quinta-feira, 26 de maio de 2011

FC Porto 91 -79 Benfica

Mais uma fabulosa vitoria do FC Porto sobre o Benfica num Dragão Caixa repleto e com uma atitude fantastica dos nossos adeptos.

Um primeira parte muito equilibrada como demonstrou ao intervalo o resultado que marcava uma igualdade 38-38. 
Na segunda parte virtude de uma excelente atitude defensiva e irrepreensível pendor atacante o FC Porto partiu para o avolumar do resultado.
No final do terceiro período o marcador estava em 67-56 para as nossas cores.
O quarto periodo foi a confirmação da vitoria num jogo onde mais uma vez Sempin (melhor marcador MVP) e a raça de Carlos Andrade fizeram a diferença.
O FCP fica a uma vitoria de conquistar mais um titulo para o nosso fantastico palmarés esta epoca.

ORGULHOSAMENTE RIDÍCULOS


Nos últimos dias alguma comunicação social desencadeou uma polémica tão mesquinha quanto parva por causa da contabilidade dos títulos oficiais no futebol português. Em causa estava se era o FC Porto ou o Benfica o clube com mais títulos, tudo porque alguns saudosistas, certamente desencantados com o natural correr dos dias, insistiam em juntar a Taça Latina, competição não oficial disputada nos anos 50 do século passado e conquistada pelo Benfica em 1950, aos títulos oficiais do Benfica.

O FC Porto, que contabiliza como troféus oficiais competições disputadas sob a égide da federação, Liga, UEFA ou FIFA, e contabiliza como troféus não oficiais todos os outros, manteve-se em silêncio, apesar de todos os disparates que foram sendo ditos e escritos.

Até que ontem, a agência noticiosa do país fez o que todos deveriam ter feito, questionou a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial, e perguntou singelamente se para a FIFA a Taça Latina tinha sido ou não uma competição oficial. A resposta da FIFA não deixou dúvidas, a Taça Latina nunca foi uma competição oficial e não é contabilizada como prova oficial. Como se impunha, a Agência Lusa fez um despacho dando conta do esclarecimento da FIFA, que a comunicação social nacional aproveitou para esclarecer os seus leitores, ouvintes, espectadores.

Toda a comunicação social não, porque persistem alguns redutos de imbecilidade. O jornal “A Bola”, por exemplo, através da pena do director Vítor Serpa, em editorial, escreve que Bola continuará a atribuir esse título como oficial ao Benfica e promete uma investigação própria. Ou seja, para a “A Bola” nem o esclarecimento da mais alta instância do futebol mundial serve quando contaria os seus próprios desejos. Aguardamos a prometida investigação.

E o que dizer do jornal “Record”, que perante o esclarecimento da FIFA, numa notícia escondida na penúltima página, disse apenas que por não ser membro da FIFA continuaria a fazer contas à sua moda.

É a isto que se chama branquear a verdade e estes dois jornais desportivos continuam com a mentalidade de quando se disputava a Taça Latina, quando em Portugal se dizia “orgulhosamente sós”. Na verdade, orgulhosamente ridículos.



in "fcp.pt"

Entrevista de João Moutinho ao JN

"O clube de que gosto é o F.C. Porto"

Em entrevista ao JN, João Moutinho confessa que o F.C. Porto é o clube de que gosta e diz ainda que "não há nada a perdoar" ao ex-presidente do Sporting. O médio afirma também ter-se adaptado bem ao clube e elogia os adeptos por lhe terem facilitado a integração na cidade.

in "jn.pt"!


PS - Desculpem a qualidade do som !!!


WILSON DAVYES E HUGO LAURENTINO APOSTAM TUDO NA DOBRADINHA


Com as meias-finais a aproximarem-se, Wilson Davyes e Hugo Laurentino já só pensam na dobradinha. O universal e o guarda-redes querem juntar à conquista do Tricampeonato o troféu da Taça de Portugal e conseguir assim um feito histórico para o palmarés do FC Porto Vitalis. Os Dragões defrontam o Benfica já este sábado, às 15h05, no Pavilhão Municipal de Tavira.


Wilson Davyes

Extremamente motivados
«Só posso falar pelo FC Porto Vitalis e o que sei é que a nossa equipa se encontra extremamente motivada para este jogo, pois será histórico conquistarmos a dobradinha.»



FC Porto Vitalis é o melhor
«Não sei se este vai ser um jogo entre as duas melhores equipas. O FC Porto Vitalis é seguramente a melhor, pois é o Campeão; quanto ao Benfica, não tenho tanta certeza, até porque foi o Madeira SAD que ficou em segundo lugar no campeonato.»



Desafio complicado
«O adversário esteve numa final europeia, encontra-se na Final Four da Taça de Portugal, e lutou até ao jogo no Dragão Caixa pelo título; sabemos, portanto, que nos aguarda um desafio complicado.»



Apenas um mau dia
«Quando nos defrontámos, na Supertaça, fizemos uma má partida. O Benfica teve o seu mérito, pois houve jogadores que se apresentaram a um nível muito bom, mas já fizemos a análise desse encontro e não creio que se vá repetir; foi apenas um mau dia.»



Hugo Laurentino

À procura de fazer história
«A dobradinha é um dos nossos objectivos desde o início da época; é algo que nunca aconteceu no nosso clube e que já não acontece há alguns anos no andebol português, pelo que seria uma conquista muito boa.»



Cada clássico tem a sua história
«Cada clássico tem uma história diferente e não estamos receosos de que a da Supertaça se repita. O que se passou em Portimão foi uma boa lição e o que é certo é que aprendemos com os nossos erros; perdemos por seis golos nesse jogo, mas ainda recentemente lhes ganhámos por 10, no campeonato [6.ª jornada da fase final], em nossa casa.»



Só o primeiro passo
«Este desafio é apenas um primeiro passo para ganhar a Taça. Depois ainda há um jogo decisivo pela frente, contra uma de duas equipas que não são nada fáceis [Belenenses ou Madeira SAD]. Recorde-se que o Xico Andebol também não era favorito no ano passado e bateu o Sporting na final.»



Em Tavira para vencer
«Para nós, o favoritismo está sempre do nosso lado. Somos os Tricampeões e vamos para Tavira com o objectivo de ganhar a Taça.»



Trabalhar para ser o melhor
«Trabalho para ser o melhor guarda-redes do campeonato e vou trabalhar sempre nesse sentido, independentemente de haver esse reconhecimento ou não.»


in "fcp.pt"

FILIPE MAGALHÃES: “ESTAMOS EM BUSCA DE UMA MARCA HISTÓRICA”


No próximo sábado, às 18h00, o FC Porto Império Bonança desloca-se ao ringue do Óquei de Barcelos, para mais uma jornada decisiva do campeonato. Em caso de vitória nos dois jogos em falta, os Dragões garantem o decacampeonato. Em superflash, o guarda-redes Filipe Magalhães revelou que espera a presença de muitos adeptos azuis e brancos em Barcelos.

Adversário e rival
“Sentimos alguma frustração pela derrota na Liga Europeia e pela forma como fomos eliminados. Agora temos outros objectivos, o campeonato e a Taça de Portugal. Precisamos de duas vitórias para atingir o ‘deca’. Vamos jogar contra um clube com que há rivalidade e que vai fazer o último jogo em casa da temporada. Vão querer presentear os adeptos com uma boa exibição e resultado. Nós também vamos, certamente, ter o apoio de muitos adeptos para conseguir mais uma vitória, rumo à conquista do campeonato. Estamos em busca de uma marca histórica e claro que ela terá um sabor especial para o clube e para nós, que estamos envolvidos na conquista.”

Pressão não incomoda
“A equipa está habituada a lutar por esses objectivos. Temos jogadores experimentados e habituados a lidar com este tipo de pressão. Há algum tempo que não tínhamos um campeonato tão competitivo, mas nós próprios impomos metas. Mesmo nos anos em que tínhamos uma folga pontual para o segundo classificado, nunca perdemos muitos pontos, independentemente de termos o título assegurado. Penso que as duas equipas envolvidas este ano na luta estão concentradas nos seus jogos. A nossa vantagem é que o Benfica tem ainda de esperar por um deslize nosso.”



in "fcp.pt"

Moutinho: «Nada me levava a sair do FC Porto»

MÉDIO FALA NO BOM MOMENTO DA CARREIRA


A atravessar uma "fase fantástica" na sua carreira, João Moutinho revelou à RTP1 que neste momento não se vê a jogar em qualquer outro clube.
"Nada me levava a sair do FC Porto agora. Estou a passar uma fase fantástica na minha carreira, conquistando todos estes títulos. Para o ano ainda vamos ter competições mais importantes para jogar, nas quais quero estar inserido", revelou o médio portista em entrevista ao programa "Pontapé de saída" que a RTPN transmite esta quinta-feira, às 22 horas.
E acrescentou: "Aqui [Estádio do Dragão] estarei no momento da apresentação [da próxima época] para continuar a ajudar o FC Porto a conquistar mais títulos".
in "record.pt"

Falcao: Arsenal e Totenham dispostos a pagar cláusula

Dragões querem renovar e subir a cláusula, mas em Inglaterra há forte concorrência. Empresário diz que o avançado está feliz no Porto, mas não é alheio ao assédio.


Em Inglaterra estão loucos por Falcao. O avançado do F.C. Porto brilhou ao mais alto nível na temporada que agora finda e despertou a cobiça de vários emblemas europeus, sobretudo ingleses. Entre os principais candidatos estão o Arsenal e o Tottenham, dois clubes londrinos que estão dispostos a bater os 30 milhões da cláusula de rescisão, adiantou Cláudio Mossi, um dos agentes da «Sivori & Asociados», que gere a carreira do colombiano, em conversa com o Maisfutebol.


«Este é um momento delicado. É uma fase difícil para o Falcao e vamos precisar falar devagar com ele e ter calma. Os clubes mais interessados são os ingleses, mas a situação não é simples. Ele está muito feliz no Porto, tem tudo para ficar, até porque vai jogar a Champions no próximo ano. O problema é que todos os dias ligam a perguntar por ele, toda a gente lhe faz propostas e para um jovem de 25 anos não é fácil decidir bem», explica Cláudio Mossi, que, no grupo de Nestor Sivori, está responsável pelos contactos na Europa. 



O agente revelou, depois, que é em Londres que poderá estar o maior centro de assédio a Falcao. «O Arsenal e o Tottenham são dois dos clubes interessados. Se mostravam disponibilidade para cobrir a cláusula de rescisão? Sim, até porque 30 milhões não é um valor extraordinário, para eles», afirma.



Ora, nesse sentido, o F.C. Porto não está parado. Falcao tem mais dois anos de contrato com o clube azul e branco, mas na direcção portista sabe-se que o valor da cláusula de rescisão está longe de ser proibitivo. «O F.C. Porto quer renovar com ele para aumentar a cláusula», resume Mossi.



Nesta altura, por isso, parte do futuro de Falcao poderá passar pela sua vontade. Sendo certo que há clubes interessados na contratação, em última instância terá de ser o colombiano a decidir. «Ele sabe que está numa fase em que não pode decidir errado. E por isso, é importante que ele fique sozinho, por uns tempos, com a família, e decida bem», lembra o agente.



Cláudio Mossi negou, ainda, qualquer contacto do Atlético Madrid e acha «difícil» que tenha mercado em Itália. «Os clubes que poderiam ter dinheiro para o comprar estão servidos de avançados», frisa.

in "maisfutebol.iol.pt"

SUB15 VENCEM BENFICA E APROXIMAM-SE DO TÍTULO


A equipa Sub15 do FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Benfica, por 2-1, em jogo da quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores C, podendo assegurar a conquista do título já na próxima ronda, a penúltima, caso vença em Braga.

Apesar de uma entrada forte na partida, disputada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, os Dragões estiveram em desvantagem, que, no entanto, não durou mais de três minutos, com Tiago Garcia a fazer o golo do empate aos 20 minutos.

O golo da vitória, apontado por Rúben Macedo, surgiu aos 67 minutos, na sequência lógica do ascendente azul e branco.

Com a vitória sobre o Benfica, o FC Porto soma nove pontos, mais quatro do que o segundo classificado, que é agora o Sporting. Na próxima, a equipa orientada por José Tavares desloca-se a Braga, podendo sagrar-se campeã em caso de vitória.

Na partida de quarta-feira, disputada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o FC Porto alinhou com João Costa, Joel (Emanuel Alves, 35m), André Comes, João Cunha, Raul, Barbosa, Sérgio Ribeiro, Clever (Fábio Miranda, 35m), Tiago Garcia (Luís Mata, 60m), Tomás Mota (Emanuel Davide, 71m) e Rúben Macedo.



in "fcp.pt"

"Falcao seria importante para atacar a Champions"

Os treinadores detestam reduzir o sucesso de uma equipa ao desempenho de um jogador, mas no caso do FC Porto, pelo menos na sua versão europeia, é impossível dissociar o triunfo na Liga Europa da estrondosa eficácia de Falcao, por quem meia Europa está apaixonada. O número de pretendentes aumenta de dia para dia, contudo se dependesse de James Rodríguez, o compatriota não sairia do Dragão. Tudo em prol de um desejo comum: a Liga dos Campeões. "A permanência do Falcao seria importante para atacarmos a Champions na próxima época, embora o FC Porto tenha outros jogadores que o podem substituir. Seja como for, espero que ele continue, porque é um grande jogador; é um goleador", elogiou o extremo colombiano, também ele de partida, embora com destinos bem definidos: primeiro Toulon, onde disputará o conceituado torneio com o mesmo nome da localidade francesa, e depois a Colômbia, onde entre 29 de Julho e 20 de Agosto espera fazer boa figura com a selecção dos cafeteros no Campeonato do Mundo de sub-20.
Está visto que o Verão de James promete ser cansativo, mas o jovem portista está preparado para a hipótese de não ter férias após o Mundial. É que assim que a competição terminar, o colombiano tem ordens para se apresentar no Dragão, onde o espera uma temporada igualmente desgastante. "É verdade que o Mundial prejudica um pouco a minha preparação, mas vou regressar determinado a fazer as coisas bem", confessou. Afinal, os quatro títulos que conquistou este ano são muito pouco para o deixar satisfeito. "Temos qualidade para vencer o campeonato e a Liga dos Campeões. O grupo é composto por bons jogadores, e vamos trabalhar para isso", admitiu James.

"Fiz a melhor opção"

Alvo de (mais) uma batalha entre FC Porto e Benfica, James Rodríguez fala com satisfação da escolha que fez no último Verão. Por muito que o convite dos encarnados fosse interessante, o apelo dos dragões, que já contavam com os compatriotas Falcao e Guarín, foi mais aliciante. "O FC Porto foi a melhor opção que podia tomar, pois vim para o maior clube de Portugal", sublinhou o extremo colombiano, herói da final da Taça de Portugal contra o Guimarães. Terá sido esse desempenho o prenúncio de uma época estrondosa? "Oxalá que sim", atirou de imediato. "Senti-me muito bem nesta primeira época em Portugal. Ganhámos quatro títulos e, por isso, ela foi bastante positiva. Sonhamos sempre com um começo assim", confessou o prodígio azul e branco, confiante em que em 2010/11 poderá agarrar em definitivo um lugar entre as primeiras escolhas de André Villas-Boas. "Sonho sempre ser titular e na próxima temporada espero poder afirmar-me como tal", referiu.

Levou Dani ao aeroporto

A presença da Imprensa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro tinha como objectivo registar a partida para férias de alguns jogadores, mas ninguém esperava dar de caras com James. A aproximação confirmou as suspeitas iniciais, e a explicação para o facto de o extremo do FC Porto lá estar às oito da manhã surgiu logo depois. É que Daniela Ospina, a mulher, estava de partida para a Colômbia, e o jovem fez questão de a levar à "aerogare" portuense para se despedir convenientemente.

in "ojogo.pt"

Wenger quer Benzema ou El Tigre no Arsenal

alcao é uma presença diária na Imprensa europeia. Se anteontem surgiu nos jornais espanhóis como grande candidato a ocupar a vaga de Kun Aguero no Atlético de Madrid, ontem foram os ingleses que escreveram sobre o colombiano. O Arsenal, treinado por Arsène Wenger, está muito activo no mercado e tem dois alvos para reforçar a frente de ataque: Falcao e Benzema, do Real Madrid, só não se sabendo qual é o nome prioritário. O gosto de Wenger pelo portista é conhecido. Na antevisão da Liga Europa, o treinador dos ingleses elogiou o colombiano e comparou-o a Lisandro na forma aguerrida de jogar. O custo do negócio, de acordo com os jornais ingleses, rondaria os 30 milhões de euros. Mas não é apenas o Arsenal que quer levar Falcao para Inglaterra. A Imprensa britânica também escreveu ontem que o Tottenham continua atento ao jogador e até reforçou a tese de saída do FC Porto ao dizer que não aceitou renovar o contrato. Falcao tem mais duas épocas de ligação aos portistas.

Rodríguez
Galatasaray aumenta a lista de pretendentes

Com mais um ano de contrato para cumprir com o FC Porto, o uruguaio Rodríguez é um dos grandes agitadores do mercado por estes dias. Depois do Rubin Kazan, da Rússia, do Lyon, de França, e do Fenerbahçe, da Turquia, ontem surgiu mais um clube interessado no extremo. Curiosamente, é um concorrente do Fenerbahçe. É o Galatasaray, treinado por Fatih Terim, apostado em reconstruir uma frente de ataque sem grande poder de fogo na última temporada. A fervorosa Imprensa turca deu ontem conta de uma suposta reunião entre os dirigentes do Galatasaray e o empresário do jogador, Paco Casal, avançando mesmo um montante para o negócio: 6,5 milhões de euros. Também se escreveu que a resposta do FC Porto à eventual proposta teria de ser dada durante esta semana. Certo é que a SAD portista está a avaliar o leque de interessados em Rodríguez para poder escolher o melhor negócio. O próprio jogador, nas declarações à partida para férias, admitiu o cenário da saída.

Fernando
Italianos vão alimentando os candidatos do costume

Os capítulos tornam-se repetitivos, mas Fernando continua a ser figura central de uma novela em Itália. O facto de o brasileiro ter admitido publicamente a vontade de deixar o FC Porto, ideia expressa no final da Taça de Potrugal, serviu de combustível para reacender uma fogueira que envolve dois dos mais emblemáticos clubes italianos: Juventus, que reformula o plantel depois de ter ficado fora das competições europeias, e Inter, que perdeu o título para o rival Milan. Aliás, em tempos, também o Milan surgiu timidamente associado ao portista, mas, ontem, a Juventus e o Inter sobravam como destinos mais citados para Fernando. Os italianos lembram que há uma cláusula de rescisão proibitiva (30 milhões), mas acreditam, nos múltiplos cenários que vão traçando diariamente, que será possível convencer o FC Porto por metade, ou até um pouco abaixo disso. Essas são, pelo menos, as contas que andam nas páginas dos jornais italianos. Fernando tem contrato com o FC Porto até 2014.

in "ojogo.pt"

Kieszek assume que gostava de sair para jogar mais

Quatro jogos numa época com 58 não podem satisfazer ninguém e Pawel Kieszek não é excepção. Por isso mesmo, o polaco assumiu a O JOGO a vontade de sair e cumprir o desiderato que o moveu quando trocou o Braga pelo Dragão. "Próxima época? Terão de perguntar ao Antero Henrique. Mas eu quero jogar. Ainda não falei com a direcção sobre o meu futuro, era bom para mim sair", respondeu. "Não sei se por empréstimo ou de vez. Depende do clube que precisar de um guarda-redes. Todos nós, jogadores, queremos um bom clube, ganhar muito dinheiro e ter bom clima. Depende de quem perguntar por mim", acrescentou.
Kieszek falou depois do jogo na Liga Europa, que apesar de não ter disputado o marcou particularmente. "Não estava zangado, mas chorei quando vi, por exemplo o Vandinho chorar. É um sentimento que não se explica. Estava feliz por a minha equipa ganhar, mas é difícil ver um amigo triste", confessou.

in "ojogo.pt"

Helton renovou até 2014

Mais do que uma hipótese, a renovação de Helton é já uma certeza: o brasileiro acertou com o FC Porto um novo contrato que se prolonga até 2014. Esta decisão insere-se num plano de renovações e retoques contratuais traçado pela SAD portista, de que são exemplos públicos o novo vínculo de Hulk, assim como a aquisição de mais 30 por cento do passe de James. Aliás, da estrutura nuclear utilizada por Villas-Boas, é bem provável que outros acertos sejam formalizados (ou oficializados...) brevemente.
Para já, no que diz respeito a Helton, que tinha mais um ano de contrato, a renovação serve de reconhecimento à boa época do brasileiro, que foi um dos esteios da equipa, contribuindo decisivamente para o bom rendimento defensivo, como se viu, entre outros, no último jogo que fez esta temporada, em Dublin.
Aos 33 anos, idade que completou no dia da final da Liga Europa, Helton aceitou esticar a ligação com os portistas até aos 36, o que, à distância, pode significar que encerrará a carreira no Dragão, apesar de ter confidenciado, em tempos, o desejo de o fazer no Brasil, de onde recebeu recentemente algumas sondagens informais.
Helton é o jogador mais antigo do plantel portista, do qual faz parte desde 2005, e é também o único a ter estado nos cinco campeonatos conquistados nos últimos seis anos (mais quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa). Essa antiguidade, aliada ao perfil tranquilo que lhe está associado, acabou por determinar que fosse ele a assumir a braçadeira de capitão depois da saída de Bruno Alves.
Com a vida pessoal estabilizada em Portugal - os filhos ainda não terminaram o ano lectivo e, por isso, o guarda-redes mantém-se por cá nestes primeiros dias de férias -, Helton, que até tem passaporte português, viu com bons olhos a ideia de prosseguir a carreira no Dragão. De resto, considerando que era um dos poucos jogadores cujo vínculo terminava na próxima época, há muito que se anunciava o convite para renovar.
Este ano, além da caminhada vitoriosa na Liga Europa, o brasileiro participou em 25 jornadas do campeonato, onde encaixou apenas nove golos.

"Feliz pela gratidão do clube e com vontade de ajudar"

Helton não teve de pensar muito quando foi convidado a renovar. Os desejos dele e do clube coincidiram e facilitaram o desfecho. "Estou muito feliz pelo interesse do FC Porto em continuar comigo. É um gesto de gratidão por parte do clube e espero continuar a ajudar a equipa e, se possível, ainda melhorar", disse a O JOGO. Confrontado com a hipótese de terminar a carreira no Dragão, considerando que este novo vínculo contratual termina em 2014, ano em que Helton completará 36 anos, o brasileiro reagiu com serenidade. "Pretendo terminar este contrato; depois, logo se verá. Ainda é cedo para pensar nisso." Os objectivos, esses, são fáceis de resumir: "Queremos continuar a ganhar e a pensar um dia de cada vez. Esta época aumentou as nossas responsabilidades. Ficou um gostinho pelas vitórias e vamos continuar a tentar dar grandes alegrias aos adeptos."

in "ojogo.pt"

A FIFA decidiu, carago! Afinal o maior é o FC Porto

Dúvidas esclarecidas. A FIFA diz que o Taça Latina do Benfica não entra na contabilidade; o FCP é oficialmente o clube português com mais títulos


Num instante tudo muda. Não é publicidade gratuita, é o jackpot que continua a fazer excêntricos por esse futebol fora. Esqueça tudo o que sabe: se Pelé, que nunca tinha ganho qualquer Brasileirão, foi dos zero aos seis (títulos) num piscar de olhos, então o FC Porto também pode ser o maior clube de Portugal. O parecer é relativo, mas, quando o assunto é mobiliário, a FIFA não dá o braço a torcer. A Taça Latina, que o Benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial". Quer isto dizer que afinal não há empate, nem tão-pouco prolongamento. 69-68 sobre o Benfica: o FC Porto venceu a Taça de Portugal e é, desde domingo, o clube português com mais troféus conquistados. 

Estão esclarecidas as dúvidas quanto ao número de títulos oficiais que os dois emblemas mais bem-aventurados de Portugal exibem nas respectivas estantes. O departamento que gere as bases de dados da FIFA explicou à agência Lusa que o organismo não reconhece a Taça Latina de futebol porque as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas a essa competição". A FIFA recorda que "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em qualquer publicação sua", e que por isso o galardão não deve constar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo clube da Luz. 

Latinos No mês em que o Benfica comemorou os 50 anos do primeiro título europeu, numa emocionante final frente ao Barcelona, a FIFA lançou um balde de água fria naquela que foi a primeiríssima grande conquista do clube na Europa. Na época 1949/50, as águias derrotaram o Bordéus e venceram a Taça Latina, disputada entre os campeões nacionais de França, Itália, Espanha e Portugal. A competição, antecessora da Taça dos Campeões, começou a ser disputada em 1949 e era organizada pelas federações dos quatro países. Foi a primeira, e única, vitória de um clube nacional na Taça Latina, mas de pouco vale para a contabilidade da Luz.

Não é inédito este condão que o futebol tem de promover excentricidades. Há cerca de seis meses, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil (1959-68), que reunia os campeões estaduais de todo o Brasil, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão (1967-70), que se jogava com os três melhores dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como conquistas nacionais. Se o futebol não é a sua praia e o Brasileirão, campeonato nacional, até nem lhe diz nada, não se preocupe. A segunda parte da história é sobre Pelé. O Rei, que nunca tinha ganho um Brasileirão, tornou-se num abrir e fechar de olhos hexacampeão. É que com a decisão da CBF o Santos (de Pelé) e o Palmeiras passaram a ser detentores do maior número de títulos nacionais, oito cada um. Sua majestade recebeu as seis medalhas de campeão numa tarde e sentou-se num trono que os brasileiros dizem ter sido sempre seu. 

Um rei é um rei e o nome de Pelé, o homem que marcou 1281 golos em toda a carreira, nunca devia ser pronunciado em vão. Assim como vãs são tentativas de fechar as contas do FC Porto. Ah, e os azuis-e-brancos podem subir a parada já no início da próxima época - vão disputar a Supertaça portuguesa com o Vitória de Guimarães e a Supertaça europeia contra Barcelona ou Manchester United.


in "ionline.pt"

Internacionais a postos para chegar mais tarde

ARRANQUE EM 2011/2012 FEITO A CONTA-GOTAS


O FC Porto entrou de férias na última segunda-feira, mas apenas em teoria. A verdade é que, dos 24 elementos que integraram o plantel, poucos são os que vão estar totalmente em descanso até 30 de junho, a data de regresso aos treinos no Olival, para a preparação da época 2011/2012. Essa é uma das principais condicionantes de ter um plantel maioritariamente composto por sul-americanos, já que o calendário das seleções do outro lado do Atlântico é bem diferente do europeu.
Quer isto dizer que o regresso aos trabalhos dos dragões vai fazer-se a conta-gotas, uma vez que tanto os argentinos como os colombianos e os uruguaios do plantel têm tudo em aberto para representarem as respetivas seleções na Copa América, que se realizará no mês de julho. Como há um mínimo de descanso exigível para atacar a nova época, André Villas-Boas vai permitir que os referidos jogadores se apresentem mais tarde, sendo que o regresso desses futebolistas dependerá também da campanha das suas seleções na referida competição.
in "record.pt"

«Quem quiser James terá de falar com o FC Porto», diz empresário

Augusto Carpeggiani, representante de James Rodriguez, disse à imprensa italiana não ter conhecimento do alegado interesse da Roma no colombiano.

O agente admite ser amigo do novo director desportivo dos gialorrossi, Walter Sabatini, mas esclarece que o jovem jogador dos dragões não foi nunca tema de conversa entre ambos.

«Walter é um amigo, mas nunca falámos sobre Rodriguez. De resto, quem o quiser deverá falar com o Porto, clube com o qual tem contrato até 2014. Mas não creio que Sabatini o tenha feito», disse Carpeggiani, citado pela imprensa transalpina.

O empresário justificou ainda a ausência do colombiano da Copa América, que se inicia no próximo dia 1 de Julho, na Argentina.

«É um rapaz com um talento excepcional, a FIFA colocou-o na lista dos 20 melhores jovens do Mundo. É rápido, gosta de jogar pelos flancos e tem uma técnica muito apurada. É verdade que não foi convocado para a Copa América, mas isso deve-se ao facto de a Colômbia disputar o Mundial de sub-20 em Agosto e o James, como o capitão da selecção, tem de estar presente», argumentou.


James não goza férias e falha Supertaça


James Rodriguez partiu ontem para... uma maratona de jogos. E a começar já na próxima quarta-feira, no Torneio de Toulon, onde a selecção colombiana de sub-20 ganhará ritmo e embalagem para o Campeonato do Mundo da categorial, prova que tem lugar no país do avançado dos azuis e brancos e se realiza entre 29 de Julho e 20 de Agosto.

Contas feitas, e não são difíceis de fazer, André Villas Boas vai ficar por muito tempo sem o seu jogador. Aliás, está já fora de hipótese a sua participação na Supertaça Europeia, no Mónaco...

James disse ontem prontificar-se a apanhar o primeiro avião para a Invicta mal fique livre dos seus compromissos da selecção, mas caso a Colômbia se apure para a final do Mundial até o início do campeonato português pode falhar. E descanso é algo que não terá nos próximos três meses. «Vai ser muito difícil ter férias», admitiu já, como ainda reconheceu: «Sei perfeitamente que isso pode vir a prejudicar-me na próxima época». 


in "abola.pt"