sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mais um pequeno genial

Beira-Mar 0-2 FC Porto. Vitória por números modestos, feita por um pequeno ganês de 1m72 e pelo suspeito do costume. Jogadores já pensam no Málaga mas carimbam natural triunfo, feito de serviços mínimos diante de um adversário inofensivo. "Treino" perfeito para atacar a Champions e liderança isolada, à condição, no campeonato.


Sem alta rotação, sem picos de influência dos habituais criativos Lucho e Moutinho, sem um lance aéreo do goleador Jackson Martínez, mas com controlo "q.b.", tranquilidade suficiente e um pequeno genial que regressa ao bicampeão nacional depois da Taça das Nações Africanas com vontade de dizer "sim" ao posto de titular na frente de ataque.


Centro de gravidade baixo, 68kg, 1m72, 64 minutos em campo, um golo, recuperações de bola e uma partida inteira a importunar os adversários.

São pequenos gestos, pequenos detalhes que atestam a grandeza de um ganês de 21 anos que decidiu tudo na noite em que a mente do bicampeão nacional esteve predominantemente focada, em previsão, na partida da próxima terça-feira com o Málaga.

O homem é pequeno, mas não é um qualquer pigmeu e chegou a ser gigante, durante a 1ª parte. Nuno Lopes não dava um palmo de espaço ao extremo, que actua pela esquerda mas que decidiu, num acto de pura felicidade, tentar pisar terrenos mais interiores. Deu golo, aos 34', quando poucos conseguiam desfeitear a boa organização defensiva da equipa aveirense.

Estava aberto o caminho para a liderança isolada do dragão - ainda que à condição.

Grande parte dos atletas às ordens de Vítor Pereira sabiam o porquê de poder tirar o pé do acelerador, de gerir esforço para terça-feira e de, mesmo assim, garantir um triunfo fácil. É que este Beira-Mar faz da pequenez e da falta de humildade a sua marca registada. Percebe-se porque razão Ulisses Morais anda a tentar, sem sucesso, tirar a equipa da zona de despromoção. E as opções do técnico são igualmente questionáveis.

O que já não é questionável, de longe, é a qualidade de um colombiano que, mesmo sem encantar, picou o ponto e dilatou a vantagem no topo da lista de melhores marcadores do campeonato.

Este é um "bom gigante" que abraçou o pequeno Atsu aquando do rasgo de génio do africano. Este é um "bom gigante" que, aos 73', bateu Rui Rego. Este é um "bom gigante" que faz o FC Porto regressar às vitórias, após o acidente de percurso registado diante do Olhanense.


in "rr.pt"

Sem comentários: