empréstimo de Juan Iturbe. De acordo com o jornal “Olé”, o emblema argentino tem agendada para amanhã uma reunião com os dirigentes portistas.

in "record.pt"

Nápoles ofereceu 32 milhões por Jackson

Gazzetta dello Sport avançou com uma suposta proposta que teria sido feita ao FC Porto e prontamente recusada 

Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o Nápoles teria feito chegar ao Dragão uma proposta de 32 milhões de euros por Cha Cha Cha Martinez, oferta oito milhões de euros abaixo da cláusula de rescisão e declinada pelo FC Porto. Essa foi, segundo o mesmo jornal, a primeira oferta de De Lourentiis, presidente do Nápoles, clube que tem sido, depois da venda de Edinson Cavani ao PSG, um dos principais agitadores de mercado.

A Gazzeta avança ainda com as alegadas condições contratuais oferecidas ao jogador: contrato de quatro anos, a valer um encaixe anual de dois milhões de euros. O jornal diz que Jackson teria concordado com os valores, isto apesar de o colombiano ter garantido publicamente que não recebeu qualquer proposta.

Rafa Benítez sonha em juntar Jackson a Higuain, escreve a Gazzetta. O argentino contratado ao Real Madrid será apresentado esta sexta-feira.

Recorde-se que Pinto da Costa já disse que não está na disposição de deixar sair Jackson Martinez. Sublinhou-o na Colômbia, no rescaldo de sucessivas notícias sobre a cobiça de que tem sido alvo o avançado e como resposta a uma rádio colombiana que garantira a transferência como certa.

Jackson: o Nápoles não desiste

 Presidente do clube italiano mantém aberta a possibilidade de contratar o avançado colombiano. 

 Pinto da Costa garante que Jackson continua no FC Porto e vai mesmo renovar contrato. Mas essas palavras do líder portista não parecem suficientes para desanimar o Nápoles. Aurelo De Laurenttis, presidente do clube italiano, mantém a porta aberta ao avançado colombiano.

"Estamos à procura dos reforços certos para o ataque. Poder ser (Jackson) Martínez, pode ser outro. Será o nosso treinador Rafael Benítez a decidir", explicou De Laurentiis.

Jackson fica "sem dúvidas nenhumas"

 Líder dos dragões insistiu que o goleador não está de saída e explicou os próximos passos para prolongar o contrato do avançado. 

À margem do jogo, a quarta-feira ficou marcada por duas notícias de mercado que davam conta da venda de Jackson e da possibilidade de Varela rumar ao futebol inglês. Ambas desmentidas por Pinto da Costa. "Nem perco mais tempo com isso. Não tem fundamento. Estamos até a tratar da renovação do Jackson. Essa notícia é ridícula, até porque os seus empresários estiveram aqui a falar connosco, passaram pelo hotel, para marcar uma ida a Portugal a fim de renovar o contrato e aumentar o seu prazo", explicou. Por isso, confirmou que Jackson "será um dos avançados do FC Porto esta época, sem dúvidas nenhumas".  

in "ojogo.pt"

Jackson "O meu empresário não me falou de propostas"

O avançado repetiu-se, disse estar feliz no FC Porto e acrescentou que o seu empresário não lhe falou de qualquer proposta. 

Foi ainda na Colômbia, minutos depois de ter ajudado o FC Porto a derrotar o Millonarios, por 4-0, que Jackson comentou as notícias mais recentes que apontam no sentido da saída do FC Porto.

"Ouvi que estou vendido, leio o que escrevem, mas não é verdade...", disse aos jornalistas colombianos antes de negar a existência de qualquer proposta. "Falo com o meu empresário, que é quem trata disso, e não existe nada, não chegou qualquer proposta ao FC Porto. Estou feliz no cube", disse.

Durante o dia de quarta-feira foi notícia o alegado interesse do Nápoles no goleador da I Liga, bem como a informação, divulgada por uma rádio colombiana, de que o passe de Jackson já teria sido vendido, informações que o FC Porto negou de imediato.

in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca "Defender o mais longe possível da baliza"

A filosofia de Paulo Fonseca passa por pressionar o adversário logo junto da defesa e o treinador está satisfeito com a resposta da equipa 

Paulo Fonseca fez um balanço globalmente positivo à exibição do FC Porto no jogo com o Millonarios, embora tenha registado alguns detalhes que quer corrigir. "Tivemos sempre o controlo e o domínio do jogo. Nos primeiros 30 minutos não fomos muito incisivos, mas, a partir do primeiro golo, as oportunidades surgiram naturalmente, embora não tenha sido tão fácil como sugere o resultado", disse.

Jogar em altitude era, assume, "uma preocupação" e a resposta encontrada para evitar grande desgaste foi "circular a bola", estratégia cumprida "com eficácia e equilíbrio"

A filosofia de jogo está traçada. "Condicionámos fortemente a construção do Millonarios. Sabíamos exatamente que zonas eram essas, de tal forma que não permitimos uma oportunidade ao adversário. Mais por mérito do FC Porto do que por demérito do adversário. Esta é a forma da minha equipa encarar os jogos: defender o mais longe possível da baliza e pressionar alto."

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa "Os novos estão a corresponder"

Pinto da Costa fez um balanço positivo da digressão sul-americana
Pinto da Costa gostou do que viu nos jogos da Venezuela e Colômbia, consolidando o otimismo quanto à resposta da equipa na nova temporada. "A equipa está a adaptar-se muito bem ao sistema que o treinador quer implementar e os novos estão a corresponder inteiramente ao que esperávamos."

O presidente portista sublinhou "o entrosamento" já verificado nos jogos de pré-temporada, registando a importância destes ensaios para "os jogos oficiais". "Esta passagem pela Colômbia foi ótima: aproveitámos para treinar e estreitar os laços que temos com este país", resumiu.

in "ojogo.pt"

Danilo "Nunca tinha marcado três golos"

Figura do jogo com o Millonarios, Danilo estava radiante com a exibição, alargando os elogios à equipa 

Danilo sobressaiu como figura principal da goleada que o FC Porto impôs ao Millonarios, marcando três dos quatro golos. "Nunca me tinha acontecido isto de marcar três golos, nem sequer dois golos de livre no mesmo jogo", disse.

O brasileiro confessou-se "muito feliz" com a exibição, mas fez questão de alargar os elogios. "Trabalhamos duro no dia a dia e nem sempre as coisas correm da forma que queremos. Desta vez, fiz três golos e uma boa exibição. Mas, é de ressalvar a entrega da equipa; todos correram muito e conseguimos um resultado importante."

in "ojogo.pt"