sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ricardo Moreira: “Desafios como este são sempre bem-vindos”


O capitão Ricardo Moreira foi, nesta quinta-feira, a voz do plantel do FC Porto Vitalis na antevisão do encontro com o Kolding, da Dinamarca, na TRE-FOR Arena, no domingo, pelas 18h (hora de Portugal Continental). Na estreia dos portistas na EHF Champions League, o ponta-direita promete que os Dragões vão “lutar por vitórias”.

O internacional português começou por fazer um balanço desta semana de clássicos que antecedeu o encontro com os dinamarqueses: “Tínhamos como objectivo ganhar contra o Sporting, em casa, e contra o Benfica, na Luz, e sabíamos que essas vitórias nos dariam mais moral e folego no campeonato. Foram dois jogos bem conseguidos de nossa parte e estamos com a sensação de dever cumprido”, revelou.

A equipa, segundo Ricardo Moreira, está preparada para o início de campanha na fase de grupos da EHF Champions League: “O objectivo de chegar a esta fase da competição era procurado por jogadores e clube já há algum tempo. Desafios como este são sempre bem-vindos e temos de os aproveitar da melhor forma. Vamos lutar por vitórias, pois isso faz parte da cultura do clube. Estamos moralizados e espero que este seja o primeiro de muitos anos em que chegamos à fase de grupos da Champions League”.

Sobre o adversário, o ponta-direita foi pragmático: “Sabemos que é um adversário recheado de grandes nomes do andebol mundial. Alguns integraram a selecção da Dinamarca que foi finalista no Campeonato do Mundo em 2013, como o Kasper Hvidt e o Jorgensen, jogaram em grandes equipas europeias e ganharam já a competição que vamos disputar. Vai ser difícil, mas nada é impossível e vamos lutar com todas as nossas forças para ganhar o jogo”.


in "fcp.pt"

´Chumbado` pela Liga, Olival recebe ´luz verde` da UEFA

O FC Porto iniciou a sua participação na Youth League com uma derrota frente ao Áustria de Viena, por 3-0, na manhã que antecedeu a partida entre as equipas principais, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Um mau arranque que ainda pode ser revertido nas cinco jornadas que restam, precisamente frente aos adversários da turma principal dos azuis e brancos. É uma competição, como se sabe, que se destina a formações sub-19 dos clubes participantes na Champions, que dá aos atletas maior experiência internacional e serve de aperitivo para os desafios quentes nas grandes noites europeias.

Na próxima jornada, que se realiza no dia 1 de outubro, os dragõezinhos recebem o Atlético de Madrid, às 11 horas, num jogo que terá como palco o miniestádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Uma escolha do FC Porto que mereceu a aprovação da UEFA, o que não aconteceu em termos internos, pois a Liga negou aos portistas a possibilidade de disputarem os seus desafios na Liga 2 naquele recinto, forçando a uma inesperada mudança de casa até ao Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso. 

in "abola.pt"

Afinal, Defour é a chave

permite CONSOLIDAR o novo modelo

Tenho pena que não se lhe reconheça o devido mérito, porque o que ele tem dado à equipa tem sido, por vezes, grandioso”, disse Paulo Fonseca sobre Defour, após o jogo com o Gil Vicente. As dificuldades sentidas pelos dragões em Viena provaram que as palavras do técnico sobre a importância do médio na estrutura da sua equipa não eram apenas de circunstância. Afinal, Defour pode muito bem ser a chave para que Paulo Fonseca consiga consolidar no seu FC Porto o novo modelo que escolheu para o meio-campo dos tricampeões.

No Prater, perante os obstáculos impostos pelo adversário e a aparente falta de capacidade de Josué para ligar a equipa jogando mais perto de Fernando – a reação do técnico foi colocar o português mais adiantado no terreno e entregar as despesas defensivas apenas ao brasileiro já na segunda parte –, ficou comprovada a influência de Defour nas manobras azuis e brancas. Agora, e depois de ter cumprido castigo na Champions, o internacional belga volta ao lote de disponíveis com o moral bem alto... como nunca teve.

in "record.pt"

Paulo Fonseca "Jackson não tem sido constante"

Treinador do FC Porto também revelou por que razão Ghilas ainda não foi utilizado: "Opção minha", justificou. 

Na antevisão do jogo deste domingo, no Estoril [20h15 na Sport TV 1], a contar para a 5ª jornada da I Liga, Paulo Fonseca reconheceu que Jackson ainda não está no momento de forma desejado.

"Sinto que o Jackson ainda não atingiu o nível da época passada", confessou. "Apesar dos golos, nem sempre o rendimento dele tem sido uniforme e constante. É um jogador que precisa de estar na plenitude das suas capacidades para render o máximo e as idas à seleção poderão ter tido alguma influência. Não temos estados muito assertivos no último passe e essa pode ser outra explicação para o facto de o Jackson não estar na plenitude das sua capacidades", sublinhou.

Paulo Fonseca não teve problemas em adiantar por que razão Ghilas ainda não foi utilizado, inclusive na equipa B.

"Opção minha, simplesmente isso opção minha", revelou. "Entendemos que ainda não chegou a altura do Ghilas e por isso tem sido simplesmente isso: opção minha. Já esteve para ir à equipa B, mas não foi devido às chamadas à Seleção da Argélia", explicou.

"Fora de casa ainda não fomos consistentes"

 Jogo com o Estoril é de "elevado grau de dificuldade", avaliou o treinador dos dragões, assumindo que vai trabalhar bem a vigilância a 2avançados muito rápidos e sempre fortes". 

Menos de 48 horas depois de ter ganho, por 1-0, em Viena, ao Áustria, no jogo de estreia do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, Paulo Fonseca não teve problemas em assumir que o nível exibicional da sua equipa como visitante ainda está longe de agradar, sublinhando, no entanto, que não há motivo para alarme. "Reconheço que fora de casa ainda não tivemos uma exibição consistente e ao nosso melhor nível. Os jogos não têm sido fáceis e este [Áustria de Viena], ao contrário do que muita gente pensava, foi um jogo difícil. Mas é uma situação que não me preocupa muito por saber que a equipa vai evoluir muito".

Em relação ao Estoril, não se cansou de tecer elogios, fazendo comparações com a equipa da época passada:

"É muito semelhante. Continua forte em termos daquilo que é a sua ideia de jogo. É certo que perdeu o Licá, o Carlos Eduardo e o Steven Vitória, mas continua a ser uma equipa fortíssima e demonstrou-o ontem [1-2, em casa, com o Sevilha, para a Liga Europa] como tem mostrado no início do campeonato".

Num "jogo de elevado grau de dificuldade", Paulo Fonseca quer "acima de tudo vencer".

"É esse o nosso principal objetivo e podemos surpreender o Estoril com as nossas armas. Podemos realizar lá um bom jogo, que é esse o o nosso objetivo, aliando a isso a vitória. O Estoril vale pelo seu todo, mas reconheço que os homens da frente são muito rápidos e são sempre muito fortes", apontou.
 

in "ojogo.pt"

Revela o empresário do jogador "Ghilas está insatisfeito"

Romeo Magalhães admite tristeza do argelino e expectativas defraudadas. Mas não há nada contra o treinador e muito menos desmotivação 
 
Seis jogos oficiais, seis vezes convocado, zero minutos. O registo de Ghilas não podia ser mais antagónico nem fugir tanto ao que foi a pré-época: seis jogos, três como titular e dois golos marcados, um deles ao Nápoles. O que se passa com o argelino é pergunta a que o seu agente e amigo Romeo Magalhães não sabe responder. "Perguntem ao Paulo Fonseca. Do lado do jogador está tudo bem, tanto que é sempre convocado. O que me dizem é que é empenhado e faz grandes treinos", disse a O JOGO.

in "ojogo.pt"