quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VITOR PEREIRA: "OS JOGADORES SABEM QUE NÃO HÁ MARGEM DE ERRO"


Imune ao ambiente e a provocações. O diagnóstico é de Vítor Pereira, a propósito da sua própria equipa e feito em plena conferência de imprensa, que precede a deslocação a Alvalade, onde, garante o treinador, nenhuma envolvência adversa inibirá João Moutinho, Varela, Izmaylov e Liedson. “Eles vão com espírito de conquista”, assegura o treinador.

Na antevisão do “Clássico”, projectada ao princípio da tarde desta quinta-feira, no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o técnico do FC Porto respondeu ainda aos desafios de Jorge Jesus, de Ricky van Wolfswinkel e de Domingos Paciência, antes de resumir e focar todas as perguntas e manobras de dispersão numa questão elementar: “Não há margem de erro”.

O lado B do "Clássico"
“O FC Porto tem revelado nos últimos anos dificuldades em defrontar o Sporting em Alvalade. Não tenho dúvidas de que será um jogo bem disputado, frente a uma equipa que me parece agora mais compacta. Considero as afirmações do Jorge Jesus um pouco desrespeitosas para com os profissionais do Sporting e recordo-me perfeitamente do Sporting-Benfica, até porque assisti ao jogo em Alvalade, e o Benfica fez o resultado na segunda parte, com o Sporting a acusar o cansaço do jogo da Liga Europa. Aliás, enquanto o Sporting foi Sporting, vi mais Sporting do que Benfica. E a propósito dessa questão de equipas A e B, recordo que aquela que foi considerada a grande exibição do Benfica esta época aconteceu em Camp Nou, contra um Barcelona que só apresentou o Puyol da equipa habitual. Desse jogo, que atirou orgulhosamente o Benfica para fora da Liga dos Campeões, para o mais recente, com o Real Madrid, só o Puyol se manteve na equipa do Barcelona. Agora também não será o Sporting B a defrontar o FC 
Porto.”


As preferências de Wolfswinkel
“O Sporting, na situação em que está, tem que ganhar os seus jogos. Nós também temos que ganhar os nossos, porque queremos ser campeões, mas ele [ndr: Ricky van Wolfswinkel] também tem que o assumir. Quanto ao resto, de querer impedir o FC Porto de ser campeão, não vou comentar. Ele tem o direito de ter as suas preferências e de ter os seus amigos.”

Espírito de conquista
“Relativamente às palavras do meu colega Domingos [ndr: sobre o grau de profissionalismo de Izmaylov], não vou tecer comentários. São palavras dele. O que sei é que os jogadores que jogaram no Sporting e agora são do FC Porto vão a Alvalade com espírito de conquista.”

Força do colectivo
“A equipa do Sporting parece-me mais solidária, com ideias mais definidas, mais compacta e tem qualidade individual e condições de esgrimir argumentos connosco. Vou apresentar a equipa que considero estar mais habilitada para disputar este jogo. Todos os jogadores são importantes no FC Porto e o Mangala não é excepção, mas a força do FC Porto é claramente o colectivo.”

Sem margem de erro
“Disputar este jogo no primeiro terço do campeonato não é a mesma coisa que fazê-lo no último terço do campeonato, que está renhido e bonito. Os jogadores sabem que não há margem de erro para podermos atingir o nosso objectivo.”

Imunes ao ambiente
“Não acredito que os assobios em Alvalade possam inibir os nossos jogadores que já representaram o Sporting. Estão habituados a este tipo de ambientes. E depois do que vi fazer alguns deles em Istambul, num jogo com o Besiktas, num ambiente tão difícil que não se consegue descrever, não tenho quaisquer dúvidas de que isso não terá qualquer peso. O que decide jogos é o talento que eles têm.”


in "fcp.pt"

«Se Liedson vai festejar em Alvalade? Primeiro terá de jogar», diz empresário

As voltas que a vida dá. Pouco mais de dois anos depois de se ter despedido de Alvalade, a 4 de fevereiro de 2011,com dois golos (frente à Naval), o coração a querer saltar do peito e os olhos lavados em lágrimas, Liedson regressa à casa leonina, agora de camisola azul e branca no corpo. 

Sensação estranha com o choque a ser amenizado por não lhe estar reservada a titularidade. Mas vai ao banco e até poderá desta vez ser chamado a jogo, o que não acontece há três partidas consecutivas. E se marcar, será que festejará? 

Marcelo Robalinho, um dos empresários do jogador, já que é representado por uma agência da especialidade, não tem entretanto tanta certeza de como Liedson reagirá se marcar em Alvalade. «Não tocamos nesse assunto. Cada jogador age à sua maneira. Ele passou muitos anos no Sporting, é uma verdade, foi um clube que o marcou muito, mas tudo depende do momento, do ambiente, das emoções. Não sei mesmo como será sua atitude no caso de marcar, se vai festejar ou não. Deixo a dúvida. Primeiro, terá de jogar», salvaguardou o agente a A BOLA, que já se dará por satisfeito só por o Levezinho ir a jogo.

in "abola.pt"

Futre: «Liedson e Izmailov têm de estar preparados para o pior»


O antigo internacional português Paulo Futre aconselha os futebolistas do FC Porto Izmailov e Liedson a estarem preparados "para o pior" no regresso a Alvalade, para defrontarem o Sporting, clube que ambos já representaram.

"Vai ser especial para eles. Têm que estar preparados para o pior a nível de assobios. Não esperem ser recebidos com carinho, nem um nem outro", disse Paulo Futre, em declarações à agência Lusa, antevendo o clássico da 21.ª jornada da liga, agendado para sábado.

O jogo de sábado deverá marcar o regresso a Alvalade do avançado luso-brasileiro Liedson e do médio russo Izmailov, dois jogadores que representaram o Sporting durante várias épocas.

Paulo Futre, que em 1984 se transferiu do Sporting para o FC Porto, lembra que o seu regresso à Alvalade, em abril de 1985, para defrontar o clube no qual se formou, foi "duro e difícil".

"Foi difícil, principalmente no primeiro jogo que fiz", disse o antigo internacional português, acrescentando: "Custou a dormir três ou quatro dias antes do jogo".

Paulo Futre, que em 1987 trocou o FC Porto pelo Atlético de Madrid, protagonizando então a maior transferência do futebol português, considera que "não existem favoritos" para o jogo de sábado, apesar de as equipas estarem separadas na classificação por 30 pontos.

"Nunca há favoritos em clássicos e em dérbis, independentemente do momento de cada equipa", disse, acrescentando: "É claro que o FC Porto está muito melhor do que o Sporting".

Paulo Futre, que também passou pelo Benfica, garante que os jogos entre "grandes" são "sempre especiais" e antevê um encontro importante para as duas equipas.

"É importante para os dois. O FC Porto luta pelo campeonato e entramos numa fase em que perder pontos começa a ser complicado. Para o Sporting seria importante ganhar porque ainda sonha estar na liga Europa e era um jogo que uma vitória lhe dava moral", disse.

in "record.pt"

Reyes porta-bandeira

FEDERAÇÃO DÁ FUTURO REFORÇO COMO EXEMPLO


O FC Porto contratou a principal figura de uma geração que promete mudar o futebol do México. A ideia é de Héctor Iñarritu, diretor da federação mexicana, que apontou Diego Reyes, central já contratado pelos dragões para a próxima época, como maior exemplo da revolução que está prestes a alterar o rumo do futebol do seu país.

“Diego Reyes é o maior exemplo de que a mentalidade do jogador mexicano mudou. Tem apenas 20 anos, mas já disputou mais de 140 partidas pelas seleções jovens e atrás dele vêm muitos outros”, referiu o diretor, sinalizando o portista como porta-bandeira do lema desta geração: “Sim, é possível.”

in "record.pt"

Primo de Gelson ligado ao FC Porto

A imprensa suíça fala de um alegado interesse do clube portista em Cabral, médio do Basileia. O FC Porto nega. 


Cabral é, antes de mais, primo de Gelson, médio que joga no Sion a título de empréstimo do Sporting. Cabral também é médio e hoje surge na imprensa suíça como fazendo parte da lista de interesses do FC Porto.

O clube portista nega qualquer ligação ao futuro do jogador de 24 anos, 70 quilos e 1,78 metros e que esta já foi titular em 29 dos 32 jogos do clube que foi adversário do Sporting na fase de grupos da Liga Europa.

Cabral, que dispõe de dupla nacionalidade - suiça e cabo-verdiana - é um jogador em final de contrato.


in "ojogo.pt"

Kléber pronto para acabar jejum

Avançado emprestado pelo FC Porto ao Palmeiras foi chamado pela primeira vez, depois de uma lesão. Não joga desde o dia 8 de dezembro.


Convocado pela primeira vez no Palmeiras, Kléber, jogador emprestado pelo FC Porto, está ansioso pela estreia. O avançado foi chamado para o jogo desta quinta-feira com o Libertad, para a Taça Libertadores. 

"Estou muito contente com a primeira chamada. Como é o primeiro jogo, é claro que tenho ansiedade, mas estou feliz. Espero que tudo dê certo e a gente volte com os três pontos", afirmou, depois de recuperado de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. 

"Não sinto mais dores. Fisicamente não estou a 100 por cento, mas aos poucos estou evoluindo e já me sinto bem. Acredito que dê para jogar uns 20, 25 minutos. Esse período dá para atuar perfeitamente", garantiu.

Já o treinador Gilson Kleina admitiu que Kléber deverá ser uma opção. "Ele está a evoluir, que é o mais importante. Agora sarou a dor e precisa ter ritmo. Espero que se possa estrear bem. Vamos ver de que forma poderemos utilizá-lo da melhor maneira", declarou.

Kléber, refira-se, não joga desde o dia 8 de dezembro, quando foi suplente utilizado na vitória do FC Porto em casa com o Moreirense.



KLÉBER

"Existia o peso de Falcao"


Avançado aborda a passagem pelos dragões e lamenta que, depois de ter começado bem, tenha visto as coisas a correr mal e a "cobrança" a crescer.

Kléber chegou ao Palmeiras com uma missão: render o goleador argentino Barcos, que se transferiu para o Grémio. O avançado ex-FC Porto falhou no Dragão no papel de render Falcao, mas está pronto para relançar a carreira. "Agora estou mais preparado psicologicamente. Comecei bem no FC Porto, fazendo bastantes golos, mas depois as coisas começaram a acontecer do jeito que eu não esperava. É claro que começou a cobrança, porque existia o peso de Falcao, goleador de tudo o que tinha jogado, batendo vários recordes. Chego ao Palmeiras mais preparado, sabendo do peso que o Barcos deixou. Estou com o pensamento positivo e bastante otimista", afirmou o jogador ao lancenet.

Kléber, de 22 anos, alinhou na Liga dos Campeões e mudou-se para um clube que vai disputar a Série B do Brasileirão, apesar de estar na Taça Libertadores. O jogador não pensa ter sido um passo atrás. "Na vida temos de aceitar desafios, senão acomodamo-nos num certo nível e não saímos mais. Perdi um pouco de espaço no FC Porto, não estava a jogar e precisava voltar para o Brasil para me reanimar, estava um pouco cabisbaixo na Europa. Precisava sentir esse clima brasileiro, voltar a sentir-me feliz, ficar próximo da minha família. E o Palmeiras apresentou um projeto excepcional. A nova direção está de parabéns pelo que está a fazer e o que vai fazer. Estou bastante entusiasmado. O Palmeiras vai-me reacender, que é o que eu estou a precisar", declarou.

Kléber também abordou algumas curiosidades, como o ídolo: Ibrahimovic. "É um jogador excecional, técnico, ajuda a marcar e contribui para a equipa de todas as formas", apontou, falando dos jogos com o PSG, no qual, apesar de não ter sido utilizado, aproveitou para cumprimentar o sueco. "Cumprimentei, mas fiquei com vergonha", confessou.

in "ojogo.pt"

"Milan? Claro que Mangala tem interesse"

Instado a avançar quanto é que os "rossoneri" teriam de pagar pelo francês, Fabrizio Ferrari recusou colocar-se no papel de dirigente do FC Porto, mas lembrou que o clube sempre vendeu caro


Se os rumores sobre o interesse do Milan em Mangala já eram vários, mais intensos devem ficar depois do empresário do central, Fabrizio Ferrari, ter dito ao sítio "MilanNews.it" que o jogador não fecharia a porta aos "rossoneri". "Parece-me pouco provável que se alcance um acordo neste momento. Claro que o jogador teria interesse [em jogar no Milan], mas daí a existir uma negociação... Para já não vejo condições para tal", referiu o italiano.

Confrontado com a possibilidade de Mangala custar aos cofres do Milan cerca de 20 milhões de euros, Ferrari preferiu não avançar números, mas lembrou que o FC Porto é um clube que vende sempre caro. "Não vou entrar em detalhes, é o FC Porto que define o valor do jogador e não quero colocar-me na posição dos dirigentes. Agora, o clube sempre vendeu bem, como aconteceu com Hulk, Falcao ou Cissokho", enumerou.

Fabrizio Ferrari diz que Mangala é "um talento" e destacou a "impressionante força física e capacidade de antecipação" como as principais qualidades do portista. "Está a ganhar experiência internacional. É o terceiro ano que está a disputar a Liga dos Campeões e o FC Porto está a fazê-lo crescer. Acho que tem sido um ano muito bom para ele", referiu. 


in "ojogo.pt"

Fernando Mendes "O Sporting está a ser enxovalhado diariamente"

Fernando Mendes, antigo defesa esquerdo dos leões, mostra a sua tristeza pelo estado actual do clube onde nasceu como jogador. Mendes, que também representou o FC Porto, faz a antevisão do clássico de sábado entre leões e dragões. 


Fernando Mendes, antigo internacional português, está "triste" por ver o clube "onde "nasceu como jogador e como homem, a passar por uma situação complicada". Fernando Mendes considera que é o resultado dos "erros do passado".

Em declarações a Bola Branca, Fernando Mendes fala da necessidade de "dar a volta" à crise leonina, até porque "o Sporting é um clube com uma história muito grande para andar a ser enxovalhado diariamente, que é o que tem acontecido".

Fernando Mendes, que entre outros clubes também foi jogador do FC Porto, antecipa o clássico de sábado em Alvalade. Sobre o Sporting, admite que "uma vitória" pode servir para a equipa orientada por Jesualdo Ferreira se "moralizar" e conseguir ainda "chegar às competições europeias".

Sobre o FC Porto, Fernando Mendes reconhece que, neste momento, o conjunto orientado por Vítor Pereira "está extremamente confiante". O clássico, a contar para a 21ª jornada do campeonato, está marcado para sábado, às 19h45, em Alvalade. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt


in "rr.pt"

Empresário de Izmailov ataca. "Domingos deve pensar nos seus erros"

Ex-treinador do médio russo questionou "profissionalismo" do jogador pela diferença de postura revelada ao serviço do FC Porto e do Sporting. Em Bola Branca, Paulo Barbosa faz a defesa de Izmailov e esclarece que a saída de Alvalade se deveu aos problemas financeiros dos leões. 


O empresário de Marat Izmailov não digeriu bem as acusações de falta de profissionalismo dirigidas por Domingos Paciência ao médio russo, numa entrevista à RTP.

Paulo Barbosa reage, em Bola Branca, às declarações prestadas pelo antigo treinador do Sporting, que orientou Izmailov em Alvalade. O representante do actual jogador do FC Porto aconselha Domingos a efectuar uma introspecção ao rumo que a sua carreira de treinador tem tomado, ultimamente.

"Para o Domingos, depois de um período menos positivo e de ter sido afastado do Deportivo, será importante reflectir sobre os erros que terá cometido na carreira, o que se terá passado de mal no Sporting e no Deportivo e não fazer comentários sobre um atleta que ele conhecia perfeitamente. Ele [Domingos] sabe que não é essa a razão dos infortúnios que ele tem tido [falta de profissionalismo]. Aquilo que eu aconselho ao Domingos é a reflectir mais sobre si próprio e menos em relação aos outros", atira Paulo Barbosa.

Saída para o Dragão com nova versão
Godinho Lopes, presidente demissionário do Sporting, sempre justificou a saída de Marat Izmailov com a fraca produtividade do atleta em Alvalade. 

Ora, Paulo Barbosa apresenta uma versão diferente dos acontecimentos, assente, sobretudo, em "razões financeiras". E deixa a garantia:  "O Marat saiu do Sporting, não por sua própria vontade".

"Foi-nos comunicado", prossegue o empresário "que, por razões financeiras, não havia condições para que ele continuasse. Foi-nos sugerido encontrar uma solução que fosse boa para todas as partes. Foi isso que aconteceu", explica, retratando a felicidade que Izmailov sente ao alinhar de dragão ao peito. 

"Ele está muito feliz por estar num clube que joga na Liga dos Campeões. Como tudo na vida, há ciclos e não vale a pena tentarmos encontrar bode expiatórios, porque o Marat nunca tomou a iniciativa de sair do Sporting", atesta, considerando que, agora no FC Porto, a recuperação dos problemas físicos dos últimos anos entrou já no último estado de resolução.

"Pela primeira vez, após várias operações, conseguiu começar a época desde o princípio. Ele vem de um processo de recuperação natural, normal, que iria ter sequência. No FC Porto, há outras condições e o que está a acontecer hoje nada mais é do que o resultado de um trabalho físico que está a fazer", salienta.

"Czar" espera boa recepção em Alvalade
Paulo Barbosa mostra-se "convencido" de que o "czar" será bem recebido em Alvalade, no clássico de sábado entre Sporting e FC Porto. 

"Estou convencido de que será sempre bem recebido em qualquer parte em que jogue, porque foi um grande profissional e enquanto esteve disponível, deu tudo dentro de campo", conclui. 


in "rr.pt"

Lado B do Porto confiante para o duelo com o Sporting

Há outro clássico, entre dragões e leões, este fim-de-semana. As equipas B defrontam-se, em jogo a contar para a 30ª jornada da Segunda Liga. Rui Gomes, treinador do Porto B, está confiante. 


Há grande confiança no balneário da equipa B do FC Porto para o encontro com o Sporting B, no sábado, no Estádio Jorge Sampaio, em Gaia. Rui Gomes, treinador da formação nortenha, declara que os azuis e brancos estão "superconfiantes" para o clássico, a contar para a 30ª jornada, da Segunda Liga.

O técnico está consciente de que será "um jogo difícil e equilibrado", mas acredita na capacidade da sua equipa. O Porto perdeu, no último fim-de-semana, em Penafiel, e essa derrota, de acordo com Rui Gomes, vai "funcionar como estímulo para voltar às vitórias".

Além disso, o treinador reconhece que se trata de um encontro especial: "O que rodeia o jogo, as expectativas que se criam, o que se fala mais durante a semana, provavelmente acaba por potenciar uma maior expectativa em relação ao jogo", assume o treinador, em declarações publicadas no site do FC Porto.

O jogo entre dragões e leões, para a 30ª jornada da Segunda Liga, é um aperitivo para o clássico entre as equipas principais. O duelo entre as equipas B está marcado para as 16h00, de sábado. O duelo entre as equipas A está agendado para as 19h45, do mesmo dia. 


in "rr.pt"