sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Domingo é dia de clássico

Benfica recebe, este domingo, o líder FC Porto, na nona jornada do campeonato nacional de basquetebol.
Domingo é dia de clássico
Apenas um ponto separam as duas equipas no campeonato nacional. O líder FC Porto soma 16 pontos e o Benfica 15.

As formações do Porto e de Lisboa ainda não perderam no campeonato mas, este domingo, alguém terá de ceder pontos dentro do Pavilhão da Luz.

Carlos Andrade é um dos jogadores mais influentes na equipa azul e branca e que já vestiu a camisola do adversário, o Benfica.

«Aqui no Porto parece que nos dão uma injeção de vontade guerreira de querer ganhar. Continuarei a mostrar essa garra e determinação para vencer», começou por dizer, esta sexta-feira, o jogador do FC Porto, em superflash de antevisão que se realizou no Dragão Caixa.

«Nunca falo com o inimigo na semana dos grandes jogos. Não falei com jogadores do Benfica. Dou-me bem com eles mas tento manter uma distância, especialmente nestas semanas», explicou.

Também o treinador Moncho López, presente na superflash, afirmou que este é um jogo «importante», mas não «determinante» para o que falta de campeonato.

«É um dos jogos importantes mas não determinante. O nosso objetivo é acabar em primeiro, e acredito que o deles também, esta fase regular. De nada serve sermos primeiros nas dez primeiras jornadas e não terminarmos como tal», disse o treinador galego.

No único confronto entras as duas formações esta temporada, o Benfica venceu o FC Porto por 65-63, tendo o clube da Luz conquistado o Troféu António Pratas, prova que abre a época.

«Vamos estar muito atentos e concentrados. É importante sim ganhar todos os jogos. Tentaremos manter a nossa regularidade. Não podemos entrar numa fase de relaxamento. Quero pensar que é mais um jogo do campeonato contra um adversário de grande qualidade mas que temos todas as condições de vencer», analisou.
in "sapodesporto.pt"

Danilo despede-se: «Não volto a ter um grupo destes»

Reforço do F.C. Porto fala do desejo de voltar ao Santos e elogia companheirismo no clube


Danilo confessa que já sente saudades do Santos, agora que se aproxima o momento da despedida do emblema brasileiro. O reforço do F.C. Porto que está no Japão a preparar o Mundial de Clubes, já fala no adeus. 

«Um grupo como este não vou encontrar em lugar nenhum. Mas faz parte da vida. Espero um dia voltar», admitiu à imprensa brasileira que acompanha o dia a dia do Santos na preparação do torneio no oriente. 

Sobre o Mundial, Danilo nem hesita: «A expectativa é essa: vencer o Mundial de Clubes para terminar bem este ciclo maravilhoso». 

Recorde-se que Danilo foi o autor do golo que valeu a Taça Libertadores, frente ao Peñarol. Agora quer cumprir o sonho. «Estar no Japão representando o Santos nesta competição é uma emoção difícil de descrever», admite.

in "maisfutebol.iol.pt"

Beira Mar- F.C. Porto (antevisão): Pára ou arranca em Aveiro?

Melhor defesa do campeonato enfrenta o melhor ataque. Portistas à procura de redenção depois da eliminação da Liga dos Campeões.


O Momento

Beira Mar:

Rui Bento subiu do inferno ao céu à velocidade de duas vitórias consecutivas, facto inédito até ao momento na temporada aveirense. A equipa continua a exibir a solidez e coesão (defesa menos batida da Liga) que são imagem de marca do jovem técnico mas, agora, acrescentou-lhe um dado novo: eficácia na finalização. Feirense e Académica foram testes superados com boa nota, mas a prova dos 9 vem já a seguir, frente ao campeão nacional. 

F.C. Porto: 

A época do Dragão tem sido feita ao estilo pára/arranca. Acelera no Campeonato, trava na Liga dos Campeões. Mete a quinta ao fundo na Liga, despista-se com estrondo na Taça de Portugal. Que face se pode esperar em Aveiro? Numa prova onde vai mantendo pergaminhos, o F.C. Porto não tem outra opção senão regressar às vitórias e fazer jus ao melhor ataque da prova, diante de uma equipa que está habituada a não sofrer golos. Em Aveiro, só U. Leiria, Feirense e Benfica lograram consegui-lo.

Siga o Beira Mar-F.C. Porto AO VIVO

Ausências:

Beira Mar: André Marques, lesionado.

F.C. Porto: Sapunaru, Defour, Guarín e Cristian Rodriguez, todos lesionados; Kléber por opção técnica.

Discurso directo:

Rui Bento: «Ficou de fora de uma competição [o F.C. Porto] mas nota-se-lhe um crescimento. Está mais forte e esperamos um jogo difícil. Não acredito num Porto desmotivado. Tem registado um aumento de qualidade nos últimos jogos e vai obrigar-nos a jogar nos limites, como procuramos que os nossos jogadores façam sempre.»

Vítor Pereira: «Vamos defrontar um Beira Mar muito bem organizado, uma equipa que sabe muito bem o que quer e que sofre poucos golos. Será um jogo complicado mas sabemos que estamos num momento forte e que, apesar de termos sido remetidos para a Liga Europa, isso aconteceu da forma que toda a gente viu.»

Histórico de confrontos:

Há mais de 10 anos que o F.C. Porto não perde em Aveiro. Os heróis da última proeza para os beira-marenses chamavam-se Fernando Aguiar, Lobão e Fary, entre outros. Era António Sousa o treinador, quem mais poderia ser? Fora isto, os totais são, naturalmente, avassaladores para as cores azuis e brancas: 22 vitórias, seis empates, e apenas duas derrotas em 30 jogos. 

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo e Joãozinho; Zhang, Artur e Nildo; Douglas e Cristiano.

Outros convocados: Paes, Bura, Jaime, Turan, Ricardo Dias, Serginho, Élio, Balboa e Dudu. 

F.C. Porto: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando; Moutinho e Belluschi; Djalma, Hulk e James.

Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Mangala, Souza, Iturbe e Wagner.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Kléber de fora, Iturbe vai a Aveiro

O avançado está em condições físicas e, à falta de justificação em contrário, foi excluído por opção.


Kléber não faz parte da lista de convocados do F.C. Porto para a deslocação a Aveiro. O avançado está em condições físicas e, à falta de justificação em contrário, foi excluído por mera opção técnica. 

Vítor Pereira deu a entender, em conferência de imprensa, que irá manter a aposta em Hulk ao centro. Com Defour lesionado, Belluschi apresenta-se como a solução natural para a posição. James Rodriguez foi testado a 10 frente ao Zenit, na segunda parte, mas as declarações desta quinta-feira apontam para uma repetição quase fiel do onze dos últimos jogos.

Defour também sai da lista de convocados, tal como Fucile. Sapunaru continua fora do leque de opções, numa altura em que foi distinguido como o melhor jogador do ano na Roménia. Desta forma, Maicon deverá a alinhar como lateral direito.

Guarín e Emídio Rafael continuam no boletim clínico do F.C. Porto, agora com a companhia de Defour. Iturbe e Alex Sandro estão aptos e entraram imediatamente nos planos de Vítor Pereira. O jovem lateral brasileiro também foi convocado para a visita ao vista ao Beira Mar.

Walter é a terceira novidade na convocatória.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Maicon, Otamendi, Rolando, Mangala, Alvaro Pereira e Alex Sandro;
Médios: Fernando, João Moutinho, Souza e Belluschi;
Avançados: Djalma, Iturbe, Varela, Hulk, Walter e James Rodriguez

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Não tem sido época de grandes êxitos»

Técnico não esconde alguma tristeza pela forma como o F.C. Porto foi afastado da Liga dos Campeões


Vítor Pereira não esconde alguma tristeza pela forma como o F.C. Porto foi afastado da Liga dos Campeões. Aliás, em jeito de balanço, o técnico reconhece que ele e o clube, ambos tremendamente exigentes, esperavam maior sucesso até ao momento. 

«Não posso dizer que tem sido uma época de grandes êxitos, de uma qualidade de jogo que me satisfaça, porque sou exigente, mas nos últimos jogos temos deixado uma imagem que nos cria a expectativa de um Porto mais forte», frisou o técnico.

Após o amargo nulo frente ao Zenit, o F.C. Porto vista o Beira Mar. «Quero ver o Porto dos últimos tempos, o Porto que nos últimos três jogos evidenciou comportamentos de qualidade. A partir do jogo com o Shakthar, evidenciámos comportamentos de qualidade. Contra o Beira Mar, queremos no mínimo um jogo como o Zenit mas com golos, que foi a única coisa que falhou», salientou.

«Sou um treinador exigente e gostaria que a equipa continuasse na Champions e na Taça de Portugal. Estamos dentro do principal objectivo da época, porque estamos na frente do campeonato. Temos ainda a Taça da Liga, onde ainda não entramos», lembrou Vítor Pereira, acrescentando: «A equipa está mais coesa, mais forte. É um Porto diferente daquele que defrontou a Académica.»

O balneário portista ficou agastado com o empate frente ao Zenit. «A equipa ficou triste por não continuar na Champions. A jogar desta forma, como fizemos contra o Zenit, estaremos muito mais habilitados a ganhar do que a empatar, neste caso. Somos uma equipa que costuma fazer muitos golos» 

«Vamos defrontar um Beira Mar muito bem organizado, uma equipa que sabe muito bem o que quer e que sofre poucos golos. Será um jogo complicado mas sabemos que estamos num momento forte e que, apesar de termos sido remetidos para a Liga Europa, isso aconteceu da forma que toda a gente viu», rematou Vítor Pereira.

Vítor Pereira: «Acreditamos em Hulk»

Treinador do Porto salienta registo goleador do brasileiro e admite manter a estrutura frente ao Beira Mar


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, fez nesta sexta-feira a antevisão do embate com o Beira Mar. A formação portista, na ressaca da eliminação da Liga dos Campeões, procura a vitória na deslocação a Aveiro.

Na conferência de imprensa, o técnico surpreendeu ao dar a entender que irá manter a estrutura utilizada nos últimos jogos. A lista de convocados, divulgada logo depois, reforça essa ideia. Fucile e Sapunaru ficam de fora, tal como Kléber.

Hulk deve continuar no centro do ataque e, como tal, James pode manter-se no flanco. Maicon será, de novo, o lateral direito. Para o lugar do lesionado Defour, Belluschi é o principal favorito. 

«O Porto neste momento está a jogar com um avançado que foi o melhor marcador do ano passado. O Hulk foi o jogador que mais golos fez. Acreditamos muito na sua qualidade, jogando nas alas ou no centro, pode fazer golos em qualquer posição», salientou Vítor Pereira.

Mais à frente, o treinador insistiu na ideia: «Temos trabalhado com muita exigência e a equipa que jogará será aquela que tem correspondido às exigências, não será uma equipa muito diferente daquele que nos transmitiu muita confiança nos últimos jogos.»

De qualquer forma, Vítor Pereira não rejeita a possibilidade de contar com mais um avançado a partir de Janeiro, na altura da reabertura do mercado de transferências. «Encaro todas as hipóteses, depende do clube e da administração. Vamos conversar. Aliás, já conversámos. Vamos ver o que vai acontecer», disse.



Vítor Pereira discorda de André Villas-Boas

Antigo treinador do F.C. Porto era contra as equipas da Liga dos Campeões na Liga Europa


A coincidência circulou de boca em boca nos últimos dias. Nesta sexta-feira, Vítor Pereira foi confrontado com o tema. Na época passada, André Villas-Boas manifestou-se contra a ida de equipas da Liga dos Campeões para a Liga Europa.

Este ano, já com o antigo adjunto no comando da equipa, o F.C. Porto ficou no terceiro lugar do grupo e trocou mesmo a Champions pela Liga Europa. Os dragões terão a oportunidade de defender o troféu conquistado em Dublin.

«O André, na altura, achou que era isso que devia dizer, mas os regulamentos são os regulamentos. Conquistámos esse direito pelo terceiro lugar que alcançámos e temos de aproveitar», salientou Vítor Pereira, sem se alongar sobre o tema.

A conferência de imprensa desta sexta-feira foi relativamente curta. Sem pretender individualizar, o treinador do F.C. Porto deixou poucas palavras sobre o facto de Sapunaru ter sido eleito o melhor jogador da Roménia e outras tantas sobre o comportamento de Cristian Rodriguez.

«Para mim o futebol é um jogo colectivo. Não quero distinguir as individualidades. O Sapunaru, provavelmente, conquista este título individual pelo trabalho colectivo da época passada», disse apenas. O romeno não foi convocado para a deslocação a Aveiro.

Cristian Rodriguez também não entra no leque de opções. O jogador esteve no ginásio até quarta-feira e cresceram rumores sobre uma sanção disciplinar. Vítor Pereira quis encerrar o tema. «O Rodriguez está a trabalhar e as opções são sempre tomadas consoante os jogadores que me transmitem mais confiança.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Futre vê "vantagens" no afastamento da Champions

Antigo avançado dos dragões considera que a equipa pode concentrar-se, agora, no objectivo da revalidação do título de campeão nacional.


Paulo Futre não esconde alguma surpresa pelo facto do FC Porto ter sido afastado dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas até vê "vantagens" no cenário.

O antigo avançado dos dragões, em declarações exclusivas a Bola Branca, considera que a equipa comandada por Vítor Pereira pode concentrar-se, com mais afinco, no objectivo da revalidação do título de campeão nacional.

"O FC Porto passa a estar concentrado somente no campeonato. Fiquei surpreendido com eliminação pois o FC Porto é melhor equipa do que outras apuradas para os oitavos-de-final", atirou.




Ricardo Costa surpreendido com afastamento do FC Porto


Antigo defesa do FC Porto e actualmente ao serviço do Valência comenta momento dos dragões.

Ricardo Costa ficou surpreendido com a queda do FC Porto na Liga dos Campeões, até porque, na opinião do antigo defesa dos dragões, o grupo era acessível.

"Para mim, foi uma surpresa porque teoricamente os adversários eram mais acessíveis", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca.

O Valência, equipa que o defesa representa actualmente, pode ser um dos oponentes dos azuis e brancos nos 16 Avos de Final da Liga Europa e Ricardo Costa considera, mesmo, que a equipa portuguesa tem qualidade para revalidar o título alcançado na época transacta.

"Seria um adversário temível. Agora, passa a ser um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa e vai dar tudo para conseguir vencer", sublinha.

Ora, nem só o FC Porto assusta Ricardo Costa: "Não gostava de apanhar Sporting e Sp. Braga, mas é bom para o futebol português", conclui.

in "rr.pt"

Sapunaru foi eleito o jogador romeno do ano

O lateral do FC Porto, Cristian Sapunaru, foi eleito o jogador romeno do ano de 2011, depois de ter conquistado a Liga Europa, o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça ao serviço dos dragões na época passada.
O atleta foi distinguido na 15ª Gala do Futebol romeno, que é organizada em conjunto pela Associação de treinadores, jornalistas e Federação romena.
Nota ainda para o facto do central Marcos Antonio, do Rapid Bucuresti, e que em Portugal representou a Académica, o Gil Vicente, a União de Leiria e, mais recentemente, o Belenenses, depois de ter pertencido aos quadros do FC Porto, ter sido eleito o melhor estrangeiro a actuar na Roménia.
in "zerozero.pt"

Basquetebol: Benfica ou FC Porto, alguém vai perder a invencibilidade

As dúvidas vão ser desfeitas no domingo, quando Benfica e FC Porto se encontrarem na Luz, em partida relativa à nona jornada do campeonato.
À entrada para o primeiro “clássico” do campeonato, “águias” e “dragões”, campeões nacionais, são as duas únicas equipas só com triunfos, um “estatuto” que vai acabar domingo para um dos lados.

Na única referência dos confrontos directos esta temporada, o Benfica leva vantagem, depois de ter conquistado o Troféu António Pratas, prova que abre a época e que foi ganha pelos “encarnados”, a 10 de Setembro, após um triunfo sobre os portistas por 65-63.

Para o primeiro grande embate do campeonato, o Benfica, agora orientado por Carlos Lisboa (que rendeu Henrique Vieira), parte com a vantagem do factor casa, embora o FC Porto tenha feito uma caminhada até à Luz ligeiramente mais “folgada”.

Por seu turno, o FC Porto, que continua a ser orientado pelo espanhol Moncho López, é a única equipa que, até ao momento, conseguiu vencer por três “dígitos”, quando defrontou o Lusitânia na terceira jornada (105-60).

É precisamente na concretização que a balança também se inclina para os campeões em título, que oficialmente lideram o campeonato com o registo de 704-503 nos pontos marcados e sofridos, contra 665-519 do Benfica.


in "publico.pt"

JUNIORES B VENCERAM NA GUARDA

A equipa Sub17 do FC Porto venceu esta quinta-feira no terreno do Núcleo Desportivo e Social da Guarda, por 5-1, em encontro da 17.ª jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B. Ivo, André Ribeiro, Raul, Vítor e Rafa foram os autores dos golos portistas.

A formação orientada por Nuno Capucho mantém-se isolada na liderança da série B do campeonato nacional, com 46 pontos, mais seis do que o Boavista.

O FC Porto alinhou com João Costa, Marcelo, André Ribeiro, José Pedro, Luís Rafael, Vítor (cap.), Raul (Pedro Santos, 66m), Francisco Ramos, André Silva (Francisco Costa, 61m), Graça (Belinha, 61m) e Ivo.


JUNIORES C GOLEIAM NA RECEPÇÃO AO ALFENENSE

A equipa Sub15 do FC Porto goleou o Alfenense, por 8-1, em jogo da 16.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado esta quinta-feira no mini-estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Os Dragões, líderes isolados da Série B, com 18 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (Feirense), atingiu o intervalo já a vencer por 3-0. Os golos dos azuis e brancos foram apontados por José Pedro (3), João Gonçalo (2), Luís Mata (2) e Francisco.



in "fcp.pt"

DRAGÕES RESERVAM LUGAR NA FINAL A 8 DA TAÇA

O FC Porto Ferpinta já está na Final a 8 da Taça de Portugal. A qualificação foi assegurada esta quinta-feira, em Ílhavo, onde venceu o Illiabum por 11 pontos de diferença (62-73), em jogo dos oitavos-de-final da competição, cujo suspense os Dragões desfizeram apenas ao terceiro período, rompendo em absoluto com uma primeira parte equilibrada.

Ao intervalo, com o resultado em 31-32, a eliminatória, que opunha o segundo classificado da Proliga ao campeão e líder da Liga, parecia ter ainda muito para contar, mas o recomeço da partida revelou o melhor dos Dragões, que aproximaram a diferença da dezena (41-50) antes da entrada no quarto decisivo, período em que os azuis e brancos geriram a vantagem e a ampliaram em mais um par de pontos.

Com o banco portista a contribuir com 40 pontos, mais de metade da contabilidade global (73) da equipa, e Miguel Miranda a distinguir-se como o melhor marcador da partida(20), Greg Stempin e Carlos Andrade dividiram as honras de MVP, com o português a compor um duplo-duplo de 11 pontos e 12 ressaltos.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, oitavos-de-final
8 de Dezembro de 2011
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo

Árbitro principal: Fernando Rezende
Árbitros auxiliares: Pedro Rodrigues e Rui Ribeiro

ILLIABUM (62): João Figueiredo (16), Pedro Morgado (12), Pedro Azevedo (6), Dain Swetalla (12) e Kadiri Richard (10); João David (6), João Covas (0), Tiago Almeida (0), António Pires (0), João Carvalho (0)
Treinador: Alexandre Pires

FC PORTO FERPINTA (73): Reggie Jackson (7), Carlos Andrade (11), João Soares (2), Greg Stempin (11) e Rob Johnson (2); Miguel Miranda (20), José Costa (11), Nuno Marçal (3) e João Santos (6)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 31-32
Por períodos: 13-13, 18-19, 10-18 e 21-23



O treinador Moncho López e o internacional Carlos Andrade antevêem, esta sexta-feira, em regime de superflash, o jogo Benfica-FC Porto Ferpinta, da nona jornada da Liga. A acção de comunicação está agendada para as 14h30 e decorrerá no Media Center do Dragão Caixa.

Os Dragões, campeões e líderes da Liga, apresentam-se na Luz com um percurso imaculado de oito vitória em oito jogos e um registo idêntico ao do opositor, mas com a vantagem de concentrar a melhor defesa e o melhor ataque da competição, que lhe garantem um diferencial de 201 pontos, contra os 146 do adversário.

O Benfica-FC Porto Ferpinta joga-se às 17h00 de domingo, na Luz.



in "fcp.pt"

Maestro James

A lesão de Defour abriu em definitivo espaço para Vítor Pereira colocar em prática uma ideia há muito pensada: deslocar James Rodríguez para uma posição mais central do terreno. Ao que tudo indica, o internacional colombiano vai mesmo ser o médio mais ofensivo do tridente de meio-campo na visita de amanhã a Aveiro, dando continuidade à fórmula testada no arranque da segunda parte do jogo com o Zenit. No entanto, esta opção de desviar James do lado esquerdo do ataque é uma ideia que há muito seduz Vítor Pereira, que até já a testou durante a pré-temporada. Nas partidas com o Tourizense e Gutersloh (vitória tranquila por 10-1), o colombiano jogou pelo centro, com dois médios mais recuados, uma ideia de jogo que se deverá repetir frente ao Beira-Mar, desta vez com a dupla Fernando/Moutinho. "Jogo onde o treinador quiser, mas sinto-me cómodo a jogar pelo meio", referiu, na altura, o prodigioso colombiano, ele que nunca escondeu a preferência de ser um 10 puro, posição em que foi utilizado, com grande sucesso, no recente campeonato do mundo de sub-20. Sendo assim, esta opção de puxar James para o meio poderá ter em Kléber o principal beneficiado. Tendo em conta as características do Beira-Mar, uma equipa que ainda só sofreu seis golos nos 11 jogos já realizados para o campeonato, Vítor Pereira estará tentado em fazer regressar o internacional brasileiro ao centro do ataque, até como forma de voltar a devolver a liberdade a Hulk. E é também numa maior proximidade em campo entre James e Hulk que Vítor Pereira estará interessado quando pensa utilizar este novo figurino...
Na teoria, mas também pelo que já demonstrou em campo, James reúne todas as condições para se transformar a curto prazo num médio-ofensivo, ele que até apresenta características difíceis de encontrar no passado mais recente do FC Porto. Deco - com o risco assumido no que respeita a comparações - até é o que de mais semelhante se encontra pelo Dragão ao longo dos últimos anos. Mas esta opção de trazer James para o centro tem mais uma explicação: Vítor Pereira não estará totalmente satisfeito com as exibições do colombiano sobre o lado esquerdo, razão pela qual o deixou de fora em alguns dos mais recentes jogos. James não consegue emprestar a profundidade pretendida para o flanco, até porque nunca teve essas características. Agora, no entanto, prepara-se para começar uma nova aventura ao... centro.


in "ojogo.pt"

Kléber atrás da confiança perdida

Kléber deverá regressar ao eixo do ataque do FC Porto em Aveiro. Depois de se ter visto remetido ao banco de suplentes na sequência do afastamento dos azuis e brancos da Taça de Portugal, em Coimbra, e das consequentes alterações promovidas por Vítor Pereira daí para cá, o brasileiro poderá agora beneficiar da vaga aberta com a lesão de Defour frente ao Zenit para regressar à titularidade e enfrentar o desafio de marcar um golo jogando de início, algo que não acontece desde a sexta jornada e do clássico com o Benfica.
Depois disso, Kléber foi dono do lugar no eixo do ataque em São Petersburgo, onde se lesionou, voltou a ser aposta contra o APOEL e na deslocação do FC Porto a Olhão. O balanço do rendimento do internacional brasileiro nos nove primeiros jogos a titular limita-se a quatro golos, um pecúlio magro para as necessidades de uma equipa cujo técnico continua à procura de uma fórmula ofensiva que lhe garanta a fiabilidade necessária para poder manter-se na luta pelo campeonato nacional, depois da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões terem ficado pelo caminho.
Ainda no que diz respeito a este balanço de Kléber, importa ainda referir que enquanto Vítor Pereira experimentou outras fórmulas no ataque, o brasileiro surgiu no banco de suplentes em sete encontros, tendo marcado três golos.
Sem poder caçar com um Falcao, Vítor Pereira tem caçado com "gato", ou melhor, com Hulk que soma dez golos - três dos quais apontados a jogar na posição de ponta-de-lança - surgindo James (5) e Walter (6) numa espécie de segunda linha de goleadores. Sem a tal referência ofensiva desejada no eixo do ataque, o FC Porto tem procurado o caminho da baliza adversária à custa, essencialmente, das assistências de João Moutinho (5), Hulk (3) e Belluschi (3) e dos cruzamentos do mesmo Hulk (3), James (3) e Álvaro Pereira (2), numa temporada em que os golos apontados de bola parada baixaram.
Nos últimos três encontros, o treinador do FC Porto vinha abdicando de uma referência fixa no eixo do ataque, preferindo adaptar Hulk à posição e acrescentar-lhe Djalma e James Rodríguez nas alas, com um sucesso relativo, uma vez que venceu Shakhtar e Braga, mas não conseguiu marcar um golo ao Zenit, vendo-se arredado da Liga dos Campeões. Este cenário poderá agora voltar a alterar-se em Aveiro, mas nem por isso deixará de continuar a alimentar a questão da escassez de opções credíveis no plantel para o eixo do ataque, cabendo aqui uma certa expectativa quanto à atitude a tomar pela SAD do FC Porto com a reabertura do mercado de transferências em Janeiro, até porque o próprio Walter desapareceu das opções de Vítor Pereira desde o fracasso de Coimbra.


Só durou até ao intervalo

O FC Porto regressa amanhã a um estádio onde o seu ataque acabou bloqueado, cedendo ali os dois primeiros pontos do campeonato. O jogo remonta à quinta jornada e ao encontro com o Feirense, que jogou em casa emprestada, e onde Kléber não foi feliz, acabando substituído ao intervalo por Varela. A volta que Vítor Pereira tentou dar aos acontecimentos acabaria, no entanto, por não surtir os efeitos desejados, isto apesar do técnico contar, na altura, até com Walter no banco de suplentes, de onde o avançado brasileiro não chegou a sair.

Peso insustentável de Falcao

Os 15 golos de Falcao marcados na época passada até esta mesma altura pesam quase tanto como os de Walter, Kléber e Hulk somados - contabilizando-se aqui apenas os golos apontados por este último a jogar no eixo do ataque. Com sete golos, Kléber está, portanto, bem longe da produtividade do seu antecessor. Sem um avançado com o mesmo peso que o colombiano, Vítor Pereira tem procurado outras soluções para manter a equipa a marcar, o que não evitou que os campeões nacionais tivessem ficado em branco em cinco dos 21 jogos até agora disputados, três dos quais resultantes de outros tantos empates.

Cruzamentos perdem força

O FC Porto de Vítor Pereira soma menos cinco golos do que o da época passada por esta altura, mas onde se nota mais a diferença é na forma como a equipa aborda o ataque. A dificuldade evidente para encontrar uma solução para jogar no eixo tem levado o colectivo de Vítor Pereira a procurar marcar através de jogadas de futebol mais apoiado, finalizadas com tabelas ou passes de ruptura. Esta é mesmo uma das características que diferencia esta versão dos campeões nacionais, quando na época passada, com André Villas-Boas, o FC Porto abordava preferencialmente os lances ofensivos com cruzamentos para a área, onde dispunha de um jogador que fazia a diferença. Flagrante é também o menor rendimento da equipa em lances de bola parada, considerando-se aqui os golos marcados através de livres, cantos e de grandes penalidades.

in "ojogo.pt"

Liga Europa pode render 7 milhões

O FC Porto está expectante quanto ao adversário que lhe pode calhar em sorte nos 16-avos-de-final da Liga Europa, mas assume a ambição de defender o título e esse é um objectivo com impacto para a SAD. Importa esclarecer que a passagem para a segunda prova da UEFA rende 200 mil euros, mas só a final é compensadora, na medida em que os finalistas recebem 4,6 milhões de euros e o vencedor vê o bolo crescer mais dois milhões, fruto da presença garantida na Supertaça Europeia. Só o título garante os quase sete milhões que o FC Porto se propõe a atacar. Qualquer eliminação antes da final de Bucareste não é compensadora, até porque os semifinalistas só recebem 1,6 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Guarín lança sítio e promete novidades

redy Guarín apresentou ontem, através das redes sociais, o seu novo sítio pessoal, que ficou alojado em www.fredyguarin.com. Neste espaço, e além de todos os dados históricos da carreira, o médio colombiano prevê ainda contar novidades do seu dia-a-dia.

Rodríguez deixa ginásio

Depois de mais uma semana a trabalhar no ginásio, Cristian Rodríguez regressou ontem ao treino no relvado, segundo informou o clube no seu sítio oficial. Desta forma, o internacional uruguaio já se encontra à disposição de Vítor Pereira, faltando apenas saber se entrará nas opções para o jogo de amanhã frente ao Beira-Mar.

Danilo assusta no Japão

Danilo já se encontra no Japão a preparar a participação no Mundial de Clubes, mas chegou a assustar durante o treino de ontem. O futuro jogador do FC Porto foi assistido pela equipa médica do Santos depois de ter sido atingido acidentalmente por uma bola rematada por Paulo Henrique Ganso. O Santos só jogará na próxima quarta-feira.

in "ojogo.pt"

Validade expirou

ADAPTAÇÃO DE MAICON À DIREITA PERDEU FORÇA



O atual contexto exibicional e competitivo do FC Porto exige uma equipa mais pró-ativa do que reativa. Uma equipa mais empreendedora e mais dominante, à qual faz falta um lateral-direito mais dinâmico que possa contribuir continuamente no processo ofensivo dos dragões, com o intuito de aumentar a fiabilidade coletiva. Isso mesmo ficou claro nas opiniões de Nélson, antigo defesa-direito, do ex-médio Rodolfo Reis – que, também ele, jogou como lateral – e do técnico Lázaro Oliveira, sobre a contínua adaptação de Maicon àquele posto, quando Fucile e Sapunaru estão disponíveis. A opinião é unânime: a escolha fez sentido, e resultou, num primeiro contexto, mas agora, tendo em conta o mais recente adversário e aquele que aí vem, já não se justifica.
Nélson, jogador do FC Porto entre 1998 e 2002, vinca as mais-valias defensivas de se ter “um lateral fisicamente forte nos duelos individuais e nas bolas paradas”, mas nota que “quem não está habituado a cruzar para a área, à primeira e em velocidade, não aprende de um momento para o outro”. Para o antigo futebolista, Sapunaru e Fucile “não podem ver a opção de Vítor Pereira como um sinal de falta de confiança” nas suas capacidades, no entanto, não tem dúvidas de que será “uma situação desmotivante para ambos”.
in "record.pt"

Kléber de consumo interno

4 GOLOS NOS ÚLTIMOS 5 JOGOS NA LIGA



Soma 7 golos com a camisola do FC Porto, mas o legado de Radamel Falcão tem-se revelado demasiado pesado para que Kléber consiga afirmar-se definitivamente como principal referência do ataque do FC Porto. Há mais de um mês que o brasileiro não sabe o que é ser titular, mas nas vezes que foi lançado a partir do banco de suplentes mostrou serviço, marcando por três vezes no campeonato – Nacional, Paços de Ferreira e Sp. Braga.
O camisola 9 é o mais eficaz do sector ofensivo. Se juntarmos a essas concretizações aquela que conseguiu frente ao Benfica, o ponta-de-lança soma 4 golos nos últimos 5 jogos em que foi utilizado na Liga Zon Sagres. Nem Hulk logrou um registo melhor do que o seu compatriota, nas competições nacionais
in "record.pt"

Cristian Rodríguez é opção para Aveiro

URUGUAIO TREINOU SEM LIMITAÇÕES



O internacional uruguaio Cristian Rodriguez treinou-se esta quinta-feira e está totalmente recuperado, pelo que pode defrontar sábado (às 18 e 30) o Beira-Mar, em Aveiro, na 12.ª jornada da Liga Zon Sagres.
Ainda de acordo com o site dos dragões, o médio belga Defour, lesionado no jogo de terça-feira com o Zenit (0-0), que ditou o adeus à Liga dos Campeões e o regresso à Liga Europa, fez tratamento.
Por seu lado, o brasileiro Alex Sandro e o argentino Iturbe prosseguiram com "treino condicionado integrado", enquanto o colombiano Guarín "fez treino condicionado" e Emídio Rafael "continua em repouso".
O FC Porto volta a treinar às 10 e 30 de sexta-feira, numa sessão à porta fechada, marcada para o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, seguindo-se, às 13 horas, a conferência de imprensa com o treinador Vítor Pereira.
in "record.pt"

Dragões regressam à casa da sorte...e das Supertaças

Para quem acabou de ser eliminado da Champions, os dragões não podiam querer melhor regresso à realidade do que jogar naquela que é uma das suas cidades-talismã: Aveiro. 

Cidade onde o FC Porto tem sido quase sempre feliz - nas 25 vezes que defrontou o Beira-Mar para o Campeonato perdeu apenas dois jogos - e onde ainda arrebatou as três últimas Supertaças Cândido de Oliveira.

O Estádio Municipal Mário Duarte é assim uma segunda casa para os portistas, palco que foi da conquista daqueles três troféus nas épocas de 2009/10, 2010/11 e 2011/12, frente, respectivamente, ao P. Ferreira, Benfica e V. Guimarães, sob o comando técnico, também por esta ordem, de Jesualdo Ferreira, André Villas Boas e Vítor Pereira. 

Aliás, feitas as contas num plano mais alargado, até acabaram por ser quatro as Supertaças ganhas pelo FC Porto em Aveiro, se contabilizarmos a de 1999/2000, de Fernando Santos, que foi realizada a duas mãos e começou com uma vitória, por 2-1, na bela cidade portuguesa dos canais, frente ao Beira-Mar. Aveirenses que, também se ressalve, têm sido igualmente uns bons anfitriões sempre que recebem os azuis e brancos...


in "abola.pt"

Juventus ataca Fernando

A Juventus pondera avançar para a contratação de Fernando na reabertura do mercado, em Janeiro. O interesse do clube italiano é real e aumentou após a observação do jogo da última terça-feira, entre o FC Porto e o Zenit, onde se fez representar por um destacado elemento do departamento de scouting.

As informações sobre o médio brasileiro eram já muito positivas e esta missão de espionagem no Estádio do Dragão apenas serviu para confirmar o que o técnico Antonio Conte já sabia: Fernando tem o perfil desejado e encaixa como uma luva no meio-campo da equipa de Turim, que segue na primeira posição da tabela no campeonato transalpino.

A notícia foi dada a conhecer, ontem, pela Gazzetta Dello Sport, que avança que o assunto está agora entregue a Giuseppe Marota, director-geral da Juventus, uma vez que o aval técnico está dado. 

A BOLA confirmou estas informações em Itália, onde se admite que o clube poderá colocar em cima da mesa uma oferta na ordem dos sete milhões de euros, um valor curto, sobretudo tendo em conta o valor da cláusula de rescisão (30 milhões) mas atendível para um negócio de inverno no contexto dos portistas, que acabam de ser eliminados da Liga dos Campeões e precisam de liquidez financeira para compensar as perdas da despromoção para a Liga Europa.


in "abpla.pt"

Maicon apontado à Juventus

O defesa brasileiro do FC Porto, Maicon, é associado pela Imprensa italiana ao interesse da Juventus.

De acordo com a Gazzetta dello Sport, a exibição de Maicon no encontro com o Zenit, na passada terça-feira, ficou na retina dos emissários do clube de Turim que se deslocaram ao Estádio do Dragão para observar outro brasileiro do plantel portista: Fernando. 

Adaptado por Vítor Pereira à posição de lateral-direito nos últimos jogos, Maicon, 23 anos, tem contrato válido até 2014 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Segundo a mesma fonte, a Juventus pretende tirar partido da eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, e de uma hipotética necessidade do clube português em realizar um encaixe financeiro, para contratar os dois jogadores em Janeiro.


in "abola.pt"

Defour lamenta lesão: «Estava no bom caminho»

Steven Defour não disfarça a desilusão pela lesão sofrida no jogo com o Zenit, que o deve afastar da competição durante quatro semanas.

«Senti um estalo e não podia continuar. Foi uma lesão de contacto, nada que pudesse evitar. Tenho pena, pois ainda não me tinha lesionado desde que cheguei ao FC Porto», disse o médio em declarações à Imprensa belga, lamentando o timing do contratempo:

«Estava a adaptar-me gradualmente ao estilo do FC Porto. Estava a jogar como 10, na ligação entre a defesa e o ataque. Tinha muita bola e estava no meu lugar. É uma grande pena, estava no bom caminho».


in "abola.pt"

Inter pode incluir Ricky Álvarez nas negociações por Fernando

Ricardo ‘Ricky’ Álvarez, médio argentino do Inter Milão, pode ser incluído pelo clube italiano nas negociações com o FC Porto tendo em vista à contratação de Fernando, em Janeiro.

De acordo com a Gazzetta dello Sport, o extremo de 23 anos, contratado no último defeso ao Vélez Sarsfield, não faz parte dos planos de Claudio Ranieri e, como tal, poderá ser proposto como moeda de troca nas negociações por Fernando, sendo certo que o clube de Milão teria sempre de abrir os cordões à bolsa para levar o médio brasileiro do Dragão.

Fernando está vinculado ao FC Porto até 2014, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


in "anola.pt"