quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atsu e Rolando, dois problemas sérios por resolver

Ciúmes do estatuto de Varela apressaram a desmotivação do ganês na época anterior, explica o empresário ao Maisfutebol


Afastado do grupo às ordens de Paulo Fonseca, Christian Atsu motiva-se «diariamente» com o objetivo-Mundial e a possibilidade «real» de se transferir para a Premier League. «Se não for agora, como acredito que não seja, será no próximo ano», refere o empresário Tony Appiah aoMaisfutebol

Rolando está numa situação diferente. Tem mais dois anos de contrato [até 2015] e, embora não tenha ido ao estágio na Holanda, foi recolocado no plantel principal. Christian Atsu foi remetido para a equipa B. 

O empresário de Rolando, contatado pelo nosso jornal, preferiu não tecer qualquer comentário. Sem espaço nas escolhas de Fonseca [é a sexta opção para central], Rolando procura uma boa solução para o futuro. Uma solução que o recoloque no caminho da Seleção Nacional.

A cláusula de rescisão de 30 milhões é, obviamente, uma fasquia utópica e o atleta sairá por uma verba a rondar os 5/6 milhões. Newcastle, Zenit, Fenerbahçe, Galatasaray e Everton serão alguns dos interessados. Nada concretizado, por ora. 

«O Atsu assustou mais o Pellegrini do que o Varela»

O afastamento e o mal-estar entre Christian e os responsáveis do F.C. Porto agudizam-se. E as palavras do agente Tony Appiah ajudam a perceber que o problema já vem de trás. Da época passada. 

«O Christian é um rapaz humilde, cristão, sereno. Mas na última época ele nunca percebeu a forma como foi tratado pelo treinador [Vítor Pereira]. O Varela jogava sempre, bem ou mal, e o Christian entrava a 10/15 minutos do fim», critica o agente.

«Veja o exemplo dos jogos contra o Málaga na Liga dos Campeões. Jogou 20 minutos em cada um dos jogos e assustou mais o Pellegrini [técnico do Málaga] do que o Varela. O treinador até preferiu por o Defour como extremo e o belga acabou expulso. Isso tudo arrasou o Christian Atsu». 

Fica evidente que Christian Atsu teve ciúmes do estatuto ostentado por outros jogadores. O que não o impediu de voltar «empenhado» para a nova época. 

«Voltou dois dias antes da data marcada e pensava que trabalharia normalmente. Tem contrato e quer jogar. Vamos esperar que a época passe. E se o Varela, o Iturbe e o Kelvin não chegarem, o Atsu está disponível para ajudar o F.C. Porto». 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto e Atsu: «oferta de 4 milhões recusada, Benfica atento»

Empresário do ganês arrasador em declarações ao Maisfutebol: «vai ficar sem jogar e depois faz um grande Mundial»


«Ou o F.C. Porto o vende até 31 de agosto e ganha algum dinheiro ou o Christian Atsu sai no final da época como um jogador livre, pronto a fazer um grande Mundial». A lembrança, em forma de aviso, é atirada ao Maisfutebol por Tony Appiah, agente de Atsu. 

A conversa é longa e repleta de lamentos. O agente do extremo ganês protesta pela colocação de Atsu na equipa B, pela recusa de «uma oferta de quatro milhões» feita pelo Liverpool, pelo «tratamento desigual» oferecido a Varela e pela «escassez de comunicação» com o F.C. Porto.

Ponto número um: a situação contratual. Tony Appiah dá conta da tal proposta oficial do Liverpool, «recusada», e diz que «o mais provável» é Christian Atsu ficar «uma época inteira sem jogar» nos azuis e brancos. 

«Todos sabemos que o Christian não está na equipa B por razões desportivas», exclama o empresário FIFA. «Ele foi lá colocado por não querer renovar. E o que fez o F.C. Porto para motivar o Atsu a renovar? Nada, desaproveitou-o». 

As palavras atropelam-se, sempre num tom crítico. «O rapaz tem o sonho da Premier League. Todos temos sonhos, qual é o problema. É motivo para afastá-lo do plantel? O F.C. Porto devia tê-lo na pré-época, a trabalhar naturalmente e a valorizá-lo. Mas não. Nada dizem e encostam-no». 

«Sabe quem está atento? Benfica e Sporting»

«O Liverpool dava quatro milhões. O Porto não quis. Agora vão esperar por janeiro e oferecem-lhe um pré-contrato. Nessa altura o F.C. Porto já nada recebe», insiste Tony Appiah, antes de adicionar mais nomes ao leque de interessados. 

«Prometo que no próximo ano o Christian estará num clube tão bom ou melhor do que o Porto. Sabe quem está muito atento a tudo isto? Benfica e Sporting, claro. Conhecem-no e sabem que podem ficar com ele sem qualquer pagamento», dispara o agente FIFA.

O plano de empresário e jogador é este: manter Atsu em boa condição, assegurar um lugar na seleção do Gana e, consequentemente, no próximo Campeonato do Mundo. 

«O meu tio é o selecionador do Gana e já me garantiu que o Christian Atsu vai continuar a ser convocado. E vai chegar motivadíssimo ao Mundial. Depois disso, todos os sonhos dele serão reais e o F.C. Porto perceberá o erro cometido». 

in "maisfutebol.iol.pt"

RECOLHA DE ESPÓLIO PARA O MUSEU JÁ ARRANCOU

O FC Porto vai dar início, nesta quinta-feira, a uma campanha de recolha de espólio para o seu Museu, destinada a todos os sócios e adeptos. Esta é a uma oportunidade única para ajudar o FC Porto a criar um património inestimável, memorável e, claro, inolvidável para as gerações vindouras.

Os associados e adeptos que queiram participar nesta acção podem utilizar a aplicação VALOR FC PORTO no Facebook ou dirigir-se, pessoalmente, à Porta 1 do Estádio do Dragão com o seu item de colecção. A acção de recolha de espólio vai decorrer durante os meses de Agosto e Setembro, nos dias úteis, das 10h às 13h e das 14h às 17h. A partir de Outubro, o local de recepção será transferido para as instalações do Museu.

Para mais informações, estão disponíveis os contactos info@museufcporto.pt e o telefone +351 969 941 893.


in "fcp.pt"

Vasco da Gama adia Helton por um ano


Voltou a esfumar-se o sonho dos responsáveis do Vasco da Gama em repatriar Helton. O diretor desportivo do clube brasileiro, Ricardo Gomes, confirma o FC Porto não cede o guarda-redes.

«Infelizmente não será possível [contratar Helton]. O FC Porto não liberta o jogador e disse-nos que seria mais provável na próxima época», referiu o antigo defesa central, que passou pelo Benfica.

Fica assim adiado o possível regresso de Helton ao clube onde começou a destacar-se e do qual é adepto confesso no Brasil. O guarda-redes, de 35 anos, terá assim de cumprir o ano que lhe resta de contrato no Dragão, onde está desde o verão de 2005.


in "abola.pt"

«Kelvin quer ajudar o FC Porto a conquistar mais títulos», diz empresário


Depois de ter sido decisivo na conquista do título, com o célebre golo ao Benfica aos 92 minutos, o empresário do jogador, Fabiano Sousa, revelou que o esquerdino apenas pensa em jogar com mais regularidade e ajudar o FC Porto a conquistar mais troféus.

«Ele continua feliz pelo que fez na última temporada e pela perspetiva do que pode vir a fazer. Ele quer continuar no FC Porto e ajudar a conquistar mais coisas», afirmou Fabiano Sousa, em declarações à Antena 1.

O empresário do jogador garantiu que o extremo só penso em continuar nos dragões: «O foco dele é crescer como jogador do FC Porto mas o futuro e a decisão pertence sempre ao clube. O que vier depois é consequência do trabalho que vai realizar».


in "abola.pt"

Herrera sob pressão alta

CONTRATADO PARA SUBSTITUIR MOUTINHO

Ainda só teve oportunidade de jogar 30 minutos, frente ao Olympique Marselha, pelo que não desfrutou de um espaço de tempo suficiente para mostrar o seu futebol. Uma situação resolvida com paciência, uma vez que Héctor Herrera, de 23 anos, necessita de atravessar um natural processo de integração.

Contratado para substituir João Moutinho, o mexicano está sob pressão alta. Custou 8 milhões de euros – 80 por cento do passe – e a sua cláusula de rescisão está situada nos 40 milhões de euros. O médio tem condições que lhe permitem jogar na posição de Fernando, mas é mais para a frente que Paulo Fonseca necessita dele. Ao contrário do que aconteceu na época passada, em que Vítor Pereira teve problemas face à escassez de opções para o centro do terreno, desta vez existem várias opções. Herrera enfrenta uma grande concorrência, a começar desde logo por Steven Defour. O internacional belga está apostado em agarrar o lugar deixado em aberto por João Moutinho e não vai facilitar.

Até ao pontapé de saída oficial das competições, o mexicano tem tempo para convencer o técnico.

in "record.pt"

Fonseca: rir para fintar cansaço

Quem conhece o novo treinador dos portistas revela que estes momentos são parte da estratégia...
Os treinos do FC Porto no Olival costumam começar com uma curta, mas animada palestra de Paulo Fonseca. Depois de reunir os jogadores no centro do relvado, o treinador fala durante cerca de três minutos e, como tem sido recorrente nestas primeiras semanas de trabalho no FC Porto, a conversa acaba com os jogadores a soltar gargalhadas.

"Ele sabe como conquistar os jogadores, mas faz isso na medida certa. Tem uma liderança positiva", diz Cássio, guarda-redes do Paços de Ferreira na época passada.

Quatro de regresso para Paulo Fonseca


Jackson, Izmailov, Kadú e Abdoulaye integraram o treino depois da viagem a Madrid.
O FC Porto voltou aos treinos na manhã desta quinta-feira e com um quarteto de regresso. Jackson, Izmailov, Kadú e Abdoulaye integraram a sessão depois de se terem deslocado a Madrid na véspera para tratar do visto.

O treinador Paulo Fonseca contou assim com todos os 28 jogadores do plantel no único treino do dia. Sexta-feira os dragões voltam ao Olival às 10h00 e às 16h00 viajam para a Venezuela, onde vão defrontar o Anzoátergui. Depois, jogam com o Millonarios, na Colômbia. 

in "ojogo.pt"

JACKSON FALOU COM QUINTERO "Vai de férias tranquilo"

O último reforço oficializado pelo FC Porto encontrou-se com Jackson na Cidade Invicta e ouviu palavras de ânimo pela opção tomada.


Juan Fernando Quintero, tal como James ou Guarín, aprendeu a jogar futebol no Envigado. Chegou ao clube muito novo, quando tinha apenas 13 anos, mas ao mesmo tempo de Andrés Felipe Paniagua, o atual presidente, com quem mantém uma "relação muito próxima". "Falamos muitas vezes, a última há dois dias", contou a O JOGO. E de que falaram? "Falámos do FC Porto, claro. Disse-me que está muito contente e que, quando esteve por aí, teve a oportunidade de trocar algumas palavras com o Jackson. Sabe que eles são amigos, não sabe?", perguntou. Deste lado, respondeu-se afirmativamente e a conversa prosseguiu. 


"Ele também me contou que o Jackson lhe disse muito bem do clube. Ele disse-lhe que podia ir de férias tranquilo, porque ia ser muito bem recebido quando se encontrasse com a equipa aqui na Colômbia", contou.


O golo de Quintero foi o melhor


O golo do reforço do FC Porto a El Salvador, na fase de grupos do Mundial de Sub-20, foi eleito o melhor, concluída a eleição no site da FIFA.

Fechada a votação, o resultado que Juan Quintero mais desejada. O golo apontado pelo reforço do FC Porto no encontro da Colômbia com El Salvador, na fase de grupos do Mundial de Sub-20, foi eleito pelos internautas do site da FIFA como o melhor do torneio que decorreu na Turquia.

O site da FIFA descreve assim o lance como tendo o remate sido a 22 metros da baliza de El Salvador, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes.

No segundo lugar ficou Nicolas Castillo (Chile) pelo golo marcado ao Gana. O mesmo jogo deu o terceiro melhor golo do Mundial de Sub-20, mas marcado pelo ganês Moses Odjer na baliza chilena.


in "ojogo.pt"

BRUNO DE CARVALHO "Direção do FC Porto foi malcriada"

Presidente dos leões fala do corte de relações com os dragões, mais uma vez sem papas na língua.


Bruno de Carvalho garantiu não estar preocupado com as más relações entre os três grandes de Portugal e voltou a falar do distanciamento do FC Porto, recordando que a sua principal preocupação é o estado do clube que dirige e não os benefícios ou problemas causados ao futebol luso com o incidente que protagonizou com o vice-presidente do FC Porto e administrador da SAD Adelino Caldeira.

"Os sportinguistas já perceberam que o meu trabalho, e foi por isso que votaram em mim, é para transformar o Sporting num grande clube. E quando se quer transformar um clube num grande clube tem de se ter atenção a pequenas coisas. O Sporting não compactua com má-criações. Não foi uma decisão do Sporting cortar relações. Quando uma direção é malcriada com a direção do Sporting... O Sporting tem de se preocupar em ser um grande clube e não em se há dois ou três grandes clubes", explicou.


in "ojogo.pt"