sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rentería: Independiente desiste, Once Caldas avança

Avançado deve confirmar mudança em breve


O Independiente de Medellín anunciou que não vai receber Wason Rentería como reforço. Na equipa colombiana lutava com o Once Caldas, outro grande do país, pelo concurso do avançado do F.C. Porto, mas, na voz do treinador Edgar Carvajal, confirmou que perdeu a batalha.

«Iludi-me com o Wason [Rentería] porque é um jogador com uma dimensão muito grande, um jogador de selecção e com experiência no estrangeiro. Mas não podemos contrariar o destino e agora temos de recorrer ao plano B ou ao plano C», admitiu.

O Independiente chegou a ter um acordo verbal com Rentería, conseguido pelo presidente Jorge Osorio Ciro, mas, de acordo com a imprensa local, o Once Caldas acabou por levar a melhor e deve anunciar a contratação do jogador nos próximos dias.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto perto de garantir Kelvin: «Só falta assinar»

Presidente do Paraná Clube confirma que a negociação «está fechada»

Kelvin Oliveira está perto de se tornar mais um reforço do F.C. Porto para próxima época. À semelhança do que acontece com Juan Iturbe, o brasileiro é um jovem de apenas 17 anos, que completa a maioridade no dia 1 de Junho, e que portanto só a partir da próxima época se torna opção real no Dragão.

Ao contrário de Iturbe, que se estreou com 16 anos na primeira divisão do Paraguai, Kelvin é porém uma revelação recente. O esquerdino fez apenas onze jogos na equipa principal do Paraná Clube. Marcou dois golos e deu nas vistas ao ponto de chamar a atenção dos grandes clubes do Brasil.

Foi nessa altura que o F.C. Porto atacou com rapidez. «O acordo está fechado», disse ao Maisfutebol o presidente Aquilino Romani. «Da nossa parte está tudo feito, a negociação está encerrada. Só falta assinar os papéis. Penso que o Kelvin está a tratar da burocracia com o F.C. Porto.»

Desta forma o F.C. Porto está perto de oficializar a aquisição de um jovem que, tal como Iturbe, estava em litígio com o clube e por isso chega por um valor mais baixo. Kelvin desde o fim do campeonato da segunda divisão brsileira que deixou de aparecer no Paraná e não se apresentou aos treinos.

Ora nesse sentido, garante o presidente, a negociação de Kelvin foi um mal menor. «Foi-nos apresentada uma proposta por um grupo de empresários, em nome do F.C. Porto, e foi aceite. Conseguimos salvaguardar os nossos interesses e garantir uma percentagem da transferência.»

O Maisfutebol falou, de resto, também com Pedro Alfonsin, advogado que tem representado os interesses do jogador em todo este processo, o qual se recusou a fazer algum comentário, referindo que Aquilino Romani «é a única fonte oficial autorizada a falar de toda essa negociação.»

Em aberto está a possibilidade de Kelvin se manter no Paraná até Junho e jogar o Campeonato Paranaense. Ele que era pretendido por clubes como o Palmeiras, de Scolari. «Kelvin tem boas possibilidades de jogar mais dois ou três anos no Brasil antes de se transferir para fora», disse Felipão.

O currículo de Kelvin é modesto. Dono de um bom pé esquerdo, é um médio de ataque franzino (1,69 metros, 63 kg), mas muito técnico e hábil. Estreou-se no Paraná frente ao Guaratinguetá com um golo, o que lhe permitiu estabelecer-se na primeira equipa e tornar-se revelação do futebol brasileiro.

in "maisfutebol.iol.pt"

«OS JOGOS COM O VALONGO SÃO SEMPRE COMPLICADOS»


O FC Porto Império Bonança desloca-se este sábado (18h30) ao rinque da AD Valongo, no arranque da segunda volta do campeonato nacional. Na antevisão ao www.fcporto.pt, Gonçalo Suíssas sublinhou que o facto dos eneacampeões não seguirem na frente da classificação não lhes retira «motivação» nem «confiança».

Vencer na segunda volta
«Vamos encarar o jogo frente ao Valongo da mesma forma que encaramos todos os outros, ou seja, como um encontro para vencer. Temos consciência de que não dependemos apenas de nós, mas só temos de nos preocupar connosco. Vamos encarar todas as partidas da mesma forma e procurar vencer os 15 jogos que faltam disputar, porque não podemos vacilar mais.»

Manter a confiança 
«Os nossos adversários directos ainda vêm ao Dragão Caixa e nos outros 14 jogos que restam poderão ter um deslize. Por isso, temos de estar confiantes, caso contrário ainda se torna mais difícil. Não é por acaso que se vencem nove campeonatos consecutivos: não deixamos de saber jogar hóquei. Admito que seja uma fase menos boa, mas vamos entrar em jogo com confiança e procurar marcar uma posição forte logo de início.»

Impor o ritmo
«Os jogos com o Valongo são sempre complicados, principalmente fora, onde o público é muito incisivo e puxa bastante pela sua equipa. Vamos ter de defender muito bem e, se assim for, adquiriremos confiança e tudo se tornará mais fácil no ataque. Temos de marcar uma posição forte e impor o nosso ritmo de jogo, afinal de contas somos eneacampeões nacionais.»


in "fcp.pt"

JOÃO SANTOS CONVOCA OS ADEPTOS PARA O JOGO COM O LUSITÂNIA


Ser MVP ou emergir entre os melhores, como aconteceu em Guimarães, não é a prioridade que o move. Depois de conduzir a reviravolta no jogo da última jornada, João Santos mantém o desempenho colectivo no topo dos seus cuidados e é argumentando com a qualidade da equipa que prepara a recepção ao Lusitânia.

O FC Porto Ferpinta-Lusitânia, da 13.ª ronda da Liga, começa às 17h00 de sábado, no Dragão Caixa, onde João Santos espera «ver muito público», predispondo-se a gerar a sensação de que os adeptos também fazem parte da equipa. 

Tudo para vencer
«O jogo da primeira volta, nos Açores, aconteceu numa fase inicial da temporada. Foi o segundo do campeonato, sabíamos que ia ser difícil, mas acabámos por torná-lo fácil. Agora estamos numa fase da época mais adiantada ao nível da preparação e da assimilação dos próprios conceitos de jogo, pelo que só temos de encarar esta partida com confiança, sabendo de antemão que não há encontros fáceis, que temos de defender bem e fazer tudo para vencer.»

Do individual ao colectivo
«O Lusitânia tem jogadores com qualidade e que em determinadas alturas poderão fazer a diferença, tanto no jogo exterior como no jogo interior. Contudo, o basquetebol é um jogo colectivo e, por isso, mais importante do que estarmos preocupados com a valia individual deste e daquele, será concentrarmo-nos em ser melhor equipa do que o Lusitânia.»

Aprender com os erros
«Temos demonstrado, no decorrer da época, que já melhorámos em muitos aspectos. É natural que em certos jogos nem tudo nos corra da melhor forma, mas temos cumprido o objectivo no campeonato, que é vencer jogo após jogo. Só necessitamos de olhar para os erros, aprender com eles, corrigi-los e manter a consistência defensiva durante os 40 minutos, algo que é sempre muito difícil para qualquer equipa, até porque as outros também têm as suas armas e qualidade para nos dificultar o jogo.»

Qualidade suficiente
«Numa equipa, é quase impossível que os jogadores atinjam simultaneamente o pico de forma, e o bom deste grupo é que tem qualidade suficiente para, semana a semana, ter um jogador que se destaque. Neste último jogo, posso ter sido eu, ou o Zé Costa, no sábado pode ser o Carlos Andrade ou o Julian Terrell...» 

Consistência defensiva e táctica
«Tenho a noção de que não podemos ser MVP em todos os jogos e o fundamental é que a equipa mantenha a consistência defensiva e táctica. Não é importante que seja sempre o mesmo jogador a destacar-se, mas sim que a cada jogo seja um jogador diferente. Desta forma, torna-se até mais difícil para as outras equipas conseguirem fazer o scouting da nossa equipa.»

Integrar os adeptos na equipa
«Gostava de ver muito público no sábado, no Dragão Caixa. Estamos em primeiro e vamos entrar numa fase decisiva da época. Queremos que os adeptos sintam que fazem parte da equipa e que tenham prazer em assistir aos nossos jogos.»


in #fcp.pt"

Iturbe e o F.C. Porto: «É a melhor notícia deste início de 2011»

Jovem de 17 anos rumará a Portugal no final da presente época

Juan Manuel Iturbe já fala como jogador do F.C. Porto. O jovem internacional argentino, actualmente a disputar o Sul-Americano de sub-20, acertou os detalhes do contrato que o irá ligar aos dragões a partir da próxima temporada. Isto porque tem apenas 17 anos.


Como o Maisfutebol adiantou, o Cerro Porteño vai receber cerca de um milhão de euros. A quantia foi anunciada pelo presidente do clube, Juan José Zapag. O empresário do jovem e os seus pais devem arrecadar mais 500 mil euros.



«Felizmente, já está tudo resolvido. É a melhor notícia que podia receber neste início de 2011», desabafou o médio, envolvido numa polémica com o emblema do Paraguai que o impedia de jogar.



Iturbe pode evoluir no Quilmes (Argentina), onde estava a treinar, até final da presente temporada, antes de iniciar a viagem rumo a Portugal. «Não sei se vou jogar no Quilmes, mas o mais importante é que vou poder jogar. Para já, estou concentrado no Sul-Americano e o meu sonho é coroar todo este momento com o título», rematou o jogador, segundo as declarações reproduzidas pelo jornal argentino Olé.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas gere e deixa quatro titulares de fora

CONVOCATÓRIA PARA JOGO COM GIL VICENT


André Villas-Boas fez uma convocatória para o jogo da Taça da Liga com o Gil Vicente, no sábado, em Barcelos, onde merece destaque as ausências de Helton, Sapunaru, Rolando e Belluschi, habituais titulares.
Em sentido inverso estão de regresso Kieszek, Mariano e Sereno.
Falcão, ainda em recuperação, fica também de fora. O colombiano fez ginásio e treino condicionado na sessão desta sexta-feira, enquanto Alvaro Pereira esteve em tratamento.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Beto e Kieszek;
Defesas: Maicon, Fucile, Emídio Rafael, Sereno e Otamendi;
Médios: Guarín, Moutinho, Souza, Fernando e Ruben Micael;
Avançados: Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Varela, Walter e James.
in "recorfd.pt"

Beto: «Ainda não pensamos no jogo com o Benfica» (video)

GUARDA-REDES ANTEVIU JOGO COM GIL VICENTE


Na superflash após o treino desta sexta-feira, o guarda-redes Beto fez a antevisão da receção de sábado ao Gil Vicente, jogo da 3.ª jornada da 3.ª fase de grupos da Taça da Liga.
Sobre o adversário, Beto referiu que o grupo tem um grande respeito pelos gilistas, deixando alguns elogios à equipa comandada por Paulo Alves.
"Temos muito respeito pelo Gil Vicente. É uma equipa que se encontra bem classificada na Liga Orangina e que podia perfeitamente estar na Liga Zon Sagres", afirmou, acrescentando: "É com esse sentido que iremos encarar este jogo. Queremos vencer e vamos esperar que haja a possibilidade de seguir em frente na competição".
Sobre o jogo de quarta-feira frente aos encarnados, das meias-finais da Taça de Portugal, o guarda-redes foi perentório: "Ainda não pensamos no jogo frente ao Benfica, até porque matematicamente ainda é possível estarmos na próxima fase da Taça da Liga e é nisso que estamos a pensar".
Acerca do momento pessoal e após ter estado afastado da competição durante um mês por lesão, Beto confessou estar com "saudades dos relvados", referindo que o pior já passou.
"Pessoalmente, não foi uma fase fácil. Nunca tinha passado por uma paragem tão prolongada e perdi algumas oportunidades que me poderiam ter dado vantagem em algumas situações. Mas o importante é estar de volta", atirou.
in "record.pt"

FC Porto, 43 jogos seguidos a marcar. Está superada a marca do Benfica...

Os portistas não falham desde 21 de Março de 2010, mas o recorde nacional é 60. Do Benfica!


Messi, Villa e Pedro, o MVP do Barcelona, somam entre si 70 golos esta época, entre campeonato, Taça do Rei, Liga dos Campeões e Supertaça espanhola. O argentino colecciona 35, o Guaje 17 e o canário 18. São registos espectaculares de uma equipa que já ultrapassou a barreira dos 100 golos em 2010-11. Em 35 jogos, 102 golos. Um hino ao futebol de ataque.

Por cá há imitadores. Da melhor espécie. Como o FC Porto, que só perdeu uma vez na presente temporada (1-2 com Nacional, no Dragão), à imagem do Barcelona (0-2 com Hércules, em Camp Nou). Mas os portistas, joguem eles de azul e branco às riscas ou de amarelo, marcam há 43 jogos seguidos, todo um recorde interno. Desde o 0-3 no Algarve, com o Benfica, para a final da Taça da Liga, o FCP afinou a pontaria e nunca mais ficou a zeros. Primeiro com Jesualdo Ferreira, depois com André Villas-Boas.

A máquina mantém-se igual a si própria, o que é normal se atendermos ao facto de o plantel portista ter dois fantásticos goleadores como Hulk (31) e Falcao (30). Números recolhidos a partir do tal descalabro algarvio. São 43 jogos, com 39 vitórias, três empates, uma derrota e 113-23 em golos.

A estatística impressiona, sem dúvida. Para mais se tivermos em conta que o FCP dos 43 jogos sempre a facturar ultrapassou uma marca do Benfica de 1961, que esteve 42 jogos seguidos a festejar golos, do 1-0 ao Barreirense ao 0-5 com o Peñarol. Mas isto não é nada. Ou melhor, é muito, é digno de MVP, mas ainda falta muitoooo para chegar ao topo da montanha. Ao recorde, portanto.

Para tal, o FC Porto ainda tem de passar por três níveis, como no FIFA da PlayStation. Um já está ultrapassado, o amador.

Agora é o iniciado: 47 jogos sempre a marcar para igualar o Benfica de Lajos Czeizler e Elek Schwartz (de 8 de Dezembro de 1963 a 10 de Janeiro de 1965).

Depois é o profissional: 52 jogos para emular o Benfica de Bela Guttmann e Fernando Riera (de 19 de Novembro de 1961 a 9 de Dezembro de 1962).

E temos ainda o lendário: 60 jogos para chegar ao recorde nacional, na posse do Benfica (quem mais?) de Janos Biri e Lipo Herczka (de 12 de Maio de 1946 a 20 de Junho de 1948). Estes sim, os MVP.


in "ionline.pt"

Falcao com o Benfica na mira

O próximo adversário do FC Porto é o Gil Vicente, no sábado, para a Taça da Liga, mas a prioridade número um no Olival tem outro nome: Falcao. Sendo certo que não estará em condições de jogar em Barcelos, a recuperação do colombiano para o jogo com o Benfica, na quarta-feira, assume contornos de capital importância. E, nesta altura, ainda não é completamente seguro que consiga recuperar a tempo. Na verdade, trata-se de uma luta contra o relógio e só nos próximos dias se saberá se vai conseguir ter o aval do departamento médico.

É verdade que Hulk está a desempenhar de forma brilhante o lugar de El Tigre, mas André Villas-Boas quer ter Falcao em condições o mais rápido possível. O ataque passa a ter outras soluções com o camisola 9 ao centro e Hulk na direita. Mais não fosse, o treinador quer enfrentar o Benfica na Taça de Portugal com os dois melhores marcadores em campo.

Os últimos tempos de Falcao não têm sido fáceis. Lesionou-se no último jogo de 2010 (14ª jornada), em Paços de Ferreira, e parou várias semanas devido a uma distensão muscular. Conseguiu recuperar um mês depois para o jogo com a Naval (16ª jornada), marcou o primeiro golo, de resto, mas o azar bateu-lhe de novo à porta. Saiu lesionado na parte final do jogo, devido a uma "forte contusão no joelho esquerdo", segundo a informação médica oficial, e desde aí ainda não voltou aos treinos sem limitações. Tem acumulado as sessões de tratamento com idas ao ginásio, de maneira a não perder forma física. Ontem, de acordo com a assessoria de Imprensa, realizou treino condicionado durante a sessão da manhã. A prova de que a recuperação está a ser acelerada está na declaração que o jogador fez no Twitter, dando conta que estava a caminho do segundo treino do dia. Ou seja, a caminho de mais uma sessão de tratamento no Olival.

Ora, com menos de uma semana até ao jogo com o Benfica, Falcao ainda acalenta esperanças de uma recuperação que lhe permita disputar o segundo jogo este ano. André Villas-Boas também ainda não perdeu a esperança de contar com o melhor marcador na Liga Europa e o segundo melhor goleador da equipa nos jogos do campeonato. Já agora, depois do Benfica, segue-se a visita do Rio Ave e a deslocação a Braga.

Três golos ao rival encarnado

Esta época o peso de Falcao nos jogos com o Benfica foi determinante. Se na primeira temporada em Portugal o colombiano não conseguiu marcar qualquer golo aos encarnados nos dois jogos que disputou (na Luz e na final da Taça da Liga no Algarve, tendo cumprido castigo no jogo realizado no Dragão), esta época tudo foi diferente.

Logo no primeiro jogo oficial, ou seja, a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, Falcao recebeu um passe de Varela, na esquerda, e marcou o segundo golo do jogo, que terminou com a vitória da equipa de André Villas-Boas por 2-0. Foi o primeiro golo de El Tigre ao Benfica. Na 10ª jornada do campeonato, quando os portistas receberam os encarnados no Dragão, Falcao fez ainda melhor. Marcou dois golos e contribuiu decisivamente para a goleada histórica de 5-0. As duas assistências foram feitas por Belluschi. O primeiro golo teve contornos especiais. Na área, o colombiano elevou-se e marcou de calcanhar, perante a passividade da defesa encarnada.
Não só pelo número de golos marcados esta época (19), mas sobretudo pela dinâmica que empresta ao ataque, percebe-se que o departamento médico esteja a acelerar o processo de recuperação de Falcao.

Selecção colombiana também está em risco

As dúvidas sobre a participação de Falcao no jogo com o Benfica, relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, estendem-se também para o jogo amigável que a selecção da Colômbia vai realizar em Madrid, com a congénere espanhola, agendado para o dia 9 de Fevereiro. Falcao faz parte da convocatória elaborada pelo seleccionador Hernán Darío Gómez, tal como o médio Guarín, de resto, mas só perto do dia do jogo é que saberá se poderá viajar para a capital espanhola. Defrontar a selecção campeã do mundo funciona como um aliciante extra para o goleador portista, para além do objectivo de somar pontos junto do seleccionador tendo em vista futuras chamadas à selecção colombiana.

in "ojogo.pt"

Roberto Cavalo: «Pé esquerdo de Kelvin foi tocado por Deus»

TÉCNICO DO PARANÁ NÃO POUPA ELOGIOS


Kelvin Mateus de Oliveira, médio-ofensivo de 17 anos, está a ser negociado no sentido de reforçar o plantel portista na próxima temporada. A notícia foi avançada por Recorde, ontem, o presidente do Paraná assumiu as negociações com os azuis e brancos. Mas afinal o que fez despertar o interesse do FC Porto neste jovem jogador? O treinador do clube brasileiro, Roberto Cavalo, não tem dúvidas.
“É um jogador diferente de todos os outros. Tem muita qualidade técnica e o seu pé esquerdo foi tocado por Deus”, atirou em declarações a Record, prosseguindo num tom elogioso: “Joga como médio-ofensivo ou como segundo avançado. Trata a bola com carinho e nota-se que gosta do que faz. Ainda é muito novo, mas é extremamente responsável tanto fora como dentro das quatro linhas. A confirmar-se o negócio com o FC Porto, acredito que nunca terá problemas disciplinares. É uma grande personalidade, os seus pais são maravilhosos também.”
in "record.pt"
Avançado tem 17 anos e é uma das revelações do Paraná Clube. O presidente do clube brasileiro confirma negociações pelo jogador, que já mereceu a atenção do Benfica.
O F. C. Porto está em conversações com o Paraná Clube para a contratação de Kelvin, avançado de 17 anos, que é visto como uma grande promessa do futebol brasileiro. "Há uma negociação em andamento com o F. C. Porto, mas ainda não está nada assinado", confirmou, ao JN, Aquilino Romani, presidente do clube, que se recusou a prestar mais informações sobre o assunto por uma questão de confidencialidade.
O futebolista actua como segundo avançado, mas também pode jogar encostado a uma das faixas do terreno. É visto como um diamante bruto e com grande margem de progressão, ao ponto de já ter suscitado a atenção do Atlético Mineiro e do Palmeiras, além de ter despertado "o interesse do Benfica", segundo adiantou Roberto Cavalo, treinador do jogador. "É canhoto, tem muita habilidade, é rápido e tem todas as condições para vir a ser chamado à selecção brasileira. Também faz golos, porque remata muito bem. É bom a cobrar faltas", disse ao nosso jornal.
Kelvin está em litígio com o Paraná Clube e ainda não se apresentou nos treinos de pré-temporada. Trata-se de uma forma de pressão, depois de ter tentado rescindir contrato e pagar a cláusula de rescisão, orçada em dois milhões de euros. Mas o emblema brasileiro recusou tal possibilidade. Segundo foi possível apurar, o jogador encontra-se a trabalhar sozinho para manter a forma é esperado hoje em Curitiba. Se for contratado pelo F. C. Porto, poderá continuar no Paraná por empréstimo até ao Verão, quando completa 18 anos.

in "jn.pt"

Hulk ultrapassa Ronaldo e Messi



 
Não há dúvidas: Hulk está a realizar a melhor temporada desde que assinou contrato com o F. C. Porto, no Verão de 2008. Tem mostrado uma veia goleadora notável, soma 27 golos em 31 jogos e revela-se como uma das grandes estrelas europeias do mês de Janeiro. Desde o início do ano civil, já marcou nove golos em sete jogos. Mais do que os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os dois melhores jogadores do Mundo.

É só olhar para as estatísticas para se tirarem as conclusões mais claras. Messi, o nome mais sonante do Barcelona, leva oito golos no mesmo número de desafios, enquanto o internacional português, do Real Madrid, contabiliza sete remates certeiros em oito encontros. Ambos estão atrás do avançado portista, mesmo tendo em linha de conta a diferença de cotação entre o campeonato português e o espanhol.

No mês de Janeiro, Hulk fez das suas em seis jogos. Só ficou em branco num desafio, precisamente, no triunfo sobre o Beira-Mar (3-0), a contar para a Taça da Liga. De resto, teve sempre o pé quente. Um golo ao Nacional (Taça da Liga), outro ao Marítimo, outro ao Beira-Mar e dois ao Pinhalnovense, Naval e Nacional (campeonato). Contas feitas: nove remates certeiros para todos os gostos e feitos. E o mês ainda não acabou. Amanhã, os portistas jogam no terreno do Gil Vicente, da Liga de Honra (20.15 horas, SIC), a contar para a Taça da Liga. Portanto, o Incrível ainda tem margem de manobra para ampliar a vantagem.

Dezanove golos na Liga

Neste braço-de-ferro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o argentino também tem mostrado credenciais ao longo do mês. Assinou um hat-trick diante do Bétis, bisou frente ao Almería e só ficou em branco no confronto com o Málaga. Nos outros sete jogos, facturou sempre. Enquanto Ronaldo marcou três ao Villarreal e dois ao Getafe e ao Atlético de Madrid (um em cada um dos jogos diante dos colchoneros). A diferença é que Hulk tem 19 golos na Liga, tantos quantos Messi, mas menos do que Ronaldo. O português soma 22 tentos.

in "jn.pt"

F.C. Porto empresta Dias ao Santa Clara

Jovem de 19 anos deixa o Tourizense para disputar a Liga de Honr


O F.C. Porto emprestou o médio Dias ao Santa Clara até final da época, revelou esta quinta-feira o clube açoriano. O jovem jogador, de 19 anos, que integra a selecção nacional de sub-20, estava cedido ao Tourizense, mas com a mudança para a ilha de São Miguel sobe um degrau e passa a disputar a Liga de Honra.

Ricardo Jorge dos Santos Dias foi contratado com 16 anos ao Beira Mar e fez o resto da formação nos escalões juniores do F.C. Porto. Esta época foi emprestado ao Tourizense, mas com a saída de Tengarrinha, que deixou aos açorianos para assinar pelo V. Setúbal, foi cedido pelo F.C. Porto ao Santa Clara como compensação.

Dias começa a treinar esta sexta-feira, revelou fonte do clube açoriano à Agência Lusa, no Santa Clara.

in "maisfutebol.iol.pt"

Emídio Rafael: «Vai ser muito bom ver o Sporting-Benfica no sofá»

Lateral-esquerdo repete constantemente no discurso a vontade de ser campeão


O F.C. Porto continua pouco mais do que imparável na Liga. A recepção ao Nacional, nesta quarta-feira, significou a décima sexta vitória em dezoito jogos. A equipa só ainda perdeu quatro pontos, já conquistou cinquenta e entra no mês de Fevereiro com onze de vantagem sobre o Benfica, embora também tenha mais um jogo.

Ora nesse sentido, o derby de Alvalade entre Sporting e Benfica, agendado para 20 de Fevereiro, pode muito bem ser decisivo. Emídio Rafael, por exemplo, já se lembrou que vai ser um bom derby para saborear à distância. Até porque o jogo da 20ª jornada do F.C. Porto, está ganho. «Vai ser bom se ganharmos até lá», diz.

«Queremos ganhar os dois encontros que temos antes, com o Rio Ave e o Sp. Braga. Se ganharmos todos os jogos até lá, vai ser muito bom estar no sofá a ver o derby», admitiu, ele que deixa a perceber que onze possíveis pontos de vantagem com dez jornadas para o fim do campeonato podem ser conclusivos.

Ora portanto, e perante todas estas coisas, quis saber-se se depois da vitória sobre o Nacional a pressão está toda do lado do Benfica. «É uma pergunta para fazer aos jogadores do Benfica», respondeu. «Nós fazemos a nossa obrigação e ganhámos o nosso jogo, se o Benfica se sentir pressionado, isso é com ele.» 

Pelo meio perguntou-se ainda pelas críticas do Benfica às arbitragens. Emídio Rafael respondeu como todos os jogadores do F.C. Porto. «Não são coisas que nos preocupem. Não entram no balneário. Não são coisas que tenham alguma coisa a ver connosco, os árbitros acertam, depois erram, nós queremos é jogar e ganhar.»

«Estar no F.C. Porto tem sido melhor do que esperava»

Num plano estritamente mais pessoal, Emídio Rafael reconhece que está bem melhor agora. O lateral estreou-se a marcar de azul e branco frente ao Beira Mar e esta quarta-feira, com o Nacional, voltou a ser dos melhores em campo. «Os jogos vão passando, fico com mais minutos nas pernas, sinto-me mais confiante.»

«Estou muito mais solto, claro. Temos ganho, por isso estou muito mais confiante, sem dúvida. Os inícios nunca são fáceis». O dele, particularmente, não foi nada fácil. «É preciso tempo para um jogador que vem um clube mais pequeno, como foi o meu caso. Não é chegar e jogar como se fosse um craque», reconhece. 

«Não foi fácil, mas com trabalho e sem nunca virar a cara à luta, tenho chegado lá. Jogar aqui tem sido mais do que estava à espera. Estar no F.C. Porto tem sido muito bom e no final ainda vai ser melhor», admite o jovem formado no Sporting, ele que repete no discurso «a vontade que de chegar ao fim em primeiro».

in "maisfutebol.iol.pt"