quinta-feira, 26 de maio de 2011

Helton renovou até 2014

Mais do que uma hipótese, a renovação de Helton é já uma certeza: o brasileiro acertou com o FC Porto um novo contrato que se prolonga até 2014. Esta decisão insere-se num plano de renovações e retoques contratuais traçado pela SAD portista, de que são exemplos públicos o novo vínculo de Hulk, assim como a aquisição de mais 30 por cento do passe de James. Aliás, da estrutura nuclear utilizada por Villas-Boas, é bem provável que outros acertos sejam formalizados (ou oficializados...) brevemente.
Para já, no que diz respeito a Helton, que tinha mais um ano de contrato, a renovação serve de reconhecimento à boa época do brasileiro, que foi um dos esteios da equipa, contribuindo decisivamente para o bom rendimento defensivo, como se viu, entre outros, no último jogo que fez esta temporada, em Dublin.
Aos 33 anos, idade que completou no dia da final da Liga Europa, Helton aceitou esticar a ligação com os portistas até aos 36, o que, à distância, pode significar que encerrará a carreira no Dragão, apesar de ter confidenciado, em tempos, o desejo de o fazer no Brasil, de onde recebeu recentemente algumas sondagens informais.
Helton é o jogador mais antigo do plantel portista, do qual faz parte desde 2005, e é também o único a ter estado nos cinco campeonatos conquistados nos últimos seis anos (mais quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa). Essa antiguidade, aliada ao perfil tranquilo que lhe está associado, acabou por determinar que fosse ele a assumir a braçadeira de capitão depois da saída de Bruno Alves.
Com a vida pessoal estabilizada em Portugal - os filhos ainda não terminaram o ano lectivo e, por isso, o guarda-redes mantém-se por cá nestes primeiros dias de férias -, Helton, que até tem passaporte português, viu com bons olhos a ideia de prosseguir a carreira no Dragão. De resto, considerando que era um dos poucos jogadores cujo vínculo terminava na próxima época, há muito que se anunciava o convite para renovar.
Este ano, além da caminhada vitoriosa na Liga Europa, o brasileiro participou em 25 jornadas do campeonato, onde encaixou apenas nove golos.

"Feliz pela gratidão do clube e com vontade de ajudar"

Helton não teve de pensar muito quando foi convidado a renovar. Os desejos dele e do clube coincidiram e facilitaram o desfecho. "Estou muito feliz pelo interesse do FC Porto em continuar comigo. É um gesto de gratidão por parte do clube e espero continuar a ajudar a equipa e, se possível, ainda melhorar", disse a O JOGO. Confrontado com a hipótese de terminar a carreira no Dragão, considerando que este novo vínculo contratual termina em 2014, ano em que Helton completará 36 anos, o brasileiro reagiu com serenidade. "Pretendo terminar este contrato; depois, logo se verá. Ainda é cedo para pensar nisso." Os objectivos, esses, são fáceis de resumir: "Queremos continuar a ganhar e a pensar um dia de cada vez. Esta época aumentou as nossas responsabilidades. Ficou um gostinho pelas vitórias e vamos continuar a tentar dar grandes alegrias aos adeptos."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: