sábado, 16 de fevereiro de 2013

FABIANO E ABDOULAYE NOS CONVOCADOS DO FC PORTO B


Rui Gomes procedeu a seis alterações à lista de convocados, com os nomes de Fabiano e Abdoulaye a distinguirem-se como as mais sonantes entradas no leque de opções para o jogo frente ao Vitória de Guimarães B, da 28.ª jornada da Segunda Liga. Diogo Mateus, Graça, Sebá e Tozé completam o número de regressos.

O treinador do FC Porto B, que só não pode contar com Sérgio Oliveira, que cumpre um jogo de suspensão depois de acumular o quinto cartão amarelo da época em Belém, excluiu ainda da convocatória Stefanovic, Anderson, Vion, Belinha e Bruno.

A lista de convocados para o FC Porto B-Vitória de Guimarães B, que se joga no Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, a partir das 16h00 de domingo, é composta pelos seguintes 18 jogadores: Abdoulaye, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Elói, Fabiano, Fábio Martins, Graça, Kelvin, Michael Seri, Mikel, Pedro Moreira, Quiño, Sebá, Tiago Ferreira, Tozé e Zé António.


in "fcp.pt"

ABRIRAM ALAS AO LODI


O FC Porto Império Bonança cedeu um empate (a seis golos) na recepção à equipa italiana do Lodi e, com ele, os primeiros pontos na Liga Europeia, em jogo da quinta jornada do Grupo B da competição, disputado este sábado, no Dragão Caixa, ao longo do qual chegou a gozar de uma larga vantagem.

Já com a qualificação para os quartos-de-final garantida, os Dragões atingiram a intervalo em clara vantagem (4-1) e chegaram a estar a vencer por 5-1, mas permitiram a reacção do Lodi no decurso da segunda parte, com os italianos a conseguirem a segunda e última situação de empate (primeiro a cinco e depois a seis golos) a quatro minutos do fim.

Os golos do FC Porto Império Bonança foram apontados por Hélder Nunes, Reinaldo Ventura e Vítor Hugo, com cada um deles a fazer dois golos.

A equipa de Tó Neves, que já tem a primeira posição assegurada (13 pontos) e conclui o grupo de qualificação em Noia (Espanha), a 16 de Março, alinhou com Nélson Filipe, Jorge Silva, Caio, Ricardo Barreiros e Hélder Nunes. Jogaram ainda Pedro Moreira, Tiago Losna, Vítor Hugo e Reinaldo Ventura.


in "fcp.pt"

FC PORTO ARRASA SPORTING DA HORTA


A equipa de andebol do FC Porto continua a não dar chances aos adversários e este sábado bateu o Sporting da Horta por 46-28, com 22-15 ao intervalo, em jogo da 21.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional.

Com esta vitória o FC Porto mantém a liderança da competição, deslocando-se ao pavilhão do Madeira SAD na última jornada da primeira fase, jogo marcado para o dia 2 de Março.

Os tetra-campeões nacionais venceram de forma categórica o Sporting da Horta, com uma primeira parte muito forte no ataque e que rendeu 22 golos e sete de vantagem.

Na segunda parte os Dragões não baixaram o ritmo e ainda foram mais efectivos no ataque, tendo apontado 24 golos, com destaque para Daymaro Salino, autor de oito golos, e de João Ferraz que concretizou por sete vezes.

O FC Porto mantém a liderança, com um ponto de vantagem sobre o Benfica.


in "fcp.pt#

Mais um pequeno genial

Beira-Mar 0-2 FC Porto. Vitória por números modestos, feita por um pequeno ganês de 1m72 e pelo suspeito do costume. Jogadores já pensam no Málaga mas carimbam natural triunfo, feito de serviços mínimos diante de um adversário inofensivo. "Treino" perfeito para atacar a Champions e liderança isolada, à condição, no campeonato.


Sem alta rotação, sem picos de influência dos habituais criativos Lucho e Moutinho, sem um lance aéreo do goleador Jackson Martínez, mas com controlo "q.b.", tranquilidade suficiente e um pequeno genial que regressa ao bicampeão nacional depois da Taça das Nações Africanas com vontade de dizer "sim" ao posto de titular na frente de ataque.


Centro de gravidade baixo, 68kg, 1m72, 64 minutos em campo, um golo, recuperações de bola e uma partida inteira a importunar os adversários.

São pequenos gestos, pequenos detalhes que atestam a grandeza de um ganês de 21 anos que decidiu tudo na noite em que a mente do bicampeão nacional esteve predominantemente focada, em previsão, na partida da próxima terça-feira com o Málaga.

O homem é pequeno, mas não é um qualquer pigmeu e chegou a ser gigante, durante a 1ª parte. Nuno Lopes não dava um palmo de espaço ao extremo, que actua pela esquerda mas que decidiu, num acto de pura felicidade, tentar pisar terrenos mais interiores. Deu golo, aos 34', quando poucos conseguiam desfeitear a boa organização defensiva da equipa aveirense.

Estava aberto o caminho para a liderança isolada do dragão - ainda que à condição.

Grande parte dos atletas às ordens de Vítor Pereira sabiam o porquê de poder tirar o pé do acelerador, de gerir esforço para terça-feira e de, mesmo assim, garantir um triunfo fácil. É que este Beira-Mar faz da pequenez e da falta de humildade a sua marca registada. Percebe-se porque razão Ulisses Morais anda a tentar, sem sucesso, tirar a equipa da zona de despromoção. E as opções do técnico são igualmente questionáveis.

O que já não é questionável, de longe, é a qualidade de um colombiano que, mesmo sem encantar, picou o ponto e dilatou a vantagem no topo da lista de melhores marcadores do campeonato.

Este é um "bom gigante" que abraçou o pequeno Atsu aquando do rasgo de génio do africano. Este é um "bom gigante" que, aos 73', bateu Rui Rego. Este é um "bom gigante" que faz o FC Porto regressar às vitórias, após o acidente de percurso registado diante do Olhanense.


in "rr.pt"

Holandeses colocam dragões na luta por Sulejmani


O FC Porto intrometeu-se na luta pela contratação de Miralem Sulejmani, médio que está de saída do Ajax. 

Assegura este sábado o site holandês Voetbal International, que os bicampeões nacionais vão tentar contratar o médio sérvio de 24 anos. Recorde-se que nos últimos dias Sulejmani foi dado como reforço do Benfica. 

Em 2008 o Ajax depositou 16 milhões de euros nos cofres do Heerenveen para contratar o médio polivalente, que tanto jogar nos flancos como atrás dos avançados.

O sérvio está em final de contrato e sairá do emblema de Amesterdão a custo zero. 


in "abola.pt"

Dupla segue para Alvalade

MANGALA E ALEX SANDRO FALHAM RIO AVE


A duas jornadas da deslocação a Alvalade, os dragões tinham de gerir as folhas disciplinares de Eliaquim Mangala e Alex Sandro, os dois únicos jogadores que estavam em perigo de exclusão. Pois bem, está garantida a presença de ambos no clássico com o Sporting, uma vez que tanto um como outro terão de cumprir castigo diante do Rio Ave, no próximo fim-de-semana.

O francês foi mesmo expulso, com duplo cartão amarelo, situação que motivou grandes queixas por parte de Vítor Pereira. Já o internacional brasileiro viu-se afastado da próxima jornada, depois de ter visto o cartão ainda na primeira parte. Duas ausências que vão obrigar o treinador dos dragões a mexer de forma radical na estrutura defensiva.

Quem tem lugar garantido é Maicon. O brasileiro será o eleito para alinhar ao lado de Otamendi, reeditando a dupla que fez furor no final da época passada e no início desta. Ontem, o camisola 4 até foi o primeiro a saltar do banco de suplentes. Quanto ao flanco esquerdo, tudo indica que a escolha recaia sobre Héctor Quiñones. O colombiano tem jogado com frequência pelo FC Porto B e tem ritmo para entrar de imediato na equipa principal. É o grande candidato ao lugar.

in "record.pt"

El Bandido de volta após 41 dias

JAMES RODRÍGUEZ CONFIRMOU RECUPERAÇÃO


A forte aposta do FC Porto na Liga dos Campeões não pode dispensar um ativo da valia de James Rodríguez. Por isso, os minutos que iriam ser concedidos ao colombiano, em Aveiro, seriam sempre um fiel da balança para aferir da sua recuperação plena. O camisola 10 entrou ainda a tempo de assistir, no relvado, ao tento de Jackson Martínez que sentenciou o encontro.

“Muito feliz com o regresso fazendo aquilo de que mais gosto. Ainda por cima com esta vitória fora de casa”, escreveu James no seu Twitter após a partida.

De facto, foram 19’ com peso simbólico que deram material de análise a Vítor Pereira. Tendo em conta a prestação de Atsu e Izmailov, sendo de mencionar que Varela foi poupado precisamente a pensar no Málaga, a condição física de James Rodríguez permite-lhe ter aspirações ao onze. Todavia, o facto de a partida contra os espanhóis ser de enorme intensidade, vai certamente levar o técnico a colocar todos os dados na balança antes de tomar uma decisão.

Note-se que James Rodríguez, de regresso após 41 dias de afastamento que se seguiram à sua lesão contra o Nacional, não era suplente utilizado no campeonato desde a partida da 1.ª volta, contra o Olhanense, onde foi chamado por Vítor Pereira ainda durante a etapa inicial.

FACTOS E NÚMEROS

Chapa 20 - Jackson Martínez cumpriu a obrigação de picar o ponto e atingiu as duas dezenas de golos no campeonato. No total da temporada são já 25 os festejos do colombiano;

Atsu inoxidável - Há 140 dias que Atsu não era titular pelo FC Porto, desde a visita a Vila do Conde. Voltou da CAN em grande e ainda marcou o seu primeiro golo ao serviço dos dragões;

Debilidade - O Beira-Mar sofre golos em todos os jogos em 2013. São já 17 tentos em 7 partidas.

in "record.pt"

Varela trabalha para o Málaga


Varela treina em pleno, dando sinais de ter recuperado da fadiga muscular que o deixou de fora da vitória em Aveiro.
Não há tempo para descanso, a receção ao Málaga está à porta, por isso Vítor Pereira começou esta manhã a preparar o compromisso para os oitavos de final da Liga dos Campeões, contando com a participação de Varela.

O avançado do FC Porto não entrou na convocatória para o jogo com o Beira-Mar, que os dragões venceram, esta sexta-feira, por 2-0, devido a fadiga muscular. Esta manhã de sábado, no Olivial, Varela apresentou-se a cem por cento.

Neste treino só se notaram as ausências de Defour, ainda a recuperar de uma lesão, e de Kadú, este a trabalhar com os juniores. Sebá e Tozé continuam a fazer parte dos planos de preparação de Vítor Pereira.

in "ojogo.pt""

Iturbe comparado a Lavezzi


Iturbe ainda espera uma oportunidade para jogar, mas Ramón Diaz, treinador do River Plate, tem fortes expetativas no jovem avançado.
Emprestado pelo FC Porto ao River Plate, até dezembro, Iturbe ainda não jogou, mas já conquistou o treinador. Ramón Díaz gosta das qualidades do jovem avançado, ao ponto de o comparar a Ezequiel Lavezzi, do PSG, que cruzou caminho com os dragões, na Liga dos Campeões.

Ramón Díaz descreve Iturbe como um jogador "muito rápido, dribla e é forte fisicamente". "Recorda-me um pouco Lavezzi. Fisicamente está a evoluir, adaptando-se ao grupo e apreendendo o que significa o River. Aqui terá de assumir um papel importante, de protagonista. Sabemos o que estamos a fazer". 

O treinador do River Plate tem planos para Iturbe e equaciona experimentá-lo em outra posição do ataque. "Poderemos utilizá-lo como extremo, mas o mais importante é que quando tiver de jogar, Iturbe irá estar bem", considerou Ramón Díaz, durante a conferência de Imprensa de antevisão ao jogo deste domingo frente ao Estudiantes. 

in "ojogo.pt"

O peso dos 20 golos de Jackson

O avançado colombiano voltou a marcar no Municipal de Aveiro onde no verão começou a sua história de golos em Portugal.


Jackson Martínez fez frente ao Beira-Mar o seu 20º golo na liga portuguesa, o oitavo nas últimas cinco jornadas. Só estes 20 golos bastavam para que o colombiano fosse o melhor marcador de seis das últimas dez épocas, o que diz bem da cadência goleadora do ponta de lança do FC Porto. 

Aliás, estes mesmos 20 golos à 19ª jornada já valem mais, por exemplo, do que os 20 marcados por Cardozo e Lima na temporada passada. Contas à parte, Jackson voltou a marcar ao Beira-Mar, depois de os aveirenses também terem sido vítimas do colombiano na primeira volta. 

Por fim, o Municipal de Aveiro voltou a ser palco de um golo do ponta de lança, que se estreara a marcar neste estádio, na Supertaça.


in "ojogo.pt"