sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"O nosso projecto passa por vencer"


Rui Gomes acredita que o FC Porto B tem capacidades para ir a Rio Maior bater o Sporting B, pelo que não viu necessidades de alterar qualquer pormenor na preparação do clássico deste sábado (17h). O plantel está "ciente das dificuldades" que vai encontrar nesta 9.ª jornada da Segunda Liga, mas "a vontade, a motivação e a dedicação" são armas para a conquista de um bom resultado.

O Sporting B tem sido uma das equipas em destaque no campeonato. O que espera dos "leões"?
O mínimo que podemos esperar é um desempenho na linha do que têm tido. O Sporting tem vindo a fazer um excelente campeonato, tem uma equipa recheada de jogadores com qualidade, que conhecemos por causa do nosso percurso na formação, porque já os defrontamos várias vezes noutros escalões. Portanto, não temos dúvidas de que vai ser um jogo difícil.

É, também, o primeiro "clássico" da temporada…
Muito sinceramente, encarámo-lo como apenas mais um jogo e digo isto porque ainda não houve nenhuma partida em que as coisas tivessem sido fáceis. Vamos encontrar uma equipa diferente das que defrontamos até aqui: uma equipa que tenta jogar mais e controlar o jogo, mas penso que as dificuldades deste encontro não vão diferir muito das que nos têm aparecido neste campeonato. Temos consciência de que vamos jogar contra uma equipa com uma projecção diferente das outras, mas nada nos fez alterar aqueles que têm sido os nossos processos e, ao longo da semana, lidamos com este jogo exactamente da mesma forma com que lidamos com todos os outros.

As lesões têm complicado a sua tarefa na hora de escolher o "onze" e as próprias convocatórias. De que forma isso interfere na preparação?
Não tenho dúvidas de que quem joga, em detrimento de quem está lesionado e não pode ajudar, vai tentar dar o contributo máximo, com a mesma vontade, motivação e dedicação. Agora, num grupo com um número tão limitado de jogadores com o nosso é óbvio que a ausência de dois jogadores [Zé António, em tratamento, e Pedro Moreira, em treino condicionado] condiciona sempre. Quem jogar vai estar seguramente imbuído do mesmo espírito que todos os outros colegas. Que ninguém tenha dúvidas de que o nosso projecto passa por ir a Rio Maior e vencer o jogo.

Na última partida Rui Gomes teve à disposição seis jogadores do plantel principal do FC Porto [Fabiano, Quiño, Abdoulaye, Mangala, Kelvin e Iturbe]. Já sabe se vai contar com algum deles para esta deslocação?
Naturalmente que nos vimos servidos com jogadores com uma valia técnica de grande nível. Aquilo que nós sentimos é que, em termos de qualidade individual, estivemos mais bem servidos. Houve também uma motivação muito grande de todos eles para virem jogar. Nenhum deles foi forçado a vir. Houve, de facto, uma grande vontade da parte deles para jogar e ganhar ritmo competitivo, pelo que sentimos que ganhámos jogadores com muita qualidade e vontade de ajudar. A estratégia será sempre definida pela equipa principal e pelos seus interesses. Simultaneamente, é provável que, até pela questão das lesões, seja necessário recorrer a jogadores da formação, mas isso também faz parte dos planos. Nada disso altera o que quer que seja, até porque esta equipa obriga a que haja ajustes permanentes em todas as jornadas, todas as semanas.


in "fcp.pt"

Sem comentários: