sexta-feira, 5 de outubro de 2012

“O Fafe vai obrigar-nos a lutar para ganhar”


Aos 18 anos, Belmiro Alves dá os primeiros passos na equipa tetracampeã. Soma minutos de experiência e sente-se um privilegiado por interagir com “os melhores jogadores portugueses da actualidade”. Em Fafe, em jogo da quinta jornada do Andebol 1, espera um desafio difícil, que só um “FC Porto à sua imagem” poderá superar. Para confirmar a partir das 18h30 de sábado.

Evolução e orgulho
“Tenho evoluído muito como atleta e como pessoa, interagindo diariamente com os melhores jogadores portugueses da actualidade. É um orgulho integrar este plantel.”

Minutos decisivos
“Não posso nem quero fazer tudo de uma vez. São os pequenos minutos de agora que vão decidir o meu futuro. Provavelmente, para o ano já jogarei mais tempo, até chegar o momento de me afirmar. Faço projecções a longo prazo, procurando tornar-me no melhor jogador possível, mas tenho noção de que ainda tenho muito tempo para isso.”

Obrigados a lutar
“O Fafe mudou de treinador, tem uma estrutura nova e só perdeu por quatro golos contra o Benfica, o que demonstra que não se trata de uma equipa que jogue mal. Pelo contrário, o Fafe joga bem, vai fazer-nos frente e obrigar-nos a lutar para ganhar. Será preciso um FC Porto à sua imagem. Forte defensivamente e forte no ataque e no contra-ataque rápido.”


in "fcp.pt"

Vítor Pereira: «O FC Porto não era só o Hulk, nem é só o James»

Olhando para a exibição de quarta-feira do F.C. Porto frente ao Paris Saint-Germain, para a Liga dos Campeões, mas não só, Vítor Pereira reconhece o talento e qualidade de James Rodriguez, mas pede que não se crie «uma onda em torno do jogador».

«Não quero que criem uma dependência como com o Hulk. Diziam que sem o Hulk o F.C. Porto não tinha pernas para andar. E nós, muitas vezes vamos buscar forças a essas coisas. O FC Porto não era só o Hulk, nem é só o James. Não criem uma onda de que o FC Porto depende totalmente do James porque isso é totalmente falso», assegurou o treinador portista.

«Independentemente da qualidade e do talento do James, gostava que fossem evidenciados todos os jogadores que contribuíram para esse grande jogo de quarta-feira. Vi comportamentos de excelência em quase, senão em todos, os jogadores», garante Vítor Pereira. 

«Se tivesse a palavra mágica que os fizesse jogar como com o PSG»

Vítor Pereira não esquece a exibição frente ao Rio Ave

Na jornada passada, o FC Porto não foi além de um empate frente ao Rio Ave, num jogo em que até esteve a vencer por 1-0. Já na passada quarta-feira, frente o Paris Saint-Germain a exibição foi de um nível muito superior. Questionado pelos jornalistas sobre estas oscilações exibicionais, Vítor Pereira admite que por vezes, falta a palavra mágica que faça a equipa encarar o jogo da forma certa.

«Se nós treinadores tivéssemos a palavra mágica que os fizesse jogar como frente ao PSG, seria o melhor treinador do mundo, teria encontrado a poção mágica para que os jogadores entrassem com a abordagem mental necessária a cada um dos jogos».

«O que eu tento fazer é colocar os jogadores dentro desse chip mental a que o jogo vai obrigar. Às vezes correspondem, mas por vezes acontecem coisas destas que a mim e aos jogadores não agradam», disse o técnico, referindo-se o encontro com o Rio Ave.

«Frente ao Rio Ave, não fiquei satisfeito. A equipa a ganhar 1-0 não pode gerir o jogo em cima de um resultado tão curto. É um resultado perigoso, a equipa de tem de ir à procura do segundo golo. Não o fizemos, baixámos o nosso ritmo de jogo, baixámos os índices de agressividade e, a ganhar 1-0 deitámo-nos à sombra do resultado e fomos penalizados, do meu ponto de vista, justamente», admitiu Vítor Pereira.

O objetivo agora é claro: «Temos é que trabalhar para que isto não volte a acontecer. Temos que estar agressivos porque os adversários têm grande dificuldade para acompanhar o nosso jogo, senão colocámos-nos a jeito para sofrer um golo. E depois acontece o que aconteceu».

Mas nem tudo foram críticas em relação à prestação dos Dragões em Vila do Conde. «Num resultado de 1-0 foram confrontados com dois golos, um resultado negativo e aí, a equipa foi grande e soube ir atrás do resultado e conseguiu empatar o jogo».

Olhando para as jornadas passadas, Vítor Pereira recusa-se a encaixar o jogo com o Olhanenses no Algarve, neste conjuto de exibições menos conseguidas. «Encontrámos um adversário muito complicado, agressivo, viemos de lá com uma vitória e só ganhámos aquele jogo porque fomos equipa».

E diz mesmo: «Não acredito que qualquer um dos ditos grandes venha de Olhão com uma grande exibição e uma vitória sem dificuldades».

Vítor Pereira: «É-me indiferente o treinador ser Sá Pinto ou não»

Treinador não quer ouvir falar da crise leonina e avisa o F.C. Porto de que o adversário está ferido no orgulho. «Vai querer correr, correr, correr» 

O F.C. Porto recebe este domingo o Sporting num clássico do futebol português marcado pela polémica em torno da formação leonina. O Sporting foi humilhado na Hungria pelo modesto Videoton e nesta altura é incerto se Sá Pinto se mantém no comando técnico da equipa leonina.

Ora tudo isto parece desviar F.C. Porto do centro da atenção mediática, o que para Vítor Pereira é prejudicial. O técnico não quer que o clube se disperse em torno da controvérsia alheia. Por isso avisa para o perigo que um rival, e sobretudo um clássico, pode representar nas contas portistas.

«O Sporting vem com o orgulho ferido, vai querer mostrar que está vivo, que tem capacidade para dar a volta a esta situação. Não acredito que esteja fragilizado por dois jogos maus, acho que vem unido», referiu Vítor Pereira. «O Sporting virá a querer correr, correr, correr pelo resultado.»

«Nunca vi num clássico uma equipa claramente favorita. Os clássicos são clássicos, as equipas motivam-se e nunca se sabe o que o jogo vai dar. Quero ver a minha equipa jogar como no último jogo, a impor-se com agressividade ofensiva e defensiva e colocando um ritmo forte no jogo.»

A mensagem, por isso, dificilmente podia ser mais clara. «O Sporting não vai estender a passadeira para os jogadores do F.C. Porto passarem», sublinhou. «Vou pedir o que peço sempre: entrega total, concentração, qualidade individual e coletiva, sendo que a coletiva está acima da individual.»

Pelo meio, claro, falou-se de Sá Pinto. O treinador leonino está no fio da navalha, podendo cair a qualquer altura. A imprensa fala aliás com insistência que Sá Pinto deixará de ser treinador nas próximas horas, havendo até quem garanta que será Oceano a orientar o Sporting no Dragão.

A indefinição em torno do comando técnico leonino também não afasta Vítor Pereira do essencial. O treinador portista garante até que esse é um assunto que terá de passar ao lado do F.C. Porto. «É-me indiferente o treinador ser ou não o Sá Pinto. Sei é que vem cá a equipa do Sporting», frisou.

O que não significa que não esteja ao lado de Sá Pinto. Está. «Nas vitórias não acredito na responsabilidade dos treinadores, mas num trabalho conjunto. Nas derrotas é o mesmo, a responsabilidade não é só do treinador, mas também é dele. Tem de ser assumida por todos.»

in "fcp.pt"

 


Seis regressos no FC Porto B


Os regressos de Anderson Silva, Diogo Luís, Sebá, Stefanovic, Victor Luís e Tomás são as novidades da convocatória do FC Porto B, para a deslocação deste sábado a Rio Maior, onde vai defrontar o Sporting B.

O jogo da equipa A também com o Sporting, marcado para domingo, impede a transferência de jogadores entre a primeira e a segunda equipas.

Assim, Rui Gomes prescindiu dos atletas da equipa A que ajudaram a equipa na última partida e teve de recorrer aos Sub 19, onde foi buscar Tomás, para suprir a ausência de José António, que está lesionado e no treino desta sexta-feira fez tratamento.

O FC Porto B defronta no sábado o Sporting B, jogo marcado para as 17h00, em Rio Maior, casa da segunda equipa do Sporting.

Lista de convocados: Anderson Silva, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edu, Elói, Fábio Martins, Frederic, Mikel, Pedro Moreira, Sebá, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Tomás, Tozé, Vion e Victor Luís.


in "fcp.pt"

“Vamos fazer com que os êxitos venham ter connosco”


Edo Bosch nunca gostou de fazer antevisões dos jogos do FC Porto Império Bonança mas abriu uma excepção ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, em vésperas da estreia no campeonato 2012/13. O guarda-redes assumiu o desejo de competir a bom nível para “recuperar o título”. O Paço de Arcos, primeiro adversário da época oficial (sábado, 16h00, Dragão Caixa), que se cuide.

Já não fazia antevisões há muito tempo, ao que se sabe por superstição. Mudou de ideias?
É verdade que já não fazia uma entrevista deste tipo há algum tempo porque não gostava de falar antes dos jogos, mas o tempo passa e algumas superstições acabam. Esta também já acabou [risos].

O campeonato está de volta. Já tinham muitas saudades?
Sim, até pela forma como acabou o campeonato do ano passado. Depois de uma derrota ou de um desaire, o melhor é começar logo outra competição e depois da última já passaram alguns meses. Estamos com muita vontade de começar a competir e recuperar o que mais queremos, que é o campeonato.

O facto de se estrearem em casa é uma motivação extra?
É muito bom voltar a ver os nossos adeptos depois destes três meses de paragem. Esperamos celebrar este regresso com uma vitória junto deles, claro está.

Houve algumas mudanças na equipa. Este grupo é mais forte do que o da última temporada?
O que posso dizer sobre isso é que levo 14 anos aqui e todos os anos o FC Porto teve grandes equipas. Este ano não é excepção. Depois, o trabalho de montar a equipa e a nossa união vai fazer com que os grandes êxitos venham ter connosco. Esperamos fazer um excelente trabalho durante a época para cumprir todos os objectivos.

Vista de fora, a pré-temporada pareceu decorrer de uma forma muito positiva. Estão preparados para a exigência do que aí vem?
Sim, fizemos uma boa pré-temporada, com alguns testes importantes e resultados satisfatórios. Acho que os adeptos podem vir ao pavilhão ver a nova equipa com a esperança numa boa época.

O que conhece do Paço de Arcos?
Há duas semanas fizemos um teste contra eles nos Açores e vimos que é uma equipa muito bem organizada e dirigida, com bons jogadores. Vamos estar atentos para levar a melhor e vencer o jogo.


in "fcp.pt"

Jorge Sousa apita clássico FC Porto - Sporting

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Jorge Sousa, da AF Porto, para dirigir no próximo domingo o clássico entre FC Porto e Sporting, da sexta jornada da Liga.

Será a segunda vez que Jorge Sousa apita um encontro entre FC Porto e Sporting, depois de ter estado em Alvalade na noite de 28 de novembro de 2010, partida que terminou com empate a uma bola. Na presente época, o árbitro da Associação de Futebol do Porto ainda não esteve em qualquer jogo das duas equipas.

Nas restantes nomeações destaque para Rui Costa, também da AF Porto, no Benfica-Beira-Mar.

Nomeações:

Sábado, 6 out:

Benfica - Beira-Mar, Rui Costa (Porto)

Domingo, 7 out:

Vitória Setúbal - Paços de Ferreira, Cosme Machado (Braga)

Nacional - Gil Vicente, Hugo Miguel (Lisboa)

Sporting Braga - Olhanense, Jorge Tavares (Aveiro)

Estoril - Rio Ave, Luís Ferreira (Braga)

Académica - Vitória Guimarães, Duarte Gomes (Lisboa)

FC Porto - Sporting, Jorge Sousa (Porto) 

in "abola.pt"

James melhor que Salvio e Lima

James Rodríguez, extremo do FC Porto, venceu o prémio para melhor jogador dos dois primeiros meses do Campeonato atribuído conjuntamente pela Liga e pelo Sindicato dos Jogadores.

O internacional colombiano reuniu a preferência de 19,6 por cento dos votantes, superando a concorrência dos benfiquistas Salvio, com 13,9 por cento, e Lima, com 9,1 por cento.

James será distinguido antes do início do clássico entre FC Porto e Sporting, que vai ter lugar no próximo domingo, no Estádio do Dragão. 

in "abola.pt"

Sub-21 franceses voltam a chamar Mangala

O defesa-central Eliaquim Mangala, do FC Porto, integra a lista de convocados da seleção de sub-21 de França.

A formação gaulesa defronta a Noruega, nos próximos dias 8 e 16 de outubro, no “play-off” de apuramento para o Euro-2013.

in "abola.pt"

"O nosso projecto passa por vencer"


Rui Gomes acredita que o FC Porto B tem capacidades para ir a Rio Maior bater o Sporting B, pelo que não viu necessidades de alterar qualquer pormenor na preparação do clássico deste sábado (17h). O plantel está "ciente das dificuldades" que vai encontrar nesta 9.ª jornada da Segunda Liga, mas "a vontade, a motivação e a dedicação" são armas para a conquista de um bom resultado.

O Sporting B tem sido uma das equipas em destaque no campeonato. O que espera dos "leões"?
O mínimo que podemos esperar é um desempenho na linha do que têm tido. O Sporting tem vindo a fazer um excelente campeonato, tem uma equipa recheada de jogadores com qualidade, que conhecemos por causa do nosso percurso na formação, porque já os defrontamos várias vezes noutros escalões. Portanto, não temos dúvidas de que vai ser um jogo difícil.

É, também, o primeiro "clássico" da temporada…
Muito sinceramente, encarámo-lo como apenas mais um jogo e digo isto porque ainda não houve nenhuma partida em que as coisas tivessem sido fáceis. Vamos encontrar uma equipa diferente das que defrontamos até aqui: uma equipa que tenta jogar mais e controlar o jogo, mas penso que as dificuldades deste encontro não vão diferir muito das que nos têm aparecido neste campeonato. Temos consciência de que vamos jogar contra uma equipa com uma projecção diferente das outras, mas nada nos fez alterar aqueles que têm sido os nossos processos e, ao longo da semana, lidamos com este jogo exactamente da mesma forma com que lidamos com todos os outros.

As lesões têm complicado a sua tarefa na hora de escolher o "onze" e as próprias convocatórias. De que forma isso interfere na preparação?
Não tenho dúvidas de que quem joga, em detrimento de quem está lesionado e não pode ajudar, vai tentar dar o contributo máximo, com a mesma vontade, motivação e dedicação. Agora, num grupo com um número tão limitado de jogadores com o nosso é óbvio que a ausência de dois jogadores [Zé António, em tratamento, e Pedro Moreira, em treino condicionado] condiciona sempre. Quem jogar vai estar seguramente imbuído do mesmo espírito que todos os outros colegas. Que ninguém tenha dúvidas de que o nosso projecto passa por ir a Rio Maior e vencer o jogo.

Na última partida Rui Gomes teve à disposição seis jogadores do plantel principal do FC Porto [Fabiano, Quiño, Abdoulaye, Mangala, Kelvin e Iturbe]. Já sabe se vai contar com algum deles para esta deslocação?
Naturalmente que nos vimos servidos com jogadores com uma valia técnica de grande nível. Aquilo que nós sentimos é que, em termos de qualidade individual, estivemos mais bem servidos. Houve também uma motivação muito grande de todos eles para virem jogar. Nenhum deles foi forçado a vir. Houve, de facto, uma grande vontade da parte deles para jogar e ganhar ritmo competitivo, pelo que sentimos que ganhámos jogadores com muita qualidade e vontade de ajudar. A estratégia será sempre definida pela equipa principal e pelos seus interesses. Simultaneamente, é provável que, até pela questão das lesões, seja necessário recorrer a jogadores da formação, mas isso também faz parte dos planos. Nada disso altera o que quer que seja, até porque esta equipa obriga a que haja ajustes permanentes em todas as jornadas, todas as semanas.


in "fcp.pt"

Três Dragões na selecção portuguesa

Miguel Lopes, João Moutinho e Varela integram a lista de convocados de Paulo Bento para a dupla jornada de qualificação para o Mundial 2014. O primeiro jogo está marcado para a Rússia, no dia 12 deste mês, e o segundo, frente à Irlanda do Norte, terá lugar quatro dias depois, no Estádio do Dragão.

Portugal ocupa a segunda posição do Grupo F, logo atrás da Rússia, mas com os mesmos seis pontos, fruto das vitórias no Luxemburgo (2-1) e sobre o Azerbaijão (3-0).

Nas mesmas datas, Defour dará o seu contributo à Bélgica nos encontros com a Sérvia e a Escócia. Por sua vez, Mangala faz parte da lista de convocados da selecção francesa de Sub21 para os encontros com a Noruega, de 8 e 16 de Outubro, referentes ao play-off de apuramento para o Euro 2013.

in "fcp.py"