quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Racing oferece Matías Martínez para levar Iturbe

Imprensa argentina revela que o Racing Club prepara uma proposta por Juan Manuel Iturbe, na qual está disposto a incluir Matías Martínez, central que está referenciado pelo FC Porto.

O jornal Ole baseia-se em fontes próximas do clube de Avellaneda, confiantes de que o desejo de Iturbe em rumar ao Racing possa ser determinante para um desfecho favorável da operação.

Sem referir valores, o diário argentino explica que o Racing está a elaborar uma proposta por Iturbe que inclui Matías Martínez. O FC Porto já tentou o empréstimo do central, no entanto, o clube argentino fez saber que já está interessado numa saída em definitivo.


in "abola.pt"

Inter ainda pode avançar por Guarín

Gorada a possibilidade de se transferir para a Juventus, Fredy Guarín ainda poderá rumar ao futebol italiano. Segundo a imprensa daquele país, o Inter Milão está a ponderar avançar para o médio colombiano do FC Porto de forma a colmatar a saída de Thiagio Mota, para o Paris Saint Germain.

O clube italiano há muito que tem Guarín referenciado, a ponto de o próprio diretor Marco Branca ter recentemente elogiado o jogador. «Guarín é um jogador muito interessante e é seguramente uma possibilidade», disse.

Agora, com a saída de cena da Juventus, e uma vez que o Inter tem acertada a saída de Thiago Mota para o PSG, contra o pagamento de 10 milhões de euros, Guarín volta assim a ter possibilidade de sair do FC Porto ainda antes do fecho do mercado de transferências, marcado 


in "abola.pt"

GULPILHARES NÃO RESISTIU A SUÍSSAS E TIAGO SANTOS

O FC Porto Império Bonança recebeu e venceu o Gulpilhares, por 9-3, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado esta quarta-feira, no Dragão Caixa, onde Gonçalo Suíssas e Tiago Santos emergiram como as principais figuras dos azuis e brancos, depois de cada um deles ter apontado três golos.

O jogo, que terminou com a ampla vantagem dos Dragões, começou por revelar-se de difícil resolução para o decacampeão nacional, que atingiu o intervalo empatado a um golo, depois de Suíssas ter inaugurado o marcador e de Carrais ter igualado, pouco depois e a um minuto do descanso, na transformação de um penálti sem razão para o ser.

Com três golos em cinco minutos, entre o 27.º e o 33.º, Reinaldo Ventura e Pedro Gil (o espanhol por duas vezes) tornaram tudo muito mais simples, abrindo caminho à goleada, consumada pela noite inspirada de Gonçalo Suíssas e Tiago Santos, que confirmaram a condição de líder isolado do FC Porto Império Bonança.

Sob a orientação técnica de Tó Neves, os Dragões marcaram por Gonçalo Suíssas (20m, 45m e 46m), Pedro Gil (27m e 33m), Reinaldo Ventura (28m) e Tiago Santos (40m, 42m e 44m).



in "fcp.pt"

"O BALNEÁRIO ESTÁ TRANQUILO"

O FC Porto Império Bonança sofreu a primeira derrota da época no sábado, frente ao Valdagno, em encontro da Liga Europeia. No entanto, Tiago Santos garante que a equipa não vai acusar o desaire e que o melhor é voltar à competição "o mais rapidamente possível". Isso acontece já na quarta-feira (20h30), no Dragão Caixa, frente ao Gulpilhares, em jogo da 12.ª jornada do campeonato nacional.

O que esperam do Gulpilhares?
É um jogo importante e como é em casa esperamos o apoio do público. Conhecemos bem o Gulpilhares, que vem jogar no nosso erro e aproveitá-lo para concretizar contra-ataques. Mas, com a nossa competência e trabalho, vamos conseguir a vitória.

Após a derrota de sábado, como está o balneário?
Quando há uma derrota, precisamos de um jogo o mais rapidamente possível. Por isso é bom para nós entrar em rinque esta quarta-feira. O balneário está tranquilo. Não conseguimos um bom jogo frente ao Valdagno, mas esperamos que esta partida sirva para esquecer o desaire. Não criou mossa, despertou-nos para estarmos mais atentos e conscientes.

O Gulpilhares não vence desde meados de Dezembro. Será uma equipa fragilizada ou com motivação extra por jogar no Dragão Caixa?
Jogar contra o FC Porto traz sempre motivação extra. Todas as equipas e atletas o querem fazer. O Gulpilhares defende bem e tem avançados que vão concretizar se tiverem oportunidade e espaço. Por seu lado, nós temos jogadores que fazem a diferença e vamos tentar traduzir essa mais-valia em golos.



in "fcp.pt"

Baía considerado o melhor guarda-redes português


Italiano Buffon lidera uma lista que conta ainda com os nomes de Ricardo (66.º) e Eduardo (107.º).
O português Vítor Baía, já retirado dos relvados, foi considerado o 15.º melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, num "ranking" da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
Baía, que se notabilizou no FC Porto e passou duas épocas e meia no FC Barcelona, contabilizou 94 pontos, muito à frente dos seus compatriotas Ricardo (66.º, com 16 pontos) e Eduardo (107.º, com nove), guarda-redes ainda no ativo.
A lista, organizada em função das classificações anuais da IFFHS para o melhor guarda-redes e que contempla o período entre 1987 e 2011, é liderada pelo italiano Gianluigi Buffon (226 pontos), o guardião da Juventus e da seleção transalpina.
Atrás de Buffon encontram-se o espanhol Iker Casillas (213 pontos), do Real Madrid, e o holandês Edwin van Der Sar (201), que terminou a carreira na última época, cumprindo o último ano no Manchester United.
O guarda-redes melhor classificado e com passagem no futebol português é o dinamarquês Peter Schmeichel (ex-Sporting), que ocupa o quarto lugar (179 pontos), enquanto o belga Michel Preud"homme (Benfica) é 11.º (124 pontos).

in "dn.pt"

Wilson Davyes: «Este FC Porto é uma equipa a ter em conta»

Atípica. Assim se pode definir a temporada de Wilson Davyes. Com muitas lesões a impedir o curso normal da época, o meia-distância dos dragões foi dos que mais beneficiaram da passagem do FC Porto pela Viking Cup, na Noruega, no passado fim-de-semana, pois fez três jogos entre sexta-feira e domingo.
"Senti-me bem neste regresso, ainda por cima num torneio com alto nível. Foi bom voltar a ter as sensações do jogo, estar entre os meus colegas e, acima de tudo, sentir-me útil à equipa", começou por dizer Wilson a O JOGO. "Apesar de ter estado 'off' quase toda a época, tenho sempre a expectativa de jogar, é isso que gosto de fazer. O que passou, passou, não tenho forma de o mudar, agora só tenho que superar isso e tentar ser útil à equipa. Se estou a uns 40 por cento? Isso para mim é difícil dizer, mas sei que consigo claramente dar mais do que isto", referiu ainda.
Satisfeito com o seu regresso à competição, Wilson terá visto, no torneio norueguês, também um bom desafio ao grupo? "Claro que sim. Ainda por cima com o nível de equipas que encontrámos, equipas escandinavas que têm um alto nível técnico, que são boas tacticamente. É sempre importante ter jogos competitivos, com estas equipas que nos colocam problemas que, em Portugal, não é tão comum enfrentar", respondeu o primeira-linha, muitas vezes utilizado a central pelo técnico Ljubomir Obradovic durante os três jogos em Stavanger.
Para o que resta da temporada, que terá agora como que uma segunda fase, após a paragem para os trabalhos da Selecção, Wilson Davyes acredita num FC Porto forte. E dá como exemplo os primeiros meses de competição, nos quais a equipa nunca se pôde apresentar completa, tal a sucessão de lesões que a afectou. "Esse facto mostra bem a qualidade deste grupo. Estando privado de tantos atletas ao longo de tanto tempo, a qualidade manteve-se. E, se fizerem uma análise dos últimos anos, este foi aquele em que acabamos com mais pontos sobre os habituais rivais, por isso, com a integração de outros atletas, daqui para a frente só podemos melhorar. Este FC Porto é uma equipa a ter em conta em todas as frentes", garante, explicando por onde passa parte do êxito da equipa. "Conseguiu colocar-se no mesmo grupo pessoas que, além dos objectivos individuais, têm a noção de que, quando estamos em campo, há um objectivo comum e que esse é o mais importante. Os egos têm de ficar fora, e o objectivo é ganharmos. Temos uma missão, e é nisso que estamos focados."

«Pensei: é isto mesmo que quero ser»

O dia 31 de Janeiro de 2001 mudou para sempre o rumo de vida de Wilson Davyes. Na altura tinha apenas 12 anos, mas a memória do que viu na televisão mantém-se clara. "Lembro-me perfeitamente do primeiro jogo que vi e que me fez querer ser jogador de andebol. Foi um França-Portugal, no Mundial de 2001. Recordo-me de ver Bertand Gille e o grande jogo que ele fez. Aí pensei: 'É isto mesmo que eu quero ser, um jogador de andebol como ele", conta Wilson Davyes, admitindo, todavia, que o ídolo já era outro francês: Jackson Richardson. Wilson Davyes começou a jogar andebol no Sporting, depois de aliciado por alguns amigos. Com 17 anos, saiu para Espanha, para o Grupo Covadonga, tendo depois aceitado a proposta dos dragões, onde está a cumprir a quarta temporada e já conquistou três campeonatos.


in "ojogo.pt"

James a promessa que marca mais

Ainda não está no topo do mundo, mas caminha para lá chegar rapidamente. James não pára de ultrapassar barreiras e o mais recente golo marcado frente ao V. Guimarães coloca-o desde já como o melhor marcador do FC Porto no campeonato. Mas há mais: os oito golos apontados na prova também o transformam no melhor marcador sub-20 dos seis principais campeonatos europeus.
Por cá, Rodrigo, do Benfica, é o que mais se aproxima de James, com seis golos, enquanto nos principais palcos europeus é o belga Eden Hazard quem está mais perto do jovem colombiano, com sete golos marcados no campeonato francês (ver quadro ao lado). Curiosamente, ainda esta semana saíram notícias a anunciar que o Lille terá recusado uma proposta do Chelsea pelo avançado no valor de 35 milhões de euros, menos dez que a cláusula de rescisão do colombiano...
Um pormenor que não serve para desviar do essencial: James está mesmo a realizar uma grande temporada, confirmando as excelentes indicações que tinha deixado durante o primeiro ano no FC Porto. Na comparação entre as duas épocas percebe-se ainda melhor a evolução do internacional colombiano: na primeira época marcou dois golos na Liga, este ano já leva oito; com pouco mais de meio campeonato disputado, também já realizou o mesmo número de partidas a titular (10); e está apenas a 70 minutos de ultrapassar o registo de tempo de jogo da última temporada.
São também estes números que ajudam a transformá-lo num dos jogadores mais promissores a nível mundial, sendo ainda mais impressionante a sua capacidade goleadora, ele que até parecia estar mais talhado para os oferecer. Na lista que apresentamos, faltam ainda nomes importantes como o espanhol Thiago Alcântara (Barcelona) ou o alemão Mario Gotze (Borússia de Dortmund), que marcaram um e cinco golos, respectivamente.
Nesta altura, falta apenas responder a uma questão: até onde conseguirá chegar James? Vítor Pereira disse, recentemente, que também não sabia a resposta; tudo porque "James não tem limites", explicou o treinador.

Ponto final nas dúvidas

James começou a época mais tarde e, por isso, falhou os primeiros jogos. Estreou-se frente ao Leiria, com dois golos e uma grande exibição. No entanto, e depois de um excelente arranque, seguiu-se um período de menor utilização, sobretudo depois de ter sido expulso com o Feirense. Agora, e depois das últimas exibições, já parece difícil imaginar este FC Porto sem a irreverência do colombiano. Acabaram-se as dúvidas: o lugar é mesmo dele.

Dupla para queimar adversários

Hulk e James participaram, activamente, em mais de dois terços dos golos marcados pelo FC Porto no campeonato. No total, os dois jogadores tiveram influência directa em 26 (!) dos 37 golos apontados pelos portistas na competição, naquele que é apenas mais um sinal claro da preponderância que têm tido na equipa durante esta época. Curiosamente, dos 26 golos saídos desta parceria de sucesso, apenas quatro foram marcados depois de um trabalho a dois - Hulk assistiu três vezes o colombiano e James retribuiu o brasileiro com um passe para golo. Nesta estatística comparativa entre os dois, James lidera nos golos marcados (8) e nas jogadas com influência directa para golo (3), enquanto Hulk tem sido fundamental nas assistências para os companheiros, tendo realizado oito nos 14 jogos em que participou para o campeonato.

in "ojogo.pt"

Juventus fecha Cáceres e sai da rota de Guarín

Guarín viu ontem as portas da Juventus fecharem-se, depois de os bianconeri terem fechado a contratação do defesa Martín Cáceres, uruguaio do Sevilha. As posições que os dois ocupam em campo são diferentes, mas o clube italiano fica agora sem vagas para mais extracomunitários no plantel e impossibilitado de inscrever o colombiano.
É verdade que há hipóteses de Milos Krasic ser transferido (fala-se no Chelsea), mas nesta fase os italianos já terão até comunicado ao empresário de Guarín que saíram da corrida. Isto de acordo com o que a Imprensa italiana foi publicando ao longo do dia de ontem, embora em alguns sites se diga que o recuo é estratégico, para tentar que a SAD azul e branca venda por um preço mais acessível, algo em que o FC Porto não vai ceder.
A atestar a desistência estão também as palavras do presidente do Cagliari, que confirmou já ter acordado com Beppe Marotta, director-geral da Juventus, a venda de Nainggolan. Para quem não conhece, trata-se de um internacional belga, que joga na posição "8", precisamente a mesma que ocupa Guarín. A Imprensa italiana diz que a Juventus quer Nainggolan agora, mas o Cagliari argumenta que o acordo só é válido em Junho e que foi feito por 15 milhões de euros. O número afasta, naturalmente, as possibilidades de a Juventus investir mais 11 milhões no médio do FC Porto.
A desistência da Juve não faz cair por terra a saída de Guarín. O Inter mantém-se na sua pista e há outros interessados com os quais o agente Marcelo Ferreyra vai conversando. Para os dragões, a venda do médio não é um desígnio obrigatório, mas com tantas alternativas no plantel para a mesma posição, a perda nunca seria irreparável. Especialmente numa fase em que Defour se vem afirmando paulatinamente e em que Danilo acaba de chegar para jogar na lateral ou no meio-campo.
Os dragões vão continuar receptivos a ouvir propostas, sendo que a uma semana do fecho do mercado de Inverno, torna-se urgente resolver os casos pendentes. Nesse leque inclui-se naturalmente Guarín, que não se coibiu de o afirmar no Twitter, embora também tenha dito que, se tiver de ser, ficará feliz no Porto.

Salvação de Kléber está na bancada

Já lá vão sete jogos desde que Kléber marcou pela última vez, num total de dois meses de pouca felicidade e cada vez mais pressão. O substituto de Falcao nem começou mal a época, mas está mergulhado numa crise sem paralelo desde que chegou a Portugal. O anterior máximo sem marcar eram seis jogos e logo quando chegou ao Marítimo.
A confiança de Vítor Pereira não basta. Kléber "está triste e pouco confiante" e só os adeptos podem reverter a situação. "Precisa de marcar e sentir o apoio dos adeptos. Mas se sentir o carinho, chega mais depressa ao golo. Os adeptos têm de perceber que ele é jovem, tem muita qualidade e dá muito à equipa. Batalha como poucos, faz marcação defensiva e ainda no último jogo fez uma assistência", explica Rafael Miranda, ex-colega no Marítimo e um dos seus melhores amigos.
Rafael acredita que o goleador vai ultrapassar esta fase. "No futebol tudo é momento. Ele está triste porque sabe que tem condições para jogar no FC Porto, mas ao mesmo tempo tranquilo porque sente o apoio das pessoas do clube", conta, a propósito daquilo que conversaram na passada semana.
Osvaldo Botrel, que faz a assessoria do jogador, confirma que sentiu "alguma tristeza" na última vez que falou com ele. "Mas por ser assobiado. Quanto ao facto de não marcar, está tranquilo, porque sabe que rapidamente vai dar a volta à situação", frisa, recordando que "fez duas brilhantes assistências para golo nos últimos cinco jogos e isso também vale golo."

Regresso de Hulk ajuda a agravar crise

O provável regresso de Hulk já contra o Gil Vicente não ajudará Kléber a resolver o problema de falta de confiança. Isto porque o Incrível, que começou por ser um dos seus parceiros no ataque, é agora concorrente directo. Com Hulk a 100%, Vítor Pereira deve subtrair Kléber ao onze e assim baixam consideravelmente as possibilidades de marcar. Nesta fase, o jogador deve "agradecer" às ausências de Cristian Rodríguez (lesão) e Djalma (está na CAN), para ser pelo menos a primeira alternativa de ataque sentada no banco de suplentes.

Correria de Helton para o grupo mostrar apoio total

Se é claro que os adeptos duvidam da capacidade de Kléber e o têm mostrado com assobios nos últimos jogos em casa, o plantel está todo do lado do jogador e vincou-o de forma evidente no último jogo. Contra o Guimarães, foi João Moutinho a fazer o segundo golo, mas foi Kléber - fez a assistência - que toda a equipa correu para abraçar.
O feitio tranquilo e bem-disposto do brasileiro há muito conquistou o resto dos colegas. E estes entenderam que nesta fase o jogador tem de o sentir inequivocamente. O próprio João Moutinho foi o primeiro a saltar para o colo de Kléber e o abraço mais sentido veio directamente da outra ponta do campo. Helton correu cerca de oitenta metros para saudar o colega e este sentiu na mão do capitão o peso de todo o grupo do seu lado. "Fizeram isso para chamarem o público para apoiar o Kléber", acredita o amigo Rafael Miranda. Com o gesto, o plantel portistas quis efectivamente mostrar que está com ele, mesmo sem golos há muito tempo e com a esmagadora maioria de adeptos longe de ser compreensiva. Depois das palavras encorajadoras de Vítor Pereira, este foi o contributo dos colegas para que a má fase passe rapidamente.

in "ojogo.pt"

Santos ainda espera Fucile e pode perdê-lo no Verão

«Se, na janela de mercado a meio do ano, surgir alguma proposta, o Santos terá a prioridade para a cobrar.


O Santos fez correr rios de tinta em torno da inscrição de Danilo. Agora, espera pela chegada de Jorge Fucile. O uruguaio ainda está em Portugal a tratar dos detalhes burocráticos necessários. Para além disso, o clube brasileiro pode perder o jogador no Verão.

Para libertar Danilo, o Santos exigiu Fucile. Conseguiu o lateral uruguaio através de um empréstimo sem custos, até final de 2012. Porém, o F.C. Porto introduziu uma causa que defende os seus interesses: o jogador pode ser transferido na reabertura do mercado europeu, ficando o emblema brasileiro com prioridade sobre qualquer proposta que possa surgir.

«Se, na janela de mercado a meio do ano, surgir alguma proposta, o Santos terá a prioridade para a cobrar. Isso acontecerá somente se aparecer uma proposta. Nesse caso, ela será reencaminhada para nós e analisaremos se queremos ficar com o jogador ou não», explicou o presidente do Santos ao portal Terra.

Danilo já fez a sua estreia pelo F.C. Porto. Fucile, por seu turno, continua em Portugal, tendo passado os últimos dias a resolver com os dragões algumas questões contratuais. «Vamos enviar o bilhete de avião para o Fucile nesta quarta-feira», garantiu Luis Álvaro Oliveira.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira foi observar o City

TREINO MARCADO POR OITO AUSÊNCIAS



Vítor Pereira não orientou o treino do FC Porto desta quarta-feira porque se deslocou a Inglaterra para assistir, esta noite, em Anfield, ao jogo da segunda-mão das meias-finais da Carling Cup entre Liverpool e Manchester City, próximo adversário do FC Porto nas competições europeias (Liga Europa), a 16 de fevereiro.
Na sessão dos dragões destaque ainda para as ausências de Hulk, Cristian Rodríguez, Guarín, Emídio Rafael e Alex Sandro, devido a lesão, de Djalma, por estar ao serviço da seleção de Angola na Taça das Nações Africanas, e de Fucile e Sapunaru, por motivos ainda por esclarecer.
in "record.pt"

Djalma assistiu à vitória portista

NA CAN COM OLHOS NO DRAGÃO


Djalma está na CAN, lesionou-se no jogo de estreia de Angola nessa competição, mas já está novamente pronto a ajudar a sua seleção. Pelo meio, segundo confessou ontem, não perdeu a oportunidade de assistir na televisão ao jogo do FC Porto frente ao V. Guimarães, noDragão. “Acompanhei a partida, ganhámos e continuamos na corrida pelo título nacional, mas agora estou concentrado na seleção”, disse o extremo, de 24 anos, acrescentando que espera regressar à Invicta com níveis competitivos aceitáveis para manter a titularidade.


in "record.pt"

Peso de Palito

ALVARO PEREIRA ESSENCIAL NA DINÂMICA OFENSIVA



Quem diria que um Palito pode ser a trave mestra de qualquer empreitada! A verdade é que Alvaro Pereira é isso mesmo para o jogo ofensivo dos campeões nacionais: uma peça chave na qual assentam inúmeros lances atacantes, como deixou a nu a exibição coletiva frente ao V.Guimarães, possivelmente a mais consistente desde o início da época.
O peso de Palito nas manobras dos dragões é percetível à vista desarmada, mas são os números que delimitam a sua real influência. As estatísticas oficiais da Liga no recente confronto com os minhotos colocam o uruguaio no “top 3” de vários parâmetros de jogo. Desde logo no número de bolas jogadas pelo defesa-esquerdo, um total de 87, que correspondem a dois minutos completos com a bola nos pés, mais do que qualquer jogador naquela partida. O esquerdino também se destacou no capítulo dos remates, no qual contabilizou três tentativas, apenas superado por João Moutinho e Varela. E este último, o extremo internacional português, ficou a léguas do lateral na contabilidade dos cruzamentos, que, em teoria, se consubstanciariam num dos seus pratos fortes: Alvaro Pereira executou um total de 13 centros para a área adversária, mais 7 do que Varela. Quem muito ataca fica automaticamente na mira dos seus adversários e, por isso, Palito é o segundo jogador da equipa com mais faltas sofridas.
in "record.pt"